Portugal-Finlândia: siga em direto o primeiro teste da Seleção antes do Euro
Ainda sem Cristiano Ronaldo, a Equipa das Quinas começa a preparação para o Campeonato da Europa frente a uma seleção que não se qualificou para a prova.

Eis o onze de Portugal: José Sá; João Cancelo, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes; Palhinha, João Neves, Vitinha; Francisco Conceição, Rafael Leão, Diogo Jota.

Termina a partida: Portugal vence a Finlândia por 4-2!

Num jogo que parecia totalmente controlado pela Equipa das Quinas, um bis de Pukki na 2.ª parte ainda ameaçou o triunfo luso. No entanto, a irreverência de Francisco Conceição e a frieza de Bruno Fernandes na hora da finalização foram fundamentais para Portugal vencer de forma minimamente confortável.

Os autores dos golos portugueses foram Bruno Fernandes (dois), Rúben Dias e Diogo Jota (de penálti). Francisco Conceição fez duas assistências e Vitinha uma.

Portugal inicia assim a preparação para o Euro 2024 com uma vitória. Seguem-se jogos com a Croácia (dia 8) e com a República da Irlanda (dia 11).

Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto desta partida. Daqui a pouco, publicaremos as reações, a crónica e todos os destaques da vitória de Portugal.

O segundo golo do encontro de Bruno Fernandes, que também resultou na segunda assistência de Francisco Conceição:

O golaço de Bruno Fernandes, que na altura colocou Portugal a vencer por 3-0:

90+2' - CONCEIÇÃO ACERTA NO POSTE!

O golo hoje não quer nada com o avançado do FC Porto, que agora, quase sem ângulo, rematou ao poste.

Depois de hoje, José Sá só tem duas internacionalizações mas fez todos os minutos dos respetivos jogos em ambas ocasiões. O guardião não jogava pela seleção desde uma vitória por 2-0, no passado mês de outubro, frente ao Liechtenstein.

90' - Vão jogar-se mais 4 minutos.

Francisco Conceição sai de campo com alguma fadiga, mas é muito aplaudido pelas bancadas.

87' - Contra-ataque perigoso para Portugal, Francisco Conceição tentou o golo, mas Hradecky defemdeu com tranquilidade.

O avançado bem vai tentando a sorte, mas hoje destacou-se mesmo pela forma como serviu os coelgas.

84' - E MARCA PORTUGAL - MAIS UMA VEZ, FRANCISCO CONCEIÇÃO É DECISIVO

O extremo roubou a bola ao defesa, invadiu a área e depois atrasou para Bruno Fernandes, que fez o golo da tranquilidade para Portugal com um remate rasteiro e indefensável.

Pedro Neto já reentrou em campo, aparentemente recuperado.

O primeiro golo de Pukki, que pouco depois bisaria:

Na sequência do lance, Pedro Neto ficou muito queixoso no chão e é atendido pela equipa médica portuguesa.

80' - QUE DESPERDÍCIO DE CONCEIÃO - INACREDITÁVEL

Grande lance de Pedro Neto na esquerda, cruza para a área onde o jogador do FC Porto, completamente isolado, remata com o pé direito e muito longe da baliza.

77' - PUKKI BISA E REDUZ DE NOVO A DESVANTAGEM!

Está em alta o veterano avançado. Desta vez, roubou a bola a Dalot e depois fugiu à marcação de Danilo para bater, de novo, José Sá. Muita desatenção defensiva de Portugal nesta fase e a Finlândia ainda sonha com o empate.

É o terceiro jogo consecutivo em que Portugal sofre golos, e é o quinto golo sofrido nessas partidas - Eslovénia e Suécia marcaram ambas dois.

Entretanto, saiu antónio Silva de campo, para a entrada de Danilo.

73' - GOLO DA FINÂNDIA - E QUE GOLO: 3-1

Pukki, acabado de entrar, foga à marcação de Gonçalo Inácio e de António Silva, antes de picar a bola com muita classe sobre José Sá, que até agora fora um mero espectador.

Francisco Conceição (FOTO: LUSA/MIGUEL A. LOPES)

Na sua segunda internacionalização, Francisco Conceição teve algumas dificuldades no início, mas já ganhou um penálti e fez uma assistência. (FOTO: LUSA/MIGUEL A. LOPES)

Oficial: estão no Estádio José Alvalade 43.125 espectatdores. A lotação máxima era de 45.754 lugares, devido às obras que decorrem no recinto.

60' - A Finlândia já tem pouco a fazer. Markku Kanerva continua a instruir os seus jogadores para atacarem, mas Portugal está completamente por cima do jogo, a jogar com confiança e, claro, com muita qualidade.

55' - QUE GOLAÇOOO DE BRUNO FERNANDES!

Francisco Conceição podia rematar de dentro da área, mas prefere dar para Bruno Fernandes que, da meia lua, rematou com força e colocado, sem hipóteses para Hradecky.

Dalot e Gonçalo Ramos também participaram na jogada.

50' - QUE DEFESA DE HRADECKY!!

Dalot cruzou tenso para Cancelo, que fez o que quis da defsa adversária e rematou cheio de força, mas Hradecky impediu o golo com uma grande parada.

Por Portugal, saíram: Diogo Jota, Palhinha, Rúben Dias, Nuno Mendes e Rafael Leão, e entraram Gonçalo Ramos, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, Bruno Fernandes, Pedro Neto.

Portugal vai sair a jogar na 2.ª parte e Roberto Martínez fez aterações ao intervalo.

Os jogadores vão regressando ao relvado para a 2.ª parte.

O golo de Rúben Dias que dá vantagem a Portugal - foi o 3.º golo pela seleção do central e o seu primeiro esta época:

O golo de Diogo Jota a fechar a 1.ª parte, colocando assim Portugal a vencer por 2-0:

Fim da 1.ª parte!

Portugal fecha a 1.ª parte com chave de ouro. Francisco Conceição ganha um penálti que Diogo Jota bate com confiança e enganando Hradecky. Curiosamente, estes eram os dois jogadores de Portugal que sentiam mais dificuldades em aparecerem em campo neste período.

Isto, aliado ao golo inicial de Rúben Dias, coloca Portugal a vencer a Finlândia por 2-0. Um resultado justo, dado o domínio lusitano.

45+4' - GOLO DE PORTUGAL!! JOTA MARCA DE PENÁLTI!!

Diogo Jota vai bater o castigo máximo.

45+1' - PENÁLTI PARA PORTUGAL

É assinalado falta de Niskansen sobre Francisco Conceição.

43'- Diogo Jota falha um remate em zona privilegiada, após passe tenso e perigoso de vitinha.

43' - Francisco Conceição ensaiou um remate de primeir,a mas bateu mal na bola, que foi contra Diogo Jota. Curiosamente, estes são dois dos jogadores de Portugal que têm sentido mais dificuldades em mostrarem toda a sua qualidade.

41' - Portugal controla o jogo a seu bel-prazer muito graças ao trabalho do trio de médios - Palhinha a recuperar, João Neves a fazer o mesmo e a distribuir, e é raro ver Vitinha falhar um passe. Os dois últimos também não têm uma posição fixa, o que dificulta o trabalho da defesa finlandesa.

Palhina é uma dor de cabeça para os adversários (Foto: ASF)

Palhina é uma dor de cabeça para os adversários (Foto: ASF)

40 ' - Francisco Conceição remata já na área, mas para nova defesa de Hradecky.

37' - Assusta Nuno Mendes!

Boa iniciativa de Cancelo pela direita, o lateral cruza para a área onde aparece Nuno Mendes a cabecear à ponta de lança, mas para defesa segura de Hradecky.

33' - Palhinha dá espetáculo!

O médio corta um ataque muito perigoso da Finlândia, antes de soltar a bola para o ataque português com um passe de calcanhar. O jogador do Fulham via-se conseguindo impor nos duelos que disputa.

Vitinha faz um cruzamento-remate que a defesa da Finlândia, com alguma dificuldade, consegue afastar. Na sequência do lance, Rafael Leão fica queixoso na área.

30' - Livre perigoso para Portugal - Vitinha vai cruzar para a área.

27' - Portugal vai dominando o encontro a toda a linha. Apesar da intenção, a Finlândia não consegue ter posse no meio-campo adversário.

Vitinha e João Neves vão dominando o meio-campo e Cancelo, Nuno Mendes e Rafael Leão são um perigo à solta nas alas. Francisco Conceição vai-se tentando mostrar, mas ainda não deslumbrou.

21' - Remate perigoso de João Cancelo.

Portugal vai soltando-se em campo e após uma jogada muito bem trabalhada, Cancelo tenta a sua sorte, mas a bola vai à malha lateral da baliza.

17' - GOLO DE PORTUGAL!! MARCA RÚBEN DIAS!!

O capitão da seleção soltou-se na pequena área e marcou com um cabecemaento indefensável! A assistência foi de Vitinha, num pontapé de canto.

15' - QUE PERIGO DE VITINHA

O médio invadiu a área e cruzou para Diogo Jota, que estava isolado, mas Hradecky esticou-se o máximo que podia e conseguiu agarrar a bola.

Enquanto o jogo ainda está algo morno, os adeptos tentam aquecer o ambiente ao fazerem a onda mexicana.

12'- Lance perigoso de Portugal, com João Neves a conseguis soltar-se da pressão adversária, Diogo Jota isola Nuno Mendes na esquerda, este devolve o passe, mas o avançado não consegue receber nas melhores condições e passa assim o perigo.

10' - Livre frontal para Portugal. Na sequência, Diogo Jota cabeceia para a primeira defesa do jogo, de Hradecky.

Portugal sai a jogar com três jogadores atrás - Palhinha desce para atuar como central pelo meio. No centro do terreno, Vitinha e João Neves vagueiam muito à procura da bola e consequentemente dos colegas, enquanto os homens das alas tentam atacar nesse espaço.

7' - Nissila bate António Silva e invade a área portuguesa, onde faz um passe perigoso, mas que é cortado pela defesa. A Finlândia mostra intenções de querer atacar.

6'- A Finlândia não se sente pressionada e procura sair a jogar desde o guarda-redes.

Sendo Rafael Leão um extremo que gosta de jogar junto à linha lateral, Nuno Mendes atua quase como médio interior para dar espaço ao jogador do Milan. Com isto, por vezes, o lateral do PSG quase que chega a atuar como segundo avançado, ao lado de Diogo Jota.

1'- Rafael Leão solta-se no meio e acelera até à entrada da área, onde faz um remate fraco e ao lado. Mas fica dado o primeiro aviso de Portugal.

1'- Começa a partida! Sai a Finlândia a jogar.

Sem Cristiano Ronaldo, que se encontra ainda em férias após o final de época na Arábia Saudita, Rúben Dias é o capitão da Seleção Nacional e troca cumprimentos com Lukas Hradecky.

Eis o onze de Portugal: José Sá; João Cancelo, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes; Palhinha, João Neves, Vitinha; Francisco Conceição, Rafael Leão, Diogo Jota.

Vai agora tocar A Portuguesa.

Portugal inicia hoje, frente à Finlândia, a preparação para o Euro 2024

Entram agora as equipas em campo, que se alinham antes da cerimónia dos hinos nacionais - o primeiro é o da Finlândia. Os cerca de 30 adeptos finlandeses levantam-se para cantarem.

O speaker no Estádio José Alvalade anuncia o onze titular da seleção e as bancadas aplaudem efusivamente todos os jogadores, sobretudo João Cancelo, João Neves e João Palhinha.

A cerca de 15 minutos antes do início do jogo, o onze titulares de Portugal são os últimos jogadores a saírem de campo. Entretanto, as bancadas do Estádio José Alvalade vão-se preenchendo, mas ainda não estão cheias.

Do lado português, o onze inicial também pratica a posse de bola e troca de passes. Nos substitutos, Pepe, João Félix, Bernardo Silva e Diogo Dalot formaram um pequeno grupo e vão dando toques na bola sem a deixarem cair no chão - conseguiram, pelo menos numa vez, trocar 20 passes sem a bola cair.

Bernardo Silva com João Félix antes do jogo com a Finlândia (Foto: ASF)

Bernardo Silva com João Félix antes do jogo (Foto: ASF)

No aquecimento, a Finlândia faz exercícios de posse de bola em espaço reduzido. A intenção do selecionador Markku Kanerva parece ser clara: apesar do favoritismo adversário, a equipa não quer apenas defender.

João Cancelo e João Palhinha são homenageados por Humberto Coelho, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, por terem chegado, respetivamente, às 50 e às 25 internacionalizações por Portugal.

Homenagem a João Cancelo (Foto: ASF)

Homenagem a João Cancelo (Foto: ASF)

De seguida, a Seleção Nacional entra em campo para realizar os exercícios de aquecimento.

Diogo Costa e Rui Patrício ouvem indicações (Foto: ASF)

Diogo Costa e Rui Patrício foram dos primeiros a entrar em campo. Hoje, começam no banco, sendo José Sá o titular. (Foto: ASF)

Entra agora a equipa da Finlândia em campo, para a alegria de uma dezena de adeptos finlandeses que marcam presença no Estádio José Alvalade.

A equipa finalndesa será liderada pelo guarda-redes Lukas Hradecky, ele que vem da melhor época da carreira na qual fez 35 jogos pelo Bayer Leverkusen, equipa que venceu a Bundesliga e a Taça da Alemanha, sem qualquer derrota nas cometições domésticas.

A pouco mais de 45 minutos do apito inicial, os guarda-redes portugueses são os primeiros jogadores que entram em campo. José Sá, que será o titular de hoje, Diogo Costa e Rui Patrício são muito aplaudidos pelos poucos adeptos que já estão no estádio.

Com esta equipa, Roberto Martínez parece voltar ao 4-3-3, deixando o sistema de três centrais com que encarou a Eslovénia no último jogo de Portugal, e que resultou numa derrota por 0-2 - a primeira do treinador espanhol ao comando da Equipa das Quinas.

A chegada da equipa portuguesa ao Estádio José Alvalade:

Também já temos onze da Finlândia: Hradecky; Alho, Ivanov, Jensen, Niskanen; Nissila, Peltola, Suhonen; Talvite, Kallman, Antman.

E já temos o onze de Portugal, anunciado por Roberto Martínez à RTP!

A Seleção Nacional já chegou ao estádio de Alvalade e jogadores portugueses foram recebidos com aplausos pelos adeptos já presentes.

Jogadores portugueses já chegaram ao estádio dos leões, onde se vai dar o encontro frente a Finlândia, e os atletas foram recebidos com aplausos dos adeptos presentes.

A sensivelmente duas horas do início do encontro já é possível ver um aglomerado de adeptos, que esperam pela abertura das portas do estádio.

Vai-se criando grande aglomerado de adeptos que ainda procuram bilhete para assistir ao jogo da Seleção Nacional contra Finlândia, o primeiro de três encontros particulares de preparação para o Euro 2024.

Portugal ainda não contará com Cristiano Ronaldo nesta partida - tal como Rúben Neves, os dois jogadores que atuam na Liga Saudita ainda estão a desfrutar de umas miniférias. Juntam-se ao estágio na próxima sexta-feira.

Cristiano Ronaldo ainda não é opção para Roberto Martínez (Foto: Miguel Nunes/ASF)

Cristiano Ronaldo ainda não é opção para Roberto Martínez (Foto: Miguel Nunes/ASF)

Os outros ausentes são Pepe e Nélson Semedo (ambos por problemas físicos), assim como Matheus Nunes, que esta segunda-feira rendeu o lesionado Otávio na Seleção.

O jogo com a Finlândia é o primeiro que Portugal fará na antecâmara do Euro 2024 - ao qual se seguirão partidas com a Croácia (dia 7 de junho, às 17.45 horas, no Estádio Nacional, no Jamor) e com a República da Irlanda (dia 11 de junho, às 19.45 horas, no Estádio Municipal de Aveiro).

Portugal até vem de uma derrota (a primeira na era de Roberto Martínez) por 0-2, em casa da Eslováquia, enquanto que no outro encontro particular deste ano venceu a Suécia por 5-2.

Já a Finlândia, no último jogo que realizou, em março, derrotou a Estónia por 2-1. A equipa nórdica participou num Euro pela primeira vez em 2021, falhando a qualificação para o torneio deste ano ao ser eliminada na meia-final do play-off de acesso ao mesmo pelo País de Gales (1-4).

Esta partida terá lugar no Estádio José Alvalade, casa do Sporting, que se deverá encher no apoio à equipa portuguesa.

Portugal joga com a Finlândia em casa do Sporting (Foto: MIGUEL NUNES/ASF)

Portugal joga com a Finlândia em casa do Sporting (Foto: MIGUEL NUNES/ASF)

Boa tarde! Pode seguir aqui em direto o encontro particular entre Portugal e Finlândia, o primeiro de três testes da Seleção Nacional antes do Euro 2024.