Termina a partida no João Rocha. O Sporting contruiu uma vantagem segura de 3-0, mas a três minutos do fim, vencia apenas por um golo de diferença. Ainda assim, os leões aguentaram a pressão e ganharam vantagem nas meias-finais.
MARCA O ÓQUEI DE BARCELOS NA LUZ: A menos de três minutos do final, Santi Chamberlla reduz para um golo a vantagem encarnada.
Benfica-Óquei de Barcelos: Está feito o 2-4 de forma... curiosa. Na marcação de um livre direto, Luís Querido escorrega, mas não tremeu.
57': GOLOOO DO FC PORTO, é de Mena. À boca da baliza, o argentino marca o 2-3 e devolve emoção à partida.
45' GOLOOOO DO FC PORTO, é de Hélder Nunes. Mais perto do meio-campo do que da baliza leonina, o histórico jogador azul e branco reduziu a desvantagem com um golaço. Timeout imediato para o Sporting.
39' GOLOOO DO SPORTING: Facundo Bridge parte da direita, corta para o meio e faz o 3-0.
Nesta altura, jogo bastante quizilento, com inúmeras paragens. Desta feita, Hélder Nunes parece não ter condições para continuar.
Jogo novamente parado no João Rocha. Verona queixa-se que foi agredido na face por um jogador azul e branco.
39': Verona remate por cima
32': Benfica-Óquei de Barcelos: BISA BARGALLÓ. Leve desvio do avançado espanhol a remate do Di Benedetto foi suficiente para alargar a vantagem encarnada.
31': Defende Girão.... com a cabeça. Mas que grande parada do guarda-redes verde e branco a remate fortíssimo de Rafa.
30': Benfica-Óquei de Barcelos: marcam os encarnados. Pau Bargalló a toda a velocidade alargou a vantagem vermelha e branca.
Começa a segunda parte no João Rocha.
Começa a segunda parte no Pavilhão da Luz.
Termina a primeira parte. Ao intervalo, o Sporting vence de forma justa por 2-0. Os leões entraram praticamente em vantagem, graças a um golo madrugador de Rafael Bessa. Mesmo com o cartão azul mostrado a Mena, os verdes e brancos não conseguiram dilatar a vantagem. Ainda assim, aos 20', o 2-0 chegou mesmo através do segundo livre direto marcado a favor da turma de Edo Bosch nos primeiros 25 minutos.
Joga-se o último minuto da primeira parte no João Rocha.
22': defende Girão, o FC Porto volta a tentar de longe, mas o guardião leonino responde com eficácia.
Intervalo no Benfica-Óquei Barcelos, vantagem para as águias por 2-1.
20'AO POSTE: o FC Porto esteve muito perto do empate, mas Rafa atirou à trave.
20' GOLOOOOO DO SPORTING, João Souto, com toda a frieza do mundo, levantou o disco para de seguida colocá-la debaixo do corpo de Mállan.
Falta perigosa de Rafa sobre Roc Pujadas origina novo livre direto a favor dos leões. Souto chamado a bater.
Joga-se uma partida de caos no João Rocha. Não falta energia a Sporting e FC Porto, mas os dois rivais pecam na eficácia e no controlo emocional. Ainda assim, o 1-0 traduz a maior maturidade verde e branca.
Mais um timeout no João Rocha, desta feita pedido por Edo Bosch.
Benfica-Barcelos: Encarnados de novo na frente, Diogo Rafael recuperou o disco e controlou-o, mesmo a custo, até à baliza adversária. 2-1 no marcador.
Contagem de faltas a 11 minutos do final da primeira parte:
Sporting-FC Porto, 1-2
Benfica-Barcelos, 3-2
14': Facundo Bridge recebe assistência. O jogador argentino ficou bastante queixoso ao receber uma cotovelada de Hélder Nunes.
12': Roc Pujadas tentou fazer um lance bonito, mas acabou a entregar o disco a Di Benedetto em zona proibida. Valeu Girão.
11': Contra-ataque azul e branco só não culminou no golo do empate porque Girão foi gigante e travou tentativa de Di Benedetto.
Rafael Bessa tem sido o agitador de serviço, mas tem faltado consistência ao n.º 7 verde e branco.
Primeiro timeout no João Rocha
8' João Souto esteve pertíssimo de alargar a vantagem, mas atirou ao poste da baliza de Mallán.
7': Benfica- Óquei de Barcelos: Está restabelecido o empate. Pol Manrubia marca num lance em que Pedro Henriques não vê o disco partir.
5': Xavi Mallán defende livre marcado por Nolito Romero. O Sporting desperdiça uma oportunidade de ouro para alargar a vantagem.
5': Cartão azul para Eszequiel Mena, após ter feito uma rasteira a Nolito com o stick.
4': Defende Girão, o guardião do Sporting segura a vantagem.
Jogo retomado no joão Rocha, após ligeira paragem.
Benfica-Óquei de Barcelos: Zé Miranda marca e as águias colocam-se em vantagem.
Primeira falta cometida pelo FC Porto.
A equipa de Andebol do Sporting encontra-se em peso no João Rocha.
Choque entre Toni Perez e Ezequiel Mena deixa.... Nolito Romero muito queixoso.
Primeira falta assinalada contra o Sporting.
2': GOLOOO DO SPORTING, é de Rafael Bessa. Início de sonho para os leões.
Começa a partida no João Rocha.
As duas equipas cumprimentam-se, o duelo está prestes a começar.
O Pavilhão João Rocha está longe de estar lotado, encontrando-se a meio-gás.
As duas equipas já estão presentes no rinque. Neste momento, passa nos ecrãs do Pavilhão João Rocha um vídeo de homenagem a Henrique Magalhães no dia em que disputa o 250.º jogo com a camisola leonina.
Os leões já aquecem no Pavilhão João Rocha.
💥💥 #HóqueiSCP pic.twitter.com/vxpP6lwuvg
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) May 28, 2025
Já a equipa de Barcelos parte para a Luz já com a Supertaça e a Champions no bolso e a ilusão de voltar a ser campeão desde 2000/01. Ainda assim, os barcelenses tiveram de suar para eliminar a Oliveirense na primeira ronda.
A poucos quilómetros de distância do Pavilhão João Rocha, à mesma hora, Benfica e Óquei de Barcelos começam a discutir a outra meia-final do campeonato. Apesar de terem terminado a fase regular em primeiro e despachado o Sporting de Tomar na primeira ronda do play-off com facilidade, as águias estão pressionadas pela ausência de títulos.
Do lado azul e branco, Ricardo Ares não esconde que vencer no João Rocha é uma obrigação: «Este ano eles têm o fator casa e nós temos de conseguir vencer fora para passar. Temos duas oportunidades, esta é a primeira e sabemos que a pressão está do lado de quem tem o fator casa, mas saberemos jogar com isso para tentar trazer a vitória.» O treinador espanhol deverá abandonar os dragões no final da temporada para rumar ao Barcelona. Telmo Pinto é baixa para a visita aos leões.
Na antevisão ao terceiro duelo frente ao FC Porto, o treinador do Sporting, Edo Bosch, antecipou duelos no limite: «Vai ser uma eliminatória entre duas grandes equipas, com grandes individualidades, onde pequenos detalhes podem fazer a diferença. Esperamos que esses detalhes caiam para o nosso lado e para isso vamos ter de estar concentrados e focados do primeiro ao último minuto.» O técnico espanhol tem todas as armas à disposição.
Ao contrário das meias-finais da temporada passada, o Sporting detém o fator casa, fruto da segunda posição conquistada na fase regular, à frente do FC Porto, terceiro classificado. Ainda assim, os leões tiveram de suar para ultrapassar a primeira ronda do play-off. A Sanjoanense surpreendeu ao vencer por 2-1 e obrigou a que se jogasse uma terceira partida, que sorriu aos verdes e brancos (5-1). Já o FC Porto cumpriu, ao eliminar a Juventude Pacense com duas vitórias em outras tantas partidas (5-2 e 6-3).
Pela segunda época consecutiva, Sporting e FC Porto disputam entre si o bilhete para a final do campeonato. Em 2024/25, os dragões levaram a melhor no último suspiro, após cinco intensos jogos. Após duas vitórias para cada lado, os azuis e brancos venceram nos penáltis (2-0) no Dragão Arena após o tempo regulamentar ter ditado um empate 5-5.
Este será o terceiro duelo da temporada entre leões e dragões. Na primeira volta, o Sporting foi mais forte e venceu por 4-0 na jornada 12 da fase regular. Na 25.ª registou-se um maior equilíbrio de forças e o duelo terminou empatado 3-3. O FC Porto não leva o rival de Alvalade de vencido desde junho de 2024.
Sejam muito bem-vindos ao acompanhamento ao minuto do primeiro jogo das meias-finais do campeonato de hóquei em patins entre o Sporting e o FC Porto.