Vingegaard venceu a 14.ª etapa do Giro e conquistou a camisola rosa

Giro: Afonso Eulálio perde camisola rosa, mas não afunda

Português cedeu ao poder de fogo de Jonas Vingegaard e da equipa Visma, mas não se afunda na classificação geral. Dinamarquês é o novo líder da Volta a Itália

O reinado da rosa de Afonso Eulálio no Giro de Itália terminou este sábado, como era previsível, na etapa-rainha, sucedendo-lhe, também sem espanto, Jonas Vingegaard, que venceu isolado a jornada montanhosa com final em alto, após duríssimos 133 quilómetros, e somou o terceiro sucesso nesta edição da prova.

O português cedeu ao ritmo desgastante da equipa Visma a 8,5 km da chegada, encontrando em seguida o apoio do companheiro na Bahrain, Damiano Caruso, terminando a 2.48 minutos de Vingegaard, vencedor da etapa e novo líder da classificação geral. Eulálio desceu à segunda posição da geral, a 2.26 minutos do dinamarquês. O austríaco Felix Gall (Decathlon) é o terceiro classificado, a 2.50.

O grupo de fugitivos entrou na derradeira subida com 2.15 minutos de vantagem sobre o restrito pelotão dos candidatos da geral. Na Visma, que impôs o ritmo durante toda a etapa, o possante Victor Campenaerts rende Bart Lemmen e Afonso Eulálio descaiu no grupo, sempre apoiado pelo experiente companheiro de equipa Damiano Caruso.

A 12 km no alto, na frente da corrida ainda não havia ataques, tal como no grupo principal, onde a Visma continuava a 'meter' o andamento sem alterações súbitas de velocidade e com todos os resistentes na expectativa do ataque de Jonas Vingegaard.

A 8,5 km da meta, Afonso Eulálio começa a atrasar-se. O português ainda tentou seguir com Derek Gee (Lidl-Trek), mas pouco depois não resistiu mais e ficou por conta própria quando ainda faltava uma eternidade para subir.

Davide Piganzoli entra ao trabalho a 7 quilómetros da chegada, o último elemento da Visma antes do previsto ataque de Jonas Vingegaard. Na frente, Ciccone e Rubio isolam-se, mas não têm mais do que 15 segundos de vantagem sobre o grupo principal.

A 4,5 quilómetros do cume, Jonas Vingegaard desfere o ataque, e o Felix Gall (Decathlon) é o único adversário que reage, mas no estilo próprio, sem ir ao choque.

A iniciar sessão com Google...