Martim Costa foi eleito, de novo, o melhor em campo. Marcou 9 golos em 14 remates e foi o melhor marcador do encontro. De resto, já leva 16 golos no Mundial.
Acaba o jogo! Portugal vence por 30-26 e está na Main Round do Mundial!
59' - O Brasil marca dois golos de seguida, mas tal não apaga o eclipse total que a equipa teve nesta 2.ª parte. Só marcou quatro golos desde o minuto 43, esbarrando numa defesa portuguesa que já garante a vitória lusitana.
59' - Leonel Fernandes ganha um livre de sete metros, cobrado na perfeição por António Areia. Portugal na frente por 29-24.
56' - João Gomes entra e marcar! Salvador Salvador faz o mesmo logo a seguir num remate a meio-campo, aproveitando o facto da baliza brasileira estar vazia! Portugal na frente por 28-23.
55' - Portugal tem a vitória na mão muito graças a exibição fantástica de Gustavo Capdeville, que já leva nove defesas na 2.ª parte. Portugal vence por 26-23 e o Brasil só marcou um golo nos últimos 12 minutos.
54' - Luís Frade ainda não marcou, mas fez agora a diferença em dois ataques brasileiros.
52' - Confiança e qualidade: foi assim que Martim Costa marcou o terceiro golo consecutivo de Portugal, sem resposta do Brasil. Os Heróis do Mar têm a vitória na mão!
51' - Kiko Costa! Portugal com dois de vantagem! Que 2.ª parte fenomenal de Portugal, conseguiu mudar por completo o jogo.
Paulo Jorge Pereira pede pausa técnica a nove minutos do fim. «Passa já a bola ao Rui Silva», é a primeira instrução do selecionador.
50' - Hackbarth termina com um série de seis minutos consecutivos do Brasil sem marcar e empata o jogo. Na resposta, Martim Costa faz o seu oitavo golo do jogo.
48 ' - Martiiim Costaaa - tinha que ser ele a pôr Portugal em vantagem a 12 minutos do final! Portugal vence por 23-22.
46' - Os pivôs de Portugal não aparecem em jogo. agora foi Iturriza quem não agarrou um passe de Rui Silva e Portugal perde a chance de, pela primeira vez, ficar em vantagem.
O jogo não estava empatado desde o 0-0 inicial.
45' - António Areiaaa a fazer o empate!! Boa jogada de Portugal, passe de Rui Silva e Areia faz o 22-22!
44' - Um mau passe para Iturriza permite a Eddy Silva fazer o 22-20 e Portugal perde a oportunidade de empatar a partida. Mas depois, Martim Costa volta a marcar e a pressionar o Brasil.
40' - Capdeville defende e Salvador Salvador marca e reduz a desvantagem para apenas um golo! Portugal 18-19 Brasil.
37' - Luís Frade a ter uma exibição para esquecer, desperdiça a oportunidade de marcar com um erro despropositado. A seguir, o experiente pivô leva as mãos à cabeça...
36' - Francisco Costa faz dois golos seguidos! A desvantagem do Brasil é assim reduzida para dois golos.
33' - Martim Costa faz o terceiro golo do jogo, mas Portugal continua a sofrer muitos golos em ataques rápidos e sofre dois golos em menos de dois minutos na 2.ª parte. Rui Silva também faz o terceiro da conta pessoal pouco depois. Portugal 14-17 Brasil
Começa a 2.ª parte!
Portugal tem 12 golos em 27 remates. O Brasil marcou 15 vezes com 24 remates.
Intervalo: Portugal 12-15 Brasil
O Brasil tem a vantagem no marcador e no ponto de vista psicológico. Portugal já acertou muitas vezes nos ferros, já permitiu defesas de Rangel da Rosa em vários remates favoráveis e o Brasil tem conseguido tirar os pivôs de Portugal do jogo. O resultado até é lisonjeiro para os Heróis do Mar.
Portugal tem, sobretudo, de melhorar no ataque, onde tem tido muita precipitação. Os guarda-redes também não têm brilhado: Diogo Rêma fez uma defesa e Capdeville três. Rangel da Rosa, por seu lado, é dos melhores jogadores em campo, com nove defesas.
Rangel da Rosa (IMAGO)
Portugal vai acabar a 1.ª parte com menos um jogador após nova exclusão de dois minutos de Victor Iturriza.
29' - António Areia marca num livre de sete metros e chega aos 300 golos pela Seleção.
Desde que Portugal passou a atacar com sete jogadores, o Brasil voltou a aumentar a vantagem no marcador e vence por 14-10 a dois minutos do intervalo.
26' - Portugal começa a atacar com sete jogadores, colocando Capdeville no banco para ter vantagem no ataque. Fábio Magalhães aproveita e marca, mas Bryan Monte marca logo na resposta.
25' - O Brasil desperdiça dois ataques consecutivos, na resposta, Francisco Costa atira ao poste e Luís Frade, isolado, permite nova defesa de Rangel da Rosa. A eficácia ofensiva está a ditar a diferença do resultado.
24' - Franciso Costa com um bom golo após uma assistência magistral com um passe picado de Rui Silva. Portugal perde por 8-10.
A defesa do Brasil está a tirar por completo os pivôs de Portugal do jogo. Nem Iturriza nem Luís Frade estão a aparecer em jogo.
21'- Guilherme Borges suspenso por dois minutos. A ver se Portugal aproveita a vantagem numérica.
19' - O jogo está numa fase em que Portugal perde sempre por dois ou três golos de diferença, não conseguindo empatar a partida. Os guarda-redes portugueses ainda só defenderam dois remates (um para diogo Rêma e outro para Gustavo Capdeville). Do outro lado, Rangel da Rosa já tem sete defesas.
Resultado: Portugal 7-10 Brasil.
16' - Haniel Langario marcou oito golos à Noruega e hojejá marcou quatro a Portugal. Na resposta, Francisco Costa faz o 5-6.
14' - Pedro Pretla faz o 3-5 e o Brasil começa a tremer no ataque. Martim Costa marca logo a seguir e a desvantagem já só é de um golo.
11' - Mateus Buda defende um livre de sete metros de Pedro Portela.
10' - Pedro Portela faz o 2-4 com um livre de sete metros.
8' - Tem de ser o capitão Rui Silva a fazer o primeiro golo português, com um grande remate rasteiro, pleno de força. Portugal perde por 1-4. Foi o golo n.º 250 de Rui Silva por Portugal.
8' - Rui Silva remata ao poste logo após o time-out de Portugal.
Paulo Jorge Pereira pausa o jogo pela primeira vez. «Temos de trabalhar mais o jogo. Temos de melhorar a relação com os nossos pivôs, é o que fazemos melhor», são algumas das palavras do selecionador português nesta pausa técnica. O Brasil vence por 4-0.
6' - Rangel da Rosa já defendeu quatro remates portugueses e a equipa de Paulo Pereira começa a ficar nervosa, à procura do primeiro golo.
5' - Acácio Filho faz o 3-0 para o Brasil. Portugal ainda não entrou em jogo e está muito desinspirado a atacar.
3' - Francisco Costa faz falta (passos), Portugal jogava sem guarda-redes para atacar com seis jogadores e o Brasil aproveita para fazer o 2-0.
3' - Langaro abre o marcador com o seu nono golo neste Mundial, após os oito que marcou à Noruega.
2' - Iturriza é excluído por dois minutos após o seu braço chocar com a cara de um adversário.
Portugal não conesguiu armar um remate no primeiro ataque do jogo.
COMEÇA A PARTIDA - PORTUGAL SAI A JOGAR!
Os Heróis do Mar cantam agora A Portuguesa com a paixão que lhes é reconhecida. Segue-se o Hino Nacional Brasileiro.
Os jogadores começam a entrar em campo da Telenor Arena, em Oslo.
A ausência de Miguel Martins continua a marcar a presença de Portugal neste Mundial. O influente jogador foi suspenso por doping de forma inesperada e surpreendente.
Martim Costa continua a ser o jogador de maior destaque dos Heróis do Mar. Depois de ser o melhor marcador de todo o Europeu há um ano, entrou com o pé direito neste Mundial ao apontar sete golos aos EUA, que lhe valeram a nomeação de melhor jogaor em campo.
Estas seleções encontraram-se no Mundial de há dois anos e na altura, o jogo acabou 28-28. Recorde aqui os melhores momentos desse jogo:
🇧🇷 Brazil and 🇵🇹 Portugal's encounter at #POLSWE2023 was nothing but 𝐅-𝐈-𝐄-𝐑-𝐘 🔥 The match ended in a deadlock, with Dupoux's cold-blooded penalty conversion after the final buzzer 👀 Both teams look to be even stronger at #CRODENNOR2025 — who will it be today?
— International Handball Federation (@ihfhandball) January 17, 2025
🔜18:00 CET pic.twitter.com/mIY7CgC9BZ
No outro jogo entre estas seleções em Mundiais, Portugal venceu por 26-18, em 1997.
Recordando o formato do Mundial:
Como já é normal nas provas internacionais de andebol, o Mundial começa com uma fase de grupos de quatro equipas cada. Neste caso, os três primeiros classificados de cada grupo avançam para a Main Round. Aqui, as seleções são divididas por quatro grupos de seis equipas; os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para os quartos de final.
Portugal-Brasil é um jogo a 2.ª jornada do Grupo E, da fase inicial, e a vitória é muito importante, porque as equipas que chegam à Main Round começam-na com os pontos que somaram nesta fase (excluindo os jogos com a seleção eliminada).
Boa tarde! Pode acompanhar aqui ao minuto o jogo entre Portugal e Brasil, na 2.ª jornada da primeira fase de grupos do Mundial de andebol. Ambas as equipas vêm de vitórias convincentes na 1.ª ronda, onde Portugal bateu tranquilamente os Estados Unidos por 30-21.
Já o Brasil surpreendeu ao bater a anfitriã Noruega por 29-26.
O encontro tem lugar em Oslo e inicia-se às 17.00 horas de Portugal Continental.