FC Porto-Benfica: siga em direto o Jogo 1 da final do campeonato nacional
Dragões recebem o Benfica às 15 horas no primeiro encontro da final da liga. Eliminatória é disputada à melhor de cinco duelos e azuis e brancos têm vantagem no fator casa

Resultado: FC Porto-Benfica (5-3)

Fique connosco para acompanhar reações (e crónica) deste primeiro encontro.

Que reviravolta dos dragões! Depois de uma primeira parte algo desinspirada, os azuis e brancos aproveitaram da melhor forma as oportunidades que criaram. Entrada de Rafa foi vital para começar a desequilibrar defesa encarnada, acabando por ser a figura do encontro com dois golos marcados.

TERMINA A PARTIDA! FC PORTO vence o Benfica por 5-3 e adianta-se na final do campeonato nacional!

T. E. 10' - Nícolia atira de primeira mas Málian defende livre direto!

T. E. 10' - Benfica pode reduzir de livre direto, uma vez que FC Porto cometeu a 10.ª falta. Faltam 5 segundos para fim de jogo.

T. E. 10' - MARCA O FC PORTO!

A 19 segundos do final do encontro, Rafa castiga o cinco para quatro do Benfica e marca o golo que sentencia o Jogo 1 da final!

Benfica tenta o tudo por tudo e aposta no cinco para quatro!

T. E. 9' - Edu Lamas comete a nona falta do FC Porto.

T. E. 8' - Roberto di Benedetto e Rafa chocam violentamente e o jogador do FC Porto ficou muito queixoso do joelho direito. Português recebeu assistência médica e depois dirigiu-se ao banco.

T. E. 8' - GOLO DO FC PORTO E ESTÁ FEITA A REVIRAVOLTA!

Rafa marca o tento que coloca os dragões pela primeira vez na frente do encontro. Grande passe de Gonçalo Alves para Rafa, que com remate muito forte bate Bernardo Mendes.

T. E. 6' - Já se joga a segunda parte do prolongamento.

Acaba a primeira parte do prolongamento.

T. E. 4' - GOLO DO FC PORTO E ESTÁ FEITO NOVAMENTE O EMPATE!

Com alguma sorte à mistura, Roberto di Benedetto acerta no poste de Bernardo Mendes, mas a bola é desviada no guardião encarnado que atira bola para a própria baliza!

T. E. 4' - Nona falta para o Benfica após Nil Roca derrubar Xavier Málian. Guardião do FC Porto fica a pedir suspensão do espanhol... Contudo, guardião azul e branco foi advertido verbalmente devido aos protestos.

Correção: 10.ª falta para o Benfica e dragões vão beneficiar de livre direto para empatar, mais uma vez, a final!

T. E. 3' - GOLO DO BENFICA!

Marca Pablo Álvarez, mas muito mérito para Roberto di Benedetto, que à meia volta criou remate perigoso e o espanhol aproveitou da melhor forma a ação do colega de equipa.

T.E. 2' - Mais uma bola na trave de Málian! Nil Roca não teve qualquer pressão e avançou para a baliza do guarda-redes do FC Porto, mas remate acerta na trave!

Começa a primeira parte do prolongamento e Nicolía atira bola ao poste de Málian!

Fim do tempo regulamentar e vamos a prolongamento!

48' - QUE PERIGO PARA O BENFICA! Mena teve o 3-2 no stick, mas na cara de Bernandro Mendes atira bola ao lado da baliza encarnada!

45' - A cinco minutos do fim do encontro, equipas imprimem maior intensidade à procura de evitar o prolongamento. Adeptos do FC Porto, num Dragão Arena lotado, vão criando grande ambiente de apoio aos nortenho.

Ricardo Ares volta a pedir desconto de tempo, o segundo nesta segunda parte.

43' - MARCA O FC PORTO E ESTÁ FEITO O EMPATE!

Remate que deu golo saiu do stick de Gonçalo Alves, mas Bernardo Mendes foi batido devido a desvio de di Benedetto, traindo assim o guardião encarnado.

41' - Gonçalo Alves tenta remate de longa distância, bola vai por cima, mas Bernardo Mendes fica muito mal tratado na sequência. Guarda-redes ficou a queixar-se da cara, foi ao banco e parece estar recuperado.

40' - Benfica mostra agora algumas dificuldades em conseguir construir jogo. Desconto de tempo de Ricardo Ares começa a fazer efeito mas, por outro lado, dragões continuam a não conseguir criar muito perigo para a baliza de Bernardo Mendes.

37' - Ricardo Ares pede desconto de tempo, logo após Nil Roca ter cometido a oitava falta do Benfica, e depois de derrubar Rafa, que ficou no chão alguns segundos a queixar-se de dores provocadas pelo espanhol do Benfica.

35' - Rafa entra muito bem no jogo. Português do FC Porto está a conseguir desequilibrar defesa encarnada e, por duas vezes, conseguiu penetrar na área benfiquista, contudo, sem conseguir finalizar para marcar golo do empate.

33' - Rafa cai na área do Benfica e portistas ficam a reclamar grande penalidade, contudo, árbitros consideraram que não houve qualquer infração sobre o português.

32' - Que corte de Ezequiel Mena! Argentino anula o três para dois do Benfica, que estava muito perto do golo, logo a seguir, o argentino ficou muito perto de igualar na recarga a remate de di Benedetto.

Nuno Resende pede desconto de tempo.

27' - Equipas regressam com ritmo de jogo muito elevado mas, mais uma vez, Benfica teve já três oportunidades de ampliar a vantagem, contudo, finalização encarnada mostra-se pouco afinada.

