A Supertaça é do Barcelona com uma goleada memorável
Supertaça espanhola discutida na Arábia Saudita com a maior rivalidade do mundo

Barcelona vence a Supertaça!

Com uma goleada inolvidável, o Barcelona bateu o Real Madrid por 5-2, um resultado que reflete todo o domínio que teve. Raphinha bisou e assistiu, Lewandowski não dá sinais de envelhecimento e Lamine Yamal voltou a espalhar magia no relvado, com uma exibição que pode dar novo alento à equipa de Hansi Flick no campeonato. 

O Real Madrid ficou adormecido desde o golo de Mbappé (5’) até à expulsão de Szczesny, da qual resultou o golo de Rodrygo.  Uma vitória e resultados justíssimos para o Barcelona, que vence a Supertaça pela 15.ª vez e lança muitas dúvidas sobre o que o Real Madrid ainda poderá fazer esta época.   

Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto do jogo, daqui a pouco publicaremos a crónica do mesmo.

90+5' - Que defesa fantástica de Peña! 90 minutos depois de marcar, Mbappé volta a fazer uma grande jogada e só não bisou graças a uma grande intervenção do guarda-redes blaugrana.

90+3' - Jules Koundé tira o pão da boca a Jude Bellingham com um corte formidável já na pequena área, quando o inglês se preparava para marcar.

90' - O árbitro dá oito minutos de descontos.

87' - É de facto uma exibição muito desinspirada do Real Madrid. A equipa tem menos remates enquadraods (três) do que o Barcelona tem de golos. A vantagem numérica quase que não é notória e a equipa praticamente desistiu de lutar pelo resultado, mesmo sabendo que ia jogador com mais um jogador durate mais de 30 minutos.

72' - O Real Madrid não consegue tirar mis proveito da vantagem numérica e, mesmo sem bola, o Barcelona consegue controlar o jogo. Desde o golo de Rodrygo, o Real não voltou a assustar Iñaki Peña.

60' - MAS QUE PONTAPÉ DE RODRYGO - HAVERÁ ESPERANÇAS PARA O REAL?

No livre consequente da falta de Szczesny, o brasileiro não deu hipóteses a Iñaki Peña e reduz a larga desvantagem do Real.

57' - Cartão vermelho direto para Wojciech Szczesny! O jogo pode agora aquecer!

56' - Árbitro vai ao VAR rever as imagens.

55' - Mbappé cai após saída de Szczesny e fica a pedir falta. Amarelo para Vinícius por protestos.

48' - QUE GOLAÇO DE RAPHINHA! MAIS UM PARA O BARCELONA!

O internacional brasileiro arrancou pela esquerda, fez o que quis de Tchouaméni e Rudiger, e atirou para o 5-1!

48' - Que tiro de Rodrygo! Real Madrid quase reduz. Vinícius Júnior trabalhou na esquerda e Rodrygo acertou em cheio na bola, que bateu com estrondo nos ferros.

Ancelotti fez uma alteração ao intervalo. Saiu Camavinga, que tinha cartão amarelo e arriscou o segundo, e entrou Ceballos.

Começa a 2.ª parte!

Intervalo 

O Real Madrid ainda mal entrou em campo. É verdade que Mbappé fez um golo madrugador, numa grande jogada individual, mas a equipa esticou-se à sombra da bananeira e ainda não saiu de lá. Antes de marcar, o Barcelona já se aproximara do golo por três vezes.

Depois, Lamine Yamal pegou na bola, fez magia e abriu a contagem blaugrana. Não demorou muito até que Lewandowski, Raphinha e Balde aproveitassem também as debilidades defensivas merengues. Carlo Ancelotti termina a 1.ª parte com o rosto fechado, mas a defesa da sua equipa tem estado muito aberta.

Resultado justo, dada a avalanche ofensiva que o Barcelona teve, à qual o Real ainda não soube responder.  

45+10' - É UM AUTÊNTICO PASSEIO DO BARCELONA - AGORA É BALDE QUEM MARCA!

O lance começa num canto do Real Madrid, onde Rodrygo ofereceu a bola ao adversário. Yamal lançou depois Raphinha, que driblou Valverde e assistiu Balde para o quarto golo do Barcelona antes do intervalo.

45+6' - Numa grande jogada do Barcelona, na qual a bola passoupor quase todos os jogadores, Aljandro Baldé invade a área, foge a Lucas Vázquez e atira para uma defesa fantástica de Courtois.

45' - O árbitro surpreende e dá... nove minutos de compensação nesta 1.ª parte.

43' - Raphinha descobre Lewandowski no coração da área, o polaco cabeceia a bola por cima, mas leva depois com uma forte pancada de Rudiguer e fica muito queixoso no chão.

39' - Um, dois, três, o Barcelona marca outra vez! Já parece um rolo compressor - depois de perder três grandes oportunidades de golo a abrir o jogo, o Barcelona atinou com a eficácia e está a voar em Jedá. Desta feita, foi Raphinha a marcar, após um cruzamento sublime de Jules Koundé. Mais uma vez, Lucas Vázquez fica muito mal no lance e deixou que o brasileiro cabeceasse à vontade. É o 18.º golo da época para o capitão dos blaugrana.

