Sporting goleia Benfica e está a uma vitória do penta
Final do play-off pelo título, disputada entre leões e águias, está igualada; Jogo 3 servirá de 'tira teimas'... e colocará o vencedor a um triunfo do título nacional

SPORTING 5-1 BENFICA

Depois de ter iniciado a final a perder em casa, o Sporting venceu o Benfica por duas vezes de forma consecutiva e assumiu o comando da final - se vencer na próxima quarta-feira, no Pavilhão Fidelidade, os verde e brancos sagrar-se-ão pentacampeões nacionais de futsal.

Os ânimos chegaram a exaltar-se, com os adeptos do Benfica a ameaçarem descer à quadra, agastados com a ação dos seguranças do Pavilhão João Rocha. A polícia conseguiu pôr cobro à situação e tudo parece resolvido.

Final do encontro! O Sporting goleia o Benfica e assume o comando da final.

40': Golo do Benfica! Chishkala surge a confirmar para golo uma bola à sua mercê, após defesa de Bernardo Paçó. Tento de honra para o Benfica, celebrado pelas claques do Sporting em jeito de escárnio.

Benfica chega às cinco faltas... e o Sporting pede pausa técnica.

38': Bernardo Paçó a manter a baliza sportinguista a zero! Bom remate de primeira de Arthur, mas o guardião leonino opôs-se com a perna.

37': Novamente o guardião benfiquista, atento a travar o remate de longa distância de Taynan.

37': Vale André Correia a evitar o 6-0 para o Sporting! Bela defesa a evitar que o remate cruzado de Sokolov tivesse êxito.

34': Partida retomada com livre de Tomás Paçó, que atirou contra um companheiro.

A partida está há algum tempo interrompida para limpeza do piso.

33' Segue jogo e o Benfica dispôs de um livre, batido por cima.

A equipa de arbitragem analisa um lance de possível penálti, por mão de João Matos. O lance parece fora da área.

Jogo novamente interrompido para momento de video support.

Falta jogar-se quase metade da segunda parte, mas a prestação dos encarnados é, até ver, manifestamente insuficiente. O Sporting goleia e com alguma naturalidade.

Ferido no orgulho, o Benfica aposta no 5x4!

O tempo vai escoando com rapidez, motivado pelo desequilíbrio no resultado - o Benfica não encontra soluções e o Sporting vai goleando o seu rival.

27': Tomás Paçó ao poste! Muito perto o sexto golo leonino, num remate bem colocado à entrada da área.

26': Golo do Sporting! Perda de bola benfiquista e recuperação de Sokolov, que pensou rápido, executou melhor e lançou Merlim pela esquerda para um remate colocado e a goleada a chegar à mão cheia!

Foi sol de pouca dura a entrada benfiquista para a segunda parte: desconcentradas, as águias sofreram mais um golo com muitas culpas próprias e já poderiam ter sofrido o quinto golo.

Golo invalidado: confirma-se a ilegalidade do lance.

O lance está, no entanto, a ser revisto pela arbitragem - pode existir mão do jogador sportinguista no momento da interceção.

24': Golo do Sporting! Erro de André Correia, envolvido no processo ofensivo e a atirar contra Diogo Santos. Com a baliza deserta, Alex Merlim atirou certeiro para aumentar a goleada.

23': Golo do Sporting! Canto batido pela direita por Alex Merlim e, num misto de falha clamorosa de marcação e sagacidade de Zicky Té, este surge sem qualquer oposição a desviar, com facilidade, para o 4-0.

22': O Benfica tomou as rédeas e Lúcio Rocha arrancou remate próximo da lateral pela esquerda, mas por cima.

Começa a segunda parte!

As equipas regressam à quadra de jogo. O jogo vai prosseguir!

Intervalo no Pavilhão João Rocha! O Sporting vence o dérbi por três golos sem resposta.

20': cartão amarelo para Lúcio Rocha (Benfica).

A equipa de arbitragem visionou as imagens, decidindo relativamente à ação faltosa de Lúcio Rocha. Não há agressão, mas sim falta e cartão amarelo.

Restam jogar-se 47 segundos até ao intervalo.

Jogo interrompido, para assistência a Rúben Freire (Sporting).

Sporting pede pausa técnica - e em boa altura, porque os ânimos estavam a acalorar-se após a falta de Diego Nunes... e tudo acalmou.

18': cartão amarelo para Diego Nunes (Benfica).

18': Zicky, em desequilíbrio, ainda consegue rematar, mas ao lado - o Sporting continua atento e procura aproveitar cada espaço concedido pelo rival.

16': Lúcio Rocha com perigo! O ala benfiquista soltou-se em velocidade e rematou rasteiro e cruzado, com a bola a passar perto do poste direito da baliza sportinguista.

16': Na procura de soluções que permitam ao Benfica entrar no resultado, desta feita foi o guarda-redes André Correia a tentar a sorte, mas rematando por cima.

15': Arthur procura o golo num remate de primeira, mas a bola embate em Taynan e sai para canto.

As trocas constantes de intervenientes nas duas equipas ajudam à qualidade do espetáculo, com o Sporting a mostrar-se mais inspirado nesta partida até ao momento.

12': Quase saía um dos golos que mais caracteriza Merlim: pega na bola pela esquerda, assume a diagonal para o centro e atira enquadrado. No entanto, André Correia estava atento e defendeu com o pé direito!

