Sporting quebra hegemonia do Benfica e está na final da Taça de Portugal!

BENFICA REPÕE IGUALDADE (1-1)! Águias foram superiores no segundo set (25-20), especialmente a meio do parcial, quando estiveram a vencer po oito pontos (19-11). Sporting reagiu tarde e deu mesmo o set aos rivais após segundo serviço falhado de Tiago Barth.

SPORTING VENCE O PRIMEIRO SET DA MEIA-FINAL POR 25-21! Remate de Wagner Silva bateu no limite da linha lateral e após revisão dos árbitros, o clube de Alvalade confirma liderança nesta semifinal.

SPORTING VENCE BENFICA E ESTÁ NA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL (3-1; 25-21, 20-25, 25-20 e 25-20)!

Benfica anula primeiro match point (24-20)!

MATCH POINT PARA O SPORTING! Serviço benfiquista vai à rede, pior altura para cometer este erro (24-19)!

Dois pontos separam o Sporting da final! Novamente o bloco leonino a fazer estragos ao ataque benfiquista (23-18).

Que ponto de ambas as equipas! Benfica luta muito, mas van Berkel termina longo ponto na zona central da rede. Potente remate do jogador do Sporting e estão a três pontos de vencer o encontro (22-18). Marcel Matz pede novo time-out. Águias esgotam pedidos de desconto de tempo.

21.º ponto para o Sporting! Serviço de Eshenko vai à rede! Leões estão a quatro pontos de marcar lugar na final (21-18).

Que trabalho está a fazer o bloco do Sporting! É aqui que os leões conseguem novo ponto e estendem vantagem para três pontos (20-17).

Recorde-se que Sporting lidera encontro por 2-1 em sets.

Leões sentem o bom momento e com bom bloco defensivo, Galabov estende vantagem leonina para 2 pontos (19-17). Marcel Matz, apreensivo, pede desconto de tempo.

Martin Licek surpreende receção encarnada no recomeço do set com serviço direto (18-17)! Sporting está a sete pontos de ter lugar na final!

Ui, ui erro de Tombion! Remate do argentino fica muito perto da linha de fundo mas parece que foi fora. Árbitro vai rever imagens.

PONTO PARA O SPORTING! Volta a estar tudo empatado, houve toque no bloco e isso fez com que leões empatassem a partida (17-17).

TUDO EMPATADO! (16-16)! Remate de Hugo Gaspar sai muito longe da linha de fundo.

Benfica volta a liderar o set! Encontro está muito renhido e neste momento todos os detalhes importam. Para já são os campeões em título que estão na frente (16-15).

Mas Sporting recupera desvantagem (13-13)! Desta vez foi Pablo Natan a colocar serviço na rede!

Esteve tudo empatado, mas Benfica consegue dois pontos importantes (12-10). Depois de erro na rede do bloco leonino, no ponto seguinte, Ivo França surge imperial na posição 3 para dar ponto ao Benfica.

Recorde-se que Sporting lidera encontro por 2-1.

Recupera o Sporting! Grande serviço de Tombion! Benfica tenta responder novamente com remate de Pablo Natan, mas bloco de Van Berkel coloca leões a um ponto das águias (10-9).

Martin Licek opta por serviço mais seguro, mas Benfica castiga com potente remate de Pablo Natan. Serviço leonino não causou dificuldades suficientes (10-7).

E aumenta a vantagem encarnada, com alguma ajuda dos rivais. Galabov e Gil Meireles desentendem-se na receção e daõ o 9-6 para Benfica.

Benfica consegue a primeira vantagem deste quarto parcial (8-6) através do bloco do capitão Hugo Gaspar!

E vão quatro serviços falhados para o Sporting, incrível! Desta vez foi Wagner Silva que tentou surpreender receção encarnada com serviço na linha lateral (6-6).

Sporting está a apostar em potentes serviços a cair na linha de fundo do Benfica, mas os erros estão a aparecer. Benfica tem agora quatro pontos, sendo que três vieram de serviços falhados dos leões (4-4).

Benfica faz o 2-2, mas com novo serviço falhado leonino. Desta vez foi Tombion a cometer o erro.

Benfica consegue o primeiro ponto do quarto set, com serviço falhado de Martin Licek, mas Galabov repõe igualdade (1-1).

SPORTING COLOCA-SE NA FRENTE DO ENCONTRO (2-1)! Japa anulou primeiro set point, mas serviço de Pablo Natán cai depois da linha de fundo (25-21, 20-25 e 25-20). Conseguirão os leões derrotar os bicampeões em título?

