FC Porto vence Sporting nos penáltis e força jogo 5!
Leões estão a uma vitória de chegarem à final do campeonato. FC Porto obrigado a vencer para forçar o quinto e decisivo jogo

Boa tarde! Vamos acompanhar aqui ao minuto o duelo entre FC Porto e Sporting, jogo 4 da meia-final do campeonato, no qual os leões podem já carimbar a passagem para a final, mediante vitória na casa do dragão. Caso contrário, haverá jogo 5 no Pavilhão João Rocha.

O encontro tem início marcado para as 14.30 horas.

RESULTADO FINAL

FC PORTO 5-5 SPORTING (2-1 nos penáltis)

Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto do jogo. Obrigado pela sua companhia!

Que jogo impróprio para cardíacos. Depois d eum empate 5 após prolongamento, o FC Porto prevaleceu nos penáltis e força o jogo 5 da meia-final a jogar-se na próxima terça-feira no Pavilhão Joã Rocha, em Lisboa.

Nolito falha o último penálti e o FC Porto vence a partida!

Marca Gonçalo Alves.

Falha João Souto. Continua 1-1.

Telmo Pinto falha e o Sporting pode agora ganhar o jogo e eliminar o FC Porto. Avança João Souto.

Após falhanços de Nolito, Benedetto e Toni Pérez, a série continua empatada a um.

Empata Gonçalo Alves: 1-1.

Rafa Bessa marca o primeiro penálti da série, após o FC Porto falhar dois e o Sporting um.

Jogo vai ser decidido nos penáltis!

A oito, a oito segundos do fim, Verona faz o 5-5 - que jogo impróprio para cardíacos!

60' - Rafa Bessa desperdiça duas oportunidades clamorosas para empatar, atirando ao poste e, depois, permitindo a defesa de Leonardo Pais quando estava completamente isolado na frente da baliza.

59' - Leonardo Pais defende livre direto de João Souto! Mas o Sporting joga agora em 5 contra 3, aproveitando o cartão azul visto por Rafa.

58' - Toni Pérez, à boca da baliza, esteve muito perto de empatar, mas a bola saiu por cima da baliza.

54' - REVIRAVOLTAAAA NO MARCADOR!

Gonçalo Alves dá uma stickada quase do meio-campo e Di Benedetto, que vinha de trás da baliza, desvia na cara de Ângelo Girão e, pela primeira vez no jogo, está na frente do marcador.

53' - Grande defesa de Girão após Gonçalo Alves rodar sobre si mesmo e fazer um remate fortíssimo.

Começa o prolongamento!

Final do jogo! Vamos para prolongamento!

O Sporting desperdiçou duas vantagens de dois golos, assim como dois penáltis e assim permitiu a recuperação do FC Porto.

46' - INCRÍVEL! EMPATA O FC PORTO! Gonçalo Alves volta a marcar, num lance em que ângelo Girão teve algum azar.

45' - GOLOOOOOO DO FC PORTO: Gonçalo Alves faz de novo o golo e mantém o FC Porto na luta pela sobrevivência.

45' - Rafa Bessa faz a 15.ª falta para o Sporting.

43'- João Souto desperdiça duas grandes oportunidades para marcar: ficou isolado por duas vezes, da primeira não acertou com a baliza e na segundo preferiu passar para trás.

Defende Leonardo Pais! Gonzalo Romero desperdiça grande oportunidade de fazer o 5-2.

40'- Dois erros de seguida para o FC Porto: faz a 10.ª falta, há livre direto para o Sporting. E de seguida, Xavi Malián vê o cartão azul por protestos. Entra o guardião Leonardo Pais para o seu lugar.

38' - LEÃO VOLTA A TER DOIS GOLOS DE VANTAGEM!

Alessandro Verona rouba a bola e assiste na perfeição Toni Pérez, que faz o 4-2 para o Sporting a 13 minutos do final do jogo.

Girão já voltou à baliza.

35' - Ângelo Girão tem de sair da quadra e fica com muitas queixas após um choque com um adversário. Vai entrar Zé Diogo para a baliza do Sporting.

