Gala do Benfica: Otamendi é o futebolista do ano!
No âmbito das celebrações do 121.º aniversário, encarnados premeiam com os galardões Cosme Damião, na Aula Magna, em Lisboa, os atletas que se distinguiram em 2024

Gala termina com o hino do Benfica.

Simões terminou fazendo uma vénia.

«Este clube é grande porque tem memória»

«A minha dimensão só chegou a ser grande por causa do nosso grande clube e este é um grande clube.»

«Confesso que estou extremamente sensibilizado e mesmo tocado. Agradecer a Rui Costa por se terem lembrado de mim, não pertenço aos falsos modestos, eu gosto que me cumprimentem e que me reconheçam.»

«Viva o Benfica!», grita José Augusto, antes de dar a palavra a António Simões.

«186 anos aqui», diz, abraçado a José Augusto, que lhe entrega o galardão.

O campeão europeu pelo Benfica, de 81 anos, acompanhado em palco por José Augusto, Rui Costa, Humberto Coelho, Shéu Han, António Bastos Lopes e Vítor Martins. Simões, emocionado, chora em palco.

Galardão Cosme Damião na categoria Carreira foi entregue a António Simões.

Otamendi está na seleção argentina, mas deixou mensagem: «Quero agradecer ao presidente, à equipa técnica, aos companheiros, sem eles não seria possível, ao staff, aos trabalhadores do clube. Agradecer aos adeptos, a todos os presentes, partilhar este prémio é orgulho enorme e estarei sempre agradecido. Darei sempre o melhor pelo clube e pelo bem-estar de todos.»

Galardão Cosme Damião na categoria de Futebolista Masculino foi entregue a Otamendi.

Galardão Cosme Damião na categoria de Futebolista Feminina foi entregue a Lúcia Alves.

Galardão Cosme Damião na categoria de Treinador foi entregue a Norberto Alves, técnico de basquetebol.

Ana Moura atua uma vez mais.

Emocionado, Shéu dedicou ainda palavras a José Augusto e António Simões e ao presidente do Benfica, Rui Costa. «Presidente, obrigado, boa sorte, sei que tem uma tarefa difícil, mas que é uma tarefa boa para os benfiquistas», disse Shéu Han, antes de abandonar o palco.

«Momento fantástico. Sinto-me honrado, sinto satisfação tremenda, quero agradecer ao Benfica ter permitido fazer carreira do princípio ao fim, de forma muito particular e por isso sou um homem feliz. Por ter feito percurso com a dimensão que foi e num clube com esta dimensão. Não é fácil. A todos os treinadores, a todos os elementos das estruturas, quero agradecer-vos por isso. E na primeira vez que vesti a camisola do Benfica tive logo a sensação de que seria diferente e foi diferente até hoje. Aos jogadores que estão a fazer o seu início, este é um clube diferente, temos de fazer sempre diferente dos outros, sempre melhor do que os outros, acarreta um certo comportamento. Quando chegarem ao fim das carreiras vão dizer que valeu a pena. Tive apoio sempre presente de adeptos e sócios, que são barómetro da nossa vida desportiva e quero agradecer a forma como me apoiaram e permitiram que fizesse carreira longa. Quero também agradecer aos meus colegas [Humberto Coelho e João Alves], à família e aos amigos, este agradecimento é extensivo à Imprensa, ao jornalismo desportivo, trilhamos um caminho há 50 anos. Muito obrigado a todos pela forma como nos relacionamos uns com os outros. Muito obrigado ao Benfica e viva o Benfica!»

Sala de pé para ovacionar Shéu Han, antigo médio dos encarnados.

Galardão Cosme Damião na categoria Mérito e Dedicação foi entregue a Shéu Han, com as presenças de Rui Costa, presidente do Benfica, e ainda dos antigos jogadores Humberto Coelho e João Alves.

Galardão Cosme Damião na categoria de Modalidade foi entregue ao Futsal Feminino.

Galardão Cosme Damião na categoria de Casa Benfica foi entregue a Reguengos de Monsaraz.

Galardão Cosme Damião na categoria de Projeto foi entregue a Centros de Formação e Treino.

Galardão Cosme Damião na categoria Fundação Benfica foi entregue à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Galardão Cosme Damião na categoria Parceiro foi entregue à Adidas, marca desportiva que veste a equipa de futebol dos encarnados.

Galardão Cosme Damião na categoria de Atleta de Alta Competição foi entregue a Ana Catarina, guarda-redes de futsal feminino do Benfica.

Galardão Cosme Damião na categoria de Inovação foi entregue a APP SL Benfica.

Tiago Gouveia, Samuel Soares, Tomás Araújo, Bajrami e André Gomes também subiram ao palco na entrega do Galardão que premeia a Formação.

Jogadores da formação como Renato Sanches e Florentino Luís sobem ao palco para anunciar Galardão Cosme Damião na categoria de Formação. Recebem prémios equipas de Sub-15, Sub-16 e Sub-17.

Ana Moura atua pela segunda vez na gala.

Recordadas figuras do clube desaparecidas em 2024, entre as quais Sven-Goran Eriksson, treinador sueco que levou os encarnados a vários títulos de futebol.

Renato Sanches também está na Aula Magna.

Galardão Cosme Damião na categoria de Homenagem foi entregue a Adolfo Calisto, antigo jogador dos encarnados que morreu em 2024. Família sobe ao palco, naturalmente emocionada.

Galardão Cosme Damião na categoria de Revelação de Modalidades foi entregue a José Miranda (Hóquei em Patins).

«É um orgulho poder vestir o manto sagrado, rumo ao 39 e força Benfica!», eis as palavras do espanhol, que diz ter sido «um honra» receber o prémio.

Álvaro Carreras, lateral-esquerdo espanhol, recebeu o Galardão Cosme Damião na categoria de Revelação de Futebol Masculino.

Galardão Cosme Damião na categoria de Revelação de Futebol Feminino foi entregue a Lara Martins.

Discurso completo de Rui Costa

Exmo. senhor secretário de Estado do Desporto

Caros representantes das mais diversas instituições,

Caros membros dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica,

Caras antigas glórias que nos prestigiam com a vossa presença,

Caras e caros Benfiquistas,

É com enorme honra e emoção que me dirijo a todos vós, nesta noite especial em que celebramos mais um ano de história e conquistas.

Hoje celebramos o Benfica e agraciamos atletas, treinadores, equipas e projetos que nos fizeram sonhar e vibrar ao longo dos últimos doze meses.

Homenageamos, com orgulho, aqueles que mais se distinguiram ao serviço do nosso Clube.

O maior clube do mundo. O que desperta uma paixão e uma dedicação inigualáveis em milhões de adeptos espalhados pelos quatro cantos do planeta.

E, com indisfarçável vaidade, num espírito de enorme gratidão e reconhecimento, evocamos as nossas antigas glórias, aqueles que ajudaram a construir a História grandiosa do nosso Sport Lisboa e Benfica.

Caras e caros benfiquistas,

O Benfica está de parabéns! Todos os nomeados estão de parabéns.

Não foi fácil escolher os distinguidos desta noite porque, ao longo do último ano, foram muitos os títulos conquistados e inúmeros os atletas e equipas que se notabilizaram.

Pese embora fique a mágoa de não termos conseguido o tão almejado 39, nos últimos 12 meses conquistámos 52 títulos coletivos, em seniores masculinos e femininos, no futebol e nas mais diversas modalidades. Sim, verdade, 52 títulos.

Uma salva de palmas para todos os que contribuíram para este notável historial.

Que a cada ano que passa, mais equipas e atletas justifiquem a honra de um Galardão Cosme Damião.

E que continuemos, assim, com dedicação e paixão, a engrandecer o nome do Sport Lisboa e Benfica.

Caras e caros benfiquistas,

Este ano ficará marcado por dois feitos históricos, sobretudo tendo em consideração a dimensão do nosso país: atingimos a extraordinária marca dos 400 mil sócios e tornámo-nos no clube com mais associados do mundo.

Um claro sinal da vitalidade do Benfica, da sua dimensão global e da sua grandiosidade.

Que ninguém tenha dúvidas: a alma do Benfica são os seus sócios. São todos aqueles que, com paixão e compromisso, fazem crescer o clube a cada dia, tornando-o mais forte e mais pujante.

O ano ficará igualmente marcado pela aprovação dos novos estatutos do Clube. Um marco fundamental na nossa História.

Uma revisão que mereceu uma votação ampla e favorável, o que lhe confere uma inequívoca legitimidade.

Trata-se de um passo decisivo no caminho da modernidade, no reforço do associativismo, para um Benfica mais preparado para os desafios vindouros.

Um processo que deve ser motivo de orgulho para todos os benfiquistas, pela enorme participação, pela transparência e pelo espírito democrático que presidiu a toda as discussões.

Um processo que nos deixou, enquanto clube, mais sólidos e mais coesos.

Caras e caros benfiquistas,

O Sport Lisboa e Benfica encerra em si uma grandeza e uma vocação global e terá sempre de se assumir como um dos grandes da Europa, com estatuto e pergaminhos para disputar os grandes palcos internacionais.

Importa, para isso, que o clube, a par desta natural ambição de vencer, caminhe de mãos dadas com uma situação económico-financeiro robusta e equilibrada, que lhe permita fazer face a novos e constantes desafios bem como aos necessários investimentos no reforço da competitividade das suas equipas.

E, neste plano, gostaria de deixar uma palavra de grande confiança a todos os benfiquistas.

As contas semestrais que recentemente apresentámos, do clube e da SAD, em conjunto com a qualidade competitiva dos nossos planteis e demais projetos desportivos, permitem-nos encarar o futuro de uma forma tranquila e serena mas extremamente ambiciosa.

Caras e caros benfiquistas,

Como referi, hoje celebramos o Benfica. Mas reafirmamos igualmente o nosso compromisso para com o clube que amamos.

Se conquistámos já muito, e é verdade que conquistámos, não nos podemos acomodar com as vitórias alcançadas. Esta nossa Gala Cosme Damião é também o momento importante para projetarmos o futuro.

Conquistado um troféu, importa, a partir desse momento, olhar única e exclusivamente para aquilo que podemos conquistar a seguir.

Importa manter o foco e o compromisso para alcançar mais vitórias e mais conquistas.

Importa perceber, a cada momento, a enorme responsabilidade que significa representar este clube.

Um clube que nasceu para vencer. Para conquistar títulos. A nossa matriz genética, a nossa História, assim o exige.

Gostaria, por isso, de deixar bem vincado este ponto: reforçar a ambição que se exige a todos aqueles que representam o Benfica, dentro e fora do campo. Não como algo imposto, mas sim como algo que cada um de nós deve compreender, interpretar e sentir de forma completamente natural.

Porque Ser Benfica é um privilégio, mas também uma enorme responsabilidade. Envergar o manto sagrado é sinónimo de compromisso absoluto. É sinónimo de respeito por todos os ases que nos honraram no passado.

Entramos agora na reta final das épocas desportivas. Exigência máxima. Foco total. E obrigação de tudo fazermos para ganhar, para continuar a engrandecer este enorme clube.

Esta é e deverá ser sempre a nossa missão.

Caras e caros benfiquistas,

Nesta cerimónia de entrega dos Galardões Cosme Damião, celebramos também a imensa alma benfiquista e a nossa responsabilidade social.

Gostaria, por isso, de destacar o trabalho notável da Fundação Benfica, que nos enche de orgulho e engrandece o nome do nosso clube.

Quero evidenciar igualmente o papel fundamental das Casas do Benfica, verdadeiros embaixadores de benfiquismo, que fortalecem a nossa ligação a Portugal e ao mundo.

É com grande satisfação que assinalo também o trabalho desenvolvido pelo Museu Benfica Cosme Damião, que este ano atingiu a bela marca de um milhão de visitantes, consolidando-se como uma referência incontornável no panorama cultural nacional.

De igual forma, não posso deixar de realçar o contributo dos nossos parceiros, peças fundamentais no sucesso do Benfica, tal como, acredito, o Benfica também o é para o sucesso de quem caminha ao nosso lado.

Uma palavra, ainda, de enorme reconhecimento a todos os colaboradores do clube. Profissionais extraordinários que, com dedicação e paixão, trabalham diariamente para que o Benfica seja cada vez maior e mais glorioso.

Deixo propositadamente para o fim uma importante e merecida referência para o que nos é de mais fundamental: os sócios e adeptos do Benfica. O Benfica é de todos vós, sócios do Sport Lisboa e Benfica.

É difícil exprimir por palavras o quanto o vosso apoio, o apoio de todos os sócios e adeptos - constante, incondicional e apaixonado - representa para as nossas equipas.

E por isso não me canso de o dizer: juntos estaremos sempre mais perto da glória. Juntos venceremos e conquistaremos ainda mais. Juntos seremos melhores. Juntos continuaremos a elevar o nome do Sport Lisboa e Benfica.

Continuem com o Benfica, lado a lado, nesta caminhada que acreditamos ser de sucesso.

Juntos por mais títulos, juntos por mais conquistas.

A todos e a cada um de vós, o nosso reconhecido agradecimento.

Obrigado.

Vivam os benfiquistas!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

Rui Costa elogiou a aprovação dos novos estatutos e pediu «exigência máxima e foco total» na reta final das épocas desportivas.

Rui Costa discursa neste momento.

«Embora fique a mágoa de não termos conseguido o tão almejado 39, nos últimos 12 meses conquistámos 52 títulos coletivos, em seniores masculinos e femininos,  no futebol e nas mais diversas modalidades. Sim, verdade, 52 títulos», disse, sendo interrompido por aplausos. A plateia também assinalou com salva de palmas quando o presidente do Benfica assinalou que o clube atingiu «a extraordinária marca de 400 mil sócios».

Pontapé de saída da gala com Ana Moura.

Gala está perto de começar.

Florentino
Di María atraiu muitas atenções
Álvaro Carreras é um dos candidatos a receber um galardão Cosme Damião
Bruno Lage, treinador da equipa masculina de futebol
Fredrik Aursnes

Florentino, Prestianni, Di María, Tiago Gouveia, Carreras, Samuel Soares, Arthur Cabral, Bajrami, Bruma, Aursnes, André Gomes, Amdouni, Tomás Araújo e Belotti são os jogadores presentes. Muitos jogadores do plantel estão ao serviço das seleções.

Equipa técnica do Benfica à chegada (Miguel Nunes)
Rui Costa com a mulher Sandra

Bruno Lage, treinador dos encarnados, já está no interior da Aula Magna.

Di María muito procurado, para fotos e autógrafos.

Autocarro do Benfica, com o plantel profissional, já chegou à Aula Magna.

Beatriz e Diogo Prioste (Miguel Nunes)

Diogo Prioste, médio do Benfica, esteve acompanhado pela namorada Beatriz Paiva, voleibolista do clube.

«É sempre uma honra, estou feliz por estar aqui, é sinal de que o trabalho está a ser bem feito e juntos continuaremos a conquistar mais coisas. É uma data memorável para o clube. Graças a Deus consegui realizar o meu sonho, continuo a trabalhar, é o clube do meu coração e vou continuar a trabalhar para dar títulos a este clube»

Rui Costa chegou acompanhado da mulher Sandra.

Vice-presidente Domingos Almeida Lima

Humberto Coelho, outra glória benfiquista, também já chegou para a gala. «Benfica é um grande clube. Homenagear quem faz parte do clube é sempre um prazer para todos nós benfiquistas. Não poderia faltar. Benfica foi muito importante na minha vida, foi uma escola extraordinária e só tenho de agradecer», disse o antigo central dos encarnados à BTV.

António Simões, campeão europeu pelo Benfica, já entrou na Aula Magna.

Já há vários convidados na Aula Magna. Para lá de antigos jogadores, como Abel Xavier, Diamantino Miranda, Kandaurov, Paulo Madeira, Bruno Aguiar, Bruno Basto ou Rui Águas, já chegou o presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Pereira da Costa.

Falta uma hora para o começo da gala e os convidados vão começar a chegar em breve.

Vencedores em 2024

Revelação futebol feminino: Andreia Faria

Revelação futebol masculino: João Neves.

Revelação modalidades: Lúcio Rocha.

Fundação: O Benfica faz Bem.

Formação: Sub-15 e sub-17 de futebol.

Modalidades: Futebol feminino.

Inovação: BTV Experience.

Mérito e dedicação: Minervino Pietra.

Casas do Benfica: Genebra.

Alta competição: Diogo Ribeiro.

Liderança: Nicolas Otamendi.

Parceiro: Emirates.

Treinador do ano: Roger Schmidt.

Projeto: Casa Benfica Santarém 2.0.

Homenagem: Sven-Goran Eriksson.

Futebolista feminina: Francisca Nazareth.

Futebolista masculino: António Silva.Carreira: Toni.

A votação para a atribuição do galardão Cosme Damião, em oito categorias, decorreu até segunda-feira no site do Benfica.

Candidatos

Revelação Futebol Masculino:  Álvaro Carreras e Tomás Araújo.

Revelação Futebol Feminino: Joana Silva e Lara Martins.

Futebolista Masculino: Aursnes, Di María, Florentino, Kokçu, Otamendi e Pavlidis.

Futebolista Feminina: Anna Gasper, Carole Costa, Christy Ucheibe, Lena Pauels e Lúcia Alves.

Revelação Modalidades: Alice Clemente (voleibol), Eduardo Francisco (basquetebol), Kutchy (futsal) e Zé Miranda (hóquei em patins).

Modalidade: andebol feminino, basquetebol feminino, basquetebol masculino, futsal feminino, hóquei em patins feminino e voleibol masculino.

Atleta Alta Competição:  Ana Catarina (futsal), Isaac Nader (atletismo), Ivo Casas (voleibol), João Ribeiro e Messias Baptista (canoagem) e Lucas Ordoñez (hóquei em patins).

Treinador do Ano: Alexandre Pinto (futsal feminino), Filipa Patão (futebol feminino) e Norberto Alves (basquetebol masculino).

A família benfiquista reúne-se, esta noite, no âmbito das celebrações do 121.º aniversário do clube mas também para distinguir atletas e parceiros. Rui Costa aproveitará a oportunidade para discursar.