Mas o Sporting chega mesmo ao set point, novamente com Martin Licek a estar muito forte na Zona 4 (24-19).

Quatro pontos separam as equipa! Lucas França castiga fraca receção do Sporting. Com a bola a sobrevoar a rede, só teve de empurrar a bola para baixo e fazer o 23-19.

Não desiste o Benfica! Serviço de Vanberkel não dificulta receção encarnada, que termina com remate potente de Pablo Natán (23-18).

Está quebrado o parcial de 6-0 so Benfica por... Martin Licek. Remate cruzado sem resposta (23-16, Sporting).

Novamente o bloco encarnado a funcionar muito bem e para já primeiro objetivo está cumprido: a recuperação anímica. Mesmo que percam set, vão motivados para o quarto parcial. João Coelho apercebe-se das dificuldades leoninas e pede time-out (22-16, Sporting).

O Benfica lentamente vai recuperando a desvantagem (22-15). Bloco encarnado impede duas vezes remate leonino e depois, novo ataque verde e branco sai desenquadrado.

Boa resposta do Benfica que leva agora quatro pontos seguidos. Águias não dão set por perdido e tentam recuperar animicamente (22-14).

Desta vez Galabov não defende remate de Hugo Gaspar (22-11, Sporting).

Que exibição do Sporting! Equipa de João Coelho está a fazer tudo bem, receção, serviço, sideout, tudo! Leões estão muito perto de conquistar terceiro set (22-10).

Benfica reage com dois pontos consecutivos, mas Martin Licek quebra resposta encarnada com potente remate de... Martin Licek (19-10).

Benfica está sem respostas neste terceiro parcial, ao passo que defensivamente, o Sporting está muito bem! Hugo Gaspar vê remate a ser impedido por bloqueio a três dos leões e de seguida, remate do capitão encarnado sai ao lado (18-8, Sporting).

Benfica protesta ponto de Vanberkel (16-8), árbitro chamado novamente para a revisão de vídeo.

Mas a bola é mesmo dentro e Sporting já tem o dobro dos pontos do rival!

Mas Sporting mantém-se sólido! Martin Licek e Wagner Silva estão a brilhar do lado leonino. Equipa de João Coelho já tem grande vantagem neste terceiro set (15-8) e Marcel Matz pede novo time-out.

13-8 para Sporting! Marcel Matz mexe na equipa. Saem Pablo Natan e Banderó, entram Hugo Gaspar e Oliveira.

Sporting não só gere a vantagem como a aumenta para quatro pontos (12-8)! Desta vez, erro de Banderó - tocou na rede - deu ponto aos rivais.

Adeptos benfiquistas puxam pela equipa a cantar 'Força Benfica', mas o resultado é novo serviço falhado, desta vez por Lucas França (10-7). Jogador tentou serviço flutuante mas bola ficou na rede.

E vão quatro serviços falhados. Pablo Natan reduziu desvantagem para 8-6, mas depois coloca serviço na rede (9-6, Sporting).

Após recomeço da partida equipas já falharam três serviços, dois para leões e um para águias. Vantagem verde e branca é de três pontos (8-5).

Mas para já é mesmo o Sporting que estende a vantagem após grande bloqueio de Martim Licek e no ponto seguinte, remate do checo não tem receção à altura. Leões já vencem por 6-2 e Marcel Matz pede imediatamente time-out para travar o bom momento dos verdes e brancos.

Sporting parece renovado neste arranque de terceiro parcial e para já mantém a vantagem de dois pontos (4-2). Vamos ver se o Benfica consegue reagir e recuperar a desvantagem

Sporting consegue os dois primeiros pontos do terceiro set, mas remate potente de Pablo Natán incomoda muito a receção leonina (2-1, Sporting).

BENFICA REPÕE IGUALDADE (1-1)! Águias foram superiores no segundo set (25-20), especialmente a meio do parcial, quando estiveram a vencer po oito pontos (19-11). Sporting reagiu tarde e deu mesmo o set aos rivais após segundo serviço falhado de Tiago Barth.

Mas à segunda chance, novamente Pablo Natán rouba os holofotes e dá primeiro set point ao Benfica (24-19). Jogador já leva sete pontos no duelo.

Japa leva cartão amarelo após muitas queixas ao árbitro da partida! Wagner Silva impede que Benfica chegue ao set point (23-19).

Que potência de Pablo Natán! Benfica defende muito bem o contra-ataque leonino e o suspeito do costume deixa a equipa a dois pontos de empatar o duelo (23-18).

