Final da partida! Portugal 4 Irlanda do Norte 0! O resultado não deixa margem para qualquer dúvidas: as Navegadoras demostraram toda a sua qualidade e golearam a sua congénere norte-irlandesa em apelo nem agravo. Carole Costa (aos 25 minutos, de penálti), Lúcia Alves (49 e 90+6') e Catarina Amado (83') pintaram o inequívoco triunfo nacional e a grande verdade é que o resultado apenas peca por... escasso. Foram muitas as oportunidades de golo criadas pela formação orientada por Francisco Neto e o desnível no marcador poderia ter sido bem maior. No cômputo geral, foi uma exibição de grande qualidade de Portugal que, desta forma, termina a 3.ª jornada deste Grupo 3 da Liga das Nações B com 9 pontos - três jogos e três vitórias, 9 golos marcados e nenhum sofrido. Este registo permite às Navegadoras ficarem cada vez mais perto do regresso à Liga das Nações A (apura-se diretamente o primeiro classificado do grupo), mas também dá ainda mais asas ao sonho da qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, que vai realizar-se na Suiça.
90+6': Golo de Portugal! Cruzamento da direita de Catarina Amado e Lúcia Alves, ao segundo poste e já depois de ganhar no duelo com uma adversária, remata para o fundo das redes. 4-0.
CINCO MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO PARA ESTA SEGUNDA PARTE
89': Substituição na Irlanda do Norte, com a saída de Rachel Dugdale para a entrada de Caragh Hamilton.
83': Golo de Portugal! Assistência de Andreia Jacinto e Catarina Amado, numa incorporação à área contrária, fez (também ela) um chapéu a Jacqueline Burns para mais um das Navegadoras. 3-0.
82': Substituição em Portugal, com a saída de Kika Nazareth para a entrada de Joana Martins.
78': Tripla substituição em Portugal, com as saídas de Joana Marchão, Andreia Norton e Telma Encarnação para as entradas de Catarina Amado, Andreia Faria e Ana Dias.
71': Dupla substituição na Irlanda do Norte, com as saídas de Keri Halliday e Lauren Wade para as entradas de Brenna McPartlan e Louise McDaniel.
66': Primeira aparição de Diana Silva! Entrada há apenas três minutos, a camisola 16 das Navegadoras, solicitada em velocidade pela direita, rematou cruzado a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Jacqueline Burns.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 10.017
63': Substituição em Portugal, com a saída de Jéssica Silva para a entrada de Diana Silva.
59': Substituição na Irlanda do Norte, com a saída de Chloe McCarron para a entrada de Casey Howe.
54': De novo Portugal a ameaçar! Cruzamento da direita de Kika Nazareth e Telma Encarnação, junto à marca de penálti, rematou de forma acrobática e fez a bola passar a rasar o travessão.
52': Na barra!! Livre lateral cobrado por Joana Marchão e Andreia Norton, de cabeça, enviou a bola à barra da baliza da Irlanda do Norte. Portugal ficou muito perto do terceiro...
49': Golo de Portugal! Ou melhor: golaço de Portugal! Passe longo de Andreia Jacinto e Lúcia Alves, já dentro da área, descaída para o flanco direito, tirou uma chapéu com as medidas exatas a Jacqueline Burns e aumentou a contenda. Que momento maravilhoso da ala portuguesa. 2-0.
Início da segunda parte!
Intervalo! Portugal 1 Irlanda do Norte 0. As Navegadoras vão para o descanso na frente do marcador, numa vantagem que tem tanto de justa quanto escassa. Tudo porque, além do golo apontado por Carole Costa, aos 25 minutos, de penálti (a castigar falta de Rebecca McKenna sobre Lúcia Alves), a formação orientada por Francisco Neto criou várias situações de finalização claras que podiam ter sido concluídas com sucesso e, assim, o resultado poderia não estar apenas na margem mínima. A Irlanda do Norte apenas nos últimos instantes desta primeira parte tentou abeirar-se da área portuguesa, mas a verdade é que Patrícia Morais ainda não foi obrigada a fazer nenhuma defesa de registo. Portugal é, percebe-se, (muito) melhor do que a Irlanda do Norte e, a manter-se a toada do jogo, é bastante crível que na etapa complementar a vantagem possa ser aumentada. Assim a mira na hora da finalização esteja mais afinada...
TRÊS MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO PARA ESTA PRIMEIRA PARTE!
45': De novo Portugal a cheirar o golo! Transição rápida da equipa das quinas, com Kika Nazareth a isolar Lúcia Alves e a ala nacional a rematar para defesa atenta de Jacqueline Burns.
33': Outra vez Portugal! Pontapé de canto cobrado à direita por Joana Marchão e Telma Encarnação, no coração da área, foi ao segundo andar e cabeceou ligeiramente por cima da barra da baliza contrária.
32': Portugal ameaça o segundo! Cruzamento da esquerda de Jéssica Silva, Jacqueline Burns dá uma sapatada na bola e Lúcia Alves, descaída para a direita, tenta a sua sorte num remate colocado, mas a guarda-redes da Irlanda do Norte, mostrando excelentes reflexos, ainda conseguiu defender para canto.
