Terminamos assim o acompanhamento do Grande Prémio de Emilia-Romagna, no entanto, voltamos dentro de poucos minutos com a crónica da corrida.
No que toca ao Mundial de Construtores, a Red Bull segue na frente com 268, Ferrari em segundo com 212 e a McLaren fica com 154, no terceiro posto.
No que toca ao Mundial de Pilotos, Max Verstappen lidera com 161 pontos, com Charles Leclerc (113) a ultrapassar Sergio Pérez (107) no segundo lugar.
Classificação final da corrida:
1.º Verstappen
2.º Norris
3.º Leclerc
4.º Piastri
5.º Sainz
6.º Hamilton
7.º Russell
8.º Pérez
9.º Stroll
10.º Tsunoda
11.º Hulkenberg
12.º Magnussen
13.º Ricciardo
14.º Ocon
15.º Zhou
16.º Gasly
17.º Sargeant
18.º Bottas
19.º Alonso
20.º Albon
Pela primeira vez desde 2006, um Ferrari volta a estar no pódio do Grande Prémio de Emilia-Romagna.
The first Ferrari driver to finish on the podium in Imola since Michael Schumacher in 2006...
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Bravo, Charles 👏 pic.twitter.com/0N2OnxOdDv
Lando Norris: «Dói-me dizer isto, mas mais uma ou duas voltas e tê-lo-ia apanhado. Foi duro, perdi demasiado para o Max [Verstappen] no início da corrida. Mais uma ou duas voltas teria sido ótimo, mas não foi o caso Penso que estamos num ponto em que podemos dizer que estamos em posição de igualdade com a Ferrari e a Red Bull, que estamos a lutar pelo primeiro ou segundo lugar. Ainda é uma surpresa dizer que é frustrante não ganhar», disse na flash-interview.
Max Verstappen: «Acho que durante toda a corrida tive de forçar muito para conseguir abrir uma brecha no início. Nos médios estávamos bastante fortes, mas nos duros foi mais difícil de gerir e vi o Lando [Norris] a aproximar-se. Nas últimas 10 voltas estava a dar tudo, não me podia dar ao luxo de cometer muitos erros. Mudámos muitas coisas no carro, não tínhamos muita informação para a corrida, mas desde que começámos o fim de semana até agora, podemos estar incrivelmente satisfeitos com uma pole e uma vitória. É isso que eu quero!», atirou na flash-interview.
«Final infeliz! Perdi um pouco demais no início da corrida, mas mesmo assim, mais um troféu, vamos continuar assim», disse Lando Norris no rádio para o engenheiro da corrida.
«Tive de trabalhar pela vitória! Que grande corrida e bom trabalho», disse Max Verstappen imediatamente após a corrida.
Lando Norris tentou tudo, mas o tricampeão mundial aguentou muito bem a pressão do britânico. Corrida terminou com menos de um segundo a separar os dois pilotos!
ACABOU! Verstappen resiste e vence o Grande Prémio de Emilia-Romagna!
WHAT A FINISH!! 🤯
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
MAX VERSTAPPEN HOLDS ON TO WIN IN IMOLA - JUST!! 👏👏#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/dOoyFfcqcE
Volta 63/63 - No arranque da última volta, Norris fica a 1.078 segundos de Verstappen, crucialmente fora da janela de DRS!
0,7 segundos no fim do primeiro setor!
Verstappen não erra e vai aguentando a pressão!
Volta 62/63 - Verstappen diz que já não tem bateria no carro! Norris está a 1.2 segundos.
Volta 60/63 - Diferença parece ter estabilizado em 1.6 segundos, com quatro voltas para o final da corrida.
Volta 59/63 - Novo erro de Norris deixa o britânico a 1.8 de Verstappen! Aguenta bem a pressão o neerlandês!
Volta 58/63 - 1.6 segundos separa Lando Norris de Max Verstappen. Leclrec segue em terceiro a 5.3 segundos, Piastri está a 7 segundos de Leclerc e Sainz a outros sete do australiano.
Norris ainda reduziu para 1.4, mas dois ligeiros erros no setor um custam tempo ao briânico, estando agora a 1.7 segundos.
Volta 57/63 - Que ritmo impressionante de Lando Norris, que já está a menos de dois segundos de Max Verstappen (1.9 segundos).
LAP 57/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
"I'm pushing as much as I can, mate!" 📻
Lando's giving it everything to try and make it back-to-back wins 👊
The gap is 1.4 seconds! #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/Db4XkKdqbr
Volta 56/63 - Incrível! Lando Norris está muito perto de Verstappen, apenas a 2.3 segundos do neerlandês! Há luta pela vitória na corrida!
Volta 55/63 - Alexander Albon abandona a corrida!
Volta 54/63 - Lando Norris está a 3.8 segundos e vale a pena recordar que Max Verstappen já teve três avisos de ultrapassar limites da pista. Da próxima vez, é castigado com penalidade de cinco segundos, o que levaria Norris a subir à liderança da corrida. Neerlandês não tem margem para erro.
Volta 53/63 - Top-10 da corrida
1.º Verstappen
2.º Norris
3.º Leclerc
4.º Piastri
5.º Sainz
6.º Hamilton
7.º Russell
8.º Pérez
9.º Stroll
10.º Tsunoda
Volta 52/63 - Erro de Leclerc custou mesmo luta pelo segundo lugar de Lando Norris. Contudo, o britânico está a recuperar tempo para Verstappen e já encurtou desvantagem em um segundo. Norris está a ganhar tempo nas curvas 2 e 6, estando agora a 4.3 segundos do neerlandês!
LAP 48/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Norris gets some breathing space as Leclerc goes over the grass on the inside of Variante Alta 😲#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/rgH0bd5qhY
No rádio, Max Verstappen queixa-se do estado dos seus pneus!
LAP 52/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
"My tyres don't work mate." 📻
Verstappen's losing time - over 2 seconds in a few laps - to Norris, who is now 4.5s behind the Red Bull 👀#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/bLZhH5qytY
Volta 51/63 - Lance Stroll continua a mostra bom ritmo, ultrapassando Yuki Tsunoda apra subri ao 9.º lugar.
Volta 50/63 - Norris distancia-se de Leclerc (2.5 segundos) e está a 5.6 de Verstappen, seguro na liderança da corrida.
Volta 48/63 - Charles Leclerc comete erro que lhe pode afastar da luta pelo segundo posto! Monegasco falhou ponto de travagem na entrada para a curva 14 e fica agora a 1.5 segundos de Norris!
Volta 47/63 - Lance Stroll ultrapassa Nico Hulkenberg e ascende ao 10.º posto, a última posição que atribuiu pontos na corrida. Neste caso, apenas um.
Volta 46/63 - Leclerc ameaçou, mas para já Norris mantém distância em 0.9 segundos para o monegasco, parecendo, para já, que está a aguentar a pressão do rival da Ferrari.
LAP 45/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
The grandstands at Imola give a roar 🔊
Having shaken Piastri, Leclerc is now the fastest car on track and closes on Norris for P2 🍿#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/CvG3HOXJE9
Classificação na volta 42:
LAP 42/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Two-thirds done ✅
Here's the order as things stand 👇#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/UVLlUUCuvQ
Volta 43/63 - Charles Leclerc ganhou meio segundo na volta anterior e já está dentro da janela de DRS, ameaçando cada vez mais o segundo posto de Lando Norris!
Engenheiro de corrida do monegasco diz mesmo que Leclerc está a ser o mais rápido na pista nesta altura da prova.
Contudo, logo a seguir, Fernando Alonso, em 19.º, estabelece volta mais rápida em 1,19.851 minutos, com jogo de pneus médios novo.
Volta 42/63 - Sergio Pérez faz bom uso dos pneus médios para ultrapassar Tsunoda antes da curva 1, com ajuda do DRS.
Volta 41/63 - Charles Leclerc está a aumentar de ritmo e está apenas a 1.4 segundos do britânico. Verstappen leva 7,1 segundos de vantagem.
Volta 39/63 - Kevin Magnussen também efetuou paragem para colocar composto médio. Dinamarquês regressou no 17.º posto. Assim o top-10 é o seguinte:
1.º Verstappen
2.º Norris
3.º Leclerc
4.º Piastri
5.º Sainz
6.º Russell
7.º Hamilton
8.º Tsunoda
9.º Hulkenberg
10.º Pérez
Volta 38/63 - Pérez é finalmente chamando às boxes, para trocar pneus duros pelos médios. Mexicano pretende terminar corrida com este composto.
Checo regressa no 11.º lugar, atrás de Daniel Ricciardo.
LAP 38/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Perez's long first stint finally comes to an end!
He returns to the fray down in P11, but on the faster Medium tyres. #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/f73rQ0sPBF
Volta 37/63 - Hamilton ultrapassa Pérez, que ainda não parou, para ascender ao sétimo lugar.
Volta 35/63 - Lando Norris assusta-se com ritmo dos pilotos que lhe perseguem, perguntado porque estes estão mais rápidos. O engenheiro de corrida assegura o britânico que os rivais estão a desgastar mais os pneus e por isso aproximam-se do segundo lugar.
Contudo, Norris mantém vantagem de três segundos de Leclrec e Piastri está a 1.6 do monegasco.
LAP 33/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Piastri fans, let's hear you 👀
The McLaren starts to close on Leclerc's Ferrari for the final spot on the podium#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/k21GDnWdCY
Volta 33/63 - Hamilton aproveita pneus desgastados de Lance Stroll para ultrapassar antes da chicane (curvas 14 e 15), subindo ao oitavo posto.
Classificação na volta 32:
Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Sainz, Russell, Pérez, Hamilton, Stroll e Magnussen a fechar o top-10.
Zhou, Tsunoda, Hulkenberg, Ricciardo, Bottas, Alonso, Ocon, Sargeant, Gasly e Albon, em último.
Volta 30/63 - Após as paragens obrigatórias na frente do pelotão, Max Verstappen mantém-se seguro em primeiro, com 6.3 segundos de vantagem para Norris, que por sua vez leva 2.8 segundos de vantagem sobre Leclerc. Piastri está seguro no quarto posto, a um segundo do monegasco da Ferrari, com Sainz a 6.2 s de distância.
Volta 27/63 - Carlos Sainz já fez a troca de pneus e fica muito atrás de Oscar Piastri, a cerca de quatro segundos!
LAP 28/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Sainz is last of the front-runners to box, handing the lead back to Verstappen.
But the Ferrari also comes back out BEHIND Piastri, meaning a switch for P4 🔁#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/WQvrtoolkn
Só Lance Stroll (Aston Martin), Sergio Pérez (Red Bull) e Kevin Magnussen (Haas) é que ainda não pararam.
Volta 26/63 - Não resulta a estratégia da Ferrari! Leclerec trocou para duros , demorando 2.8 segundos e sai no sexto lugar, atrás de Lando Norris e Sergio Pérez!
Volta 25/63 - O líder da corrida foi nesta volta às boxes, parando 2.6 segundos para colocar jogo de pneus duros. Neerlandês sai atrás de Hamilton, Sainz e Leclerc, que ainda não pararam para troca de pneus.
LAP 25/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Verstappen joins both McLarens in pitting, and Leclerc follows the Red Bull a lap later.
Sainz leads the race, but is yet to stop.#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/pvMTqKuKDc
Volta 24/63 - Oscar Piastri também é chamado às boxes - troca para pneus duros - e regressa em oitavo. Crucialmente, Lando Norris conseguiu ultrapassar Sergio Pérez na reta de partida, com a ajuda de DRS. Resta saber como responderá a Ferrari.
LAP 24/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Norris was first among the leaders to box for the Hard tyre, but re-joined behind Perez's Red Bull 👀
No matter, though - Lando sends a lovely move to the inside at Turn 1 to re-claim track position 📨#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/0Vvk6pOepB
Volta 23/63 - Ferrari faz bluff e força McLaren a parar primeiro! Lando Norris é chamado para colocar pneus duros usados e, crucialmente, o britânico sai em sétimo, atrás de Sergio Pérez, podendo perder tempo para Leclerc com o piloto da Red Bull a complicar a vida ao inglês.
Relembramos a qualificação completa à volta 21:
LAP 21/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Here's the order one-third of the way into this race 👇#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/eftrGJmymQ
Volta 22/63 - 2.4 segundos foi a duração da paragem de George Russell, mudando para médios. Britânico regressa no 10.º lugar, à frente de Kevin Magnussen.
Volta 20/63 - Estamos a uma volta de entrar na janela ideal (da volta 21 à 27) de troca de pneus e este momento pode ser crucial para a luta pelo segundo lugar. Isto porque como a RB mostrou, a chamada às boxes antes dos rivais, pode ganha tempo a quem está a perseguir o rival. Resta saber se a Ferrari vai tentar chamar Leclerc às garagens antes de Norris para tentar o undercut.
Por outro lado, Piastri, da McLaren, pode também tentar isso mesmo para ultrapassar Sainz e subir ao quarto posto.
Volta 18/63 - Mais dificuldades para Sergio Pérez! A chegar à curva 17, falhou o ponto de travagem e passou pela gravilha, perdendo cerca de cinco segundos para Lewis Hamilton. Está agora a 15 segundos do inglês.
LAP 18/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Perez in the gravel! 😬
The Red Bull had been making progress in clean air, but throws it away with an off-track excursion at Rivazza! #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/8nOUQFQ6dO
Volta 15/63 - Entretanto, Max Verstappen já leva cinco segundos de avanço para Lando Norris e Charles Leclerc está perto do britânico, a 1.2 segundos do rival.
Por outro lado, o Red Bull de Sergio Pérez está com dificuldades em ter o mesmo ritmo do companheiro de equipa. O mexicano segue em oitavo, estando a 10 segundos do sétimo, Lewis Hamilton.
Volta 14/63 - Boa estratégia da RB! A equipa trouxe Tsunoda às boxes uma volta antes de Nico Hulkenberg (Haas) e isso fez com que após a saída do dinamarquês das garagens, o japonês conseguisse a ultrapassagem.
LAP 14/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Tsunoda pits from P9 to force Hulkenberg ahead into a stop, and the RB leapfrogs the Haas at the exit! #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/wGtLd3Zvpf
Volta 13/63 - Ricciardo e Tsunoda também trocaram os pneus médios para os duros, sem surpresas.
Volta 12/63 - Tudo igual na frente, mas Verstappen consegue aumentar vantagem para Norris, tendo agora três segundos de distância. Leclerc está a 1.7 de Norris, Sainz a 2.8 de Leclrec e Piastri a 0,8 segundos do espanhol.
Volta 9/63 - Problema para Alex Albon! Piloto diz que uma das rodas não está bem apertado e isso vai valer multa para a Williams.
LAP 10/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
"I think I've got a problem, my tyres not on properly" Albon reports to Williams 🙁
It's a slow lap back to the pits to get it sorted.#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/spELh2MJCv
Tailandês voltou às garagens para apertar a roda direita dianteira.
Volta 9/63 - Curiosamente, Albon e Bottas, de pneus médios também foram às garagens mais cedo do que se previa. Os pilotos da Williams e Kick Sauber optaram pelos pneus duros. Gasly também trocou os macios por duros.
Volta 8/63 - Fernando Alonso já foi às boxes para mudar os pneus macios para os duros.
Volta 7/63 - Max Verstappen chegou a ter mais de dois segundos de vantagem para Lando Norris, mas o britânico conseguiu reduzir para 1.8, ainda longe de ativar DRS e ameaçar ultrapassagem ao neerlandês.
LAP 6/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
The lead gap hovers around 1.8s as Norris keeps the pressure on Max 💪
It's status quo maintained between the top five!#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/VPEjA1PQSq
Carlos Sainz disse no rádio para o engenheiro de corrida que a «McLaren está muito rápida». E Oscar Piastri está mesmo muito perto de ultrapasssar Carlos Sainz, estando apenas a 0,4 segundos de subir ao quarto posto.
LAP 8/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
"McLaren is fast" reports Sainz 📻
No kidding! Piastri is within range of the Ferrari and has his sights locked on P4 🎯#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/mPuMfQFIpK
Volta 5/63 - Refira-se que Sergio Pérez (10.º), Zhou Guanyu (18.º) e Logan Sargeant (19.º), começaram com pneus duros. Pierre Gasly (15.º) e Fernando Alonso (20.º) estão de macios. Os restantes pilotos optaram pelo jogo de pneus médios.
Volta 3/63 - Para já o top-10 da corrida é composto por Verstappen, Norris, Leclerc, Norris, Sainz, Piastri, Russell, Hamilton, Hulkenberg, Tsunoda e Pérez.
Volta 2/63 - Crucialmente, Max Verstappen consegue ter um segundo de distância de Lando Norris, impedindo utilização de DRS por parte do britânico e assim, afasta ameaça de ultrapassagem do carro número 3 da McLaren.
LAP 2/63
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Verstappen makes a break for it out front, closely pursued by Norris, Leclerc, Sainz and Piastri.#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/i1urVxuYa0
Volta 1/63 - Começa a corrida e o arranque dá-se sem qualquer contacto na apertada curva 1! Max Verstappen mantém primeiro lugar e Norris aguenta a pressão de Charles Leclerc! Recorde-se que nesta pista é notoriamente difícil de conseguir ultrapassagens.
14 horas - Pilotos iniciam agora a volta de foramção da grelha...
Recordamos aqui a pista:
A corrida vai ter 63 voltas, perfazendo um total de 309,049 quilómetros.
A jogar em casa, a Ferrari tem enorme apoio dos tifosi.
Imola, never change 😍🙏#F1 #ImolaGP #MadeInItalyGP pic.twitter.com/7aYFgvutzm
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
13.48 horas - Faltam pouco mais de 10 minutos para o início da corrida e já se ouviu o hino italiano, porque o Grande Prémio tem lugar no país transalpin. É procedimento habitual antes de cada prova ouvir o hino nacional do país que acolhe o GP.
Antes da corrida, Sebastian Vettel, antigo piloto da Red Bull, Ferrari e Aston Martin, foi para a pista com o McLaren de Ayrton Senna em 1993, o MP4/8, para homenagear o brasileiro, que faleceu no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, há 30 anos.
A legend of the present, honouring a legend of the past.
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Watch as Sebastian Vettel drives Ayrton Senna's 1993 @McLarenF1 around the historic Imola Circuit ❤️#F1 #ImolaGP https://t.co/729qgbfsMM
Simply the greatest pre-race show run in history 🥹#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/TBe9e1YWVi
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Senna Sempre ❤️🇧🇷#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/ZUS4CSAiAq
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
Boa tarde a todos os nossos leitores e leitoras! Às 14 horas vai começar a corrida principal do sétimo Grande Prémio de Fórmula 1 de 2024.
Max Verstappen conseguiu a sétima pole de temporada, apesar da luta que os McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri e os Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz deram.
They'll line up like this for Sunday's race 👀#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/uEONXLtWud
— Formula 1 (@F1) May 18, 2024
O australiano teve o segundo melhor tempo da qualificação, mas perdeu três lugares na grelha de partida, por impedir volta de qualificação de Kevin Magnussen.
As simulações que as equipas fizeram durante os treinos e de acordo com o fabricante dos pneumáticos, a Pirelli, espera-se apenas uma paragem nas boxes para os pilotos, que procuram alternar entre os pneus médios - procurando um balanço de velocidade e durabilidade - e os duros - abdicando de alguma rapidez, privilegiando maior tempo em pista.
Caso os pilotos optem por começar com os médios, a volta ideal para a troca para duros encontra-se entre as voltas 21 e 27, ou seja, período em que os pneus começam a perder tempo de vida. Em ordem inversa, de duros para médios, a janela de troca está prevista está entre a 34.ª volta a a 40.ª.
Recorde-se que a corrida vai ter 63 voltas.