90+6': Final da partida em Leiria. Portugal cumpriu a sua obrigação, derrotando Malta (3-1), e fechou o grupo B3 de apuramento para o Euro 2025 feminino sem derrotas - cinco vitórias e uma igualdade.
90+3': Cartão amarelo para Shona Zammit (Malta).
90+2': Substituição para Malta, com a entrada de Flask pela saída de Rachel Cuschieri.
86': Golo de Portugal! Com justiça, a equipa nacional avoluma o resultado com uma recarga atempada de Jéssica Silva, na pequena área, após intervenção incompleta da guardiã Maya Cachia, que largou a bola após ter-se interposto a um cruzamento rasteiro.
85': Substituição para Portugal, com a entrada de Telma Encarnação pela saída de Ana Capeta.
82': Dolores Silva aproveitou a posição frontal em que se encontrava para atirar à baliza, no entanto fraco e à figura.
As mexidas efetuadas parecem ter trazido mais alguma frescura e clarividência a Portugal, que vence apenas pela margem mínima e não está a salvo de uma possível surpresa.
73': Substituição para Portugal, com a entrada de Andreia Jacinto pela saída de Joana Martins.
73': Dupla substituição para Malta, com as entradas de Saliba e Rapa pelas saídas de Maya Lucia e Charlene Zammit.
72': Jogo interrompido para assistência a Faruggia (Malta).
67': Canto para Portugal e as comandadas de Francisco Neto ainda não conseguiram criar situações claras para finalizar no segundo tempo.
59': Primeira iniciativa ofensiva da equipa nacional no segundo tempo, mas Ana Capeta rematou de forma precipitada, em desequilíbrio, e a bola perdeu-se pela linha final sem qualquer perigo.
56': Tripla substituição para Portugal, com as entradas de Ana Borges, Dolores Silva e Jéssica Silva pelas saídas de Catarina Amado, Tatiana Pinto e Stephanie Ribeiro.
Primeiros minutos de pressão imposta por...Malta, porém sem situações junto da baliza portuguesa.
Dupla substituição ao intervalo para Malta, com as entradas de Maya Cachia e Emma Xuereb pelas saídas de Patricia Ebejer e Said.
46': Já se joga a segunda parte.
45+2: Tempo de intervalo.
44': Novo remate da equipa nacional, com um cabeceamento de Andreia Norton, mas ainda distante da baliza maltesa e sem oferecer qualquer perigo para a guarda-redes Ebejer.
42': Motivada, Stephanie Ribeiro tentou o bis: lançada em profundidade, a atacante procurou colocar por alto e explorar o adiantamento da guardiã contrária, mas fê-lo por cima.
Tal como o favoritismo que se previa à partida fazia antever, com serenidade a equipa nacional voltou a impor a sua superioridade relativamente ao conjunto adversário e, através do entendimento entre as suas duas unidades mais avançadas, voltou a colocar-se na frente do resultado.
30': Cartão amarelo para Stephanie Ribeiro (Portugal).
28': Golo de Portugal! Na primeira internacionalização, Stephanie Ribeiro estreia-se a marcar num lance de entendimento com Ana Capeta, que contou com alguns ressaltos felizes nas defensoras adversárias. Ainda assim, a atacante foi competente e atirou cruzado, como se impunha.
25': Portugal novamente próximo do golo: a guardiã maltesa, Patricia Ebejer, falha em lance aparentemente fácil e Andreia Norton quase consegue aproveitar para converter na área.
O golo de Malta surge contra a corrente da partida, que vinha sendo marcada pelo (esperado) domínio da equipa portuguesa, à qual caberá voltar à carga no sentido de recuperar o comando do marcador.
16': Golo de Malta! Lance de muita fortuna para as maltesas que, na conversão de um canto batido de forma simples e curta, fizeram a bola chegar até Maria Farrugia, que não se fez rogada e atirou para desvio na zona lombar de Ana Rute, ludribriando a guardiã Patrícia Morais.
14': Portugal quase volta a marcar! Na cobrança do canto e após um primeiro desvio no coração da área, Ana Seiça apareceu ao segundo poste a desviar a bola, que passou muito perto do poste esquerdo.
14': Novo canto para Portugal;
Apesar de, em função do momento em que a partida se realiza - uma tarde de verão - o calor se fazer sentir, por outro lado Portugal conta com um ponto favorável com o qual não contou na primeira volta, em Malta: o relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, apresenta-se em excelentes condições.
7': Golo de Portugal! A equipa nacional inaugura o marcador no seu primeiro remate: mérito - e velocidade! - de Catarina Amado pela direita antes de cruzar rasteiro para a entrada em antecipação de Ana Capeta, que atirou sem possibilidades de defesa.
6': Primeiro canto para Portugal, após um primeiro momento de presença na área contrária.
5': Cartão amarelo para Stephania Farrugia (Malta).
1': Começa a partida!
Escuta-se A Portuguesa em Leiria.
Toca o hino de Malta.
As equipas já estão em campo.
Portugal pretende fechar o grupo de forma invicta: em cinco jornadas realizadas, soma quatro vitórias e apenas uma igualdade, registada precisamente na última jornada realizada, na passada sexta-feira, ante a Bósnia e Herzegovina. A equipa portuguesa espera agora fazer o seu favoritismo ante a congénere maltesa, última colocada do agrupamento.
Falta a Portugal defrontar Malta, adversário já condenado à despromoção a Liga das Nações C e que esta tarde visita o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. A BOLA seguirá este capítulo final, a par e passo; fique por aí!
Boa tarde, caro leitor! A Seleção Nacional feminina encerra esta tarde, pelas 18 horas, a sua participação no grupo B3 da fase de qualificação para o Euro 2025 que, em simultâneo, consiste na disputa da Liga das Nações B.
Os objetivos estão, desde já, consumados, com a equipa nacional a ter já garantido o primeiro lugar do grupo e a consequente promoção à Liga das Nações A, assim como um melhor posicionamento para o primeiro de dois play-offs que a separam de marcar presença na fase final do Europeu.