Max Verstappen vence GP Brasil depois de partir em 17.º
Neerlandês reforça liderança do campeonato a caminho do tetra, só Lando Norris o pode impedir, e a Alpine coloca Esteban Ocon e Pierre Gasly no pódio

Depois de ter partido na 17.ª posição em Interlagos, em São Paulo, Max Verstappen (Red Bull) venceu o Grande Prémio do Brasil, 21.ª prova das 24 do Mundial de Fórmula 1, ao cumprir as 69 voltas ao circuito em 2.06,54;430 e registando as 17 voltas mais rápidas da corrida.

Nos restantes lugares do pódio ficaram os Alpine de Esteban Ocon (+19,477s) e Pierre Gasley (+22,532), o que nunca havia acontecido para a equipa.

Seguiram-se na classificação: 4.º, George Russel (Mercedes, +23,265); 5.º, Charles Leclrec (Ferrari, +30,177); 6.º, Lando Norris (McLaren, +31,372), 7.º, Yuki Tsunoda (Honda, +42,056); 8.º, Oscar Piastri (McLaren, +44,943). 9.º, Liam Lawson (Honda, +50,452); e 10.º Lewis Hamilton (Mercedes, +50,753).

Max Verstappen, que saiu da 17.ª posição, consegui 17 voltas mais rápidas no GP do Brasil.

Lando Norris termina em 6.º e passou a ser o único capaz de impedir que Max Verstappen não chegue ao tetra quando restam três provas no campeonato. O próximo GP é o de Las Vegas, a 23 de novembro.

Esteban Ocon e Pierre Gasly colocam os Alpine no pódio. Nunca tal havia acontecido na equipa e é a festa nas boxes.

É a 8.ª vitória do neerlandês da Red Bull na temporada e o 62.º GP da carreira e 121.ª da Red Bull na competição.

Max Verstappen vence GP do Brasil depois de ter partiudo no 17.º lugar.

Tricampeão mundial Max Verstappen está na última volta

68 voltas de 69: Verstappen, Ocon, Gasly, Russell, Leclrec, Norris, Piastri, Tsunoda e Lawson.

Max Verstappen aumenta a vantagem para Ocon de +18.029s.

1.29,472m, Verstappen obtém novamente a volta mais rápida.

Max Verstappen continua a liderar e à procura da 8.ª prova da temporada e o 62.º GP da carreira.

64 voltas de 69: Verstappen, Ocon, Gasly, Russell, Leclrec Norris, Piastri, Tsunoda e Lawson.Max Verstappen aumenta a vantagem para Ocon de +14.103s.

Se Ocon e Gasly terminarem no pódio será a primeira vez que a Alpine colocará dois pilotos entre os três primeiros.

Red Bull de Max Verstappen torna a realizar a volta mais rápida: 1.21,331m. Cumpridas 61 voltas de 69.

60 voltas de 69: Verstappen, Ocon, Gasly, Russell, Leclrec Norris, Piastri, Tsunoda e Lawson.

Max Verstappen aumenta a vantagem para Ocon de +10.991s

A última vez que o neerlândes ganhou um grande prémio esta temporada foi no GP de Espanha, 10.ª prova do Mundial

55 voltas de 69: Verstappen, Ocon, Gasly, Russell, Leclrec Norris, Piastri, Tsunoda e Lawson.

Max Verstappen mantém vantagem para Ocon de +8.805s

Alpines de Ocon e Gasly mantêm possibilidade de chegar ao pódio em Interlagos. Peve-se mais chuve para breve. 54 voltas de 69

53 voltas de 69: Verstappen, Ocon, Gasly, Russell, Leclrec Norris, Piastri, Tsunoda e Lawson.

Max Verstappen faz duas voltas mais rápidas consecutivas: 1.22043m. Eleva a vantagem para Ocon, +6.302s

A razão porque Norris caiu para 7.º classificado após o recomeço

McLaren dá ordem para Piatri deixar passar Norris e este cumpre. Lando é 6.º atrás do Ferrari de Lecrec. 47 voltas de 69

44 voltas de 69: Verstappen, Ocon, Gasly, Russell, Piastri, Norris, Tsunoda e Lawson.

Verstappen aproveita para ultrapassar Ocon no final da reta da meta e lidera. 43 voltas de 69.

Corrida recomeça, Está previsto que volte a chover mais perto do final do grande prémio. 42 voltas de 69.

Entrada de safety Car: Aston Martin de Carlos Sainz despista-se no Laranjinha e abandona. seguia na 10.ª posição. 41 voltas de 69.

39 voltas de 69: Ocon, Verstappen, Gasly, Russell, Norris, Tsunoda, Leclerc e Piastri.

Vantagem de Ocon para o neerlandês baixa para 2.857s

Oliver Bearman sai numa escapatória, mas consegue regressar à corrida, só que no último lugar (16.º).

Na frente, Esteban Ocon 3.331s de vantagem sobre Max Verstappen

35 voltas de 69: Ocon, Verstappen, Gasly, Russell, Norris, Tsunoda, Leclerc e Piastri, 33.

Lando Norris sai na escapatória e George Russell apoveita para o ultrapassar e ocupar o 4.º lugar

Corrida recomeça!!!

