Europeu sub-17: Portugal - Polónia em direto
Acompanhe aqui o jogo que separa a seleção portuguesa de sub-17 da final do Campeonato da Europa da categoria

Segue-se a Sérvia, já no próximo domingo, com os balcânicos a apresentarem mais um dia de descanso e Portugal a não poder contar com Geovany Quenda (uma das figuras da equipa) em função do cartão amarelo que foi mostrado no decorrer da partida. A perspertiva é, ainda assim, risonha: Portugal venceu três dos quatro jogos que realizou e continua a sonhar...

Com golos de Eduardo Felicíssimo e Rodrigo Mora, a seleção nacional carimbou o apuramento para as meias finais do Europeu sub-17 com um resultado justo e que só peca por escasso: Portugal só deve a si próprio - e a uma grande quantidade de ocasiões desperdiçadas para marcar mais golos - um resultado mais volumoso que lhe permitiria evitar algum sofrimento - ainda que controlado - no período final.

Final da partida: Portugal 2-1 Polónia.

Portugal a instantes de consumar a qualificação; a Polónia procura avançar no terreno, mas sem qualquer discernimento.

Tempo adicional: 5 minutos.

87': Dupla substituição para Portugal, com as entradas de Tiago Ferreira e Afonso Patrão pelas saídas de Rodrigo Mora e Gabriel Silva.

85': Gabriel Silva continua ativo na frente, mas ainda perdulário e desperdiçou nova ocasião em boa situação: o movimento é excelente, mas o remate não é decisivo e permite a intervenção de Jelen.

80': Dupla substituição na Polónia, com as entradas de Bartosz Mazurek e Leszczynski pelas saídas de Kriegler e Dziewiatowski.

77': Cartão amarelo para Brzyski (Polónia).

76': Excelente combinação entre os craques Geovany Quenda, que trabalhou bem sobre a defesa polaca e solicitou, com passe rasteiro, Rodrigo Mora para um remate por cima da baliza.

74': Cartão amarelo para Adkonis (Polónia).

68': Portugal volta a estar perto de marcar, desta feita de Gabriel Silva que, após bom trabalho na área adversária, atirou para um corajoso corte de um dos centrais adversários, que afastou a bola para canto.

68': Substituição na Polónia, com a entrada de Gieroba pela saída de Szczepaniak.

64': Motivado pelo golo, Rodrigo Mora voltou a visar a baliza polaca, mas o guardião adversário voltou a responder com segurança.

63': Dupla substituição na Polónia, com a entrada de Michal Wróblewski e Bryszki pelas saídas de Dawid Mazurek e Sarapata.

59': Dupla substituição para Portugal, com as entradas de David Daiber e Cardoso Varela pelas saídas de João Simões e Eduardo Fernandes.

59': Golo de Portugal! Depois de muito azar, eis que a sorte (finalmente) bafejou a equipa nacional. Geovany Quenda remata em muito boa posição e Jelen consegue defender, mas de forma incompleta, o que permite a Rodrigo Mora atacar a recarga. O guardião polaco tentou afastar a bola, mas atirou contra o peito/zona abdominal do criativo e a bola seguiu para o fundo das redes.

58': Novamente Portugal a aparecer com perigo a visar a baliza adversária! Martim Cunha surgiu bem pela esquerda e atirou de forma promissora, mas Jelen respondeu com excelente defesa.

52': Cartão amarelo para Geovany Quenda (Portugal).

48': Tal como na primeira parte, a Polónia demonstrou capacidade para reagir, desta feita de forma quase imediata: Pietuszewski tentou surpreender com um remate ao primeiro poste, motivando Diogo Ferreira a (nova) defesa atenta.

47': Portugal não pretendeu demorar muito até demonstrar apetência pela baliza, mas não o fez da melhor forma: Geovany Quenda tentou um remate cruzado, mas a sua tentativa saiu muito por alto.

Início da segunda parte.

Resultado penalizador para o domínio da equipa portuguesa, que para já é penalizada pela falta de eficácia - marcou por uma vez e já desperdiçou várias ocasiões para voltar a marcar, inclusive com dois remates aos postes. Por seu turno, a Polónia apenas dispôs de situações de real perigo e, se na primeira ameaçou o empate, na segunda concretizou-o e consegue levar a igualdade para intervalo.

Intervalo em Larnaca, Chipre: Portugal 1-1 Polónia.

45+1': Rodrigo Mora apareceu em boa situação em zona frontal no interior da área, mas atirou por cima.

Tempo adicional: 2 minutos.

45': Substituição para Portugal, com a entrada de Afonso Sousa pela saída de Rafael Mota, lesionado.

41': Dois minutos passados, os postes voltam a ser a principal oposição para Portugal! Livre lateral bem colocado ao primeiro poste por Geovany Quenda para boa defesa de Jelen, que desvia a bola para o poste esquerdo e evita o golo do extremo português.

39': Eduardo Fernandes, para já, é claro candidato ao prémio azar: ao quinto remate da sua autoria, volta a não conseguir marcar e, desta feita, é o travessão que lhe nega a celebração. Remate imprevisto à entrada da área e Jelen apenas conseguiu seguir a trajetória com os olhos...mas a bola embateu na trave e evitou que Portugal voltasse a adiantar-se no resultado.

34': Golo da Polónia! Um daqueles exemplos do ditado quem não marca, sofre e a equipa polaca explorou da melhor forma um esquema tático - lançamento lateral feito de forma longa para um desvio de cabeça no interior da área portuguesa, que serviu de amortecimento para um remate poderoso e colocado de Michael Izunwanne.

31': Excelente oportunidade para a equipa nacional avolumar o resultado! Gabriel Silva foi isolado por excelente passe de Rui Silva e até recebeu de forma orientada, mas depois não conseguiu ultrapassar o guardião Jelen, que saiu com coragem.

26': Portugal volta a conseguir rematar, desta feita por Gabriel Silva, desta feita à figura de Jelen, que amarrou com facilidade.

25': Terceiro remate de Eduardo Fernandes e novamente sem êxito: o extremo foi bem servido por passe de Rodrigo Mora, em zona frontal, mas atirou por alto.

21': Eduardo Fernandes volta a conseguir armar o remate. Bom trabalho perante a marcação adversária, seguido de tentativa ao primeiro poste, mas por cima.

20': Portugal parece próximo do segundo golo a qualquer momento: a defesa polaca vai reagindo, ainda que a custo, às investidas do irrequieto Geovany Quenda por ambos os flancos.

16': Portugal volta a visar a baliza polaca, mas Eduardo Fernandes e Gabriel Silva não se entendem devidamente, atrapalhando-se entre si e prejudicando o cabeceamento de Eduardo Fernandes em resposta a cruzamento tirado por Edgar Mota a partir da direita.

A oportunidade de golo da Polónia - muito boa, por sinal - constituiu a exceção num encontro no qual, para já, Portugal controla de forma organizada, com muita posse de bola.

10': Responde a Polónia! Recuperação de Pietuszewski, pela esquerda, a pressionar Rafael Mota, que lhe permitiu empreender um movimento interior e um remate cruzado para boa defesa de Diogo Ferreira, para canto.

5': Golo de Portugal! Muito bem Eduardo Felicíssimo na chegada, à entrada da área, tirando proveito de um ressalto proveniente da área polaca; a bola embateu, segundos antes, em Geovany Quenda e o médio atirou, de pronto e em zona frontal, para o fundo das redes...e no primeiro remate da partida.

Portugal consegue, de imediato, a iniciativa da partida nos segundos iniciais, não tendo conseguido ainda chegar à área polaca.

Início da partida.

Os capitães das duas equipas realizam a habitual escolha de campo. A partida iniciar-se-á dentro de instantes.

Toca A Portuguesa em solo cipriota.

O histórico de confrontos - de pouca valia competitiva, visto que a cada ano as gerações de cada grupo de jogadores muda quase por inteiro - é, ainda assim, altamente favorável a Portugal, que venceu sete dos oito encontros entre as duas seleções neste escalão etário em particular; a única derrota portuguesa ante os polacos teve lugar há quase três anos, na edição de 2021 da Syrenka Cup.

Caso confirme o triunfo nesta partida, Portugal já terá adversário definido, defrontando a Sérvia na meia final - o conjunto dos Balcãs derrotou a Áustria num renhido 3-2 e já espera pela equipa nacional (ou a Polónia, bem entendido).

Ao contrário dos primeiros três encontros, frente a outros potenciais candidatos ao título europeu - dois deles, Espanha e França, já se encontram fora de prova - este será o primeiro encontro a eliminar para Portugal. Aguarda-se pela resposta competitiva dos jovens sub-17 portugueses a esse estímulo competitivo.

A Polónia, por seu turno, qualificou-se no segundo lugar do Grupo C, com o registo de uma derrota, um empate e uma vitória (4 pontos somados), apenas atrás da Itália que, com um pleno de vitórias, venceu o grupo.

Recorde a classificação do Grupo D, no qual Portugal se qualificou na primeira posição:

1.º Portugal, 6 pontos
2.º Inglaterra, 6 pontos
3.º França, 6 pontos
4.º Espanha, 0 pontos.

Onze da Polónia: Jelen, Krieger, Potulski e Szwlec; Szczepaniak, Dziewiatowski, Sarapata e Dawid Mazurek; Jakub Adkonis, Michael Izunwanne e Pietuszewski.

Onze de Portugal: Diogo Ferreira, Edgar Mota, Rui Silva, Rafael Mota e Martim Cunha; Eduardo Felicíssimo, João Simões (c) e Rodrigo Mora; Geovany Quenda, Eduardo Fernandes e Gabriel Silva.

Já há onzes!

Boa tarde! Portugal realiza hoje um encontro determinante na sua ambição de alcançar o título europeu em sub-17, disputando os quartos de final da competição frente à Polónia. Depois de ter vencido o seu grupo, a equipa nacional, comandada por João Santos, pretende dar seguimento às boas prestações realizadas na primeira fase da qualificação, colocando-se entre as seleções mais cotadas para vencer o troféu.