Grande Prémio de Áustria: acompanhe aqui em direto
O circuito Red Bull Ring, na Áustria, recebe o 11.º GP da temporada. Max Verstappen fez a 8.ª pole da época e vai partir à frente de Lando Norris e George Russell

Voltamos já a seguir com reações e crónica da corrida! Fique por aí!

Classificação final:

Volta 71/71 - GEORGE RUSSELL É O VENCEDOR DO GRANDE PRÉMIO DE ÁUSTRIA!

Piastri termina em 2.º e Carlos Sainz da Ferrari agarra último lugar do pódio!

Volta 70/71 - Russell parece segurar liderança. Piastri segue em segundo e Sainz em 3.º!

Volta 69/71 - Apenas a duas voltas do fim da corrida, George Russell segue na liderança, com 2.3 segundos de vantagem para Oscar Piastri? Conseguirá o australiano roubar a vitória ao britânico ?

Volta 68/71 - Max Verstappen leva penalidade de 10 segundos pelo choque com Norris na volta 64 e que resultou nos pneus rebentados de ambos os carros dos pilotos.

Volta 67/71 - Prossegue a corrida já sem Safety Car vitual! Lando Norris foi forçado a desistir da corrida!

Volta 66/71 - Banderia amarela! Há Safety Car Virtual e pilotos têm de abrandar!

Volta 65/71 - Nem Norris nem Verstappen vão ganhar a corrida! Russell está na liderança com 2.8 segundos de vantagem para Piastri, que ultrapassou Sainz para subir ao segundo lugar!

Volta 64/71 - HÁ TOQUE ENTRE OS DOIS PILOTOS! Norris choca com Verstappen, mas os dois pilotos rebentam com os pneus! Verstappen consegue dirigir-se às boxes para trocar de pneus!

Norris vem mais tarde, com muitas mais dificuldades!

Volta 63/71 - Lando Norris tenta de tudo e mais uma vez na curva 3! Britânico volta a ultrapassar no interior da curva, empurrando Verstappen para fora de pista, mas o neerlandês recuperou a posição e... está à frente por meio segundo!

Volta 61/71 - Max Verstappen defende muito bem a posição novamente! Norris tentou nova ultrapassagem nas curvas 3 e 5, porém, o neerlandês não deu qualquer espaço de manobra ao britânico! Que luta entre os dois rivais e vamos ter corrida até ao fim!

Volta 59/71 - Lando Norris ultrapassou Verstappen na curva 3, mas a que custo! Travagem tardia retirou muita vida aos pneus do britânico e na reta seguinte o neerlandês recuperou a posição!

Volta 58/71- Por outro lado, Verstappen queixa-se do carro, referindo que «alguma coisa está errado»! Norris segue a cerca de 0,6 segundos do rival neerlandês.

Volta 56/71 - Norris tentou ultrapassagem na curva 3, mas Verstappen defenfeu a posição, ganhando algum fôlego na perseguição do inglês.

Britânico queixou-se de Verstappen, dizendo que mudou a trajetória no ponto de travagem, algo que não é permitido nas regras.

Volta 55/71 - Lando Norris já pode usar DRS - sistema de abertura da asa traseira que permite aumento de velocidade nas retas - e está muito perto de tentar ultrapassagem a Verstappen!

Volta 54/71 - Lando Norris está agora a menos de um segundo de Verstappen e registou volta mais rápida da corrida, com 1.08,016 segundos.

Volta 53/71 - Foi a roda esquerda traseira que provocou o atraso na troca de pneus a Verstappen! Logo a seguir, Sergio Pérez parou por 8.5 segundos, também com problema semelhante!

Volta 52/71 - Verstappen e Norris voltam a fazer paragem na mesma volta e o neerlandês teve problema na troca de pneus! Tricampeão perdeu 6.9 segundos na troca de pneus ao passo que Norris perdeu apenas 2.9. Distância entre os dois é agora apenas de 1.9 segundos!

Volta 50/71 - Verstappen lidera a corrida, seguido por Norris, Piastri e Hamilton, contudo, estes quatro ainda não fizeram a segunda paragem.

Volta 48/71 - Sainz trocou para médios, Verstappen mantém distância de 7 segundos mas avisa: «não consigo aguentar com estes pneus durante muito mais tempo».

Volta 46/71 - George Russell troca para duros... e Albon leva penalidade de 5 segundos por pisar linha de entrada nas boxes.

Volta 45/71 - Pilotos começam a fazer a segunda paragem prevista e, para já, uns optam por médios novos e outros preferem continuar com pneus duros. Ambos os Alpine, por exemplo, voltaram aos médios. Na frente do pelotão, só Kevin Magnussen, em 9.º e Nico Hulkenberg (10.º) fizeram a 2.ª paragem.

Veja aqui a ultrapassagem de Gasly a Ocon:

Volta 43/71 - Parece mesmo que os pneus de Verstappen estão a cair. Lando Norris, em duas voltas já retirou 1,5 segundos ao rival neerlandês, estando agora a 6,5 segundos do mesmo.

Volta 41/71 - Luta acesa entre os Alpine! Gasly volta a desafiar Ocon e desta vez consegue executar a manobra no limite, apesar da luta do colega de equipa! Houve mesmo toque de pneus entre os dois franceses!

Volta 40/71 - Verstappen queixa-se ao engenheiro do corrida a dizer que os pneus «de repente» ficaram muito maus... Mas a verdade é que o neerlandês mantém segura vantagem para Lando Norris (6,049 segundos).

Volta 37/71 - Houve luta entre Gasly e Ocon e o primeiro voltou a ser muito crítico de Ocon, acusando-o de empurrar para fora da pista...

«Porque é que ele acabou de me empurrar para fora da pista?», disse Gasly.

Volta 36/71 - Fernando Alonso, Pierre Gasly e Esteban Ocon, fora das posições que pontuam, vão dando o melhor espetáculo da tarde! Esteban Ocon ultrapassou o antigo companheiro de equipa e logo a seguir Gasly juntou-se à luta, conseguindo também ultrapassar o veterano espanhol!

Volta 34/71 - Incrível! Charles Leclerc faz a 3.ª (!) paragem para troca de pneus, novamente para médios! E há novidades na investigação a Verstappen! Os comissários de corrida consideraram que não houve qualquer infração do neerlandês!

Volta 33/71 - Um piloto da Red Bull levou penalidade de cinco segundos, mas não foi Max Verstappen. Sergio Pérez foi castigado por ultrapassar os 80 quilómetros permitidos na entrada da pit lane.

Relembramos o top-10 de corrida:

Classificação na volta 30:

Volta 30/71 - Engenheiro de corrida de Charles Leclerc está confiante com a prestação do mesmo. O monegasco, que segue em 18.º está a 15 segundos sensivelmente do 10.º lugar - que atribui um ponto - e o engenheiro refere que com este ritmo vai chegar lá.

Volta 28/71 - Refira-se que Max Verstappen segue na frente, com 7 segundos de avanço para Lando Norris, mas está a ser investigado pela saída perigosa das boxes.

George Russell (Mercedes) segue em 3.º, sendo o único do top-10 que segue com pneus médios.

Volta 26/71 - Oscar Piastri já trocou para duros e saiu em 6.º lugar, atrás de Hamilton, em 5.º.

Volta 24/71 - Ui! Saída polémica de Max Verstappen após a troca de pneus. Lando Norris queixou-se de uma saída perigosa do neerlandês e que atrasou o inglês a entrar na zona de troca de pneus.

Entretanto, Lewis Hamilton levou mesmo penalidade de 5 segundos por pisar linha da pit lane e Fernando Alonso foi castigado com 10 segundos por causar colisão com Zhou.

Volta 23/71 - É a vez de Verstappen e Norris irem às pits! Ambos saem com duros, mas a paragem de Norris foi ligeiramente melhor (2,6 segundos contra 2,7).

Oscar Piastri ainda não parou e assume a liderança temporária da corrida.

Volta 22/71 - Oscar Piastri denuncia Hamilton e diz que o inglês de 39 anos pisou a linha branca de entrada nas pits, o que se for verdade, poderá constituir penalidade para o heptacampeão mundial.

Volta 22/71 - Sergio Pérez foi o primeiro Red Bull a fazer a troca de pneus e Lewis Hamilton também fez o mesmo. Ambos os pilotos optaram na mesma pelo composto duro.

Volta 21/71 - Regressando ao fim do pelotão, Fernando Alonso atingiu Zhou Guanyu ao fazer a curva 1 da pista! Para já, parece que não tem dano de maior preocupação.

Volta 21/71 - Entretanto, na frente da corrida, Max Verstappen parece ter entrado em modo gestão de pneus, mantendo a vantagem para Lando Norris em 5,8 segundos.

Volta 19/71 - E a McLaren notou mesmo que a performance dos pneus duros é pior do que o esperado e isso pode mexer com a estratégia adotadas pelas equipas, que poderão optar por outro composto médio e mais tarde trocar para macios...

Volta 17/71 - Curiosamente, Charles Leclerc regressa às garagens para fazer outra troca de pneus, regressando aos médios. Composto duro não funcionou para o monegasco e deverá estar a recolher informações para Carlos Sainz, que segue em 4.º.

Volta 15/71 - No fim do pelotão, Charles Leclerc vai mostrando muitas dificuldades, chegando mesmo a ser ultrapassado por Alexander Albon, já com pneus duros colocados.

Volta 14/71 - Mesmo com a volta mais rápida da corrida, Lando Norris segue já 5.280 segundos atrás de Max Verstappen, ao fim de apenas 14 voltas! Neerlandês está com ritmo inigualável!

Veja aqui o grande arranque de Max Verstappen:

Volta 11/71 - Mesmo à entrada das posições de pontos, Kevin Magnussen (10.º) e Daniel Ricciardo (12.º), foram as pits trocar de pneus, optando já pelo composto duro, prevendo uma paragem mais tardia, seguramente para regressar aos médios.

Volta 7/51 - Sainz mostra bom ritmo e já ultrapassou Lewis Hamilton para subir à 4.ª posição, encontrando-se neste momebnto a cerca de 2.1 segundos de George Russell, em 3.º. Entretanto, Max Verstappen estende vantagem e segue mais de 3 segundos à frente de Lando Norris.

Volta 5/71 - Após as repetições é possível ver que logo na primeira curva da primeira volta, Leclerc ficou entre Sergio Pérez, no interior, e Oscar Piastri, no exterior. Sem lugar nenhum para se desviar, o monegasco levou toque na na asa dianteira por parte de Piastri, estando aí a origem dos danos.

Top 10 da corrida:

Verstappen

Norris

Russell

Hamilton

Sainz,

Pérez

Piastri

Hulkenberg

Ocon

Magnussen

Volta 3/71 - Max Verstappen leva já quase dois segundos de avanço para Lando Norris (McLaren), em 2.º lugar e Lewis Hamilton ameaça terceiro lugar de George Russell.

Volta 2/71 - Péssimo começo para Charles Leclerc (Ferrari)! Monegasco está a viver um pesadelo no GP de Áustria e foi obrigado a ir às boxes trocar a asa dianteira. Regeressou em 19.º à frente de Logan Sargeant.

Volta 1/71 - Grande arranque de Max Verstappen que consegue criar boa distância, mas boa partida de George Russell (Mercedes), que está a pressionar o segundo lugar de Lando Norris (McLaren).

Pilotos já fazem a volta de formação...

Refira-se que a corrida vai ser disputada em 71 voltas.

No que toca à escolha de pneus, todos os pilotos optaram pelos médios, à exceção de Zhou Guanyu, que, partindo das boxes, optou pelo composto duro.

Recordamos mais uma vez a grelha de partida, acrescentando que Zhou Guanyu (Kick Sauber) vai partir das boxes, uma vez que alterou a configuração do carro já depois da qualificação.

Lewis Hamilton acredita que as mudanças que fez antes da fase de qualificação vão ajudar a sua prestação na corrida: «Os ajustes que fizemos no carro devem ajudar-nos na corrida. Por isso, espero que tenhamos um ritmo de corrida melhor do que o que mostrámos na corrida sprint. Será importante ultrapassar o Sainz se quisermos estar na luta pelo pódio. Vamos ver o que conseguimos fazer», disse à F1TV.

George Russell teve um pequeno susto durante a volta de aquecimento! O piloto da Mercedes queixou-se de uma rajada de vento que desestabilizou o equilíbrio do seu carro, forçando-o a sair de pista

Russell a sair dos limites da pista na volta de aquecimento (F1)

No que toca a estratégia, as previsões apontam para uma corrida com duas paragens, prevendo-se também que os pilotos comecem a prova com pneus médios, tal como aconteceu na corrida sprint. A questão centra-se, no entanto, qual será o composto que vão escolher na primeira e segunda paragem. O composto duro parece ser escolha segura, com os macios a serem uma escolha mais arriscada, tendo em conta os 28.ºC, que sobreaquecem este composto e o desgastam rapidamente. Porém, há sempre espaço para surpresas.

Boa tarde a todos os nossos leitores e leitoras! Às 14 horas começa o Grande Prémio de Áustria, a 11.ª prova do Mundial de Fórmula 1 e pode acompanhar aqui a cobertura do evento.

A Red Bull e Max Verstappen foram claramente superiores no segundo dia do GP. O neerlandês não só venceu a corrida sprint, apesar de ameaça inicial dos McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri, como também dominou a fase de qualificação, conquistando a pole position para a corrida deste domingo.

Assim, o tricampeão mundial vai partir da frente da grelha para a corrida, seguido de Lando Norris, que ainda conta surpreender o rival da Red Bull, procurando a segunda vitória da temporada e da carreira. De seguida, George Russell (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari) compõem a segunda fila, refletindo os dois carros mais rápidos à seguir à Red Bull e McLaren.

Grelha de partida: