Comité Olímpico oficializa redistribuição de medalhas dos 800m femininos dos Jogos Londres 2012
O Comité Olímpico Internacional aprovou a redistribuição das medalhas e diplomas da prova de atletismo dos 800 metros femininos dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, na sequência da desclassificação da russa Yekaterina Poistogova por violação das regras antidoping.
A decisão de retirar a medalha de prata a Poistogova surge após a confirmação da sua sanção pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) em maio de 2025, que ratificou uma decisão inicial de março de 2024. Com todos os recursos legais da atleta, que agora compete com o apelido Guliyev, esgotados, o COI pôde proceder à alteração oficial dos resultados, um processo que não é automático.
Com esta atualização, a queniana Pamela Jelimo sobe ao segundo lugar e recebe a medalha de prata, enquanto a norte-americana Alysia Montaño herda o bronze. A classificação é completada com Francine Niyonsaba, do Burundi, a ficar com o diploma de 4.º lugar, e a queniana Janeth Busienei com o de 5.º.
Recorde-se que a sul-africana Caster Semenya já tinha sido declarada campeã olímpica da distância, após a desclassificação da vencedora original, a também russa Mariya Savinova, que inicialmente tinha relegado Poistogova para o segundo posto, isto numa prova em que a também russa Elena Arzhakova foi suspensa.