Miguel Oliveira pontua e Bagnaia alcança grande vitória

TERMINA A CORRIDA COM BAGNAIA A FAZER UMA GRANDE PROVA!

Italiano agarrou liderança na primeira volta e não voltou a largá-la. Brad Binder foi segundo e Jorge Martín, vencedor da sprint, ocupa o lugar mais baixo do pódio. Miguel Oliveira conquistou um ponto ao terminar em 15.º.

Volta 21/21 - Entramos na última volta e as atenções estão viradas para o último lugar do pódio! Jorge Martín vai aguentando a pressão de Marc Márquez e Brad Binder já não alcança Bagnaia.

Volta 20/21 - MIGUEL OLIVEIRA NOS PONTOS! Português em muito bom ritmo não fez caso de Alex Rins, chega ao 15.º lugar e neste momento está dentro das posições que atribuem pontos! Entratanto, Espargaró trocou lugar com o novato Acosta, que segue agora em nono.

Volta 19/21 - Boa resposta de Miguel Oliveira! O piloto português acaba de ultrapassar Augusto Fernandez e sobe para o 16.º lugar! Fabio di Giannantonio, por sua vez, aproveita as dificuldades de Acosta para alcançar a sétima posição!

Volta 18/21 - Raul Fernandez abandona a corrida! Muito azar para o colega de equipa de Miguel Oliveira!

Volta 17/21 - Miguel Oliveira mantém-se em 17.º e na primeira metade da tabela, Pedro Acosta vai sendo pressionado por Di Giannantonio, último vencedor do GP do Catar. Marc Márquez segue em quarto e está a meio segundo de Jorge Martín em segundo. Bagnaia continua inalcançável em primeiro. Brad Binder é segundo.

Volta 15/21 - Pedro Acosta está a pagar caro o esforço que pediu aos pneus Michelin na primeira parte da corrida. O novato está com mais dificuldades nas travagens e já foi ultrapassado por Alex Marquez e Enea Bastianini, que seguem em 5.º e 6.º, respetivamente.

Volta 14/21 - Miguel Oliveira sobe para 17.º e agora tem Augusto Fernandez à frente, no 16.º.

Volta 13/21 - Na frente da prova, Bagnaia segue com um segundo de vantagem e Binder aumenta a distância para Jorge Martín para um segundo também. O espanhol estava sobre pressão, mas Acosta falhou travagem e permitiu ultrapassagem de Marc Marquez. Miguel Oliveira rodou a útlima volta meio segundo mais rápido do que o colega de equipa.

Volta 11/21 - E ULTRAPASSA MESMO! Pedro Acosta sobe ao quarto lugar, a um do pódio, aproveitando uma curva mais larga do compatriota! Miguel Oliveira continua em 18.º lugar.

Volta 10/21 - Enquanto Jorge Martín e Brad Binder vão batalhando pela segunda posição, Francesco Bagnaia vai sorrindo e estendendo a vantagem para os restantes pilotos. O italiano já leva 1,150 segundos de vantagem. De resto, mais nenhuma ultrapassagem se verificou.

Pedro Acosta pressiona cada vez mais Marc Márquez!

Volta 8/21 - Miguel Oliveira ultrapassa Franco Morbidelli para subir a 18.º e na sua frente tem o colega de equipa Raul Fernandez. Bagnaia já leva quase um segundo de avanço para Binder (9 décimos de segundo).

Volta 7/21 - Responde Brad Binder! O sul-africano travou tarde, abriu a porta a Jorge Martín, mas na curva seguinte seguia em melhor trajetória e completou a manobra de ultrapassagem para agarrar a segunda posição! Marc Márquez vai tentando pressionar o terceiro lugar do pódio (a 0,150 segundos), mas tem Pedro Acosta muito perto de si.

Volta 6/21 - Miguel Oliveira já cumpriu a penalidade de volta longa e está neste momento na 19.ª posição. Francesco Bagnaia segue na liderança da prova, com meio segundo de vantagem para Jorge Martín.

Volta 5/21 - Pedro Acosta consegue mesmo ultrapassar Alex Marquez para subir ao quinto lugar! Grande início de prova do novato espanhol!

Volta 4/21 - Jorge Martín recupera a segunda posição ao ultrapassar Brad Binder. Marc Marquez e Alex Marquez seguem em quarto e quinto lugar. Miguel Oliveira, em 15.º, só tem mais esta volta para cumprir a penalidade.

Volta 4/21 - O novato Pedro Acosta continua a imopressionar e já vai na sexta posição, a 6 décimas do líder Bagnaia. O espanhol leva a volta mais rápida da prova.

Volta 2/21 - Muita confusão no arranque da segunda volta! Jack Miller teve acidente e Brad Binder ultrapassou Jorge Martín no segundo lugar da corrida!

Volta 1/21 - Francesco Bagnaia ultrapassa Jorge Martín e está a liderar a corrida! O bicampeão mundial, recorde-se, partiu da 5.ª posição!

Volta 1/21 - AGORA SIM COMEÇA A CORRIDA! Brad Binder tem grande arranque de corrida, mas é Jorge Martín que agarra a liderança do Grande Prémio! Miguel Oliveira desce uma posição (15.º).

Raul Fernandez corre para a segunda moto da Trackhouse! Plano B para o piloto!

Espanhol deveria partir da 12.ª posição da grelha, no entanto agora vai iniciar a corrida no último posto, segundo avançam os comissários da corrida!

ARRANQUE DE PARTIDA ADIADO!

Raul Fernandez tem problemas a iniciar a moto e foi obrigado a retirá-la da grelha de partida. O colega de equipa de Miguel Oliveira quis manter-se em pista, mas após insistência saiu do circuito.

Ainda não é claro a que horas a corrida começa. A distância de corrida foi reduzida para 21 voltas devido a este incidente! Tudo porque vai ser necessária nova volta de aquecimento e os níveis de combustíveis não ultrapassam as 22 voltas anteriormente previstas.

17 h - Os pilotos iniciaram agora a volta de aquecimento, antes do começo da prova! Recorde-se que Miguel Oliveira parte de 14.º e vai ter de fazer volta longa de penalidade devido à colisão que provocou com Aleix Espargaró no GP do Catar de 2023.

Escolha de pneus: Todos os pilotos optaram por jogo de pneus médios tanto na frente como na traseira, com exceção de Takaaki Nakagami (Honda), que optou pelo macio na frente.

16.45 h - Antes do começo da corrida (17 h) é habitual ouvir o hino nacional do país que acolhe o Grande Prémio e é isso mesmo que se vai ouvir no circuito internacional de Losail, dentro de momentos.

Stefano Domenicali está presente na pista.

Recordamos agora a grelha de partida:

16.35 h - Os pilotos estão neste momento a fazer a habitual volta de reconhecimento. Faltam cerca de 25 minutos para o começo da corrida do Grande Prémio do Catar!

Importante referir também que Miguel Oliveira vai cumprir uma volta longa de penalidade devido a um acidente que provocou a queda de Alex Espargaró e Enea Bastianini, na mesma prova do ano passado.

Após o 13.º lugar conquistado ontem no sprint, Miguel Oliveira recorreu às redes sociais para referir que ainda há tempo a extrair desta nova moto da Trackhouse Racing.

«Qualificado em 14o a nada da Q2 e Sprint com P13. Ainda nos falta entender como ir um pouco mais rápido. Amanhã será duro pela nossa posição de saída mas a corrida é longa», escreveu.

16.09 h - A corrida de Moto2 terminou há poucos minutos com a vitória de Alonso Lopez, a primeira desde 2022. Recorde-se que a corrida de Moto GP na qual participará Miguel Oliveria inicia às 17 h e é composta por 22 voltas.

Disputa-se dentro de momentos a corrida principal do Grande Prémio do Catar de Moto GP, que tem lugar no cirucito internacional de Losail. Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) vai partir novamente da 14.ª posição, tal como no 'sprint' de sábado, e vai procurar melhorar o 13.º posto em que terminou a prova.

Também no sábado de manhã, Jorge Martín (Prima Pramac) conquistou a 'pole' do GP e traduziu-a em vitória no 'sprint', esperando ter o mesmo resultado nesta corrida. O bicampeão mundial Francesco Bagnaia (Ducatti) parte do quinto posto e Marc Márquez (Gresini) em sexto.

Durante a sessão de aquecimento, durante a manhã deste domingo e que durou apenas 10 minutos, as tensões animaram um pouco. Miguel Oliveira e Jorge Martín tiveram um pequeno desentendimento em pista, ficando muito perto de colidirem um com o outro, como se pode ver no vídeo:

Grelha de partida completa: