Com este resultado, Max Verstappen, com 124 pontos, cola-se a Lando Norris, que regista 133, na luta pelo segundo lugar: Piastri continua a liderar com relativa tranquilidade com 146 pontos.
Esta foi a classificação final, ao fim das 63 voltas de Imola:
RACE CLASSIFICATION (LAP 63/63)
— Formula 1 (@F1) May 18, 2025
P4 for Hamilton, his best race result for Ferrari so far 👏
Double points for Williams 💪#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/W4cuxhJR3s
George Russell nunca encontrou o ritmo certo ao longo da corrida e terminou em sétimo. Já Alex Albon intrometeu-se na luta pelo pódio e terminou num honroso quinto posto.
Lewis Hamilton, que partiu de 12.º terminou na quarta posição, enquanto Leclerc saltou do 11.º para o sexto lugar. Ainda assim, a maior recuperou pertenceu a Tsunoda, que partiu na cauda da tabela e terminou em 10.º, na zona dos pontos.
Indiscutível: Max Verstappen vence em Ímola pela quarta vez em cinco anos. Corrida irrepreensível do piloto neerlandês que liderou do início ao fim, após ter ultrapassado Piastri na segunda curva da corrida. Segunda vitória de Super Max na temporada relança luta pelo título.
Veredito da FIA: Leclerc forçado a ceder posição a Alex Albon.
Albon continua a tentar ultrapassar Leclerc, mas o francês está a dar uma lição de como defender.
Volta 60: Golpe de teatro em Ímola: Albon tentou atacar a posição de Leclerc, mas o piloto da Ferrar defendeu muito bem. Ainda assim, o piloto tailandês frisa que abordagem «não foi justa» depois de ter ido parar a gravilha. O incidente está a ser investigado. Quem aproveitou foi Hamilton para assumir a quarta posição.
Que grande corrida de Alex Albon! O tailandês vai morder os calcanhares a Leclerc até ao fim!
Volta 58: Norris ultrapassa Piastri no limite e aponta a Verstappen. Teremos festa britânica em Ímola?
Alex Albon está a menos de um segundo de Leclerc e pode ensaiar um golpe de teatro nas voltas finais. Carlos Sainz pode fazer o mesmo e ultrapassar Russell.
Volta 56: Piastri continua a perder tempo para Verstappen e já está a 3 segundos de distância. Em sentido contrário, Norris aperta o cerco ao companheiro de equipa.
Volta 55: Lando Norris e Alex Albon investigados por alegada violação das regras do safety car. Entretanto Tsunoda regressa à zona dos pontos, de forma sorrateira.
A dez voltas do fim, Verstappen lidera a corrida, seguido de Piastri e Norris. Grande reativação do neerlandês permite manter primeira posição. Ainda assim, australiano continua a sonhar.
Volta 53: termina o safety car
Volta 52: Carro de Antonelli já foi retirado da pista e o safety car está prestes a abandonar o circuito.
À entrada para 50.ª volta: Verstappen lidera com 2 segundos de vantagem para Piastri e 6 para Norris. Apesar de estar em quarto lugar, Charles Leclerc duvida da durabilidade dos pneus.
Volta 48: Safety Car da Aston Martin guia pelotão, liderado por Verstappen, que perdeu vantagem preciosa.
2,5 segundos de Alex Albon nas boxes permite-lhe manter um lugar no top 5.
Perante a ocorrência de safety car, Max Verstappen pode perder os 18 segundos de vantagem que amealhou ao longo da corrida.
Piastri surpreende e continua caminho sem ir às boxes, ao contrário de Lando Norris, Alonso e Stroll.
Volta 47: «Tenho um problema»: Antonelli é forçado a parar fora da pista e vamos ter safety car em Ímola. Infelicidade para o jovem piloto, que estava a estrear-se em casa. Verstappen já aproveitou para ir às boxes.
Volta 44: «Vai ser uma tortura. Sou o piloto mais azarado do mundo» desabafa Fernando Alonso via rádio. Não está a ser uma corrida fácil para o piloto espanhol.
Volta 41: Piastri ultrapassa Albon e regressa ao pódio. Mais atrás, Leclerc faz o mesmo a Hadjar, sobe ao sexto lugar e cola-se ao companheiro Hamilton
Alex Albon foi investigado por alegado desrespeito da bandeira amarela, mas não recebeu qualquer penalização.
Hulkenberg ultrapassa Alonso, que continua a desiludir. Piloto espanhol começou em quinto e ao fim de 40 voltas apresenta-se em 11.º.
Volta 38: Leclerc passa com facilidade por Antonelli e salta para o sétimo lugar. Ferrari a rubricar uma corrida positiva, até ao momento.
Hamilton parece satisfeito por permanecer em quinto lugar e aplaude corrida pelo pódio.
Volta 36: Hamilton, Antonelli, Hulkenberg e Tsunoda são os únicos pilotos que apresentam pneus médios. Curiosamente, os quatro começaram a corrida com duros.
Fenardo Alonso e Stroll, ambos da Aston Martin, foram os únicos a não aproveitar o safety car para trocar de pneus. Ambos somam mais de 20 voltas.
Volta 34: Carlos Sainz queixa-se no rádio de encosto de Tsunoda: «Uma vez mais tocou-me, tal como no Bahrain.»
Verstappen voa na pista italiana! O piloto neerlandês beneficiou do safety car para duplicar vantagem para Norris, agora fixada nos 20 segundos.
A meio das 63 voltas, Ocon é forçado a abandonar. O piloto da Haas perdeu o controlo do carro, saiu fora da pista e motivou que fosse acionado o safety car.
Volta 31: Piastri foi o último piloto a beneficiar da bandeira amarela para ir às boxes. O DRS foi ativado.
Volta 30: Safety car virtual devido a incidente com Esteban Ocon. Max Verstappen aproveita para ir às boxes e beneficiar de perda de tempo de apenas 18 segundos, comparando com os habituais 30. Russell, Bearman, Tsunoda, Albon, Sainz, Hamilton e Bortoletto seguem o mesmo exemplo.
Volta 29: foi bom enquanto durou! Norris regressa às boxes.
Volta 28: Piastri ultrapassou Hamilton, Antonelli e Hadjar e já é quinto! Grande ritmo do australiano a compensar o tempo perdido. Nota ainda para o desempenho de Albon. Apesar de não desafiar o segundo lugar de Norris, o piloto tailandês mantém-se firme no pódio.
Entre os oito pilotos que ainda não trocaram de pneus destacam-se Verstappen, Norris, Albon e Hadjar, que lideram a corrida a usar médios. Mesmo com a pista a 45 graus, os quatro pilotos ultrapassaram o número médio de voltas habitual deste tipo de pneus.
Volta 24: Piastri continua a recuperação e já é sétimo, após ultrapassar Hulkenberg,
Volta 21: Leclerc ultrapassa Tsunoda, que parece ter estagnado, mesmo sem qualquer paragem.
McLaren comunica a Norris que um dos segredos para ambicionar a vitória é ir o mais longe possível sem trocar de pneus para assumir a dianteira.
Volta 19: Piastri não desiste e ultrapassa Tsunoda para regressar ao top 10. Na frente da corrida, Lando Norris reduziu ligeiramente a desvantagem para Verstappen, fixada agora nos 9,6 segundos.
Nota para os dois red bulls que ainda não pararam. Apesar de no caso de Tsunoda parecer uma decisão natural por ter partido de 20.º e estar de duros, Verstappen impressiona pela durabilidade dos médios.
Nota para Alonso que, a regressar das boxes, foi obrigado a mais uma paragem devido a uma pequena chama no pneu dianteiro esquerdo. O travão parece ter sobreaquecido.
Volta 14: Piastri vai à boxe mais cedo do que o previsto e Albon aproveita para saltar para terceiro lugar. Pneus médios estão a durar relativamente pouco tempo e podem obrigar a mais do que uma paragem.
Volta 12: Russel não aguentou até ao mínimo de voltas que os pneus médios habitualmente duram (19) e regressou mesmo à box. Alex Albon seguiu o mesmo caminho.
Volta 11: Luta intensa entre Norris e Russell precipita a ultrapassagem do piloto da McLaren que assumiu a terceira posição. Após uma primeira tentativa do compatriota, o corredor da Mercedes ainda recuperou posição, mas à segunda caíu mesmo para quarto lugar. Leclerc foi às boxes trocar para pneus duros.
Volta 10: Enquanto Pierre Gasly foi para as boxes, Russell informa a equipa da Mercedes que não sabe se o carro vai aguentar até à volta agendada para parar.
Max Verstappen precisou apenas de duas curvas para assumir a liderança da corrida.
WATCH THE RACE START 👀
— Formula 1 (@F1) May 18, 2025
Absolute class from Max Verstappen 💪#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/rld4niA0lm
Verstappen, Piastri, Russel, Norris, Alonso, Sainz, Albon, Stroll, Leclerc, Hadjar, Bortoletto, Gasly, Lawson e Colapinto apresentam-se com pneus médios. Antonelli, Hamilton, Hulkenberg, Bearman, Tsunoda e Ocon optaram pelos duros.
Verstappen voa neste início de corrida e deixa Piastri a mais de 1,5 segundos.
Volta 3: Gasly foi parar à gravilha após um duelo com Hamilton. Piloto francês caiu cinco posições. Leclerc, Hadjar, Antonelli e Hamilton rejubilam ao subirem uma posição.
Esteban Ocon foi obrigado a ir às boxes para trocar de pneus. Piloto francês ocupa a cauda do pelotão.
Volta 1: Pierre Gasly e Charles Leclerc sobem uma posição cada um às custas de Hadjar que já se encontra fora do top 10. Antonelli (12.º) ultrapassou Lewis Hamilton.
Max Verstappen assume a liderança da corrida na primeira volta. Incrível! Início de pesadelo para Oscar Piastri.
Terminou a volta de formação. Vai começar a corrida.
Adeptos da Ferrari fazem a festa antes do início da corrida.
Começa a volta de formação
Esta será a grelha de partida:
1.º Oscar Piastri / 2.º Max Verstappen
3.º George Russell / 4.º Lando Norris
5.º Fernando Alonso / 6.º Carlos Sainz
7.º Alex Albon / 8.º Lance Stroll
9.º Isack Hadjar / 10.º Pierre Gasly
11.º Charles Leclerc / 12.º Lewis Hamilton
13.º Kimi Antonelli / 14.º Bortoletto
15.º Liam Lawson / 16.º Franco Colapinto
17.º Nico Hulkenberg / 18.º Esteban Ocon
19.º Ollie Bearman / 20.º Yuki Tsunoda
Canta-se o hino italiano em Ímola. Está quase tudo a postos para dar início à sétima corrida da época, a primeira na Europa.
Apesar de não ter a carga histórica de Monza, Ímola também emana simbolismo: foi no Autódromo Enzo e Dino Ferrari que Ayrton Senna faleceu em 1994. Esta temporada já se celebraram os 40 anos da primeira vitória do piloto brasileiro na F1, no Estoril.
A grande maioria dos pilotos já circula a pé na pista. Antoneli vai de trotinete.
Apesar das bancadas e as colinas adjacentes ao circuito de Ímola, milhares de pessoas continuam a entrar.
Esta será a quarta corrida em Ímola sobre o desígnio de Grande Prémio de Emilia Romagna, e a 32.ª da história na região transalpina. Após um interregno de 14 anos, a prova, anteriormente intitulada de GP de São Marino, regressou ao calendário devido à pandemia covid-19 que cancelou os apontamentos marcados para a Ásia.
Ainda assim, a coqueluche do fim-de-semana é Kimi Antonelli. O jovem piloto cresceu a menos de 50km do autódromo Enzo e Dino Ferrari. Valentino Rossi, seis vezes campeão na MotoGP, esteve na garagem da Mercedes a conversar com o prodígio transalpino.
KA12 x VR46 🇮🇹 pic.twitter.com/SGpKltKfLv
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) May 18, 2025
Lewis Hamilton faz as delícias dos adeptos da Ferrari presentes em Ímola.
That first Italian race feeling in red 🫶 pic.twitter.com/GqRY7I4n7j
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) May 18, 2025
O piloto argentino não teve uma qualificação fácil. Além de ter batido, Colapinto recebeu uma penalização e desceu um lugar de 15.º para 16.º, após uma violação inadvertida das regras.
A corrida em ímola marcará a estreia de Francisco Colapinto pela Alpine. O piloto argentino substituiu permanentemente Jack Doohan, afastado depois de Miami. Colapinto somou dez corridas pela Williams na época passada.
Até ao momento, este tem sido o campeonato de Oscar Piastri. O piloto de 24 anos, fresquinho de três vitórias consecutivas, começa a figurar-se como um sério candidato a festejar no final do ano.
No campeonato de construtores, a vantagem da McLaren está bem segura. A equipa comandada por Zak Brown soma 246 pontos, mais 105 do que a Mecedes, segunda classificada. A indefinição quanto ao companheiro de Max Verstappen deixa a Red Bull no último lugar do pódio, com 105.
Top 10 da classificação de pilotos:
1.º Piastri (131 pontos)
2.º Lando Norris (115)
3.º Max Verstappen (99)
4.º George Russell (93)
5.º Charles Leclerc (53)
6.º Kimi Antonelli (48)
7.º Lewis Hamilton (41)
8.º Alexander Albon (30)
9.º Esteban Ocon (14)
10.º Lance Stroll (14)
À entrada para a sétima corrida, o Mundial de pilotos é liderado por Oscar Piastri, que saiu vencedor de quatro das primeiras seis provas da época. O piloto australiano soma 131 pontos, mais 16 do que o companheiro de equipa Lando Norris. Verstappen fecha o pódio com 99.
Apesar do carro ter ficado totalmente destruído, o piloto nipónico escapou ileso. Mais tarde, Tsunoda frisou que se encontrava, mas lamentou «situação desnecessária» quando ainda se está adaptar ao RB 21.
A qualificação em Ímola ficou marcada por um acidente aterrador. Ainda na Q1, Yuki Tsunoda perdeu completamente o controlo do Red Bull que conduzia e bateu nas grades. Valeu o halo.
Após uma qualificação desapontante, os dois ferraris não chegaram à Q3 e partem fora do topo 10: Leclerc em 11.º e Hamilton em 12.º. Na corrida caseira, a Racing Bulls coloca Isack Hadjar no top 10.
Eis o grid para a corrida de Ímola.
A mixed-up grid for Sunday's race 👀#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/SlTG30UOi6
— Formula 1 (@F1) May 17, 2025
Ainda assim Super Max partirá na segunda posição. Oscar Piastri somou -34 milésimos e levou a melhor sobre o campeão em título, que perdeu a pole na última volta da Q3. George Russell partirá do último lugar do pódio na segunda fila, ao lado de Lando Norris, quarto classificado.
Desde que a corrida regressou ao calendário em 2020, o piloto neerlandês tem sido dono e senhor, tendo vencido as últimas três edições.
Em 2024, Max Verstappen venceu a corrida e desenhou uma vantagem que seria importante para garantir a conquista do quarto campeonato da carreira. Lando Norris e Charles Leclerc compuseram o pódio.
O autódromo Enzo e Dino Ferrari será o palco da sétima corrida da temporada. O pelotão liderado por Oscar Piastri irá competir ao longo de 63 voltas e 4909 kms na primeira prova europeia do ano.
Sejam muito bem-vindos ao acompanhamento em direto do Grande Prémio de Emilia-Romagna, em Ímola.