Portugal - Coreia do Sul em direto

Notável prestação de Portugal até agora, nomeadamente no ramo da eficácia. As comandadas de Francisco Neto transformaram em golo todas as ocasiões claras de que dispuseram e não têm permitido veleidades à Coreia do Sul, que se revela impotente para travar a goleada.

Vitória incontestável de Portugal, que já vencia ao intervalo já vencia por 4-0 e na segunda parte ainda acentuou a diferença com o (merecido) bis de Jéssica Silva. A Coreia do Sul trabalhou, em especial nos vinte finais, para entrar no resultado, mas sem nunca beliscar a goleada portuguesa e um final altamente positivo do estágio de preparação realizado pelas comandadas de Francisco Neto, que voltam aos respetivos clubes com nota alta.

Final da partida! Portugal 5, 1 Coreia do Sul.

90+4': Cartão amarelo para Choo Hyo-joo (Coreia do Sul).

90+3': Cartão amarelo para Giovana Maia (Portugal).

4 minutos de compensação.

88': Dupla substituição para Portugal, com as entradas de Sierra Cota-Yarde e Maria Alagoa pelas saídas de Inês Pereira e Andreia Jacinto.

86': Cartão amarelo para Ana Dias (Portugal).

84': Dupla substituição na Coreia do Sul, com as entradas de Kim Yun-ji e Moon Mi-ra pelas saídas de Lee Eun-young e Choe Yu-ri.

A trajetória de um cruzamento tirado pela direita enquadrou-o com a baliza, o que obrigou Inês Pereira a uma defesa de recurso, surgindo na recarga Hwa Yeon-son, na pequena área, a confirmar o golo coreano.

80': Golo da Coreia do Sul!

76': Dupla substituição para Portugal, com as entradas de Ana Dias e Giovana Maia pelas saídas de Jéssica Silva e Ana Seiça.

72': Substituição na Coreia do Sul, com a entrada de Chun Ga-ram pela saída de Casey Phair.

67': Dupla substituição para Portugal, com as entradas de Joana Martins e Mélissa Gomes pelas saídas de Andreia Faria e Telma Encarnação.

62': Substituição na Coreia do Sul, com a entrada de Jeon Eun-ha pela saída de Cho Soh-yun.

61': Eis a primeira vez que a Coreia do Sul cria perigo efetivo, por Ji So-Yun, que atirou à entrada da área, com efeito, para boa defesa de Inês Pereira.

59': Portugal perto da meia dúzia...e que golaço seria! Jéssica Silva cruzou rasteiro pela direita para uma tentativa de remate em suspensão de Telma Encarnação que passou perto do travessão.

Jéssica Silva volta a marcar, aproveitando um passe magistral de Joana Marchão precisamente para o espaço vazio, por entre as centrais coreanas. Jéssica foi mais rápida a captar a bola e ainda conseguiu contornar a guarda-redes contrária e bisar.

52': Golo de Portugal!

51': A Coreia do Sul regressou pressionante para a segunda parte, com uma sucessão de cantos. Num deles, Lee Eun-young conseguiu o remate, mas bloqueado em Ana Seiça e a originar...mais um canto.

46': Dupla substituição na Coreia do Sul, com as entradas de Kang Chae-rim e Hwa Yeon-son pelas saídas de Shim Seo-yeon e Lee Mi-na.

Arranca a segunda parte!

Notável prestação de Portugal até agora, nomeadamente no ramo da eficácia. As comandadas de Francisco Neto transformaram em golo todas as ocasiões claras de que dispuseram e não têm permitido veleidades à Coreia do Sul, que se revela impotente para travar a goleada.

Intervalo! Portugal 4, Coreia do Sul 0.

Jéssica Silva novamente em evidência, desta feita a marcar, no seguimento de uma tabela em progressão com Andreia Jacinto - outras das melhores em campo até ao momento. A atacante, que recentemente cumpriu 100 jogos por Portugal, atirou colocado para perto do ângulo da baliza coreana e fixou o 4-0.

45+2: Golo de Portugal!

É desta feita Andreia Faria quem aproveita para se colocar na lista de marcadoras, após muito bom trabalho de pressão e imediata transição de Jéssica Silva, que encaminha a bola para a médio, que a dois tempos atira certeiro.

45': Golo de Portugal!

39': Andreia Jacinto aproveita algum espaço existente à entrada da área para rematar em zona frontal, no entanto fraco e ao alcance de Kim Jung-Mi,

A guarda-redes da Coreia do Sul voltou a não ser feliz, desta feita sem culpas - excelente movimento interior de Telma Encarnação que fletiu em diagonal e armou o remate, que desviou na central e capitã do conjunto asiático, Kim Hye-ri, e não permitiu possibilidades de defesa.

37': Golo de Portugal!

30': A partida perdeu fluidez, mas mantém a intensidade nos duelos. Portugal, para já, controla bem a vantagem conseguida.

Um lance de infelicidade da guarda-redes sul-coreana, Kim Jung-mi, levou â primeira celebração da partida. Joana Marchão atirou de meia distância - com algum efeito - e a guardiã abordou mal a forma como procurou segurar a bola, colocando-a inadvertidamente no interior da sua baliza.

18': Golo de Portugal!

11': Responde a Coreia do Sul, com um livre lateral colocado por Ji So-Yun, que procurou surpreender Inês Pereira e atirar ao primeiro poste. A guarda-redes limitou-se a controlar.

8': Primeira tentativa de finalização para Portugal. Fátima Pinto vislumbrou a entrada de Carole Costa e colocou um passe longo, mas a defensora - conhecida pelos dotes a finalizar - não conseguiu enquadrar devidamente o cabeceamento.

Tal como Francisco Neto havia previsto na conferência de antevisão, a Coreia do Sul apresenta um sistema tático muito semelhante ao do português, com uma linha de três centrais.

1': A juíza apita para o início da partida.

Escutam-se os hinos. Primeiro a Coreia do Sul, depois A Portuguesa.

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, entrega a Jéssica Silva o chapéu alusivo às suas 100 internacionalizações ao serviço de Portugal.

As duas equipas entram no relvado.

Apesar de se registar um final de tarde ventoso no Estoril, o público vem chegando de forma progressiva - de destacar a presença de muitos jovens e também de atletas que alinham nos vários campeonatos seniores e formação no futebol feminino nacional.

A equipa de arbitragem, proveniente da Roménia, será composta pela árbitra principal Ana Maria Terteleac, auxiliada pelas assistentes Petruta Iugulescu e Daniela Constantinescu. A 4.ª árbitra será a portuguesa Catarina Campos.

As duas seleções já aquecem no relvado do Estádio António Coimbra da Mota.

Onze da Coreia do Sul: Kim Jung-Mi; Kim Hye-Ri, Shim Seo-Yeon e Lee Young-Ju; Casey Phair, Lee Mi-Na, Lee Eun-Young e Cho Hyo-Joo; Cho Soh-Yun, Choi Yu-Ri e Ji So-Yun.

Onze de Portugal: Inês Pereira, Diana Gomes, Carole Costa e Ana Seiça; Lúcia Alves, Andreia Jacinto, Fátima Pinto e Joana Marchão; Andreia Faria, Jéssica Silva e Telma Encarnação.

Já há onzes!

Leia aqui a antevisão ao desafio:

Boa tarde! Seja bem-vindo ao acompanhamento, em direto e ao pormenor, do duelo entre Portugal e Coreia do Sul, que encerrará o estágio de preparação da equipa nacional feminina para a fase de apuramento para o Euro 2025.