Siga aqui em direto o Grande Prémio da Bélgica
O circuito de Spa-Francorchamps recebe a 14.ª ronda da temporada, sendo esta a última antes da pausa de verão. Charles Leclerc (Ferrari) vai partir da 'pole' devido à penalização de 10 lugares para Max Verstappen

Terminamos aqui a cobertura do Grande Prémio da Bélgica, mas fique por perto para a crónica da corrida e reações à mesma.

Brilhante chamada de Russell que, com apenas uma paragem na corrida guiou de forma exímia para ganhar a corrida. O britânico parou na volta dez e fez 34 (!) voltas com pneus duros!

Lewis Hamilton acaba em 2.º e Oscar Piastri, em 3.º, completa o pódio!

Volta 44/44 - Russell aguenta a pressão de Hamilton e é o vencedor do Grande Prémio da Bélgica!

ÚLTIMA VOLTA!

Volta 43/44 - Russell aguenta pressão de Hamilton e mantém vanatgem de 0,5 segundos, que corrida do britânico! Piastri está agora a 1.3 segundos de Hamilton!

Volta 42/44 - Há luta pelo 1.º lugar... mas não é só entre os Mercedes! Oscar Piastri está apenas a 3 segundos dos rivais e está na discussão pela vitória!

Volta 41/44 - Apenas 0,7 segundos separam Hamilton e Russell!

Volta 40/44 - Hamilton está cada vez mais perto de Russell, apenas a 1,2 segundos. Conseguirá o heptacampeão mundial ultrapassar o colega de equipa?

Veja aqui a ultrapassagem de Piastri a Leclerc para subir a 3.º lugar:

Volta 38/44 - Em duas voltas, Hamilton reduz desvantagem para George Russell para 2.8 segundos! Piastri segura 3.º lugar, 2.2 s à frente de Leclerc, que tem agora Max Verstappen, em 5.º, apenas a 1.2 segundos.

Volta 36/44 - Oscar Piastri ultrapassa Charles Leclerc, numa grande luta com o monegasco! Australiano sobe ao 3.º posto e na frente da corrida, Hamilton está agora a 3.8 segundos de Russell, em 1.º.

Volta 35/44 - Hamilton pergunta se está no ritmo para ultrapassar Russell no final da corrida e a resposta é... «estás perto». 4.5 segundos separam os colegas de equipa.

Faltam dez voltas pra o final da corrida, mas antes disso, também há luta pelo terceiro lugar, com Oscar Piastri a ameaçar seriamente roubar o último lugar do pódio a Leclerc.

Top-10 na volta 33:

Volta 32/44- Faltam 12 voltas para o fim da corrida e na frente o ponto de situação é este. George Russell lidera com pneus mais velhos, mas tem vantagem de 7 segundos para o 2.º, Lewis Hamilton. Russell não quer voltar a fazer uma paragem o que significa que terá de aguentar a pressão do colega de equipa para tentar arrecadar a vitória do GP. Conseguirá o inglês mais novo da Mercedes aguentar o lugar?

Volta 31/44 - Má paragem para Piastri! Todo aquele trabalho para ficar preso 4.4 segundos nas boxes! Ainda assim sai à frente de Verstappen e está em 4.º. À frente tem Charles Leclerc, Lewis Hamilton e George Russell.

Volta 30/44 - Lando Norris também troca vai às boxes, para outro jogo de pneus duros, mas sai atrás dos dois Red Bull de Sergio Pérez e Max Verstappen.

Oscar Piastri segue em primeiro, com 5.5 segundos de vantagem para Russell, em 2.º e Hamilton, já depois de fazer a segunda paragem está em 3.º.

Volta 29/44 - Verstappen e Sainz fazem segunda paragem nas boxes. Neerlandês regressa aos pneus médios e o espanhol troca para outor jogo de duros. Verstappen regressa em 7.º e Sainz em 8.º.

Volta 28/44 - Oscar Piastri acabou de fazer a volta mais rápida da prova... com pneus duros velhos!

Volta 27/44 - Lewis Hamilton também regressa às boxes para cobrir Charles Leclerc e na mesma volta, George Russell, também da Mercedes, pede à equipa para considerar apenas uma paragem na prova!

Oscar Piastri lidera provisoriamente a corrida, com 4.7 segundos de vantagem para o 2.º, George Russell.

Volta 26/44 - Charles Leclerc abandona o 2.º lugar depois de um curto período com os pneus duros, depois de um longo período de pneus. Monegasco sai em sétimo, atrás de Sainz, e novamente de duros. Leclerc não deverá regressar às boxes nesta corrida.

Hamilton lidera com 4.8 segundos de vantagem para Oscar Piastri.

Volta 23/44 - Hamilton lidera a corrida, tendo Leclerc a 1.8 segundos de distância. Em terceiro segue Oscar Piastri, com Russell em 4.º. Verstappen ainda persegue o britânico, estando a 2 segundos do mesmo. Norris aproxima-se do neerlandês, está a 0,7 segundos e Carlos Sainz segue em 7.º.

Pérez está em 8.º. Alexander Albon e Esteban Ocon completam top-10.

Volta 22/44 - Chegamos a meio da corrida e Pérez volta às boxes para mudar para duros. Entretanto, Lando Norris já se aproximou e muito de Max Verstappen, agora em 5.º. Apenas 1,1 segundo separa os rivais.

Volta 21/44 - George Russell ultrapassa Sergio Pérez para subir para 4.º e agora o mexicano tem atrás de si... Max Verstappen, em 6.º.

Volta 20/44 - Lewis Hamilton recupera liderança da corrida.

Após 20 voltas em duros, Carlos Sainz para nas boxes e troca para pneus médios, saindo em 8.º lugar, atrás de Norris.

Volta 19/44 - Carlos Sainz, em duros, está mesmo a tentar fazer apenas uma paragem nesta GP, menos uma do que os rivais. Porém, no rádio da equipa, o engenheiro de corrida do espanhol tem dúvidas quanto à possibilidade de fazer apenas uma troca de pneus...

Sainz está provisoriamente no 1.º lugar, 3 segundos à frente de Lewis Hamilton.

Classificação top-10 na volta 19:

Volta 17/44 - Também Carlos Sainz teve uma visita inesperada à gravilha do circuito de Spa-Francorchamps, mas tal como aconteceu com Oscar Piastri, regressou ileso à pista.

No rádio de equipa, Max Verstappen pede permissão para atacar George Russell, a 0,5 segundos, e tem luz verde da Red Bull!

Volta 16/44 - Logo na volta seguinte, Lando Norris vai às boxes trocar os médios para duros e sai em 8.º lugar, a seis segundos de Max Verstappen em 7.º! Conseguirá o britânico ultrapassar o rival neerlandês, uma vez que tem pneus mais novos ou terá a McLaren errado na estratégia para Norris?

Volta 15/44 - Carlos Sainz (1.º) e Lando Norris (2.º) ainda não fizeram paragem obrigatória e seguem na liderança da corrida. Estarão os dois pilotos a contar fazer uma só visita às boxes, sabendo que os rivais deverão fazer duas?

Recorde aqui a ultrapassagem de Hamilton a Leclerc, que deu a liderança ao britânico:

Volta 13/44 - Charles Leclerc já fez a troca de pneus e, crucialmente sai em 5.º, à frente de Oscar Piastri, Sergio Pérez e George Russell. À frente estão Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Carlos Sainz e Lando Norris, estes últimos três ainda sem parar nas boxes.

Volta 12/44 - Lewis Hamilton e Oscar Piastri também vão às boxes e seguem o mesmo plano de Verstappen e Russell. Descartam os médios para duros.

Oscar Piastri sai atrás de George Russell, mas na primeira reta do circuito, crucialmente, recupera a posição!

Agora, o australiano tem na mira Sergio Pérez... muito perto de o ultrapassar.

Volta 11/44 - Max Verstappen (Red Bull) vai às boxes e George Russell (Mercedes) também! Ambos os pilotos trocaram de pneus médios para duros. Resta saber quando Lando Norris fará a primeira paragem e se sairá à frente do rival neerlandês ou atrás.

Volta 10/44 - Lando Norris prega um pequeno susto ao passar uma roda na gravilha do circuito, porém, mantém posição e controlo do carro.

Volta 9/44 - Já há pilotos a fazerem a primeira paragem nas boxes! Daniel Ricciardo (RB) trocou os macios para médios e Nico Hulkenberg (Haas) está agora de pneus duros.

Lewis Hamilton (Mercedes) aumenta vantagem para dois segundos.

Volta 7/44 - Confirma-se o adeus de Zhou Guanyu (Kick Sauber) da prova. Lewis Hamilton vai aumentando lentamente a vantagem para Charles Leclerc, estando agora separados por 1,6 segundos. O monegasco, por sua vez, leva 1,8 segundos de avanço para Sergio Pérez, em 3.º

Veja aqui o arranque de Lewis Hamilton:

A classificação da corrida na volta 4:

Volta 5/44 - Hamilton já tem um segundo de vantagem para Charles Leclerc (Ferrari) e mais atrás, Lando Norris (McLaren), em 7.º, vai aguentando a pressão de Max Verstappen (Red Bull), estando à frente do rival cerca de 0,8 segundos.

Refira-se que à exceção de dois pilotos, todos têm pneus médios. Carlos Sainz (Ferrari), em 6.º, optou pelos duros e Daniel Ricciardo (RB) está com macios.

Volta 4/44 - Guanyu Zhou (Kick Sauber), em 20.º diz estar a perder potência no motor e acrescenta que não vai conseguir terminar a corrida.

Volta 3/44 - Há novo líder no GP! Lewis Hamilton teve um arranque brilhante para subir a segundo e agora, na primeira reta do circuito ultrapassou Charles Leclerc (Ferrari) para se colocar em 1.º lugar.

Volta 3/44 - Max Verstappen sobe a 8.º, ultrapassando Esteban Ocon, Alexander Albon e Fernando Alonso em duas voltas e tem Norris à sua frente a sete décimas de segundo.

Oscas Priastri segue em 4.º e George Russell (Mercedes), em 5.º. Atrás de si está Carlos Sainz (Ferrari)!

Volta 1/44 - Charles Leclerc (Ferrari) tem bom arranque e Lewis Hamilton (Mercedes) rouba lugar a Sergio Pérez (Red Bull)!

Lando Norris (McLaren), por outro lado, voltou a ter um mau começo de prova, caindo já três lugares - é 7.º - e dois lugares atrás de si tem... Max Verstappen (Red Bull)!

Começa a corrida!

Pilotos já fazem volta de formação!

Os carros já estão em posição na grelha, com as equipas a fazerem os últimos preparativos para o arranque do Grande Prémio da Bélgica!

O chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, aos microfones da F1 TV, diz que a corrida de hoje «não é como a dos dois anos anteriores» - referindo-se ao facto de Max Verstappen vencer tranquilament as provas, apesar das penalidades na grelha - e que a mesma vai ser «difícil».

O que disse Lando Norris antes da prova: «Temos um belo dia de sol, o que é raro! Estou entusiasmado e otimista. Podemos ter um bom resultado, mas sabemos que os Red Bulls vão ser muito rápidos. Vai ser difícil mantê-los atrás, mas se conseguirmos... Temos uma asa traseira que nos deve ajudar a avançar na grelha. Temos hipóteses, mas temos de olhar para a frente e para trás»

Pilotos já fazem a volta de reconhecimento do circuito...

Curiosamente, nas últimas seis corridas, o piloto que partiu da pole não venceu a corrida. Conseguirá Charles Leclerc (Ferrari) quebrar esta série?

Quanto a estratégias, estão previstas duas paragens para cada piloto, devido às condições secas que se verificam este domingo no circuito, acelerando a degradação dos mesmos.

Só ao final de 44 voltas é que será descoberto o vencedor do Grande Prémio da Bélgica.

Sergio Pérez (Red Bull) vai partir de 2.º, à frente de Lewis Hamilton (Mercedes) e dos McLaren de Oscar Piastri e Lando Norris, em 4.º e 5.º, respetivamente. Só depois aparecem George Russell (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari), seguidos por Fernando Alonso (Aston Martin), Esteban Ocon (Alpine) e Alexander Albon (Williams).

Boa tarde! Vamos dar início à cobertura do Grande Prémio da Bélgica, 14.ª ronda da temporada de Fórmula 1. Max Verstappen (Red Bull) foi o mais rápido da qualificação, porém, devido a uma penalização de 10 lugares vai partir de 11.º, sendo que Leclerc 'herda' a pole.