Corrida será recomeçada com partida lançada com safety car e com os carros colocados na segunite ordem: Ocon, Verstappen, Gasly, Norris, Russell, Tsunoda, Leclerc, Piastri, 33 voltas de 69

Corrida recomeça às 17h02 de Portugal

Equipas parecem ter apostado em pneus intermédios

Partida recomeça dentro de 8m. Cumpridas 33 de 69 voltas

Se o GP Prémio do Brasil terminasse à 33.ª volta a classificação do campenato de pilotos ficaria:

Max Verstappen (Red Bull), 386 pts (+19)

Lando Norris (McLaren), 335 pts (+12)

Charles Lecrec (Ferrari), 303 pts (+6)

Oscar Piastri (McLaren), 262 pts (+4)

Bandeira preta: Nico Hulkenberg (Hass) é desclassificado por ter recebido ajuda dos comissários quando não o podiam fazer.

Ainda não se sabe quando a corrida irá recomeçar, Todos os pilotos ainda se encontram fora dos carros, junto das equipas nas boxes. Estão cumpridas 33 de 69 voltas.

Ocon, Verstappen, Gasly que estavam na frente da corrida aproveitam para ir às boxes mudar os pneus sem perderem posições no GP do Brasil

Corrida ainda interrompida para retirar o Williams de Franco Colapinto da pista. 33 voltas de 69

Bandeira vermelha: corrida interrompida devido ao despiste, sozinho, do argentino Franco Colapinto. 32 voltas de 69.

TOP 8 à 32.ª volta: Ocon, Verstappen, Gasly, Norris, Russell, Tsunoda, Leclerc, Piastri, com o safety car ativado

Novamente safety car virtual. 31 voltas de 69

Lando Norris ultrapassa George Norris à 30.ª volta e ocupa a 4.ª posição

Russell e Norris vão às boxes ao mesmo tempo para colocar pneus intermédios e Max Verstappen passa à segunda posição, atrás de Esteban Ocon, 29 voltas de 69

Safety Car virtual, todos os pilotos vão às boxes

Ocon passa Tsunoda à 28.ª volta e é 3.º

Ferrari de Charles Leclerc com novos pneus

+0,753 separam Russell de Norris na frente

Charles Leclerc vai às boxes à 25.ª volta

TOP 7 à 24.ª volta: Russell, Norris, Tsunoda, Ocon, Leclerc, Verstappen, Lawson

No contador oficial de voltas do Grande Prémio do Brasil o toital de voltas da corrida passa a 69. A organização decide contabilizar também a segunda volta de preparação. Originalmente eram 71

Max Verstappen tenta ultrapassar, por dentro, Charles Leclerc, mas o monogasco não permite e segura o 5.º lugar

Lewis Hamilton avisa a equipa que está com problemas em controlar o carros, caiu para a 15.ª posição quando se mantêm 18 carros em prova à 22.º volta

Equipas parecem estar à espera da chuva mais forte que se apróxima para irem à boxe trocar de pneus

+0,558 separam Russell de Norris na frebnte da corrida à 18.ª volta

TOP 7: Russell, Norris, Tsunoda, Ocon, Leclerc, Verstappen, Lawson

Apenas após o final da prova se investigará sobre a correcção da partida de Lando Norris, o que pode aquecer ainda mais a luta pelo título neste 21.ª GP dos 24 do Mundial

+9.544s separaram Norris (2.º) de Verstappen (6.º)

Volta a começar a chover à 14.ª volta das 70

Max Verstappen passa Lawson e é 6.º à 11.ª volta das 70 em Interlagos

Max Verstappen é 7 .º

TOP 5: Russell, Norris, Tsunoda, Ocon, Leclerc

Max Verstappen consegue a volta mais rápida à 7.ª passagem pela meta

Max Verstappen sobe ao 9.º lugar enquanto Norris faz a volta mais rápida da prova à 5.ª volta

Max Verstappen saí em 17.º mas na logo depois passa para 11.º e a seguir para 10.º ao ultrapassar Lewis Hamilton durante a 2.ª volta

George Russell sai melhor e fica na frente de Lando Norris.

Partida!!!

Começou mesmo a chover enquanto os carros se imobilizam na grelha

Começou a pingar em Interlagos

Carros saem da grelha para a nova volta de preparação. Como é tradição em Interlagos, a prova começará sem todos os carros que eram suposto competrirem

Dois minutos para nova volta de preparação e partida para o Grande Prémio de São Paulo, agora com 70 voltas em vez de 71.

Com a traso de 10 minutos de nova partida a aumenta a hipótese da prova apanhar a tempestade que se aproxima e que havia levado a antecipar o Grande Prémio meia hora.

Em vez das 71 voltas do Grande Prémio passam a ser 70

Partida abortada, mais uma volta de aquecimento enquanto retiram o Aston Martin de Stroll da gravilha

Carlos Sainz preparado para sair das boxes

Aston Martin de Lance Stroll fica sai de pista na volta de aquecimento e depois o carro fica na gravilha.

A corrida de S. Paulo foi antecipada meia hora devido à forte chuva que se faz sentir em Interlagos