11': Bom desenho ofensivo dos encarnados, que resultou num momento de 1x1 entre Kutchy e Bernardo Paçó, que continua intransponível.

O Benfica começa a ter mais bola na sua posse, mas... o estrago já está feito: o Sporting vence por 3-0 e as águias têm agora uma montanha para subir.

8': Na cobrança correspondente, Arthur atirou contra Bernardo Paçó e, as tentativas de recarga embateram em defensores leoninos.

Após revisão, a dupla de arbitragem sanciona livre direto - a falta é cometida fora da área.

Jogo interrompido, para video support: pode haver penálti para o Benfica!

8': cartão amarelo para Tomás Paçó (Sporting).

8': Golo do Sporting! A equipa da casa chega a um confortável 3-0 com remate bem colocado em zona frontal - Taynan é o seu autor, após passe bem medido de Wesley.

Pausa técnica. O Benfica necessita de respirar fundo e Cassiano Klein procura reorganizar as águias.

Caberá ao Benfica reagir mas, até agora, ainda não o conseguiu fazer: muita precipitação e alguns passes errados que têm originado contragolpes que o leão não executou devidamente.

O Sporting entrou fulminante, com dois golos em menos de três minutos de jogo, e continua mandão, suportado pelo seu público em atmosfera de festa.

3': Primeira situação de perigo para o Benfica, através da bola parada: André Coelho atirou fortíssimo mas Bernardo Paçó deu o peito às balas defendendo com... a cara.

3': cartão amarelo para Alex Merlim (Sporting).

3': Golo do Sporting! Está on fire o leão, que comanda a partida desde o início e voltou a atacar a baliza por Wesley, que contou com alguma colaboração de André Correia, que poderia ter feito melhor na sua abordagem para a tentativa de defesa.

1': Golo do Sporting! Os leões necessitaram de apenas 18 segundos para abrirem a contagem. Raide ofensivo do guarda-redes Bernardo Paçó, que obrigou a defesa apertada de André Correia - embora incompleta - e, na recarga, surgiu Alex Merlim a marcar.

Já se joga no Pavilhão João Rocha!

As equipas sobem à quadra - vem aí dérbi!

Como habitualmente, os capitães serão João Matos, pelo Sporting, e Afonso Jesus pelo lado do Benfica.

No Benfica, Kutchy é a principal novidade nos eleitos, fazendo cair Raul Moreira do leque de escolha para Cassiano Klein. Na baliza, uma surpresa: Léo Gugiel, habitual titular, não consta da convocatória.

No Sporting, Pauleta continua a constituir a principal ausência, enquanto Taynan regressa às opções de Nuno Dias.

As equipas regressam aos balneários.

Filipe Duarte (AF Lisboa) e José Moreira (AF Porto) formam a dupla de arbitragem que irá conduzir esta partida.

No lado encarnado, foi o técnico Cassiano Klein, que protagonizou a antevisão à partida, procurando retomar o comando da final.

Recorde a antevisão de Tomás Paçó, um dos valores que hoje o Sporting apresentará no desafio:

As equipas já aquecem em quadra!

Eis os jogadores chamados por Cassiano Klein: André Correia, Daniel Osuji, Afonso Jesus (c), André Coelho, Higor de Souza, Carlos Monteiro, Tiago Reis, Silvestre Ferreira, Arthur, Kutchy, Lúcio Rocha, Chishkala, Diego Nunes e Jacaré,

Eis os jogadores chamados por Nuno Dias: Bernardo Paçó, Henrique, João Matos (c), Tomás Paçó, Alex Merlim, Taynan, Zicky Té, Sokolov, Wesley, Diogo Santos, Rúben Freire, Rocha e Andriy Dzyalo.

Este foi o desfecho do embate entre rivais, que valeu a presença na final da Taça da Liga, que coincidiu na maior diferença nos confrontos diretos entre ambos na presente temporada (5-1 favoráveis aos verdes e brancos):

Além dos dois embates já realizados nesta final, os dois conjuntos já se defrontaram por outras tantas vezes na fase regular e num par de decisões: Sporting e Benfica já se defrontaram pela meia-final da Taça da Liga e também pela final da Taça de Portugal; em ambos os casos, os leões levaram a melhor.

Hoje, seja em tempo regulamentar ou através de desempate (prolongamento ou grandes penalidades), um dos dois rivais lisboetas irá colocar-se em posição privilegiada para conquistar o título - será esse o principal fator de interesse - entre muitos - para esta partida.

A reação do Sporting não se fez esperar, recuperando do desaire caseiro com um triunfo em casa do rival, o Pavilhão Fidelidade, por 3-1, que deixa a final igualada... até este domingo.

Há uma semana, o Benfica abriu a final com uma vitória no recinto onde os dois conjuntos se reencontram, tendo vencido por 5-3 no desempate por grandes penalidades após um empate em tempo regulamentar (3-3) e após prolongamento (4-4).

À entrada para o terceiro jogo, o equilíbrio é absoluto - uma vitória para cada lado, com cada um dos competidores a derrotar o rival a jogar fora de portas.

Boa tarde! A BOLA está no Pavilhão João Rocha para seguir todas as incidências do embate entre Sporting e Benfica em futsal, pelo Jogo 3 da final do play-off de atribuição do título nacional, cujo início está marcado para as 21 horas. Fique por aí!