E responde o Sporting, outra vez por Wagner Silva (21-17)! Mas Hugo Gaspar, no ponto seguinte, foi muito inteligente a encontrar 'buraco' na receção leonina para fazer o 22-17.

Grande ponto novamente num momento crítico do set! Longa troca de bolas termina com Japa a pingar a bola para o lado verde e branco. Encarnados travam resurgimento dos rivais (21-16). Serve Lucas França.

E pontua o Sporting novamente, bola do Benfica fica na rede! 20-16, vantagem encarnada reduz para quatro pontos.

Galabov aproveita fraca receção benfiquista para rematar potente e fazer o 20-15! Marcel Matz pede time-out para reagrupar o seu conjunto e impedir que o Sporting cresça no parcial.

E novo serviço na rede do Sporting, desta vez por Kobrine (20-13 Benfica).

Os adeptos encarnados sentem a superioridade da equipa e começam a cantar 'Benfica' no Centro Cultural de Viana do Castelo (19-13 Benfica).

Ui, Tiago Barth coloca serviço na rede e Benfica está cada vez mais perto de vencer segundo set (19-12).

Alterções de João Coelho não têm efeito desejado e Benfica estende vantagem para oito pontos! Animicamente, as águias estão muito superiores aos jogadores leoninos, que se mostram algo abalados (18-11 Benfica).

Benfica está mais forte nesta segunda partida tanto no sideout como na transição. Por outro lado, Sporting não consegue fazer funcionar o bloco defensivo e, assim, vantagem encarnada já é de 5 pontos (15-10). Novo desconto de tempo pedido pelo treinador leonino, João Coelho.

Não desiste o Sporting! Wagner Silva aparece novamente na Zona 4 e Ivo Casas não consegue receber remate do brasileiro. (13-10 Benfica.)

Ui, duro golpe para Sporting! Martin Licek falha remate para dar o 8-13, mas lance vai ser revisto.

E FOI DENTRO! Árbitro corrige decisão e Benfica continua a vencer, mas por 12-9.

Mas Benfica responde novamente com parcial de 2-0 e repõe vantagem de quatro pontos (12-8).

Sporting recupera dois pontos de desvantagem (10-8) depois de dois erros de Pablo Natan e Banderó.

10-6 para o Benfica com alguma sorte à mistura. Serviço de Pablo Natan pinga para o lado do campo leonino para dar quatro pontos de vantagem aos encarnados. João Coelho pausa jogo para falar com jogadores.

Pablo Natan força o 9-6! Grande serviço do jogador encarnado para Galabov, que não consegue receber o serviço!

O ritmo de jogo está muito elevado, mas Benfica mantém vantagem de dois pontos (8-6).

Benfica consegue a primeira vantagem com Felipe Banderó ao serviço (7-5)!

Mantém-se o empate na partida! Equipas apostam em serviços muito potentes, mas receção mantém-se também sólida (5-5).

Tal como no primeiro parcial, o segundo mostra-se muito equilibrado, com ambas as equipas a vencerem os pontos de serviço da equipa adversária (3-2 para Sporting).

Começa o segundo set. Sporting começa a servir.

SPORTING VENCE O PRIMEIRO SET DA MEIA-FINAL POR 25-21! Remate de Wagner Silva bateu no limite da linha lateral e após revisão dos árbitros, o clube de Alvalade confirma liderança nesta semifinal.

Ui Ui, remate de Galabov 'tropeça' na rede, mas sai pouco ao lado e Sporting vai usufruir de terceito set point (24-21).

SET POINT PARA SPORTING! Serviço muito longo de Lucas França (24-19).

Num dos momentos mais críticos do encontro, Benfica impede que Sporting chegue ao set point naquela que foi a maior troca de bolas do duelo (23-19)! Desta vez é João Coelho a pedir desconto de tempo procurando já o desejado set point no sideout.

23-17 para Sporting e novo erro de Pablo Natán no serviço!

22-17 e Benfica volta a encurtar desvantagem encarnada, desta vez bloco defensivo leonino não funcionou.

Benfica tenta reagir e após o recomeço da partida, o capitão Hugo Gaspar faz o 22-16.

Mas para já as alterações não têm o sucesso desejado, já que Sporting aumenta vantagem para sete pontos (22-15). Clube de Alvalade venceu os últimos cinco pontos. Marcel Matez pede novo desconto de tempo.

