Colin Stussi (Vorarlberg) perde a camisola amarela que é agora do jovem português Afonso Eulálio (ABFT-Feirense)!
Suíço tinha vantagem de 1.25 minutos para o corredor luso, mas cruzou meta mais 1.34 m depois de Eulálio!
E Colin Stussi? Perderá a camisola amarela?
Sergio Chumil vence 2.ª etapa com Afonso Eulálio logo atrás!
ÚLTIMO KM DA ETAPA - Tudo igual na frente da corrida, Eulálio e Chumil devem cruzar meta juntos.
KM 160 - Entramos nos últimos dois quilómetros da etapa. Eulálio e Chumil seguem na frente, Jon Agirre está a 20 segundos e Colin Stussi mantém-se a 1.50 minutos.
KM 157 - Stussi volta a atacar e deixa António Carvalho para trás! Está a 2 minutos do líder. Quanto tempo conseguirá recuperar o suíço?
KM 156 - Entramos nos últimos cinco quilómetros da etapa rainha. Chumil e Eulálio permanecem na frente da corrida, com vantagem de 38 segundos do grupo Delio Fernandez, que viu Jon Agirre (Caja Rural) a juntar-se aos três corredores.
Entretanto, Stussi e o restante pelotão perde, para já, 2,07 minutos para Eulálio.
KM 154 - Os dois corredores da frente levam agora 33 segundos de vantagem, ao passo que o grupo do camisola amarela está cada vez mais longe da liderança (1,50 m). A manter-se assim a etapa, Afonso Eulálio passaria a vestir a camisola amarela. Mas ainda há muita corrida!
KM 151 - Afonso Eulálio (ABFT - Feirense) e Sergio Chumil (Burgos-BH) seguem na frente, 25 segundos à frent do grupo Delio Fernandez - composto por Jaume Guardeno (Caja Rural), Mikel Bizkarra (Euskatel-Euskati) e Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts/Tavira/Farense - e o grupo do camisola amarela mantém-se a 1,15 minutos dos líderes.
Recorde-se que Eulálio está em 10.º na geral e Chumi em 33.º
KM 150 - Afonso Eulálio alcança os dois espanhóis e já lidera a 3.ª etapa. Grupo onde está Colin Stussi, António Carvalho e Luis Fernandes segue a 1,04 minutos de Eulálio.
KM 149 - Na frente da corrida permanecem Xavier Canellas (Euskatel-Euskadi) e Segio Chumil Gonzalez (Burgos-BH). Mais atrás, a 32 segundos, vem Afonso Eulálio e o grupo da camisola amarela está a cerca de 1.10 minutos.
KM 147 - Arranca Colin Stussi! Parte para o ataque o camisola amarela e aproxima-se dos dois corredores da ABFT-Feirense! António Carvalho e Luís Fernandes, 2.º e 3.º, respetivamente na geral, respondem.
KM 146 - Mauricio Moreira (Sabgal-Anicolor), atual 5.º classificado da geral, está a ficar para trás do pelotão que persegue o grupo da frente e pode perder muito tempo na prova e ficar cada vez mais longe de uma vitória na Grandíssima!
Afonso Eulálio (ABFT-Feirense) partiu em ataque no pelotão e o camisola amarela, Colin Stussi (Vorarlberg) já está a 55 segundos da liderança da corrida!
KM 145 - Grupo de líderes na frente mantém vantagem a rondar os dois minutos do pelotão onde se encontra o camisola amarela Colin Stussi (Vorarlberg), no qual ainda ninguém atacou...
KM 141 - Começa oficialmente a subida até ao topo da Serra da Estrela! Colin Stussi está a cerca de 2 minutos dos líderes em fuga.
KM 140 - Para já, três corredores tentam fugir do pelotão. São (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense), Hugo Nunes (Rádio Popular - Paredes - Boavista) e Xavier Canellas (Euskaltel- Euskadi).
KM 139 - A três quilometros do começo da subida alguns corredores vão ficando para trás e para já é a equipa portuguesa Sabgal-Anicolor a impor o ritmo.
Meta volante Fundão (121 km)
1.º Xavier Canellas (Euskaltel- Euskadi)
2.º Carlos Salgueiro (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense)
3.º César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)
3.º Prémio Montanha Serra da Gardunha (112,5 km)
1.º César Fonte (Rádio Popular – Paredes- Boavista)
2.º Tiago Antunes (Efapel Cycling)
3.º Inigo Elosegui (Kern Pharma)
4.º Xavier Canellas (Euskaltel- Euskadi)
KM 130 - Estamos a cerca de 10 quilómetros do começo da subida da última montanha e líderes da prova mantêm vantagem de 2.55 segundos do camisola amarela, Colin Stussi.
KM 120 - Pelotão aproxima-se da segunda meta volante do dia, no Fundão.
KM 119 - Dorsais 5, 13, 22, 52, 54, 63, 75, 82, 85, 143, 161 e 162 são alguns dos corredores que se encontram no pelotão, com 2,46 de avanço do camisola amarela e é Felix Stehli (Vorarlberg) que impõe o ritmo.
KM 111,2 - César Fonte (Rádio Popular – Paredes- Boavista) e Tiago Antunes (Efapel Cycling) foram os vencedores deste prémio de montanha e levam avanço de 2.50 minutos para do camisola amarela. Atual pelotão que lidera a corrida é composto por 21 corredores!
Restam apenas 50 quilómetros na etapa e o pelotão já deu início à subida da terceira contagem de montanha do dia, na Serra da Gardunha.
Já se deu a partida real da 3.ª etapa da Volta a Portugal!
Refira-se que Emanuel Duarte (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), César Macias e Jonathan Caicedo (Petrolike) são as primeiras desistências desta Volta a Portugal depois de um acidente no início da corrida.
Recorde aqui o percurso:
Etapa 3
— Volta a Portugal (@VoltaPortugal) July 27, 2024
🚩 Crato
🏁 Covilhã (Torre) pic.twitter.com/2P5ZSflM8A
Decorridas duas horas de prova, os corredores já percorreram 95 quilómetros do percurso, com os líderes da corrida a manter cerca 2.30 minutos de avanço para o resto do pelotão.
1.ª Meta Volante (Castelo Branco)
1.º Xavier Canellas (Euskaltel- Euskadi)
2.º Carlos Salgueiro (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense)
3.º César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)
2.º Prémio Montanha - Serra das Oleias (64,5 km)
1.º Tiago Antunes, (Efapel Cycling)
2.º César Fonte (Rádio Popular – Paredes- Boavista)
3.º Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes- Boavista)
4.º Carlos Salgueiro (AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense)
Até ao momento, o pelotão já passou por duas das três montanhas de cateogoria três.
1.º Prémio Montanha Serra de São Miguel (41,7 km)
1.º Tiago Antunes (Efapel Cycling)
2.º João Medeiros /Credibom/LA Aluminios/Marcos Car)
3.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)
4.º Tyler Stites (Echelon Racing)
O top-10 da classificação geral:
1. Colin Stüssi (Vorarlberg) 8:11.17 horas
2. António Carvalho (ABTF-Feirense) + 32 s
3. Luís Fernandes (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) + 59 s
4. Diego Camargo (Petrolike) + 1.05 m
5. Mauricio Moreira (Sabgal-Anicolor) + 1.10 m
6. Ander Okamika (Burgos-BH) + 1,17 m
7. Jesus del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) m.t.
8. Jon Agirre (Kern Pharma) + 1.18 m
9. Joan Bou (Euskaltel-Euskadi) + 1.24 m
10. Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) + 1.25 m
Boa tarde a todos os nossos leitores (e leitoras)! Vamos dar início à cobertura da 3.ª etapa da 85.ª edição da Volta a Portugal.
O pelotão partiu, por volta das 12.30 horas, da vilta do Crato, sabendo que vão ter de percorrer 161,2 quilómetros para chegar à já conhecida meta na Torre, na Covilhã, uma montanha de categoria especial no topo da Serra da Estrela.
Na terceira etapa, ao quarto dia da 85ª Volta a Portugal Continente, o pelotão volta a ser testado com uma subida já muito conhecida pelos portugueses ⛰️ pic.twitter.com/XFZ32SUHwU
— Volta a Portugal (@VoltaPortugal) June 22, 2024
Vão ser 20,3 de subida, com inclinação média de 6,5%. Mas antes disso, os corredores vão passar por três contagens de montanha de nível três e com outras tantas metas volantes. Conseguirá Colin Stussi (Vorarlberg) ficar com a camisola amarena no final da jornada?