Piastri vence dramático Grande Prémio do Azerbaijão!
Charles Leclerc, da Ferrari, vai partir da 'pole position' na 17.ª corrida da temporada

Terminamos aqui a cobertura do Grande Prémio, mas fique connosco para as reações e crónica da corrida.

TERMINA A CORRIDA! Oscar Piastri vence o Grande Prémio do Azerbaijão, sendo esta a segunda vitória da carreira do australiano!

Carlos Sainz e Carlos Sainz fora da corrida! Corrida vai acabar com Safety Car depois de violento choque entre Sainz e Pérez!

Tudo começou com Leclerc a defender com tudo o que tinha a posição, fechando a porta a Pérez. Assim, Sainz aproximou-se tanto e ultrapassou o mexicano, mas na reta seguinte, os dois tocaram um no outro e bateram violentamente na parede.

O que isto significa é Piastri é o vencedor, Russell termina no pódio (3.º) e Norris sobe a 4.ª posição, ficando à frente de Verstappen, em 5.º. Mais ainda, A Williams tem dois pilotos no top-10, com Albon e Colapinto a terminarem em 7.º e 8.º, respetivamente.

Hamilton chega ao 9.º posto e Oliver Bearman, que substituiu o castigado Kevin Magnussen, incrivelmente termina em 10.º!

Volta 49/51 - Leclerc aprende com Piastri e defende posição na curva 1 ao fechar o interior da mesma, deixando o exterior para Pérez. E logo a seguir, Norris ultrapassa Verstappen para subir a 6.º lugar! Absolutamente incrível! Mesmo sem Safety Car, Norris, que começou em 15.º (!) teve ritmo mais do que suficiente para ultrapassar o neerlandês, que começou em 6.º!

Volta 48/51 - Leclerc parece estar a lutar com aderência nos pneus, depois de tanto tentar atacar Piastri, sacrificando vida dos pneus. Leclerc está com muitas dificuldades e queixa-se mesmo de falta de aderência nos pneus traseiros! Monegasco terá desistido da vitória e só quer defender 2.º posto de Pérez.

E Norris? Está agora a 1.7 segundos do neerlandês, incrível!

Volta 47/51 - Piastri, crucialmente, aumenta vantagem para 1.2 segundos sobre Leclerc e agora é Pérez a pressionar o monegasco. Está agora a 0,8 s, mas também tem de se preocupar com Sainz, pois também está a 0,8 s!

Volta 46/51 - Depois deste tempo todo estará Oscar Piastri a acusar a pressão? Na curva 15, o australiano teve muito perto de bater na parede. Ainda deu um beijinho com as rodas à saída dessa curva 15.

Volta 45/51 - Leclerc volta a tentar ultrapassagem na curva 1... mas mais uma vez Oscar Piastri posiciona muito bem o carro na pista para tapar o monegasco. Norris já está a 5.2 segundos de Verstappen e segundo as previsões da F1, estará em posição de atacar o neerlandês dentro de quatro voltas.

Volta 43/51 - Nova volta mais rápida de Lando Norris, pela 4.ª vez consecutiva (1.45,255 m), estando a 7,8 segundos de Verstappen.

Classificação da corrida na volta 41:

Volta 42/51 - Estamos a 10 voltas do fim da corrida. Leclerc está a meio segundo de Piastri. Mais atrás, Norris vai-se aproximando de Verstappen, estando agora a 10 segundos do rival neerlandês. Pérez, em 3.º, está a 0,8s de Leclerc e Sainz mantém-se a 2.8 s do mexicano.

Volta 40/51 - Leclerc mantém-se a cerca de um segundo de Piastri e diz que o australiano «está a começar a ter dificuldades».

Entretanto, Lando Norris faz a volta mais rápida da corrida, e retirou 1.7 segundos a Max Verstappen. E Carlos Sainz aproxima-se de Pérez, em 3.º. Está agora a 2.8 s.

Reveja as manobras defensivas de Piastri para segurar o 1.º lugar:

Volta 38/51- Cá está a paragem de Lando Norris. Inglês saiu com médios novos, em 7.º lugar, e na frente tem... Max Verstappen. Contudo, a vantagem do neerlandês é de 15,4 segundos, pelo que uma ultrapassagem será uma tarefa muito árdua para o piloto da McLaren.

E como está o top-10?

1.        Piastri

2.        Leclerc

3.        Pérez

4.        Sainz

5.        Norris

6.        Russell

7.        Verstappen

8.        Alonso

9.        Hulkenberg

10.   Colapinto

Volta 36/51 - Hulkenberg ultrapassa Colapinto e sobe a 9.º da corrida.

Volta 35/51 - Engenheiro de Piastri diz que os pneus traseiros de Leclerc estão em pior estado do que os do australiano, porém avisa que os da frente estão «ligeiramente melhores».

Quem vai tendo uma corrida muito tranquila é... Carlos Sainz. O espanhol da Ferrari segue em 4.º, a 5.4 segundos de Pérez, mas com 14.7 segundos de vantagem sobre Norris, que ainda não parou.

Volta 34/51 - Nova troca de posições! Russell responde da melhor forma à ultrapassagem de Verstappen para recuperar 6.º lugar. Antes disso, o neerlandês voltou a queixar-se da dificuldade em guia o «monstro» que é o RB20.

Volta 33/51 - Incrível defesa de Piastri, que revela nervos de aço perante a pressão de Leclerc. Novamente na curva 1, o australiano defende o interior e logo a seguir, na curva 2 faz exatamente o mesmo para tapar via ao monegasco. E quem se vai deleitando com a luta é... Sergio Pérez, que está a 0,5 segundos do piloto da Ferrari.

Volta 32/51 - Mas Norris acabou por não parar! Entretanto, Verstappen ultrapassa Russell para subir a 6.º lugar. Por outro lado, Alex Albon trocou agora para os médios e saiu em 11.º, atrás de Hulkenberg.

Volta 31/51 - Leclerc mantém constante pressão sobre Piastri, mas a velocidade do McLaren na reta parece suficientemente forte para mitigar a vantagem do cone de ar...

Lando Norris é agora chamado às boxes.

Volta 29/51 - Piastri defende muito bem o ataque do Leclerc, que esteve muito perto de repetir a manobra que o australiano fez para subir à liderança da corrida. Ao contrário do monegasco, Piastri desviou para o interior ao chegar à curva 1, para defender a posição.

Classificação da corrida decorridas 26 voltas:

Volta 27/51 - Russell pergunta quando Albon e Norris deverão fazer as respetivas paragens e o engenheiro de corrida do inglês responde que estas vão acontecer «daqui a 10 voltas».

Volta 26/51- Em 5.º e 6.º estão Albon e Norris, respetivamente, ainda sem parar. Pilotos têm ainda os pneus duros e continuam a rezar por um Safety Car.

Piastri segura vantagem de 0,6 segundos sobre Leclerc e Pérez está a 1.1 s do monegasco. Mais atrás, Verstappen ainda está atras de Norris.

Volta 24/51 - Tudo se mantém igual na frente da corrida e um pouco mais atrás, Norris defende com tudo a posição sob pressão de Verstappen, mas neerlandês terá oportunidade de ultrapassar o rival na reta da meta.

Mas o neerlandês comete erro na curva 15 e compromete (e muito) a oportunidade. Logo a seguir, o tricampeão mundial diz que «os travões não estão a funcionar».

Volta 22/51 - Leclerc diz que Pérez e Piastri ou estão «a atacar demasiado» ou têm «mais aderência» que o Ferrari do monegasco.

Lando Norris começa a queixar-se da condição dos pneus duros.