36' - Golooooo do Barcelonaaa - Lewandowski faz de penálti novo golo para o Barça!

Courtois ainda adivinhou o lado para onde foi a bola, mas o polaco teve uma execução sublime do penálti. O polaco, com 36 anos de idade, chegou aos 26 golos em 27 jogos esta época.

É penálti para o Barcelona!

33' - Camavinga fez falta claríssima sobre Casadó na grande área, mas o árbitro não assinala penálti. O árbitro vai agora ver as imagens no VAR.

O golo fantástico de Lamine Yamal, que empatou a partida:

29' - Iñigo Martínez sai de campo lesionado e é substituído por Ronald Araújo, que recentemente recuperou de lesão - aliás, este é apenas o segundo jogo da época do defesa uruguaio.

22' - QUE GOLAÇOOOOO DE YAMAL - UMA OBRA OBRA PRIMA!

São 17 anos de pura qualidade e confiança. Naquele que é o maior Clássico do mundo do futebol, Lamine Yamal fez o que quis da defesa blanca, driblou Tchouaméni e depois bateu Courtois com enorme categoria - foi um autêntico passe para o fundo das redes. Está feito o empate!

19' - Mbappé já reentrou em campo. Parece estar tudo bem com a estrela do Real, que inaugurou o marcador desta final.

16' - Mbappé cai lesionado no chão. O jogador foi pisado inadvertidamente por Jules Koundé e pediu a entrada da equipa média em campo. O francês tirou logo a bota e a meia, para que os médicos tratassem da sua ferida.

O golo de Mbappé aos 5', o seu primeiro em El Clásicos e o 15.º ao serviço do Real:

9' - Barcelona desperdiça terceira grande oportunidade no jogo. O Real concede muitos espaços na grande área e Raphinha rematou cruzado, com muito perigo, mas ao lado da baliza merengue.

5 - GOLOOOOO DE MBAPPÉÉÉÉÉ

Contra-ataque letal do Real Madrid após uma perda de bola de Marc Casadó, Vinícius coloca a bola em Mbappé, que recebe, acelera, conduz, ultrapassa Baldé e finaliza com qualidade - Szczesny também não abordou o lance da melhor maneira e foi ao chão muito rapidamente. Está o Real Madrid na frente!

4'- Que defesa monumental de courtois! Raphinha cabeceia completamente à vontade no coração da área, enquanto Lucas Vázquez só defendia com os olhos, mas Courtois faz uma defesa monstruosa.

2' - Yamal dá o primeiro aviso. Como ele faz tão bem, o jovem talento puxou a bola para o pé esquerdo e rematou colocado, para boa defesa de Courtois.

As equipas já entraram em campo - tudo a postos para o apito inicial!

Real Madrid e Barcelona apostam nos onzes mais fortes. Os blancos alinham no habitual 4x2x3x1, com Bellingham a atuar quase como um segundo avançado no apoio a Mbappé. O médio inglês tem estado em alta: tem 7 golos e 3 assistências nos últimos três jogos. 

No Barça, destaque para a terceira titularidade seguida de Szczesny. Se o meio-campo de Pedri, Gavi e Casadó não tiver bola, a equipa passará por muitos problemas... que poderão ser reolvidos com um rasgo individual do letal trio atacante.  

JÁ TEMOS ONZES INICIAIS!

A EQUIPA INICIAL DO BARCELONA: Wojciech Szczesny; Jules Koundé, Pau Cubarsí, Iñigo Martínez, Alejandro Baldé; Pedri, Marc Casadó, Gavi; Lamine Yamal, Robert Lewandowski, Raphinha.  

O ultimo jogo entre estas equipas está bem presente na mente de todos: a 26 de outubro, o Barcelona goleou e humilhou o Real no Santiago Bernabéu por 4-0, com golos de Lewandowski (dois), Lamine Yamal e de Raphinha. Um encontro que também ficou marcado pelas 12 vezes em que os jogadores merengues foram apanhados em fora de jogo.

ONZE DO REAL MADRID: Thibaut Courtois; Lucas Vázquez, Aurélien Tchouaméni, Antonio Rudiguer, Ferland Mendy; Federico Valverde, Eduardo Camavinga, Jude Bellingham; Rodrygo, Kylian Mbappé, Vinícius Júnior. 

A Supertaça de Espanha engloba os dois primeiros classificados da La Liga (Real Madrid e Barcelona) e os dois finalistas da Taça do Rei (Athletico Bilbao e Maiorca). Nas meias-finais, o Real bateu os insulares (3-0) e o Barcelona venceu os bascos (2-0).

O estádio tem lugar em Jedá, no estádio King Abdullah Sports City. Desde 2020 que a Supertaça espanhol é decidida na Arábia Saudita e assim continuará, pelo menos, até 2030. A Federação Espanhol de Futebol recebrá à volta de 30 milhões de euros, de acordo com a Imprensa espanhola, por cada ano que a Supertaça se jogar no país do Médio Oriente.

Boa tarde! Vamos seguir aqui todas as incidências do El Clásico entre Real Madrid e Barcelona, onde vai estar em jogo a Supertaça de Espanha!