Grande Prémio de Emilia-Romagna: siga aqui em direto
Sétima prova do Mundial de Fórmula 1 começa às 14 horas de Portugal Continental. Max Verstappen parte na pole, seguido de Lando Norris e Charles Leclerc

Terminamos assim o acompanhamento do Grande Prémio de Emilia-Romagna, no entanto, voltamos dentro de poucos minutos com a crónica da corrida.

No que toca ao Mundial de Construtores, a Red Bull segue na frente com 268, Ferrari em segundo com 212 e a McLaren fica com 154, no terceiro posto.

No que toca ao Mundial de Pilotos, Max Verstappen lidera com 161 pontos, com Charles Leclerc (113) a ultrapassar Sergio Pérez (107) no segundo lugar.

Classificação final da corrida:

1.º Verstappen

2.º Norris

3.º Leclerc

4.º Piastri

5.º Sainz

6.º Hamilton

7.º Russell

8.º Pérez

9.º Stroll

10.º Tsunoda

11.º Hulkenberg

12.º Magnussen

13.º Ricciardo

14.º Ocon

15.º Zhou

16.º Gasly

17.º Sargeant

18.º Bottas

19.º Alonso

20.º Albon

Pela primeira vez desde 2006, um Ferrari volta a estar no pódio do Grande Prémio de Emilia-Romagna.

Lando Norris: «Dói-me dizer isto, mas mais uma ou duas voltas e tê-lo-ia apanhado. Foi duro, perdi demasiado para o Max [Verstappen] no início da corrida. Mais uma ou duas voltas teria sido ótimo, mas não foi o caso Penso que estamos num ponto em que podemos dizer que estamos em posição de igualdade com a Ferrari e a Red Bull, que estamos a lutar pelo primeiro ou segundo lugar. Ainda é uma surpresa dizer que é frustrante não ganhar», disse na flash-interview.

Max Verstappen: «Acho que durante toda a corrida tive de forçar muito para conseguir abrir uma brecha no início. Nos médios estávamos bastante fortes, mas nos duros foi mais difícil de gerir e vi o Lando [Norris] a aproximar-se. Nas últimas 10 voltas estava a dar tudo, não me podia dar ao luxo de cometer muitos erros. Mudámos muitas coisas no carro, não tínhamos muita informação para a corrida, mas desde que começámos o fim de semana até agora, podemos estar incrivelmente satisfeitos com uma pole e uma vitória. É isso que eu quero!», atirou na flash-interview.

«Final infeliz! Perdi um pouco demais no início da corrida, mas mesmo assim, mais um troféu, vamos continuar assim», disse Lando Norris no rádio para o engenheiro da corrida.

«Tive de trabalhar pela vitória! Que grande corrida e bom trabalho», disse Max Verstappen imediatamente após a corrida.

Lando Norris tentou tudo, mas o tricampeão mundial aguentou muito bem a pressão do britânico. Corrida terminou com menos de um segundo a separar os dois pilotos!

ACABOU! Verstappen resiste e vence o Grande Prémio de Emilia-Romagna!

Volta 63/63 - No arranque da última volta, Norris fica a 1.078 segundos de Verstappen, crucialmente fora da janela de DRS!

0,7 segundos no fim do primeiro setor!

Verstappen não erra e vai aguentando a pressão!

Volta 62/63 - Verstappen diz que já não tem bateria no carro! Norris está a 1.2 segundos.

Volta 60/63 - Diferença parece ter estabilizado em 1.6 segundos, com quatro voltas para o final da corrida.

Volta 59/63 - Novo erro de Norris deixa o britânico a 1.8 de Verstappen! Aguenta bem a pressão o neerlandês!

Volta 58/63 - 1.6 segundos separa Lando Norris de Max Verstappen. Leclrec segue em terceiro a 5.3 segundos, Piastri está a 7 segundos de Leclerc e Sainz a outros sete do australiano.

Norris ainda reduziu para 1.4, mas dois ligeiros erros no setor um custam tempo ao briânico, estando agora a 1.7 segundos.

Volta 57/63 - Que ritmo impressionante de Lando Norris, que já está a menos de dois segundos de Max Verstappen (1.9 segundos).

Volta 56/63 - Incrível! Lando Norris está muito perto de Verstappen, apenas a 2.3 segundos do neerlandês! Há luta pela vitória na corrida!

Volta 55/63 - Alexander Albon abandona a corrida!

Volta 54/63 - Lando Norris está a 3.8 segundos e vale a pena recordar que Max Verstappen já teve três avisos de ultrapassar limites da pista. Da próxima vez, é castigado com penalidade de cinco segundos, o que levaria Norris a subir à liderança da corrida. Neerlandês não tem margem para erro.

Volta 53/63 - Top-10 da corrida

1.º Verstappen

2.º Norris

3.º Leclerc

4.º Piastri

5.º Sainz

6.º Hamilton

7.º Russell

8.º Pérez

9.º Stroll

10.º Tsunoda

Volta 52/63 - Erro de Leclerc custou mesmo luta pelo segundo lugar de Lando Norris. Contudo, o britânico está a recuperar tempo para Verstappen e já encurtou desvantagem em um segundo. Norris está a ganhar tempo nas curvas 2 e 6, estando agora a 4.3 segundos do neerlandês!

No rádio, Max Verstappen queixa-se do estado dos seus pneus!

Volta 51/63 - Lance Stroll continua a mostra bom ritmo, ultrapassando Yuki Tsunoda apra subri ao 9.º lugar.

Volta 50/63 - Norris distancia-se de Leclerc (2.5 segundos) e está a 5.6 de Verstappen, seguro na liderança da corrida.

Volta 48/63 - Charles Leclerc comete erro que lhe pode afastar da luta pelo segundo posto! Monegasco falhou ponto de travagem na entrada para a curva 14 e fica agora a 1.5 segundos de Norris!

Volta 47/63 - Lance Stroll ultrapassa Nico Hulkenberg e ascende ao 10.º posto, a última posição que atribuiu pontos na corrida. Neste caso, apenas um.

Volta 46/63 - Leclerc ameaçou, mas para já Norris mantém distância em 0.9 segundos para o monegasco, parecendo, para já, que está a aguentar a pressão do rival da Ferrari.

Classificação na volta 42:

Volta 43/63 - Charles Leclerc ganhou meio segundo na volta anterior e já está dentro da janela de DRS, ameaçando cada vez mais o segundo posto de Lando Norris!

Engenheiro de corrida do monegasco diz mesmo que Leclerc está a ser o mais rápido na pista nesta altura da prova.

Contudo, logo a seguir, Fernando Alonso, em 19.º, estabelece volta mais rápida em 1,19.851 minutos, com jogo de pneus médios novo.

Volta 42/63 - Sergio Pérez faz bom uso dos pneus médios para ultrapassar Tsunoda antes da curva 1, com ajuda do DRS.

Volta 41/63 - Charles Leclerc está a aumentar de ritmo e está apenas a 1.4 segundos do britânico. Verstappen leva 7,1 segundos de vantagem.

Volta 39/63 - Kevin Magnussen também efetuou paragem para colocar composto médio. Dinamarquês regressou no 17.º posto. Assim o top-10 é o seguinte:

1.º Verstappen

2.º Norris

3.º Leclerc

4.º Piastri

5.º Sainz

6.º Russell

7.º Hamilton

8.º Tsunoda

9.º Hulkenberg

10.º Pérez

Volta 38/63 - Pérez é finalmente chamando às boxes, para trocar pneus duros pelos médios. Mexicano pretende terminar corrida com este composto.

Checo regressa no 11.º lugar, atrás de Daniel Ricciardo.

Volta 37/63 - Hamilton ultrapassa Pérez, que ainda não parou, para ascender ao sétimo lugar.

Volta 35/63 - Lando Norris assusta-se com ritmo dos pilotos que lhe perseguem, perguntado porque estes estão mais rápidos. O engenheiro de corrida assegura o britânico que os rivais estão a desgastar mais os pneus e por isso aproximam-se do segundo lugar.

Contudo, Norris mantém vantagem de três segundos de Leclrec e Piastri está a 1.6 do monegasco.

Volta 33/63 - Hamilton aproveita pneus desgastados de Lance Stroll para ultrapassar antes da chicane (curvas 14 e 15), subindo ao oitavo posto.

Classificação na volta 32:

Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Sainz, Russell, Pérez, Hamilton, Stroll e Magnussen a fechar o top-10.

Zhou, Tsunoda, Hulkenberg, Ricciardo, Bottas, Alonso, Ocon, Sargeant, Gasly e Albon, em último.

Volta 30/63 - Após as paragens obrigatórias na frente do pelotão, Max Verstappen mantém-se seguro em primeiro, com 6.3 segundos de vantagem para Norris, que por sua vez leva 2.8 segundos de vantagem sobre Leclerc. Piastri está seguro no quarto posto, a um segundo do monegasco da Ferrari, com Sainz a 6.2 s de distância.

Volta 27/63 - Carlos Sainz já fez a troca de pneus e fica muito atrás de Oscar Piastri, a cerca de quatro segundos!

Só Lance Stroll (Aston Martin), Sergio Pérez (Red Bull) e Kevin Magnussen (Haas) é que ainda não pararam.

Volta 26/63 - Não resulta a estratégia da Ferrari! Leclerec trocou para duros , demorando 2.8 segundos e sai no sexto lugar, atrás de Lando Norris e Sergio Pérez!

Volta 25/63 - O líder da corrida foi nesta volta às boxes, parando 2.6 segundos para colocar jogo de pneus duros. Neerlandês sai atrás de Hamilton, Sainz e Leclerc, que ainda não pararam para troca de pneus.

Volta 24/63 - Oscar Piastri também é chamado às boxes - troca para pneus duros - e regressa em oitavo. Crucialmente, Lando Norris conseguiu ultrapassar Sergio Pérez na reta de partida, com a ajuda de DRS. Resta saber como responderá a Ferrari.

Volta 23/63 - Ferrari faz bluff e força McLaren a parar primeiro! Lando Norris é chamado para colocar pneus duros usados e, crucialmente, o britânico sai em sétimo, atrás de Sergio Pérez, podendo perder tempo para Leclerc com o piloto da Red Bull a complicar a vida ao inglês.

Relembramos a qualificação completa à volta 21:

Volta 22/63 - 2.4 segundos foi a duração da paragem de George Russell, mudando para médios. Britânico regressa no 10.º lugar, à frente de Kevin Magnussen.

Volta 20/63 - Estamos a uma volta de entrar na janela ideal (da volta 21 à 27) de troca de pneus e este momento pode ser crucial para a luta pelo segundo lugar. Isto porque como a RB mostrou, a chamada às boxes antes dos rivais, pode ganha tempo a quem está a perseguir o rival. Resta saber se a Ferrari vai tentar chamar Leclerc às garagens antes de Norris para tentar o undercut.

Por outro lado, Piastri, da McLaren, pode também tentar isso mesmo para ultrapassar Sainz e subir ao quarto posto.

Volta 18/63 - Mais dificuldades para Sergio Pérez! A chegar à curva 17, falhou o ponto de travagem e passou pela gravilha, perdendo cerca de cinco segundos para Lewis Hamilton. Está agora a 15 segundos do inglês.

Volta 15/63 - Entretanto, Max Verstappen já leva cinco segundos de avanço para Lando Norris e Charles Leclerc está perto do britânico, a 1.2 segundos do rival.

Por outro lado, o Red Bull de Sergio Pérez está com dificuldades em ter o mesmo ritmo do companheiro de equipa. O mexicano segue em oitavo, estando a 10 segundos do sétimo, Lewis Hamilton.

Volta 14/63 - Boa estratégia da RB! A equipa trouxe Tsunoda às boxes uma volta antes de Nico Hulkenberg (Haas) e isso fez com que após a saída do dinamarquês das garagens, o japonês conseguisse a ultrapassagem.

Volta 13/63 - Ricciardo e Tsunoda também trocaram os pneus médios para os duros, sem surpresas.

Volta 12/63 - Tudo igual na frente, mas Verstappen consegue aumentar vantagem para Norris, tendo agora três segundos de distância. Leclerc está a 1.7 de Norris, Sainz a 2.8 de Leclrec e Piastri a 0,8 segundos do espanhol.

Volta 9/63 - Problema para Alex Albon! Piloto diz que uma das rodas não está bem apertado e isso vai valer multa para a Williams.

Tailandês voltou às garagens para apertar a roda direita dianteira.

Volta 9/63 - Curiosamente, Albon e Bottas, de pneus médios também foram às garagens mais cedo do que se previa. Os pilotos da Williams e Kick Sauber optaram pelos pneus duros. Gasly também trocou os macios por duros.

Volta 8/63 - Fernando Alonso já foi às boxes para mudar os pneus macios para os duros.

Volta 7/63 - Max Verstappen chegou a ter mais de dois segundos de vantagem para Lando Norris, mas o britânico conseguiu reduzir para 1.8, ainda longe de ativar DRS e ameaçar ultrapassagem ao neerlandês.

Carlos Sainz disse no rádio para o engenheiro de corrida que a «McLaren está muito rápida». E Oscar Piastri está mesmo muito perto de ultrapasssar Carlos Sainz, estando apenas a 0,4 segundos de subir ao quarto posto.

Volta 5/63 - Refira-se que Sergio Pérez (10.º), Zhou Guanyu (18.º) e Logan Sargeant (19.º), começaram com pneus duros. Pierre Gasly (15.º) e Fernando Alonso (20.º) estão de macios. Os restantes pilotos optaram pelo jogo de pneus médios.

Volta 3/63 - Para já o top-10 da corrida é composto por Verstappen, Norris, Leclerc, Norris, Sainz, Piastri, Russell, Hamilton, Hulkenberg, Tsunoda e Pérez.

Volta 2/63 - Crucialmente, Max Verstappen consegue ter um segundo de distância de Lando Norris, impedindo utilização de DRS por parte do britânico e assim, afasta ameaça de ultrapassagem do carro número 3 da McLaren.

Volta 1/63 - Começa a corrida e o arranque dá-se sem qualquer contacto na apertada curva 1! Max Verstappen mantém primeiro lugar e Norris aguenta a pressão de Charles Leclerc! Recorde-se que nesta pista é notoriamente difícil de conseguir ultrapassagens.

14 horas - Pilotos iniciam agora a volta de foramção da grelha...

Recordamos aqui a pista:

Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari (Fonte: Formula 1)

A corrida vai ter 63 voltas, perfazendo um total de 309,049 quilómetros.

A jogar em casa, a Ferrari tem enorme apoio dos tifosi.

13.48 horas - Faltam pouco mais de 10 minutos para o início da corrida e já se ouviu o hino italiano, porque o Grande Prémio tem lugar no país transalpin. É procedimento habitual antes de cada prova ouvir o hino nacional do país que acolhe o GP.

Antes da corrida, Sebastian Vettel, antigo piloto da Red Bull, Ferrari e Aston Martin, foi para a pista com o McLaren de Ayrton Senna em 1993, o MP4/8, para homenagear o brasileiro, que faleceu no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, há 30 anos.

Boa tarde a todos os nossos leitores e leitoras! Às 14 horas vai começar a corrida principal do sétimo Grande Prémio de Fórmula 1 de 2024.

Max Verstappen conseguiu a sétima pole de temporada, apesar da luta que os McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri e os Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz deram.

O australiano teve o segundo melhor tempo da qualificação, mas perdeu três lugares na grelha de partida, por impedir volta de qualificação de Kevin Magnussen.

As simulações que as equipas fizeram durante os treinos e de acordo com o fabricante dos pneumáticos, a Pirelli, espera-se apenas uma paragem nas boxes para os pilotos, que procuram alternar entre os pneus médios - procurando um balanço de velocidade e durabilidade - e os duros - abdicando de alguma rapidez, privilegiando maior tempo em pista.

Estratégias esperadas para o Grande Prémio de Imola (Fonte: Formula 1)

Caso os pilotos optem por começar com os médios, a volta ideal para a troca para duros encontra-se entre as voltas 21 e 27, ou seja, período em que os pneus começam a perder tempo de vida. Em ordem inversa, de duros para médios, a janela de troca está prevista está entre a 34.ª volta a a 40.ª.

Recorde-se que a corrida vai ter 63 voltas.