Recorde aqui o segundo golo do Benfica:

Recomeça a partida na Dragão Arena!

Termina a primeira parte!

Benfica está na frente do marcador, mostrando-se superior nos primeiros 25 minutos do Jogo 1 da final, conseguindo criar mais oportunidades de golo. Depois de um arranque algo ameno, ritmo da partida subiu (e muito). Nil Roca fez o golo inaugural e os tentos de Roberto e Carlo di Benedetto surgiram ambos de contra-ataques, simbólico do que aconteceu na segunda metade deste primeiro tempo.

24' - Perigo para a baliza do FC Porto! Em nova transição ofensiva, Nícolia tentou servir Nil Roca, mas o espanhol falhou o desvio para o golo!

23' - Ritmo de jogo continua elevadíssimo, equipas estão na intensidade máximo no final da primeira part1...

22' - GOLO DO BENFICA! RESPOSTA IMEDIATA DOS ENCARNADOS!

Marca... o irmão de Carlo di Benedetto! Também foi a partir do contra-ataque, 3 para 2 a favor das águias, que Carlos Nícolia descobriu Robertto di Benedetto e este não vacilou na cara de Málian.

21' - EMPATA O FC PORTO! QUE GOLO DE CARLO DI BENEDETTO!

Curiosamente, foi na transição ofensiva que surgiu o golo dos dragões. Xavier Málian permitiu ataque de di Benedetto e com potente remateno corredor direto bate Bernardo Mendes.

19' - Incrível! Duas oportunidades claras para o Benfica! Jogo está muito partido e os encarnados beneficiaram mais nas transições ofensivas. Primeiro, di Benedetto não conseguiu bater Málian no um para um e, logo a seguir, Zé Miranda atira na trave azul e branca!

Ricardo Ares pressente superioridade encarnada nesta fase do encontro e pediu desconto de tempo para quebrar ritmo das águias.

17' - Nova oportunidade para o Benfica, mas Málian defende a custo o remate de Pol Manrubia

16' - Determinante o corte de di Benedetto, que consegue impedir o contra-ataque do FC Porto de dois para um.

E logo a seguir, Bernardo Mendes volta a fazer mais uma importante defesa para segurar vantagem encarnada.

13' - Benfica à beira do segundo! Aproveitando uma perda de bola dos dragões, Pol Manrubia serviu Diogo Rafael, mas este não conseguiu o melhor desvio para bater Málian!

11' - GOLO DO BENFICA! NIL ROCA!

Está feito o primeiro golo da final! O espanhol, no corredor direito corta para o meio, Gonçalo Alves tenta intercetar a bola, mas Nil Roca encontra espaço para rematar e bate Xavier Málian!

10' - Aumenta o ritmo de jogo! Equipas tentam chegar ao golo com rápidas transições, mas valem as defesas de ambos os guarda-redes!

9' - Pedido desconto de tempo pelo Benfica.

8' - Grande oportunidade para o FC Porto, a melhor da partida! Dragões partiram em contra-ataque, mas Ezequiel Mena vê Bernardo Mendes a impedir o golo.

6' - Benfica é a primeira equipa a ameaçar o golo! Roberto di Benedetto tenta remate de longa distância, mas Málian executa grande de defesa para impedir golo inagural.

Primeiro desconto de tempo pedido no encontro e foi por Ricardo Ares.

5' - Passados cinco minutos, equipas surgem ainda na expetativa de ver o que os adversários mostram. Começo muito ameno no Jogo 1 da final.

Paulo Freitas, selecionador nacional, também está presente na tribuna presidencial.

Cinco do FC Porto: Xavi Malián, Hélder Nunes, Rafa, Gonçalo Alves e Carlo di Benedetto.

Cinco do Benfica: Bernardo Mendes, Carlos Nicolía, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto.

Grande novidade é a titularidade de Bernardo Mendes!

Começa a partida! Benfica com posse de bola.

André Villas-Boas e Jorge Nuno Pinto da Costa voltam a marcar presença na Dragão Arena.

Equipas estão neste momento a ser apresentadas!

14.55 horas - Equipas já completaram exercícios de aqucimento e, dentro de cinco minutos, começa o Jogo 1 da final!

As águias vão contar com um reforço, uma vez que Pedro Henriques está disponível para competir, depois de cumprir castigo referente à alegada agressão que fez a Franco Platero.

Contudo, refira-se que o guardião está elegível devido à abertura de um processo disciplinar referente ao sucedido no Jogo 4 contra a Oliveirense.

Assim, o castigo (seja ele qual for) fica suspenso até à conclusão do inquérito, abrindo caminho ao guarda-redes encarnado para disputar todos os jogos da final, já que por norma este tipo de expedientes costuma levar dois meses até à decisão do mesmo.

Já o FC Porto, depois de ultrapassar o Riba d'Ave nos 'quartos', bateu o Sporting também no Jogo 5, nas grandes penalidades.

O Benfica chega a esta fase batendo Valongo, nos quartos de final, e a Oliveirense, na meia-final, numa eliminatória que ficou apenas decidida na negra.

Boa tarde! Vamos dar início à cobertura do Jogo 1 da final do campeonato nacional de hóquei em patins. Benfica, campeão em título, e FC Porto discutem o título numa eliminatória disputada à melhor de cinco encontros.

O Jogo 1 terá lugar na Dragão Arena, cujo início de partida está agendado para as 15 horas.

Pode ler a antevisão da final AQUI: