Pep Guardiola

Guardiola esquece Mourinho ao nomear maior rival da carreira

Técnico espanhol não tem dúvidas quanto ao treinador que lhe causou mais dificuldades

Pep Guardiola marcou presença na cerimónia de reavaliação da Licença PRO da UEFA este domingo, onde fez algumas revelações sobre a carreira, entre as quais sobre quem foi o maior rival que enfrentou enquanto treinador… e a resposta não foi José Mourinho.

Os dois técnicos travaram batalhas sobretudo quando Guardiola estava no Barcelona e Mourinho no Inter e no Real Madrid. Mais tarde, enfrentaram-se na Premier League, com o espanhol sempre à frente do Manchester City e o português no Manchester United e no Tottenham.

Mas para Guardiola, o maior rival da sua carreira é claro: «No que toca a rivalidade, o Liverpool de Jurgen Klopp foi o maior adversário que enfrentei na vida. Não apenas na forma como jogavam, mas porque era muito difícil de contrariá-los. Por isso é que dou muitos créditos aos meus jogadores.»

Esta rivalidade até começou na Alemanha, com Guardiola no Bayern e Klopp no Borussia Dortmund, mas foi renovada depois em Inglaterra, quando os dois treinadores disputaram o título da Premier League durante vários anos.

Nos jogos frente-a-frente entre Klopp e Guardiola, é o alemão quem apresenta vantagem: em 30 jogos, Klopp venceu 12, perdeu 11 e houve sete empates.