35' - SPORTIIIING DE NOVO NA FRENTE! João Souto dança, finta e marca o 3-2 para o Sporting num momento importantíssimo, porque a equipa de Edo Bosch volta à vantagem num momento em que estava claramente por baixo no jogo.

35' - Ezequiel Mena vê o segundo cartão azul, ao prender Roc Pujadas com o stick. Há livre direto para João Souto.

Agora os nervos apoderaram-se da equipa do Sporting, que sentiu claramente os dois golos sofridos.

30' - HÁ EMPATE NA DRAGÃO ARENA!

Rafael Bessa viu o cartão azul e Gonçalo Alves dispôs de novo livre direto, empatando a partida!

30' - Gonçalo Alves falha penálti para o FC Porto!

29' - Jogo muito partido no início da 2.ª parte. O FC Porto tem de ganhar para não ser eliminado, mas o Sporting também sente que pode aumentar a vantagem.

Começa a 2.ª parte!

Depois de fazer o 2-0, o Sporting deixou de incomodar Xavi Malián, que faz muitas defesas difíceis. O FC Porto, ao melhorar mentalmente e atirando os nervos um pouco para o lado, chegou com justiça ao golo.

Rafael Bessa (6') e Roc Pujadas (9') adiantaram os leões, antes de Carlo Di Benedetto (18'), o mais esclarecido do FC Porto, reduzir.

24' - Roc Pujadas comete a nona falta do Sporting, ao fazer Rafa Costa cair no chão.

23' - Di Benedetto atira com perigo, mas Girão, atento, impede o empate.

22' - Muita tensão e polémica na Dragão Arena, após o FC Porto reclamar de um penálti não assinalado - João Souto acertou em Gonçalo Alves, com o jogador do FC Porto a queixar-se da cara. O jogo depois é interompido e Verona pega-se com Ezequiel Mena, levando a que ambos vejam o cartão azul.

Com muitos assobios das bancadas, os árbitros Carlos Correia e Pedro Figueiredo tentam acalmar os ânimos.

18' - Gooooooloooo do FC Porto! Carlo Di Benedetto faz o primeiro golo do FC Porto, num momento em que o Sporting estava a 3 segundos de voltar a ficar com a equipa completa.

17' - Ângelo Girão defende com o peito um remate forte de Hélder Nunes. O FC Porto aperta o cerco à baliza leonina.

16' - Momentos de tensão no banco do Sporting: Toni Pérez vê o cartão azul e o Sporting fica em desvantagem numérica pela primeira vez no jogo.

O FC Porto já esteve quatro minutos em desvantagem numérica, mas manteve a baliza inviolável durante esse período. Sofrer o 3-0 pode ser desastroso para aos comandados de Ricardo Ares.

Falta algum bom-senso ao FC Porto, que deixou que a ansiedade tomasse conta de muitas das ações que os jogadores estão a fazer. Os golos sofridos exacerbaram esses comportamentos. Vai valendo Xavi Malián, a fazer várias defesas importantes, incluindo de um penálti.

13' - SPORTING DESPERDIÇA NOVO PENÁLTI! Depois de Alessandro Verona, agora foi Nolito Romero a falhar, acertando no poste.

13' - Cartão azul para Di Benedetto, ao rasteirar Gonzalo Romero com o stick - e há novo penáti para o Sporting.

11'- O Sporting aproveita a vantagem numérica e João Souto fica muito perto de marcar o 3-0, mas perdeu dois duelos consecutivos com Xavi Malián.

O técnico Ricardo Ares vê o cartão azul e Gonçalo Alves tem de sair de campo. O FC Porto joga agora só com quatro jogadores.

10' - Xavi Malián defende o penálti! Pode ser um lance muito importante para o FC Porto, que está muito perdido em campo. O guarda-redes defende o penálti de Verona e dá esperanças aos azuis.

10' - Edu Lamas comete penálti sobre Roc Pujadas.

9' - E VÃO DOIS GOLOS PARA O SPORTING! Roc Pujadas estava completamente isolado após nova perda de bola do FC Porto e marcou à antiga equipa, não tendo problemas em festejar efusivamente de seguida.

