Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto deste encontro. Daqui a pouco publicaremos a crónica do mesmo.
Fim do jogo: Mónaco 1-0 Benfica
Um resultado muito pesado para o Benfica, que jogou com menos um jogador desde os 18’ (expulsão de Olívio Tomé). O Mónaco chegou ao golo em cima do intervalo (44’) e apesar de uma 2.ª parte que as águias controlaram, mesmo com 10 jogadores, faltou um instinto de matador na frente de ataque para finalizar uma das muitas oportunidades de golo que foram criadas.
O Benfica sofre assim a primeira derrota da época na Youth League e fica com 8 pontos na fase de liga, os mesmos que o Mónaco.
90+2' - Eduardo Fernandes faz um cruzamento açuracado, mas Leandro Santos não acreditou!
Mais um excelente lance do avançado, que deixou a bola redondinha na pequena área, mas faltou a investida de Leandro Santos para atacar o espaço, onde poderia ter finalizado à vontade.
87' - O Benfica vai com tudo na busca do empate e também de evitar a primeira derrota na Youth League.
81’ – Lance muito bem trabalhado por Eduardo Fernandes, que ganha espaço na área e atira com toda a força que tinha, mas ao lado da baliza de Stawiecki.
Gonçalo Moreira entrou bem em campo, tendo já feito um remate forte de primeira, mas ao lado (75'), e uma invasão na área do Mónaco que resultou num remate perigoso (78'), mas bloqueado.
77' - Vítor Vinha esgota as substituições com a entrada de Guilherme Peixoto para o lugar de Ivan Lima.
72' - Tripla substituição no Benfica: saem Leandro Martins, Gustavo Varela e Tiago Freitas, entram três avançados – Eduardo Fernandes, Gustavo Ferreira e Gonçalo Moreira.
66' - Benfica cresce no encontro, mas o Mónaco apanha a equipa em contrapé e arranca para um contra-ataque onde chegou a ter uma vantagem numéricoa de dois jogadores. Valeu Leandro Martins às águias a cortar um passe perigosíssimo já na grande área.
62' - Que oportunidade de golo para o Benfica!
Excelente combinação entre Ivan Lima e Leandro Santos no corredor direito, o lateral consegue cruzar in extremis para a área onde Gustavo Varela se antecipa ao guardião do Mónaco, obrigando-o a uma grande intervenção. Foi a melhor jogada do Benfica em todo o encontro.
O Benfica luta contra a adversidade e tenta sair a jogar em transições ofensivas. A equipa, para já, não quer controlar a bola, de modo a deixar muitos espaços na defesa caso a perca de um momento para o outro.
Vítor Vinha fez uma substituição ao intervalo: o defesa Guilherme Gaspar entrou para o lugar de Francisco Neto, que até estava a ser dos elementos mais ativos do ataque encarnado.
Começa a 2.ª parte!
O vilão desta 1.ª parte para o Benfica tem um nome: Ilane Touré. O ala direito do Mónaco tem sido decisivo no jogo, por vários motivos. Primeiro, sofreu a falta que resultou na expulsão de Olívio Tomé (18') com um cartão vermelho direto. Fez depois dois remates perigosos - um que passou próximo do poste (22') e outro que obrigou Voitinovicius a defesa apertada (31') - antes de assistir Lucas Michal para o golo da equipa do Principado.
𝗠𝗶-𝘁𝗲𝗺𝗽𝘀 ⏸️
— AS Monaco 🇲🇨 (@AS_Monaco) November 27, 2024
Nos Rouge & Blanc mènent à la pause grâce à un but de Lucas Michal !
Rendez-vous dans 15 minutes ✊#ASMSLB #MadeInLaDiagonale pic.twitter.com/iCqUCTSJYH
Intervalo: Mónaco 1-0 Benfica
A jogar com menos um jogador desde os 18' devido à expulsão de Olívio Tomé, o Benfica tentou segurar o empate até ao intervalo com unhas e dentes e nem deixou o Mónaco criar muitas oportunidades de golo. Bastou um lance azarado para Martim Ferreira, que desviou sem querer um remate de Lucas Michal, fazendo com a bola entrasse na baliza.
Na 2.ª parte, o Benfica terá de arriscar mais, porque até mostrou ter qualidade para, pelo menos, chegar à área adversária. Mas ainda tem de melhorar a definição no último terço.
44' - Mesmo em cima do intervalo, o Mónaco chega à vantagem.
Lucas Michal ganhou a bola à entrada da área, enquadrou-se com a baliza e nem rematou com muita força, mas a bola desviou em Martim Ferreira e acabou por trair Voitinovicius.
38' - Na sequência de um canto, a bola fica a pingar na área encarnada e para evitar um remate do addversário, João Fonseca cortou a bola para canto, mas por momentos pareceu que o esférico ia mesmo entrar na baliza encarnada.
34' - Boa jogada entre Leandro Santos, Tiago Freitas e Francisco Neto, mas quando o médio tinha Leandro Martins a soltar-se na esquerda, decidiu-se pelo remate que foi imediatamente bloqueado.
31' - Leandro Santos salva o Benfica!
O Mónaco ataca com tudo e Ilane Touré obriga Voitinovicius a aplicar-se, o lituano faz uma defesa incompleta e parecia que a bola ia entrar na baliza, mas Leandro Santos apareceu na hora H para afastar o perigo.
28' - Francisco Neto passa a ser uma seta apostada em explorar as costas da defesa monegasca, ocupando a zona onde estava Olívio Tomé, na esquerda do ataque.
25'- Após a expulsão o Benfica passa a defender com uma linha de cinco atrás, muito atenta às investidas dos alas Touré e Bouabre. Gustavo Varela, que ainda não apareceu em jogo, fica ainda mais isolado em campo com a expulsão de Olívio Tomé.
22' - Ilane Touré aparece bem na área a ganhar um duelo aéreo e cabeceia com perigo, ligeiramente ao lado da baliza de Voitinovicius.
18' - Olívio Tomé vê o vermelho direto!
Benfica fica em grandes dificuldades. Tomé fez uma falta sobre Ilane Touré, mas não conseguindo parar o ritmo da corrida, acaba por pisar as costas do adversário. O árbitro turco Kadir Saglam não hesitou em expulsar o avançado.
15’ - João Fonseca amarelado por uma falta por trás à entrada da área do Benfica. Resultou num livre perigoso para o Mónaco, que Benama atirou contra a barreira.
12' - Início muito tático neste jogo. O Mónaco tem agora mais bola e é muito vertical na sua construção de jogo e tem vantagem numérica no centro do terreno. O Benfica vai recuando.
5'- Bom início da turma de Vítor Vinha, impedindo as tentativas de sair a jogar do Mónaco e ameçanado com passes para aárea de Olívio Tomé e de Ivan Lima (mas que ainda não encontraram Gudtavo Varela.
Começa a partida no principado!
A última vez que estas equipas se defrontaram na Youth League foi há precisamente 10 anos: as águias venceram ambos os duelos, por 0-1 no Mónaco e por 3-0 em casa. Nessa altura, jogadores como Rúben Dias, Renato Sanches e Diogo Gonçalves atuavam pelos sub-19 da equipa encarnada.
A equipa sub-19 do Benfica vem de uma escorregadela surpreendente no campeonato de juniores, tendo empatado com o Lusitânia dos Açores na última jornada (0-0), equipa que ocupa o último lugar da Zona Sul do campeonato.
Ao menos o Benfica lidera o respetivo campeonato nacional... o Mónaco está longe disso, tanto que ocupa a 9.ª posição da sua liga de juniores, estando, por isso, envolvido na luta pela manutenção. A equipa já não conhece o sabor da vitória há 10 jogos para todas as competições.
Já há onzes:
Benfica: Voitinovicius; Leandro Santos, João Fonseca, Gonçalo Oliveira, Leandro Martins; Freitas Neto, Martim Ferreira, Tiago Freitas; Olívio Tomé, Gustavo Varela, Ivan Lima.
Foto: Benfica/X
Mónaco: Stawiecki; Bradel Kiwa, Samuel Nibombe, Nick Mokabakila; Ilane Touré, Aladji Bamba, Mayssam Benana, Pepe Cabral, Saimon Bouabre; Joan Tincres, Lucas Michal.
À 15h, les jeunes de l'AS Monaco affrontent ceux du @SLBenfica en @UEFAYouthLeague !
— AS Monaco 🇲🇨 (@AS_Monaco) November 27, 2024
Découvrez le XI de départ de nos Rouge & Blanc 👀#ASMSLB #MadeInLaDiagonale pic.twitter.com/kzc0NMekfB
As palavras de Olívio Tomé, jovem internacional português e avançado do Benfica, à BTV na antecâmara deste encontro: «Temos de trabalhar, mostrar o que valemos dentro de campo e mostrar aos nossos adeptos que merecemos estar a jogar neste Campeonato, e também poder alcançar outros patamares.»
foto: SL Benfica
A antevisão do técnico Vítor Vinha a este encontro, feita à BTV: «Os jogadores do Mónaco estão regularmente inseridos no contexto de equipa principal do Mónaco, são convocados, jogam alguns minutos, portanto, é uma equipa muito forte. O nosso objetivo é ir ao Mónaco competir, fazer o nosso jogo, para conseguirmos um bom resultado, que é de alguma maneira selar o apuramento. Faltam dois jogos. Temos oito pontos, o Mónaco tem cinco, existem outras equipas mais abaixo, portanto, o nosso objetivo é sermos altamente competitivos, ir em busca dos três pontos.»
Foto: SL Benfica
Recorde aqui o funcionamento da Youth League:
O Benfica está na fase de liga da prova, na qual, após seis jornadas, os 22 primeiros classificados avançam para os 16 avos de final (onde já está o Sporting, através do caminho dos campeões nacionais). Aí, os clubes classificados de 1.º a 6.º jogarão contra os clubes classificados de 17.º a 22.º. Os clubes classificados de 7.º a 16.º enfrentarão os dez clubes que se apurarem através do caminho dos campeões.
O Benfica entrou nesta 5.ª jornada no 9.º lugar.
As águias ainda estão invictas na fase de liga, mas empates com Atlético Madrid e Bayern deixam a equipa com 8 pontos à entrada para esta jornada, depois de vitórias com o Estrela Vermelha e o Feyenoord.
O Mónaco tem menos três pontos e não ganha desde a primeira jornada – o Barcelona. Desde então, perdeu com o Dínamo Zagreb e empatou com o Estrela Vermelha e com o Bolonha.
Boa tarde! Vamos acompanhar aqui tudo o que vai acontecer na deslocação do Benfica a casa do Mónaco, na 5.ª jornada da fase de liga da Youth League.