Siga em direto a receção do Sporting na Câmara de Lisboa
Campeões nacionais são homenageados nos Paços do Concelho pela conqusita do título de campeões nacionais de 2023/24

VARANDAS CONFIRMA QUE RÚBEN AMORIM CONTINUA NO SPORTING NA PRÓXIMA ÉPOCA

«Temos Rúben Amorim hoje, temo-lo há quatro anos, e temo-lo para o ano», confirma Varandas.

«Não é pela vertente financeira que Rúben Amotim continua. Continua aqui porque o Sporting lhe dá estabilidade, condições para ter sucesso e sobretudo para ser feliz», acrescenta o presidente do Sporting.

Fica por aqui este acompanhamento em direto da receção da comitiva do Sporting na Câmara Municipal de Lisboa. Numa cerimónia que durou pouco mais de uma hora, Carlos Moedas e Frederico Varandas foram os únicos a discursarem e o destaque vai, naturalmente, para a confirmação de que Rúben Amorim continuará na equipa na próxima temporada.

Carlos Moedas vai cumprimentando todos os jogadores do Sporting, antes de estes entrarem no autocarro. Coates é o último a fazê-lo, antes do autocarro partir.

Está um ambiente caótico nos Paços do Concelho. Os jogadores vão-se dirigindo ao autocarro do Sporting, mas vão parando várias vezes para tirarem fotografias e distribuírem autógrafos.

«Não sei se esta é uma nova era no futebol português. Ao largo da sua história, o Sporting ganhou muitas coisas, infelizmente não era assim durante muito tempo, mas felizmente conseguimos mudar isso», dis Coates aos jornalistas presentes.

Luís Neto falou com os jornalistas presentes nos Paços do Concelho:

«Este foi o apoio que tivemos durante toda a época. Foi mais uma prova de sportinguismo e esperamos que domingo teremos este apoio para vencermos mais um troféu.»

«O míster é um garante de estabilidade no clube e um dos trunfos do Sporting, pode ser um detalhe que diferencia entre ganharmos ou não ganharmos.»

Depois de Neto, Adán também fez algumas declarações.

A festa já se aproxima do fim. Alguns jogadores vão dando autógrafos a alguns jovens adeptos que estão na varanda do edifício, antes de se deslocarem para a saída do mesmo.

«O nosso corpo está aqui, mas a nossa cabeça já está no Jamor e queremos muito ganhar a Taça de Portugal», diz o técnico, que depois passa o microfone a Morita... que foge do mesmo.

O japonês apenas faz a celebração de Gyokeres e diz: «Obrigado.»

O avançado sueco diz depois: «Sportinguistas, esta época tem sido incrível, mas ainda não acabámos, temos mais um jogo para ganharmos mais um título.»

Vai agora falar Rúben Amorim.

Os adeptos erguem os seus cachecóis e são tantos que não cabem todos na Praça do Município, estando também o Largo de São Julião repleto de sportinguistas.

A cantora Cuca Roseta vai agora cantar "O mundo sabe que".

Paulinho passou o microfone a Gyokeres... que se recusou a falar, delegando essa tarefa a Luís Neto.

O roupeiro Paulinho é o primeiro a falar com os adeptos: «Hoje estamos aqui a fazer a festa e segunda-feira estamos aqui outra vez. Viva o Sporting!»

Carlos Moedas oferece uma pequena estátua de um Santo António pintado de verde a Frederico Varandas, Rúben Amorim e Sebastián Coates.

Vão-se agora abrir as portas da varanda dos Paços do Concelho, para que a equipa mostre a Taça aos adeptos do Sporting.

Assim termina Varandas o seu discurso, abordando a final da Taça de Portugal com o FC Porto: «Domingo temos uma final e é para... vencê-los.»

VARANDAS CONFIRMA QUE RÚBEN AMORIM CONTINUA NO SPORTING NA PRÓXIMA ÉPOCA

«Temos Rúben Amorim hoje, temo-lo há quatro anos, e temo-lo para o ano», confirma Varandas.

«Não é pela vertente financeira que Rúben Amotim continua. Continua aqui porque o Sporting lhe dá estabilidade, condições para ter sucesso e sobretudo para ser feliz», acrescenta o presidente do Sporting.

A foto do Sporting nas escadas do edifício da Câmara Municipal de Lisboa (Foto: Miguel Nunes)

A foto do Sporting nas escadas do edifício da Câmara Municipal de Lisboa (Foto: Miguel Nunes)

Varandas elogia o Benfica... sem referir o nome do clube: «Uma palavra para o nosso eterno rival, que nos obrigou a bater todos os nosssos recordes. Para um digno vencido, o nosso respeito e consideração.»

Vai falar agora Frederico Varandas.

«Vamos atribuir a medalha da Cidade ao Manuel Fernandes. Obrigado a esta equipa por lhe darem esta alegria, por concretizarem esse seu sonho», afirma Carlos Moedas.

«Por trás da glória, está a devoção e o trabalho que não vemos. O trabalho de Hugo Viana foi fantástico. E o que dizer do presidente Frerico Varandas? Veio cá à Câmara e disse que ia cá voltar.», recorda Moedas.

«Acima de tudo, esta equipa foi liderada por um homem que representa essa raça de leão: Rúben Amorim», diz Moedas. Em resposta, os adeptos cantam pelo treinador.

«Hoje não é só mais um, é um campeão e um ídolo. Quando diz que dá 100% dá ainda mais 10% e isso é que faz a diferença», acrescenta Moedas.

«O Sporting é um clube único. Esta glória é acima de tudo dos sportinguistas», começa por salientar o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Adeptos do Sporting nas varandas em frente aos Paços do Concelho (Foto: Miguel Nunes)

Adeptos do Sporting nas varandas em frente aos Paços do Concelho (Foto: Miguel Nunes)

Carlos Moedas fará agora um discurso.

No momento mais institucional da cerimónia, a equipa do Sporting tira uma fotografia com a Taça de campeão e Carlos Moedas nas escadas do edifício da Câmara Municipal de Lisboa.

Entretanto, os adeptos vão cantando: «O Campeão voltou».

Coates e Neto são os últimos jogadores que saem do autocarro, carregando a Taça de campeão.

Todos os jogadores utilizam o mesmo fato com blazer, calças pretas e gravata azul escura, e uma camisa e sapatos brancos.

Depois do presidente do Sporting, quem sai do autocarro é... Paulinho, o roupeiro, que é a segunda pessoa da comitiva leonina que cumprimenta Carlos Moedas.

Frederico Varandas é o primeiro a sair do autocarro e cumprimenta Carlos Moedas, que o abraça.

Param agora, às 18.00 horas em ponto, os autocarros junto ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa.

Os autocarros do Sporting aproximam-se da baixa lisboeta, onde já vários adeptos vão acenando aos mesmos.

Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, já desceu ao primeiro piso do edifício da Câmara. A equipa do Sporting está quase a chegar.

Tiago Fernandes falou à CNN, nos Paços do Concelho, onde comentou o estado de saúde atual do seu pai, Manuel Fernandes, que se encontra hospitalizado: «Os jogadores gostam muito dele e nestes momentos, a malta do futebol é muito solidária e ele tem sentido esse apoio. Hoje foi mais uma surpresa que eu combinei com o Dr. Varandas para ele fazer com o Gyokeres, para ele tocar na Taça e tirar uma fotografia com a Taça, o Gyokeres e o Varandas.»

«Ele já disse que o único 9 melhor do que ele no Sporting, desde que ele deixou de jogar, é o Gyokeres. É a opinião dele, para nós o Manuel é o melhor [risos], mas é claramente um jogador que ele gosta muito. ele é muito regulare e ele aprecia muito essa consistência.»

O entusiasmo é muito enquanto se aguarda pelos jogadores do Sporting (Foto: Miguel Nunes)

O entusiasmo é muito enquanto se aguarda pelos jogadores do Sporting (Foto: Miguel Nunes)

Sportinguistas fazem a festa nos Paços do Concelho (Foto: Miguel Nunes)

Sportinguistas fazem a festa nos Paços do Concelho (Foto: Miguel Nunes)

Saem agora, às 17.37 horas, os dois autocarros com a comitiva do Sporting do Estádio José Alvalade. É esperado que a viagem demore cerca de 30 minutos até aos Paços do Concelho.

Enquanto a comitiva do Sporting não sai de Alvalade, os adeptos presentes à frente da Câmara Municipal de Lisboa vão fazendo a festa, cantando e dançando ao som de um DJ presente no local.

Adeptos do Sporting nos Paços do Concelho (Foto: Miguel Nunes)

(Foto: Miguel Nunes)

A comitiva do Sporting prepara-se para partir do Estádio José Alvalade rumo à Câmara Municipal de Lisboa. De momento, ainda estão elementos da equipa a entrar no autocarro.

Entretanto, nos Paços do Concelho, Jubas vai entretendo os adeptos presentes.

Este é um evento relevante para o Sporting uma vez que, da última vez que ocorreu, em 2021, não estava presente nenhum adepto na Praça do Município, devido à pandemia do convid-19. Deste modo, os fãs leoninos fazem hoje questão de aparecerem em bom número para saudarem os campeões nacionais.

Antes de a Taça de Campeão seguir para a Câmara Municipal de Lisboa, Frederico Varandas fez questão de a levar a Manuel Fernandes, que está hospitalizado.

Jubas também aguarda pelos campeões nacionais (DR)

Jubas também aguarda pelos jogadores do Sporting nos Paços do Concelho (DR)

Adeptos do Sporting assinalam conquista do campeonato (DR)

Adeptos do Sporting assinalam conquista do campeonato (DR)

Boa tarde! Pode acompanhar aqui a receção do Sporting nos Paços do Concelho, em Lisboa. Os novos campeões nacionais vaõ ser homenageados na Câmara Municipal pelo presidente Carlos Moedas.