Ajax e AZ entram com o pé direito na Eredivisie
O Ajax recebeu e venceu o Telstar por 2-0 na primeira jornada da liga neerlandesa. Kenneth Taylor, alvo do FC Porto, foi titular, mas a responsabilidade de decidir a partida coube a Wout Weghorst.
O internacional neerlandês inaugurou o marcador aos 19', após um passe açucarado de Berghuis que abriu a porta do golo. O Ajax não tirou o pé do acelarador, mas esbarrou num super Ronald Koeman Jr na baliza do Telstar. O filho do mítico defesa central, que representou a turma de Amesterdão entre 1983 e 1986 e treinou o Benfica em 2005/2006, negou o bis a Weghorst ainda na primeira parte.
Koeman Jr. segurou a vantagem mínima até ao intervalo e moralizou os companheiros de equipa, que, nos segundos 45 minutos, foram em busca de um golo histórico. O Telstar esteve muito perto de marcar pela primeira vez desde 1978 na Eredivsie, mas Jaros, emprestado pelo Liverpool ao Ajax, evitou a alegria de Zooneveld aos 50' e aos 64'.
Pelo meio, Klassen ainda introduziu a bola dentro da baliza do Telstar, mas foi apanhado em posição irregular. Os adeptos do Ajax teriam de esperar até ao minuto 84 para voltar a festejar um golo legal: Berghuis voltou a jogar golfe com o pé e serviu Weghorst pela segunda vez na partida.
Penetra na vitória do AZ
Em Alkmaar, o AZ também entrou com o pé direito na nova época ao vencer o Groningen por 4-1. Alexandre Penetra cumpriu os 90 minutos numa vitória abrilhantada por um bis de Troy Parrott. Depois de marcar 20 golos na época passada, o avançado irlandês abriu a conta pessoal de 2025/26, logo à primeira e em dose dupla.