Esta temporada, Carlos Carvalhal já conduziu o SC Braga a triunfos sobre Benfica e FC Porto e em caso de vitória sobre o Sporting repete o feito de 2021/2022
Técnico vai à procura da terceira vitória sobre os grandes nesta edição da Liga (Foto: Manuel Fernando Araújo/LUSA)

Esta época, só falta o Sporting: Carvalhal segue em busca de novo pleno com grandes

Em 2021/2022, técnico guiou os arsenalistas a vitórias sobre Sporting, Benfica e FC Porto. Na temporada em curso, já caíram águias e dragões… Gorby foi o herói do último bracarense em Alvalade

A visita ao reduto do Sporting abre várias perspetivas ao SC Braga – manter-se no pódio da classificação (divide o 3.º lugar com o FC Porto) ou, numa perspetiva ainda mais positiva, encurtar distâncias para a liderança repartida entre leões e águias -, mas além das contas da tabela há um outro dado que diz respeito a Carlos Carvalhal: o técnico pode voltar a fazer o pleno com os chamados três grandes na mesma edição da Liga.

Expliquemos: na presente campanha, os arsenalistas já venceram Benfica e FC Porto. Falta o Sporting. Depois das derrotas frente a dragões (1-2) e leões (2-4), os guerreiros do Minho terminaram a primeira volta do campeonato da melhor forma e foram ao Estádio da Luz triunfar por 2-1. A 4 de janeiro deste ano, Fran Navarro e Robson Bambu deram vantagem confortável aos bracarenses, sendo que o tento do benfiquista Arthur Cabral não ousou interferir no destino dos três pontos.

Estavam abertas as hostilidades de Carvalhal, mas haveria mais para contar. Há pouco menos de um mês, no passado dia 8 de março, o SC Braga recebeu e venceu o FC Porto (1-0), com Ricardo Horta a ser o herói do triunfo alcançado na Pedreira.

Contas feitas, Benfica e FC Portocaíram e na cidade dos arcebispos há uma crença inabalável em novo pleno, sendo para isso necessário uma vitória diante do Sporting. Muito difícil em teoria, dirão uns, mas as grandes batalhas são dadas aos grandes guerreiros, defenderão outros.

Se o feito vier a ser consumado, então o treinador dos bracarenses imita o que já fez na anterior passagem pelo clube. Na época 2021/2022, Carlos Carvalhal guiou o SC Braga a triunfos sobre os três rivais. A primeira volta correu mal, com derrotas diante do referido trio, mas a história inverteu-se na segunda metade do campeonato: Sporting (2-1, fora), Benfica (3-2, em casa) e FC Porto (1-0, em casa). Haverá nova página para escrever?...

E se for para voltar a ficar nos livros, então há um jogador do atual plantel que pode ensinar como se faz: Gorby. O autor do golo desse último triunfo em Alvalade. Há pouco mais de três anos, mais precisamente a 22 de janeiro de 2022, o jovem médio francês encheu-se de fé e, já nos descontos, atirou de fora da área para a explosão de alegria bracarense – Pote havia adiantado os leões, Galeno (de penálti) tinha empatado a contenda. E depois de amanhã, como será?

El Ouazzani ou Fran Navarro?

É, porventura, a maior dúvida no onze do SC Braga para o clássico frente ao Sporting: quem será o ponta de lança titular? El Ouazzani ou Fran Navarro?

Em condições normais, ou seja, caso ambos estivessem na plenitude das respetivas condições físicas, o espanhol deveria levar vantagem sobre o marroquino. Porém, Navarro ainda não está a 100 por cento – lesionou-se diante do Farense, na 26.ª jornada, e falhou o desafio seguinte, com o Arouca –, pelo que a sua titularidade na segunda-feira é pouco expectável.

Perante este cenário, El Ouazzani está lançado para ser a referência ofensiva dos guerreiros do Minho. Se assim for, o africano tentará quebrar o jejum de golos que atravessa: o último tento que apontou foi a 23 de janeiro, frente ao Union St. Gilloise, para a UEFA Europa League.

Sugestão de vídeo: