GP da Hungria: Lando Norris bate Oscar Piastri numa luta emocionante
Britânico da McLaren vence ronda 14 do Mundial no Hungaroring de Budapeste

Esta é uma grande vitória para Norris. Sobretudo depois dessa primeira volta, quando caiu para quinto. Era a melhor hipótese de Piastri – e acertou. Os campeonatos podem depender destas coisas.

Norris defendeu-se no final da reta da meta na última volta: está ganho!

Piastri quase embate na traseira de Norris!!!

Grande luta até ao final entre os McLaren

E o pódio foi-se...

Leclerc está furioso e isso notou-se...

Leclerc foi ao limite da agressividade

Russell passa Leclerc após um luta intensa em que os carros quase se tocaram!

Russell pressiona Leclerc pelo pódio

10 voltas para o final!

Os números foram analisados, com a liderança a descer para 4,7s. E parece que Piastri vai estar na cola de Norris até ao fim. Mas será que terá pneus suficientes para o ultrapassar?

Piastri chegou perto de oito décimos mais rápido na última volta. Os seus pneus estão 15 voltas mais novos.

Russell aproxima-se de Leclerc. Será que se vai pódio para o monegasco da Ferrari?

«E que será uma sorte se terminar no pódio!»

Diz que «perdeu competitividade». E tem razão

Leclerc está furioso!!! Fala em decisões erradas da equipa ao lidar com «estas situações»

Australiano ascende à segunda posição

Piastri ultrapassa Leclerc... à primeira tentativa!

Leclerc está com um downforce ligeiramente inferior ao dos McLaren, o que torna o Ferrari mais rápido em reta.

Leclerc não se está a aproximar de Norris, mas Piastri está do monegasco. Está agora a apenas 2,9s do piloto da Ferrari.

Norris lidera com 7,3s de vantagem sobre Leclerc, e Piastri está a 4,8s. Norris precisa de acelerar e está a pedir bandeiras azuis, pois está a aproximar-se de muitos carros retardatários.

Norris é o líder da corrida

Piastri pára também. Sai na terceira posição

Desce à quarta posição

Russell pára nas boxes e monta... duros

Está na 16.ª posição...

Britânico monta pneus médios para ir até ao fim da corrida

Hamilton vai finalmente parar... (volta 43)

Norris em cima de Russell na luta pelo segundo lugar

Incidente entre Verstappen e Hamilton será investigado depois da corrida. Ou seja, não acontecerá nada...

Oscar Piastri é o novo líder

Começa a segunda dança de trocas de pneus: Leclerc é o primeiro. Monta outra vez duros. E sai na quarta posição

Norris está a voar, marcando uma nova volta mais rápida e tirando um segundo para Russell na luta pelo terceiro lugar. Mas tem de fazer durar estes pneus – ou poderá ter dificuldades no final da prova.

E fez uma incursão pela gravilha. A equipa pede-lhe concentração, que não cometa erros,

Na frente, a liderança de Leclerc ultrapassa a barreira dos dois segundos.

E Stroll e Alonso param nas boxes para trocar pneus duros.

Só agora é que a Aston Martin vai trocar os pneus dos seus carros!

Atingimos as 35 voltas, metade da corrida

Leclerc está de volta à liderança da corrida – 1,4s à frente de Piastri, com os dois a pararem provavelmente novamente. Russell, em terceiro, também deverá fazer duas paragens, mas Norris, em quarto, já fez as suas paragens nas boxes do dia.

Atrás, os Aston Martins também farão provavelmente apenas uma paragem.

Por isso, esta situação vai trazer incerteza no final da corrida.

Pneus de Norris têm menos 11 voltas do que os dos rivais

Incidente entre Verstappen e Hamilton em investigação

Britânico saiu na quarta posição, atrás de Russell

1,9 segundos no pit stop!!!

Norris vai trocar de pneus nesta volta (31)!

Os carros não se tocaram, mas foi ousado de Verstappen. Vamos esperar para ver se acontece alguma coisa em termos de limites de pista.

Verstappen bloqueado atrás de Hamilton... na 12.ª posição. Neerlandês passou finalmente o britânico, que tem pneus do início da corrida (duros). Hamilton teve de sair de pista na manobra

Leclerc está furioso com a estratégia da equipa!!!

É uma corrida de 70 voltas, ainda não chegámos nem perto da metade. E Norris continua na pista com os seus pneus de origem. Mas está um segundo mais lento que Leclerc e Piastri...

Norris tem apenas 7 segundos de vantagem sobre Leclerc com pneus do início da corrida

Russell passa Alonso e sobe à 4.ª posição

Agora, 12.º...

Verstappen está na 13.ª posição

Piastri ultrapassa Alonso e ascende à terceira posição

Alonso é terceiro, também ainda com os pneus com que partiu

Norris mantém-se em pista e lidera com 12,4 segundos sobre Leclerc, que já trocou de pneus

Russell nas boxes. Duros

Monegasco também monta duros

É a vez do líder Leclerc: a Ferrari não quer sofrer undercut

Australiano sai na 5.ª posição

Piastri nas boxes: duros!

Neerlandês saiu na 16.ª posição

Verstappen trocou para duros!

Norris tem-se queixado dos pneus — é por isso que perdeu terreno em relação a Russell, embora agora esteja de volta à janela de DRS. Mas será que consegue ultrapassar? O Mercedes está veloz. E Norris está a ver o seu companheiro de equipa e Leclerc desaparecerem...

Sainz acabou de fazer a paragem nas boxes, trocando os seus pneus macios por pneus duros.

A Aston Martin tem dois carros nos pontos e podem muito bem dividir as suas estratégias. Assim como a Racing Bulls, com Hadjar em 11.º sem nada a perder.

Mais dois carros estão na disputa: Albon e Ocon. Médios para Albon, que largou com pneus macios, e duros para Ocon, que largou com médios.

Leclerc lidera com quase três segundos de vantagem, e Piastri tem uma vantagem semelhante à de Russell, em terceiro.

Norris saiu da faixa de DRS em quarto, aparentemente para arrefecer os pneus.

E Colapinto fez pit stop para a Alpine, trocando para os pneus duros.

Lando Norris pressiona George Russell

Cinco segundos de penalização a Nico Hulkenberg (Sauber), por falsa partida

Bortoletto está a ter um início de corrida muito bom, defendo-se de Verstappen

Não haverá mais investigação a Bortoletto

Volta 7

Leclerc tem 2,8 de vantagem sobre Piastri na liderança da corrida

Russell está a 1,6 de Piastri

Norris a 1,2 de Russell

Bortoletto investigado por falsa partida!

Leclerc já abriu 2 segundos de Piastri

Max Verstappen está em 7.º, atrás do brasileiro

Gabriele Bortoletto (Sauber) ocupa a sexta posição e pressiona Alonso

Norris ultrapassa Alonso e ascende à quarta posição

Leclerc tem 0,5 segundos de vantagem sobre Piastri

Hamilton perdeu duas posições: está em 14.º!

Oscar Piastri conserva a segunda posição

Lando Norris perde posições. É ultrapassada por Russell e Alonso

Charles Leclerc arranca bem e mantém a liderança

PARTIDA!!!

Arranca a volta de formação!

O relógio está a avançar rapidamente. Os pilotos já estão todos nos seus carros, os mecânicos são os únicos que restam na grelha.

PROBABILIDADE DE CHUVA PARA CORRIDA É DE 20%

Embora tenha havido uma pausa invulgar em julho, esta corrida marca a metade da temporada, a última antes das férias de verão e de as fábricas entram em 'paragem'.

Mas também significa que a corrida de hoje importa muito, pois é a que estará fresca na mente dos patrões, enquanto se preparam para refletir sobre 2026... Assim, todos vão querer terminar esta parte da temporada em força.

Lewis Hamilton qualificou-se ontem em 12.º, numa pista onde já conquistou nove pole positions. Com o seu companheiro de equipa a conquistar a primeira posição, foi uma qualificação desapontante para heptacampeão do mundo, que não poupou palavras depois sobre a sua própria prestação.

O que pode ele fazer hoje? Ultrapassar é complicado, por isso talvez um pouco de caos climático seja a sua melhor aposta – recuperou um bom terreno no fim de semana passado em Spa.

Atrás de Russell, os Aston Martin, que também surpreenderam. Fernando Alonso ficou em quinto, com o seu companheiro de equipa em sexto. Algo se encaixou naquele Aston Martin nesta pista – mas nem Alonso sabe ao certo o quê, apontando que o carro é o mesmo que se qualificou em Spa na semana passada.

A boa notícia para a equipa é que têm dois carros na disputa, pelo que devem estar confiantes numa boa pontuação. O que eles precisam desesperadamente, já que a Kick Sauber os ultrapassou no Campeonato graças ao pódio de Nico Hulkenberg em Silverstone.

A Mercedes não pode ser descartada hoje. Têm George Russell em quarto, e as condições mais frias de ontem renderam dividendos ao piloto britânico no final da Q3.

Mas como estará o seu ritmo de corrida? A Mercedes voltou a utilizar uma suspensão com especificações mais antigas, não gostando muito da atualização utilizada em Spa. Portanto, há algumas incógnitas hoje para Russell e a Mercedes – mas, partindo de quarto, pode certamente subir ao pódio.

Max Verstappen arranca em oitavo, depois de um fim de semana complicado. A quinta-feira começou muito bem quando pôs fim às especulações dos media sobre o seu futuro e se comprometeu com a Red Bull para 2026.

Mas na pista as coisas não resultaram. O carro tem-se mostrado instável; normalmente, a equipa consegue recuperar no sábado, mas desta vez não conseguiu.

O seu companheiro de equipa Yuki Tsunoda estava em 16.º na grelha, mas optou por partir das boxes.

Deverá ser um Grande Prémio difícil para a equipa da Red Bull.

Norris conquistou a pole position na Hungria no ano passado, largando à frente do seu companheiro de equipa. Mas foi Piastri quem liderou desde a primeira volta e vencendo a corrida.

Estarão Norris e Piastri dispostos a arriscar? Como uma colisão e um abandono de prova podem muito bem fazer a diferença entre os dois no final da temporada, tais têm sido as margens apertadas este ano.

É melhor ganhar 15 pontos para o terceiro do que perder 25 pontos para o primeiro? Só estes dois sabem o quão agressivos estão dispostos a ser hoje.

A McLaren ficou um pouco surpreendida depois da qualificação, uma vez que foi tão rápida até às últimas voltas. Mas largando em segundo e terceiro, a equipa britânica tem hipóteses efetivas passar para a liderança na primeira curva.

Piastri foi o mais rápido dos dois rivais no sábado, com uma diferença de apenas 0,015s num dia em que as diferenças na qualificação foram incrivelmente apertadas.

A McLaren dominou por completo as três sessões de treino, assim como a Q1 e a Q2 da qualificação. E ainda as primeiras voltas na Q3...

Mas, com a temperatura da pista a descer e o vento a aumentar, foi Charles Leclerc quem arrasou na última volta para garantir a primeira pole da temporada – muito merecida, quando as probabilidades estavam contra ele

Esta corrida tem todos os ingredientes. Há uma pole position inesperada, dois rivais da mesma equipa a procurar a vitória, mas sabendo que um abandono pode arruinar o seu percurso no campeonato. Muitos pilotos fora de posição natural na grelha e a ameaça do mau tempo.

O Grande Prémio da Hungria promete muita emoção.

• A 14ª jornada de 24 realiza-se em Budapeste, Hungria

• Charles Leclerc (Ferrari) parte da pole position

• Oscar Piastri arranca em segundo, Lando Norris em terceiro, nos dois McLaren

• Yuki Tsunoda parte das boxes

• O tempo está seco neste momento, mas com algumas nuvens e possibilidade de chuva mais tarde durante a corrida

Boa tarde,

Bem-vindo ao Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1