8'- Os nervos já afetam a equipa do FC Porto, que comete muitos erros e perde a bola demasiadas vezes. O Sporting é mais incisivo a atacar e, após o golo, Gonzalo Verona só não fez o 2-0 devido a nova boa defesa de Xavi Malián.

6' - Goooooloooo do Sporting! Rafael Bessa inaugura o marcador: o FC Porto perde a bola e Toni Pérez atira para defesa de Xavi Malián, na recarga, o n.º 7 leonino a bater Malián e a colocar o Sporting um pouco mais perto da final.

4' - Xavi Malián a manter a baliza a zero depois de um remate perigoso de Rafael Bessa. Primeiro sinal de perigo é dado pelo Sporting.

Como três minutos de jogo decorridos, ainda não houve tentativas de remate. FC Porto e Sporting tentam dominar o adversário e nota-se o sentido de urgência nos jogadores da casa.

As bancadas na Dragão Arena estão longe de ficarem cheias.

COMEÇA A PARTIDA!

Boa tarde! Vamos acompanhar aqui ao minuto o duelo entre FC Porto e Sporting, jogo 4 da meia-final do campeonato, no qual os leões podem já carimbar a passagem para a final, mediante vitória na casa do dragão. Caso contrário, haverá jogo 5 no Pavilhão João Rocha.

O encontro tem início marcado para as 14.30 horas.

Escolhas do treinador do Sporting, Edo Bosch: João Pina, Rafael Bessa, Alessandro Verona, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão, Henrique Magalhães, Zé Macedo, Gonzalo Romero.

As opções do treinador Ricardo Ares, técnico do FC Porto: Xavi Malián, Telmo Pinto, Edu Lamas, Ezequiel Mena, Rafa, Carlo Di Benedetto, Leonardo Pais, Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Diogo Barata.

Faltam cinco minutos para o início do jogo e as equipas já estão perfiladas na quadra!

Já se realizam exercícios de aquecimento na Dragão Arena:

O Sporting não ganhou nenhum dos últimos seis jogos que disputou frente ao FC Porto na Dragão Arena.  

O fator casa tem prevalecido nesta eliminatória. O Sporting ganhou o primeiro jogo em casa (3-1), perdeu na Cidade Invicta (0-1) e voltou a ganhar em Lisboa (7-4). Na fase regular do campeonato, o Sporting bateu o FC Porto por 4-0 na 12.ª jornada e houve um empate a três na 25.ª. 

Este jogo é uma final para o FC Porto: ou ganha ou é eliminado. E é assim que a equipa, segundo o guarda-redes Xavier Malián, o encara. 

«Se perdermos, ficamos fora da luta pelo campeonato. Vamos tentar ganhar, deixar tudo em campo para forçar o quinto jogo lá. Queremos mostrar todas as nossas forças desde o primeiro minuto», disse aos meios do FC Porto. «Vamos dar tudo pelos adeptos, temos que estar juntos para conseguir a vitória.

Xavier Malián (Foto: FC Porto)

«Desejo também que os árbitros nos apitem como nos apitaram no João Rocha e permitam o contacto como permitiram lá. Acredito que todos juntos vamos forçar o quinto jogo.» 

Roc Pujadas: «Queremos fechar já as meias-finais» 

O jogador do Sporting falou aos meios do clube a antever este jogo: «Sabemos que eles vão entrar com tudo. Afinal, é um jogo muito importante para os dois lados. Nós estamos com boas sensações e queremos fechar já as meias-finais, mas sabemos que vai ser muito difícil. Vamos lá com ambição de o conseguir.»

«É preciso fazer um jogo parecido ao que fizemos no último em casa, acho que estamos na boa linha. Estivemos intensos, jogámos como equipa e é isso que vamos tentar repetir. Estamos contentes, com ambição e em boa linha. É assim que queremos continuar», acrescentou o ex-FC Porto. 

Veja aqui a antevisão a esta partida:

Na outra meia-final, o OC Barcelos pode carimbar hoje o lugar na final, caso vença o Benfica, em casa, às 21.30 horas.  

O campeão em título, FC Porto, pode hoje ser eliminado do campeonato, perante uma equipa que quer repetir o triunfo de 2021, a última vez em que se sagrou campeã.