Continue na companhia de A BOLA, caro leitor. Este jogo em direto fica por aqui, mas em breve teremos a crónica e toda a reportagem desta partida que garantiu o apuramento de Portugal para o Euro-2025.
Final da partida! Ilhas Faroé 1 Portugal 3. Foi de cambalhota... mas também serviu (e até o empate bastava...). A Seleção Nacional de sub-21 está apurada para o Campeonato da Europa de 2025, que vai realizar-se em junho do próximo ano, na Eslováquia. Olaf Bárdarson ainda colocou as Ilhas Faroé na frente, logo aos 3 minutos, na sequência de um canto direto (!), mas Portugal ativou a sua (clara) superioridade e chegou ao empate ainda antes do intervalo, por intermédio de Fábio Silva. Na etapa complementar, e apesar de ter tido o domínio quase absoluto do jogo, a equipa das Quinas não conseguiu construir tantos lances de primeiro como tinha feito nos primeiros 45 minutos, mas logrou, ainda assim, chegar à vitória. E com dois golos... em dois minutos. Gabriel Brás (87') e Paulo Bernardo (89') selaram o triunfo nacional e confirmaram o carimbo no passaporte para a fase final do próximo Campeonato da Europa da categoria.
90+2 minutos: Cartão amarelo a Martin Agnarsson (Ilhas Faroé).
89 minutos: Golo de Portugal!! Um monumento desenhado por Paulo Bernardo. O camisola 8 português, já dentro da área, descaído para a direita, rematou cruzado e fez a bola entrar ao ângulo superior direito da baliza de Ari Petersen. 1-3.
87 minutos: Golo de Portugal!! Pontapé de canto batido à esquerda por Mateus Fernandes e Gabriel Brás, à entrada da pequena área, saltou mais alto do que toda a concorrência e cabeceou certeiro para a reviravolta. 1-2.
83 minutos: Dupla substituição nas Ilhas Faroé: saem Ási Dam e Aron Ellingsgaard, entram Emil Joensen e Bergur Poulsen.
82 minutos: Substituição em Portugal: sai Geovanny Quenda, entra Dário Essugo.
81 minutos: Cartão amarelo a Pedro Santos (Portugal).
76 minutos: Dupla substituição nas Ilhas Faroé: saem Olaf Bárdarson e Jorgin Nielsen, entram Leivur Guttesen e Eivind Mouritsen.
73 minutos: No poste!! Jogada de Carlos Borges pela esquerda, cruzamento para a grande área e Geovany Quenda, com um forte remate de pé direito, atirou a bola ao poste esquerdo da baliza das Ilhas Faroé. Portugal à beira da reviravolta...
69 minutos: Substituição em Portugal: sai Tiago Tomás, entra Carlos Borges.
62 minutos: Ameaça Portugal! Mateus Fernandes tentou a sua sorte à entrada da área, a bola desviou num defensor contrário e sobrou para Rodrigo Gomes que, na sua primeira aparição na partida, atirou de pronto, de pé direito, mas a bola subiu bastante e saiu (muito) por cima da barra da baliza defendida por Ari Peterson.
60 minutos: Dupla substituição em Portugal: saem Tiago Santos (lesionado) e Rodrigo Mora, entram Rodrigo Gomes e Pedro Santos.
59 minutos: Cartão amarelo a Gullbrandur Oregaard (Ilhas Faroé).
56 minutos: Boa investida nacional! Tiago Tomás arrancou em grande velocidade pela esquerda, deixou um adversário para trás e, já perto da linha final, tirou um cruzamento que visava chamar o recém-entrado Henrique Araújo ao lance, mas Ari Peterson, atento, foi ao segundo andar e encaixou o esférico.
Primeiros 10 minutos da etapa complementar já cumpridos e com domínio quase absoluto de Portugal. Porém, os comandados de Rui Jorge ainda não conseguiram construir uma verdadeira ocasião de golo nesta segunda parte.
46 minutos: Substituição na Seleção Nacional: sai Fábio Silva, entra Henrique Araújo.
Início da segunda parte!
Intervalo! Ilhas Faroé 1 Portugal 1. Resultado (altamente) lisonjeiro para a equipa da casa. As Ilhas Faroé adiantaram-se no marcador logo aos 3 minutos, na sequência de uma autêntica obra de arte pintada por Olaf Bárdarson (canto direto!), mas Portugal reagiu de pronto e foi somando várias oportunidades para marcar. Porém, o tento da igualdade apareceu apenas aos 38 minutos, quando Fábio Silva respondeu da melhor forma a um cruzamento atrasado de Tiago Santos e atirou de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza de Ari Petersen. A equipa das Quinas é (claramente) melhor, está (claramente) por cima do jogo, e é de todo provável que na etapa complementar os comandados de Rui Jorge traduzam esta superioridade em golos para garantirem a esperada vitória. No entanto, nunca é demais recordar que o empate garante, desde já, o apuramento de Portugal para a fase final do Campeonato da Europa de 2025, que vai realizar-se em junho do próximo ano, na Eslováquia.
45+2 minutos: Enorme oportunidade para Portugal! Fábio Silva beneficiou de um ressalto já no interior da área e rematou de pronto, de pé esquerdo e à meia-volta, tiro ao qual respondeu Ari Petersen com uma extraordinária intervenção, cedendo pontapé de canto.
TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 4 MINUTOS
45 minutos: Substituição nas Ilhas Faroé: sai Heini Sorensen (lesionado), entra Beinir Nolsoe.
Foi desta forma que Fábio Silva devolveu a igualdade ao marcador, aos 38 minutos:
Fabio Silva Goal vs Faroe Islands U21 pic.twitter.com/0w3VSxXSac
— Academy Lover (@OnlyG24302) October 11, 2024
41 minutos: Cartão amarelo a Fábio Silva (Portugal).
38 minutos: Golo de Portugal!! Tiago Santos foi à linha, pelo flanco direito, e tirou um cruzamento atrasado para Fábio Silva que, no coração da área, rematou de primeira, de pé esquerdo, para o fundo das redes da baliza contrária. Está feito o empate. 1-1.
36 minutos: Resposta das Ilhas Faroé! Passe de rotura de Olaf Bárdarson e remate cruzado de Heini Sorensen, descaído para o flanco direito, a obrigar Samuel Soares a ir ao relvado para encaixar o esférico.
35 minutos: Volta à carga Portugal! Cruzamento de Rodrigo Mora e cabeceamento de Tiago Tomás ligeiramente por cima da barra.
Eis o golo apontado por Olaf Bárdarson, logo aos 3 minutos, que colocou as Ilhas Faroé na frente do marcador:
Olaf Bardarson with the corner kick goal vs portugal u21 OMG! pic.twitter.com/BRpwupJC9S
— Academy Lover (@OnlyG24302) October 11, 2024
32 minutos: Cartão amarelo a Chico Lamba (Portugal).
Começa a nevar no Estádio Djupumyra, em Klaskiv. A temperatura ronda os 3 graus centígrados.
28 minutos: Respondem as Ilhas Faroé! Jorgin Nielsen, de cabeça, coloca à prova a atenção de Samuel Soares, que amarra sem problemas.
27 minutos: Outra vez Portugal! Cruzamento da esquerda de Rafael Rodrigues (de cabeça!) e desvio de calcanhar (!) de Tiago Tomás para defesa segura de Ari Petersen.
24 minutos: No poste!! Fábio Silva, ao segundo poste, não se fez rogado a uma bola que lhe apareceu vinda do lado contrário e rematou de primeira, levando a bola a embater com estrondo no poste esquerdo da baliza das Ilhas Faroé. Está a sentir-se o golo de Portugal...
23 minutos: Grande oportunidade para Portugal! Paulo Bernardo aproveitou o espaço que tinha à sua frente e rematou forte, para grande defesa de Ari Petersen.
20 minutos: Continua a insistir a Seleção Nacional! Cruzamento da direita de Fábio Silva e Elis Rusborg, com um corte providencial, tirou o pão da boca a Tiago Tomás, que, nas suas costas, já estava preparado para visar a baliza contrária.
15 minutos: Portugal continua a ameaçar! Cruzamento da direita de Tiago Santos e Fábio Silva, à entrada da pequena área, falha o desvio de cabeça por milímetros...
9 minutos: Primeira oportunidade para Portugal! Geovany Quenda fletiu da direita para o centro e, ainda de fora da área, tentou a sua sorte com um remate forte, mas a bola saiu à figura de Ari Peterson.
Samuel Soares é o guarda-redes da equipa das Quinas, sendo que à sua frente alinha um quarteto defensivo composto por Tiago Santos (à direita), Gabriel Brás e Chico Lamba (ao meio) e Rafael Rodrigues (à esquerda). Paulo Bernardo é o médio mais defensivo, Geovany Quenda o interior direito, Mateus Fernandes o interior esquerdo, e Rodrigo Mora joga como elemento de apoio aos dois pontas de lança, Fábio Silva e Tiago Tomás.
3 minutos: Golo das Ilhas Faroé! E de canto direto!! Olaf Bárdarson bateu um canto à esquerda, Samuel Soares mediu mal o momento da saída e a bola entrou na baliza nacional. Está (surpreendentemente) na frente a equipa da casa. 1-0.
Geovany Quenda, em estreia absoluta nos sub-21, alinha mesmo como médio interior direito no 4x4x2 losango apresentado por Rui Jorge.
Início da partida!
As três equipas já subiram ao relvado. Segue-se a cerimónia protocolar dos hinos, a começar com A Portuguesa.
O Selecionador Nacional promove quatro alterações no onze tendo como termo de comparação a partida do passado dia 10 de setembro, diante da Croácia (2-0): saem Rodrigo Gomes, Eduardo Quaresma, Vasco Sousa e Gustavo Sá, entram Tiago Santos, Chico Lamba, Geovany Quenda e Rodrigo Mora.
Portugal (selecionador): Rui Jorge
Portugal (suplentes): João Carvalho (12), Vasco Sousa (6), Henrique Araújo (9), Pedro Santos (10), João Marques (14), Dário Essugo (15), Carlos Borges (19), Martim Neto (20) e Rodrigo Gomes (23)
Portugal (titulares): Samuel Soares (1); Tiago Santos (2), Chico Lamba (4), Gabriel Brás (13) e Rafael Rodrigues (5); Geovany Quenda (17), Paulo Bernardo (8) C, Mateus Fernandes (7) e Rodrigo Mora (18); Fábio Silva (21) e Tiago Tomás (11)
Ilhas Faroé (selecionador): Eydun Klakstein
Ilhas Faroé (suplentes): Jóannes Davidsen (12), Jákup Vilhelmsen (5), Emil Joensen (7), Leivur Guttesen (11), Beinir Nolsoe (13), Bergur Poulsen (17), Gutti Dahl-Olsen (18), Jens Bruhn (19) e Eivind Mouritsen (20)
Ilhas Faroé (titulares): Ari Petersen (1); Borge Petersen (15), Elias Rusborg (4) e Gullbrandur Oregaard (6); Ási Dam (3), Noah Mneney (16) C, Aron Ellingsgaard (14) e Martin Agnarsson (2); Olaf Bárdarson (10), Jorgin Nielsen (9) e Heini Sorensen (8)
Árbitro: Jovan Kachevksi (Macedónia do Norte); Assistentes: Slagjan Markoski e Branko Putilin (Macedónia do Norte); 4.º Árbitro: Ivana Projkovska (Macedónia do Norte)
Já há equipas oficiais:
Eis a lista de convocados de Rui Jorge para esta dupla jornada de apuramento:
Guarda-redes: André Gomes (Benfica), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (Benfica)
Defesas: Chico Lamba (Arouca), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (Aves SAD), Rodrigo Gomes (Wolverhampton, Inglaterra), Rodrigo Pinheiro (Famalicão), Tiago Santos (Lille, França) e Christian Marques (Yverdon, Suiça)
Médios: Dário Essugo (Las Palmas, Espanha), Martim Neto (Rio Ave), João Marques (SC Braga), Mateus Fernandes (Wolverhampton, Inglaterra), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia) e Vasco Sousa (FC Porto)
Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton, Inglaterra), Fábio Silva (Las Palmas, Espanha), Geovany Quenda (Sporting), Henrique Araújo (Arouca), Pedro Santos (Moreirense), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (Wolfsburgo, Alemanha)
Depois desta partida de hoje, ficará a Portugal disputar apenas mais um jogo neste Grupo G. A 10.ª jornada vai realizar-se já na próxima terça-feira (18 horas), diante de Andorra, e também fora de casa. Em caso de sucesso frente às Ilhas Faroé, a equipa das Quinas já viajará para Andorra com a qualificação para o Euro-2025 carimbada.
Quem também abordou o duelo desta tarde, diante das Ilhas Faroé, foi Mateus Fernandes. O médio luso, que representa atualmente o Southampton (Inglaterra), deu o mote para mais uma vitória nacional: «A verdade é que as Ilhas Faroé incomodou-nos no primeiro jogo. Foi em Faro, ao intervalo estava 0-0. É uma equipa que baixa muito as linhas, que não nos permite ter muito espaço entre linhas e dificulta-nos um bocado. Sabemos o que temos a melhorar, sabemos onde somos fortes, temos vindo a trabalhar bem e estamos muito preparados para o jogo. Jogando pela Seleção Nacional queremos sempre os três pontos, queremos sempre ganhar, jogar para ganhar. O mister também nos passa essa mentalidade, portanto estamos aqui para somar os três pontos e vencer.»
Na antevisão ao jogo de hoje, e em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação da FPF, Rui Jorge deu conta do que pretende: «O que gostaria de ver em campo é uma equipa com um nível muito semelhante ao que se apresentou contra a Croácia. Acho que se mantivermos o nível, conseguiremos uma vitória. As Ilhas Faroé são, claramente, em termos individuais, uma equipa inferior à nossa. Cabe-nos demonstrar, e digo isto milhares de vezes, que assim é.» Já sobre a variabilidade tática que a equipa das Quinas tem apresentado, o selecionador nacional explicou que tudo tem que ver com as estratégias para cada jogo: «É verdade que, como se fala, jogamos muitas vezes em 4x4x2 losango. No entanto, não sei se jogamos mais vezes em 4x4x2 ou em 4x3x3. É um bocadinho indiferente. Podemos ajustar durante o jogo, pode haver alguma nuance dentro do 4x4x2 losango que permita ao Quenda utilizar mais o seu flanco. Portanto, pode acontecer.»
Portugal chega a este embate depois de uma caminhada de grande nível. Tudo começou a 8 de agosto de 2023, com o triunfo caseiro sobre Andorra (3-0). Seguiram-se duas goleadas à Bielorrússia (5-0, fora, e 6-1, em casa), e um triunfo diante da Grécia (2-0, em casa), antes do único desaire sofrido até ao momento: 1-2, frente à Grécia, fora de casa. Já no presente ano civil, a Seleção Nacional de sub-21 somou mais duas goleadas (Ilhas Faroé, 4-0, e Croácia, 5-1, ambos em casa), bem como mais uma vitória com os croatas, desta feita fora de casa (2-0). Com este registo, a equipa das Quinas soma 21 pontos, mais 4 que a Grécia (que tem 17 e já 9 jogos realizados) e mais 5 que a Croácia (que tem 16 em 8 partidas). É, como tal, à distância de apenas 1 ponto que Portugal está do Euro-2025. O empate diante das Ilhas Faroé é o bastante para carimbar o passaporte para a fase final da competição, mas Portugal tem todas as condições para vencer o jogo desta tarde e continuar a sua caminhada triunfal...
A Seleção Nacional de sub-21 defronta esta tarde (16 horas) as Ilhas Faroé, numa partida referente à 9.ª e penúltima jornada do Grupo G da fase de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, que vai realizar-se em junho de 2025, na Eslováquia. O duelo entre Ilhas Faroé e Portugal será jogado no Djupumyra Stadium, em Klaskvik, e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este encontro dos comandados de Rui Jorge. E como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!