Portugal-Azerbaijão: goleada de mão cheia na estreia de Luís Freire
Rodrigo Mora, Geovany Quenda, Leonardo Barroso, Carlos Forbs e Vivaldo Semedo apontaram os golos do triunfo gordo da equipa das Quinas no arranque da qualificação para o Campeonato da Europa de 2027

FINAL DA PARTIDA! PORTUGAL 5 AZERBAIJÃO 0. Resultado normal e que só peca... por escasso. Especialmente porque na primeira parte a equipa das Quinas não esteve com a mira devidamente afinada. Os comandados de Luís Freire (que hoje se estreou oficialmente no cargo) realizaram uns primeiros 45 minutos de belo nível, criaram várias situações de finalização, mas a bola teimava em não entrar. No entanto, e porque tal como diz o ditado, água mole em pedra dura tanto bate até que fura, Portugal haveria de chegar aos tão merecidos golos para começar da melhor forma esta nova aventura. Rodrigo Mora, Geovany Quenda, Leonardo Barroso, Carlos Forbs e Vivaldo Semedo deram corpo à superioridade lusitana e, desta forma, a Seleção Nacional de sub-21 arranca em beleza o apuramento para o Campeonato da Europa de 2027. A goleada ao Azerbeijão coloca Portugal na liderança do Grupo B, sendo que o próximo jogo é já na terça-feira, na Escócia.

90+3': GOOOOOOOOOLOOOOOOOO DE PORTUGAL! Assistência de Tiago Parente e Vivaldo Semedo, à entrada da pequena área, desvia de primeira para o 5-0.

90': Rodrigo Mora esteve perto do bis. O avançado recebeu uma bola de Gustavo Sá dentro da área azeri e rematou com perigo às malhas da baliza.

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 3 MINUTOS

88': Abbasov conclui a melhor oportunidade do Azerbeijão em toda a partida com um remate ao posto, depois de se ter livrado de um defesa português.

85': Substituição no Azerbeijão, com a saída de Süleymanov para a entrada de Nazarli.

84': Amarelo para Süleymanov.

80': Amarelo para Shafiyev.

80': Amarelo para Leonardo Barroso.

80': Tiago Gabriel esteve perto de se juntar à lista de marcadores na sequência de um pontapé de canto, mas um defesa azeri impediu o golo de cabeça.

78': Substituição em Portugal, com a saída de Geovany Quenda para a entrada de Fábio Baldé.

73': GOOOOOOOOOOOOLOOOOOOO DE PORTUGAL! Carlos Forbs entrou na área descaído para a esquerda e tentou a sua sorte, de pé esquerdo, com o remate a sofrer um desvio num defensor contrário, traindo o guarda-redes azeri. 4-0.

72': Dupla substituição no Azerbeijão, com as saídas de Eshgin Ahmadov e Aghadadash Salyanskiy para as entradas de Nakhid Aliev e Sadiq Shafiyev.

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 7.377

67': Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Gustavo Varela e Mathias de Amorim para as entradas de Gustavo Sá e Vivaldo Semedo. 

67': Remate de fora de área de Abbasov, numa das poucas oportunidades dos azeris, sem perigo para a baliza de João Carvalho.

58': Dupla substituição no Azerbeijão, com as saídas de Hikmat Jabrayilzade e Edqar Adilkhanov para as entradas de Oruj Mammadov e Murad Mammadov.
 

58': Substituição em Portugal, com a saída de Afonso Moreira para a entrada de Carlos Forbs.

58': Substituição em Portugal, com a saída de Afonso Moreira para a entrada de Carlos Forbs.

57': GOOOOOOOLOOOOOO DE PORTUGAL! Leonardo Barroso, que entrara após o intervalo, rematou forte e cruzado, de pé direito, contou com a colaboração do guarda-redes do Azerbaijão e aumentou a vantagem lusa. 3-0.

52': GOOOOOOOOLOOOOOOOO DE PORTUGAL! Quenda aproveitou uma bola que lhe caiu à frente na sequência de uma bola parada ofensiva e rematou forte, de pé esquerdo, para o 2-0.

51': Mais um lance perigoso. Rodrigo Mora volta a encarar o guarda-redes azeri, mas este defende para canto.

48': GOOOOOOOLOOOOOO DE PORTUGAL! Assistência perfeita de Mateus Fernandes e Rodrigo Mora, à entrada da pequena área, atirou (finalmente) para o fundo das redes da baliza contrária. 1-0.

46': Substituição em Portugal, com a saída de Diogo Travassos para a entrada de Leonardo Barroso.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

INTERVALO! PORTUGAL 0 AZERBAIJÃO 0. Tempo de descanso no Estádio Cidade de Barcelos e com o marcador ainda (injustamente) em branco. A equipa das Quinas fez, nos primeiros 45 minutos, o bastante para estar em vantagem, mas a verdade é que, por uma ou por outra razão, a bola teimou em não entrar. Diogo Travassos, Geovany Quenda, Rodrigo Mora (até à barra já rematou!) e Gustavo Varela dispuseram de oportunidades para marcar, mas em todos os casos os intentos dos jovens lusos foram negados. A formação azeri também deu um sério aviso, já perto do intervalo, com o cabeceamento de Salyanskiy a sair a rasar o travessão da baliza à guarda de João Carvalho. O jogo tem sentido de sentido (praticamente) único e acredita-se que na etapa complementar a (evidente) superioridade lusitana seja traduzida em golos.

45': Amarelo para Jabrayilzade.

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 2 MINUTOS

40': Sinal de perigo do Azerbaijão! Cabeceamento de Salyanskiy a rasar a barra da baliza nacional.

36': Na barra!! Rodrigo Mora voltou a livrar-se com classe de um defesa azeri e rematou forte, à entrada da área, com a bola a desviar no travessão da baliza contrária antes de sair pela linha final.

32': Travassos a deixar a defensiva visitante em alerta, mas Farzullayev disse presente com uma defesa segura ao remate do lateral emprestado pelo Sporting ao Moreirense.

27': Rodrigo Mora faz o que quer da defensiva azeri e volta a rematar em posição perigosa, mas Farzullayev nega o golo ao jovem portista, atirando para canto.

22': Mau passe de João Carvalho foi intercetado por Salyanskiy, que estava prestes a rematar, mas a defesa da equipa nacional evitou males maiores.

18': Mais uma vez Mora. O avançado portista bailou sobre o defensor dos visitantes e conseguiu colocar-se em boa posição para rematar, mas atirou por cima.

17': Como seria de esperar, só dá Portugal. Tem sido pela direita que a Seleção tem atacado, com destaque para Travassos, Quenda e Mora.

14': Rodrigo Mora recebe uma bola no coração da área azeri, não conseguiu finalizar o lance, mas fica mais um apontamento perigoso da equipa portuguesa.

8': Agora foi a vez de Quenda ameaçar a baliza de Farzullayev. O extremo do Sporting livrou-se de um defensor com facilidade e disparou com perigo, mas para fora. O remate bateu na malha lateral e ainda enganou alguns adeptos, que pensavam que a bola tinha entrado.

2': Primeira oportunidade do jogo. Diogo Travassos aventurou-se pela área azeri e armou um remate cruzado, que saiu um pouco desviado da baliza visitante.

INÍCIO DA PARTIDA!

Minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente do Elevador da Glória.

Entram as três equipas em campo. Depois da cerimónia protolocar dos hinos dos dois países, será dado o pontapé de saída neste embate entre Portugal e Azerbaijão.

Árbitro: Konstantinos Fellas (Chipre) 
Assistentes: Pavlos Georgiou (Chipre) e Giorgos Charalampous (Chipre)  
4.º Árbitro: Dimitris Solomou (Chipre) 

As equipas já aquecem no Estádio Cidade de Barcelos. As bancadas vão-se compondo para assistir à estreia da Luís Freire como técnico da Seleção Nacional de sub-21.

Azerbaijão (titulares): Farzullayev, Mammadov, Rustamov e Suleymali; Ahmadov, Jabrayilzade, Suleymanov e Abbasov; Ahmadzada, Adilkhanov e Salyanskiy.

Portugal (titulares): João Carvalho, Diogo Travassos, Tiago Gabriel, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Mateus Fernandes, Mathias de Amorim, Geovany Quenda, Rodrigo Mora, Afonso Moreira e Gustavo Varela.

Eis a lista de convocados de Portugal:

André Gomes, Diogo Pinto, João Carvalho, Diogo Travassos, Gabriel Brás, Gonçalo Oliveira, João Muniz, José Sampaio, Leonardo Barroso, Tiago Gabriel, Tiago Parente, Diego Rodrigues, Gustavo Sá, João Veloso, Mateus Fernandes, Mathias de Amorim, Afonso Moreira, Carlos Forbs, Fábio Baldé, Geovany Quenda, Gustavo Varela, Rodrigo Mora, Roger Fernandes e Vivaldo Semedo.

Nesta fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2027 - competição que vai decorrer na Albânia e na Sérvia -, Portugal está, então, inserido no Grupo B, tendo como adversários Azerbaijão, Bulgária, Chéquia, Escócia e Gibraltar. Esta jornada é dupla, pelo que, depois do jogo de hoje frente ao Azerbaijão, Portugal volta a jogar já na próxima segunda-feira (19h45), desta feita fora de casa e no terreno da Hungria.

O embate de hoje, além da importância dos três pontos, naturalmente, até por tratar-se de um jogo oficial de apuramento para uma fase final de um Europeu, fica também marcado pela estreia oficial de Luís Freire ao leme da Seleção Nacional de sub-21. O técnico foi o eleito pela Federação Portuguesa de Futebol para substituir Rui Jorge, que esteve 15 anos no cargo.

A Seleção Nacional de sub-21 defronta esta noite (19h30) o Azerbaijão, num jogo que vai ter como palco o Estádio Cidade de Barcelos e que é referente à 1.ª jornada do Grupo B de qualificação para o Campeonato da Europa de 2027. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre esta partida e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!