Veja a ultrapassagem de Piastri a Leclerc:

Volta 21/51 - Mas a luta pela vitória na corrida não vai ser só entre Leclerc e Piastri. Pérez aproxima-se dos dois da frente e está a menos de um segundo do monegasco. Este que, por sua vez, mantém-se a 0,7 segundos de Piastri.

Volta 20/51 - E é isso mesmo que acontece! Piastri ataca Leclerc na reta da meta, com o efeito do cone de ar a mostrar-se muito forte para o monegasco que, contudo, parece ter sido surpreendido pela manobra do australiano.

Volta 19/51 - Toda a vantagem que Leclerc tinha sobre Piastri praticamente se dissipou. Australiano está a 0,8 segundos do monegasco, que está agora vulnerável a ultrappassagem na reta da meta.

Volta 18/51 - Agora sim, Sainz troca de médios para duros. Norris está em 5.º à frente do espanhol da Ferrari e está a esperar que haja um Safety Car para ter uma paragem de borla e para se manter dentro do top-10.

Volta 17/51 - Leclerc efetuou agora a paragem, sai em 2.º apenas atrás de Sainz - ainda não parou -, o que significa que terá vantagem na vida dos pneus em relação a Piastri.

Volta 16/51 - Piastri faz agora a primeira paragem (médio para duros) e arrisca-se a perder posição para Pérez... Mas crucialmente sai à frente do mexicano, apenas com 0,7 segundos de vantagem!

Mas grande mérito foi de Lando Norris que atrasou o piloto da Red Bull o suficiente para não ultrapassar Piastri enquanto mudava de pneus.

Volta 15/51 - Pérez também já está de pneus duros. No top-10, só Leclerc, Piastri, Sainz, Hulkenberg e Bearman ainda estão de médios. Tudo indica que os pilotos que usam agora os pneus duros não querem fazer mais nenhuma paragem.

Volta 13/51 - Verstappen e Russell tmabém trocaram agora os médios pelos duros. Neerlandês saiu em 10.º, atrás de Daniel Ricciardo e Russell regressou em 12.º à frente de Alonso. Hamilton fez o mesmo e é agora 18.º.

Volta 12/51 - Ritmo de Leclerc parece muito bom. Tem já 4.6 segundos de vantagem sobre Piastri. Alonso consegue cobrir Colapinto, ao ir imediatamente às boxes. Saiu em 14.º à frente do argentino.

Volta 11/51 - Verstappen queixa-se de um problema com o carro e Colapinto é o primeiro a trocar de pneus. Argentino tirou os médios e optou pelos duros. Saiu em 15.º, promovendo Norris (provisoriamente) para 9.º.

Volta 9/51 - Leclerc consegue estender vantagem para Piastri (2.8 segundos) e tudo parece ter estabilizado no 'top'-10.

1.        Leclerc

2.        Piastri

3.        Pérez

4.        Sainz

5.        Verstappen

6.        Russell

7.        Alonso

8.        Colapinto

9.        Albon

10.   Norris

Volta 8/51 - Lando Norris continua o bom começo de corrida. Sem qualquer hipóteses de defender o superior ritmo do McLaren do britânico, Oliver Bearman (Haas), cede posição ao inglês, que está agora em 10.º.

Volta 7/51 - Grande volta de Charles Leclerc, com o segundo setor a fazer toda a diferença. Monegasco ganhou quase seis décimos de segundo e conseguiu evitar ataque de Piastri na reta da meta. Conseguirá Leclerc estender a vantagem? Atualmente é de 1.8 segundos.

Volta 6/51 - Lewis Hamilton corre em 15.º, porém já se começa a queixar do estado dos pneus médios. Logo a seguir, Lando Norris afirma que os duros estão em boas condições.

Volta 5/51 - Lando Norris já é 11.º, enquanto Hamilton tenta recuperar posições, estando agora em 16.º. Na frente da corrida, Leclerc consegue ganhar tempo a Piastri nas curvas do primeiro e segundo setores e na grande reta final, mesmo com o australiano a ser beneficiado com o cone de ar, também se consegue defender.