25': Golo de Portugal!! Carole Costa, na transformação da grande penalidade, não deu hipótese de defesa a Jacqueline Burns. Está feito o primeiro da noite em Leiria. 1-0.
23': Penálti para Portugal! Livre direto de Joana Marchão, Jacqueline Burns defendeu para a frente e quando Lúcia Alves tentava chegar à bola para fazer a recarga foi derrubada por Rebecca McKenna.
22': Cartão amarelo a Rebecca Holloway (Irlanda do Norte).
19': Mais uma aproximação perigosa de Portugal! Lúcia Alves recuperou a bola em zona alta, endossou, de imediato, o esférico a Kika Nazareth, mas o remate da número 20 da equipa das quinas, que foi efetuado à entrada da área contrária, saiu ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Jacqueline Burns.
15': Primeiro quarto de hora de controlo absoluto de Portugal! A Seleção Nacional tem jogado quase sempre no meio-campo ofensivo e tem tentado explorar bem os corredores laterais, especialmente o direito, onde Lúcia Alves tem assumido grande protagonismo nos lances de ataque. Telma Encarnação, por duas vezes na mesma jogada, logo no minuto inaugural, dispôs das melhores situações para a abrir o ativo, mas, a julgar pela amostra, será uma questão de tempo até as Navegadoras chegarem à vantagem...
1': Grande oportunidade para Portugal! Cruzamento da direita de Jéssica Silva e Telma Encarnação, à entrada da pequena área e em duas ocasiões, falhou o golo. Em primeira instância, o cabeceamento foi intercetado por uma adversária, e, depois, o pontapé acrobático da madeirense não levou a melhor direção. Logo aos 30 segundos, as Navegadoras ficaram à beirinha de inaugurar o marcador!
Início da partida!
As três equipas já subiram ao relvado e está quase tudo a postos para o pontapé de saída! As bancadas estão muito bem compostas e a festa promete.
A cerca de 20 minutos do início da partida, já há bastantes adeptos nas bancadas do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O sol ainda brilha na cidade leiriense e a temperatura está bastante agradável. O relvado também parece estar em excelentes condições e, como tal, parecem estar reunidas todas as condições para um excelente espetáculo de futebol.
Irlanda do Norte (selecionadora): Tanya Oxtoby
Irlanda do Norte (suplentes): Lauren Perry (12), Maddison Harvey Clifford (23), Brenna McPartlan (5), Marissa Callaghan (8), Danille Maxwell (11), Kelsie Burrows (13), Caragh Hamilton (17), Lousie McDaniel (18), Emily Wilson (19), Joely Andrews (20), Kerry Beattie (21) e Casey Howe (22)
Irlanda do Norte (titulares): Jacqueline Burns (1); Rebecca McKenna (2), Laura Rafferty (6) C, Rebecca Holloway (15) e Demi Vance (3); Rachel Dugdale (4), Nadene Caldwell (16) e Chloe McCarron (7); Lauren Wade (14), Simone Magill (9) e Keri Halliday (10)
Portugal (selecionador): Francisco Neto
Portugal (suplentes): Inês Pereira (1), Sierra Cota-Yarde (22), Catarina Amado (2), Ana Seiça (4), Ana Rodrigues (7), Beatriz Cameirão (11), Joana Martins (13), Dolores Silva (14), Diana Silva (16), Andreia Faria (17), Stephanie Ribeiro (18) e Ana Dias (21)
Portugal (titulares): Patrícia Morais (12); Ana Borges (9) C, Carole Costa (15) e Diana Gomes (19); Lúcia Alves (3), Andreia Jacinto (6), Andreia Norton (8) e Joana Marchão (5); Jéssica Silva (10), Telma Encarnação (23) e Kika Nazareth (20)
Árbitra: Tess Olofsson (Suécia); Assistentes: Almira Spahic e Emelie Elfstrand; 4.ª Árbitra: Lovisa Johansson
Já há equipas oficiais!
Tal como aconteceu no primeiro jogo desta fase de qualificação - e tal como, de resto, também irá acontecer na 6.ª e última jornada deste Grupo 3 da Liga das Nações B, frente a Malta, no próximo dia 16 de julho -, Portugal volta a jogar em Leiria, palco que tem sido bom presságio para a Seleção Nacional.
Portugal chega a este jogo com o pleno de vitórias neste percurso que, recorde-se, serve, em simultâneo, de apuramento para o Campeonato da Europa de 2025 e de promoção à Liga das Nações A. A equipa das quinas venceu, nos dois primeiros jogos, a Bósnia (3-0) e Malta (2-0), pelo que os seis pontos conquistados garantem-lhe a liderança do grupo. A Irlanda do Norte segue logo atrás, com 4. Malta (1 ponto) e Bósnia (0) seguem nas 3.ª e 4.ª posições, respetivamente.
O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, recebe, esta noite (20.45 horas), o encontro entre Portugal e Irlanda do Norte, referente à 3.ª jornada do Grupo 3 da Liga das Nações B. A BOLA já está no recinto leiriense e vai contar-lhe tudo sobre este embate das 'Navegadoras' e, como sempre aconteceu, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!