Volta a França - Pogacar vence pela terceira vez e João Almeida confirma 4.ª lugar
Ciclista esloveno conquistou a sexta etapa na 111.ª edição e junta o título de 2024 aos de 2021 e 2022. João Almeida foi o 5.º mais rápido o conrarrelógio.

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) percorreu os 33,7 km que separaram o Mónaco, onde reside, e a cidade francesa de Nice em 45.24m, menos 1.03m do que o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma LAB) e 1.14m do que o belga Remco Evenepoel (Soudal QS). Quanto aos portugueses, João Almeida (UAE Emirates) foi 5.º com +2.18m, Nélson Oliveira (Movistar) 65.º a 6,17m, e Rui Costa (EF Education) 102.º a 7.30m.

Incrível! O esloveno Tadej Pogacar vence a 21.ª etapa em contrarrelógio, terceira consecutiva e sexta nesta 101.ª edição da Volta a França que conquista pela terceira vez depois de 2020 e 2021.

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-LAB) faz o melhor tempo da etapa, mas já se sabe que será batido por Tadej Pogacar.

O português João Almeida faz o 2.º melhor (+10,74s) tempo do contrarrelógio quando apenas faltam chegar os três últimos. Garantiu o 4.º lugar da geral.

Adam Yates faz mais 48s que o americano Matteo Jorgenson (Team Visma - Lease a Bike) que terminou os 33,7 km em 47.32m

O columbiano da Astana Harold Tejada (+42s) é destronado do trono do mais rápido da 21.ª jornada. Primeiro pelo canadiano Derek Gee (Israel - Premier Tech, +23s) e depois pelo americano Matteo Jorgenson (Team Visma - Lease a Bike) que terminou os 33,7 km em 47.32m

Ao passar aos 17,1 km dos 33,7 km que completam esta 21.ª etapa, Tadej Pogacar (UAE Emirates) é o mais rápido.

João Almeida está com um registo entre os melhores 10 desta 21.ª etapa.

A presença e apoio de portugueses ao longo das duas tem sido uma constante.

Jonas Vingegaard (Visma-LAB), Remco Evenepoel (Soudal QS), Tadej Pogacar (UAE Emirates) e o canadiano Derek Gee (Israel - Premier Tech) prometem derrubar os 48.14m obtido pelo columbiano da Astana Harold Tejada nesta 21.ª jornada. e travam entre si nos pontos intermédios um série luta pela vitória neste 33,7 km.

Partiu o líder da corrida e vencedor em 2021 e 2022, Tadej Pogacar (UAE Emirates), fechou as partidas do Mónaco da 21.ª e última etapa emque restaram 141 ciclistas.

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-LAB), 2.º da geral e vemcedor do Tour em 2022 e 2023, saiu para o seu contrarrelógio.

Saiu também do Mónaco o belga Remco Evenepoel (Soudal QS), 3.º classificado da geral.

O português João Almeida (UAE Emirates) saiu para a estrada no contrarelógio final a caminho de Nice.

Está confirmado, entre acabar e ganhar a Volta a França e participar nos Jogos de Paris-2024, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) irá participar no Criterium de Surhuisterveen, nos Países Baixos, que começa terça-feira.

Num momento em que os melhores do Tour estão para partir do Mónaco, o columbiano da Astana Harold Tejada, com 48.14m, continua a ser os mais rápido a percorrer os 33,7 km até Nice, seguido do francês Lenny Martinez (GFC), com +10s e do belga Victor Campenaerts (Qhubeka NextHash), +24s.

Belga Remco Evenepoel (Soudal QS), 3.º classificado da geral e outros dos favoritos para esta 21.ª etapa, no aquecimento no Mónaco ante de partir para Nice.

O português Nélson Oliveira (Movistar) já concluiu a etapa e ficou a 3.27m do columbiano da Astana Harold Tejada (48.14m). Rui Costa registou +4.40m. João Almeida ainda não partiu para os 33,7km. Falta mais de meia hora.

O columbiano da Astana Harold Tejada detronou o francês Lenny Martinez (GFC) do topo das melhores marcas deste contrarrelólgio ao retirar 10s (48.14m) no percurso de 33,7 km. Faltam partir 30 corredores e já cortaram a meta 77 dos 102 que iniciaram esta 21.ª etapa. O português Rui Costa fez +4.40m que Tejada. Nélson Oliveira ainda está na estrada e João Almeida ainda não partiu.

Uma das figuras desta edição do Tour, o eritreu Biniam Girmay (Intermaché Wanty Gobert), vencedor da camisola verde, melhor sprinter, que ganhou as 3.ª, 8.ª e 12.ª etapas, também já cortou a meta em Nice.

O belga Victor Campenaerts, vencedor da 18.º etapa, cumpriu o contrarrelógio mais rápido do que Vauquelin, mas ainda assim com mais 14s do que o francês Lenny Martinez (GFC), que se mantém na cadeira de líder da etapa quando ainda faltam partir 55 ciclistas.

O segundo tempo está na posse do também gaulês Kévin Vauquelin (Arkéa), com +58s que o Lenny Martinez.

Com 49 corredores a já terem cumprido os 33,7 km em contrarrelógio entre Mónaco e Nice, o melhor tempo continua na posse do francês Lenny Martinez (GFC), em 48.24m

Chegada do sprinter britânico Mark Cavendish, que, aos 39 anos, diz adeus ao Tour e ao ciclismo como o corredor com mais etapas ganhas: 35. A última precisamente nesta 111.ª edição quando venceu a 5.º etapa, entre Saint-Jean-de-Maurienne e Saint-Vulbas, e concretizou a razão porque havia adiado a reforma uma época depois de há um ano ter sofrido o complicado acidente precisamente no Tour, que o obrigou a abandonar a prova e a uma intervenção cirúrgica. Na véspera não contivera as lágrimas ao cortar a meta, ladeado pelos colegas de equipa da Astana.

Além da última etapa ter acabado desde sempre em Paris, sequência apenas agora interrompida, a derradeira meta acontecia no Campos Elísios desde 1975. E desde 1986 que o Tour não terminava com um contrarrelógio.

Pela primiera vez desde 1903, ou sejam a primeira edição do Tour, a corrida não termina em Paris, mas em Nice. Opção tomada pela organização e pelos responsáveis da Cidade Luz devido a esta estar a ultimar os preparativos e as medidas de segurança para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, que terão a cerimónia de abertura, no rio Sena, na próxima sexta-feira.

Última etapa da 111.ª Volta a França que, se não existirem supresas no contrarrelógio de 33,7 km entre Mónaco e Nice, deverá coroar Tadej Pogacar (UAE Emirates) como vencedor, o que acontecerá pela terceira vez na carreora do esloveno e na qual o colega de equipa e portugês João Almeida deverá segurar a 4.ª posição da geral.