20-15 para o Sporting e Marcel Matz muda equipa! Saem Felipe Bandeiró e Tiago Violas para entrada de Hugo Gaspar e Luís Silva.

Alguma polémica neste último ponto para o Sporting. Jogadores do Benfica queixam-se de que o rival ultrapassou a linha de três metros, mas após recurso ao VAR, árbitros decidem que não pisou a linha e dão o 19-15 para o clube de Alvalade.

18-15 Sporting, Martin Licek ainda repôs vantagem de quatro pontos, mas Barth coloca serviço na rede.

17-13 Sporting, novo serviço demasiado longo de Japa.

Benfica encurta distância com bom ponto de Pablo Natán, sem chances para os leoninos (16-13).

Pontaço de Wagner Silva! Jogador consegue receber três bola seguidas dos encarnados e ainda consegue completar o ponto para o Sporting para fazer o 16-12! Grande momento do Sporting e Marcel Matz pede o primeiro time-out do encontro,

E aumenta a vantagem leonina para 15-12! Desentendimento entre Tiago Violas e Eshenko do lado da rede encarnada 'oferece' ponto ao Sporting. É a maior vantagem até ao momento no set e no encontro.

13-11 para Sporting! Vanderbekel surpreende receção encarnada com serviço flutuante para dar vantagem aos leões.

Novamente o bloco leonino a funcionar muito bem, Dupla de Martin Licek e Wagner Silva deixa Sporting a liderar, mas Benfica responde com empate (11-11).

Está feito o empate, 10-10! Bloco de Wagner Silva e receção falhada de Japa repôem igualdade na semifinal!

Reduz o Sporting para 8-10, após serviço na rede de Pablo Natán!

Sporting quebra parcial de 4-0 para o Benfica, por intermédio de Vanberkel (9-7, Benfica).

Benfica consegue primeira vantagem (8-6)! Primeiro Pablo Natan consegue ponto com bloqueio e depois Jan Galabov comete erro não forçado, com remate a sair muito longo. Ainda assim, árbitros analisam se bola foi desviada pelo bloco leonino.

Não houve toque, confirma-se a vantagem encarnada!

6-6 Grande ação ofensiva de Pablo Natán. Já em cima da rede, o jogador das águias engana o bloqueio leonino ao desviar a bola para a direita deste, com bom ammortie.

5-5! Banderó responde com bom bloqueio para devolver o empate na partida, mas Sporting consegue novo sideout com potente spike de Wagner Silva. (6-5 Sporting).

Início muito equilibrado como seria de esperar, 3-3 após bom bloqueio defensivo das águais!

6 inicial Sporting: Pereira G., Jan Galabor, Escalante A., Wagner Silva, Martin Licke e T. Barth

6 inicial Benfica: Tiago Violas, A. Aleixo, P. Eshenko, Filipe Banderó, P. Machado, I. Casas

Declarações dos treinadores antes do encontro:

«Vamos jogar nos limites. Vamos pensar só em nós e temos argumentos para passar à final» - João Coelho, Sporting

«Tentar jogar bem, jogo importante. Duas equipas que disputam o título. Espero que seja um bom jogo aqui para os adeptos de Viana do Castelo» - Marcel Matz, Benfica

Ricardo Ferreira e José Caramez são os árbitros da partida

As equipas já estão a ser apresentadas no Centro Cultural de Viana do Castelo! Estamos a momentos do começo da partida!

Com duelo prestes a começar, as equipas fazem os últimos exercícios de aquecimento:

Boa tarde aos nossos leitores. Às 15h, Sporting e Benfica lutam por um lugar na final da Taça de Portugal, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Apesar de ser 'apenas' a meia-final, o encontro pode ser visto como uma espécie de final antecipada devido ao domínio que ambas as equipas têm nas provas portuguesas, com especial foco para as águias - campeãs em título da Liga Una e da prova rainha.

ANTEVISÃO:

Apesar disso, os leões vêm com redobrada confiança, uma vez que o conjunto orientado por João Coelho foi a única a derrotar os encarnados nas competições lusas.

A vitória por 3-0 deu-se precisamente há uma semana, a 16 de março, quando as classificações para a fase final do campeonato estavam já definidas.

Marcel Matz admitiu que poupou jogadores nesse dérbi, estando já focado para o duelo deste sábado, mas certamente não contava com uma derrota por 0-3.

Não podemos esquecer também, apesar do domínio do Benfica na modalidade, que na jornada 7 da segunda fase da Liga Una, as águias bateram os rivais por 3-2, recuperando de uma desvantagem de 0-2.