Monegasco vai mantendo entre 0.6 e 1.1 segundo de vantagem.

Volta 2/51 - Arranque de sonho para Lando Norris que já é 12.º. Na liderança da corrida, Oscar Piastri está a 0,9 segundos do líder Leclerc.

Volta 1/51 - Nada se altera na primeira fila, porém Sergio Pérez ultrapassa Carlos Sainz para subir a 3.º lugar. Max Verstappen também ultrapassou George Russell e é 5.º. Lando Norris está em 13.º.

Lance Stroll reporta que tem uma perfuração no pneu e foi às boxes trocar de pneus.

Começa a corrida!

No 'top'10, só Albon vai partir de pneus duros, com o resto a optar pelo jogo médio. Curiosamente, Lando Norris, em 15.º, também escolheu o jogo de pneus duros. O britânico quer prolongar o período inicial com os duros, esperando que os médios tenham alta degradação, devido às quentes temperaturas do asfalto.

Recordamos aqui a grelha de partida:

11.50 horas - Estamos a cerca de 10 minutos do começo da corrida e está (quase) tudo pronto para os motores serem ligados. Pilotos já entram nos carros e dentro de momentos começam a volta de formação da grelha.

E como estão as contas no Mundial?

No que toca ao de Pilotos, Max Verstappen segue em primeiro com 303 pontos, mais 62 do que o rival Lando Norris (241). O neerlandês tem este domingo oportunidade de estender essa vantagem. Contudo, em 3.º está Charles Leclerc (217), da Ferrari, que, como se sabe, partirá da pole position e pode aproximar-se cada vez mais do britânico.

Quanto ao de Construtores, a luta é ainda mais animada. A Red Bull lidera o Mundial com 446 pontos, mas nesta corrida está em disputa a liderança do campeonato. A McLaren, que continua um impressionante ascendente na disciplina, está apenas a oito pontos (438), enquanto a Ferrari também tem uma palavra a dizer, pois está em 3.º, com 407 pontos.

A corrida no circuito de Baku é composta por 51 voltas e, segundo as previsões da Pirelli, a estratégia mais provável da corrida será de apenas uma paragem, com as equipas a alternarem entre pneus médios e duros.

Contudo, no GP do Azerbaijão, a presença de Safety Cars é frequente, devido ao acrescido número de acidentes devido às características da pista, o que pode deitar por água abaixo qualquer plano inicial que as equipas tenham.

No entanto, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, o asfalto tem provocado mais degradação nos pneus, o que pode forçar os construtores a duas paragens.

Bom dia a todos os nossos leitores e leitoras! Pelas 12 horas, começa o Grande Prémio do Azerbaijão, a 17.ª prova do Mundial de 2024. Charles Leclerc, da Ferrari, no sábado, conquistou a quarta pole consecutiva em Baku, porém, ainda não venceu uma corrida neste circuito citadino.

Grelha de partida:

Na primeira fila da grelha, o monegasco vai ter Oscar Piastri (McLaren) ao lado, seguido de Carlos Sainz (Ferrari) e Sergio Pérez, que pela primeira vez em 2024 bateu o colega da Red Bull, Max Verstappen. George Russell, da Mercedes, vai partir de 5.º, à frente do tricampeão mundial e Hamilton, juntamente com Ocon e Pierre Gasly, alteraram a grelha de partida depois da qualificação.

Hamilton e Ocon mudaram para uma quinta unidade de potência, ultrapassando o limite permitido pela FIA, e vão partir da pitlane. Já Gasly, foi desqualificado posteriormente e vai partir do último lugar da pista, uma vez que acabou a qualificação com menos combustível no carro do que é exigido.

Lando Norris, segundo classificado do Mundial a 62 pontos do neerlandês, vai partir de 15.º.