5': Golo de Portugal!
As duas equipas já efetuaram a habitual escolha de campo. O encontro irá iniciar-se dentro de instantes.
TERMINA A PARTIDA: PORTUGAL PERDE, MAS PASSA EM 1.º
Derrota com a França não impede Portugal de liderar o Grupo D na final da fase de grupos, que termina com os lusitanos, Inglaterra (2.º) e França (3.º) todos com 6 pontos!
Portugal jogará assim com a Polónia nos quartos de final do Euro, na próxima quinta-feira.
Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto da partida; daqui a pouco publicaremos a crónica da mesma.
90' - Nova intervenção fantástica de Diogo Ferreira!
Remate fortíssimo e colocado de Ndjantou, mas o guarda-redes luso volta a mostrar toda a sua qualidade e eimpede novo golo gaulês.
87' - QUE DEFESA INCRÍVEL DE DIOGO FERREIRA
Enorme oferta da defesa portuguesa para Enzo Molebe, que depois não voltou a bater o guardião português.
Inglaterra faz o 3-1 frente a Espanha.
França está assim praticamente eliminada do Euro.
82' - Golo de França: 2-1.
Enzo Molebe, entrado ao intervalo, aproveitou um mau corte de Gabriel Silva para fuzilar a baliza de Diogo Ferreira.
SUPER SUB ENZO MOLEBE 🇫🇷🇨🇩(2007) RETAKES THE LEAD WITH A LOVELY GOAL!!!
— Football Report (@FootballReprt) May 27, 2024
MATHYS ANGELY 🇫🇷(2007) WITH A GREAT ASSIST!!!#U17Euro pic.twitter.com/yGxeCoB1aj
As substituições não têm os efeitos que ambos os selecionadores pretenderiam. O jogo está muito amarrado e ainda não houve nenhuma ocasião flagrante de golo para nenhum dos lados desde o intervalo.
77' - Dupla substituição em Portugal: saem Cardoso Varela e João Simões, entram Afonso Meireles e João Trovisco.
Inglaterra a vencer a Espanha por 2-1!
Isto significa que, caso esse resultado se mantenha, Portugal pode perder um golo, que mesmo assim termina no 1.º lugar.
Dupla substituição por França: saem Pape Cabral e Mustapha Sissoko, entram Bakola e Idriss Planeix.
67' - Angely parece ser derrubado na área por Rui Silva, mas o árbitro manda jogador. Jogadores franceses protestaram muito por um penálti, que não é assinalado.
64' - Dupla substituição por Portugal: Saem David Daiber e Afonso Patrão (autor do golo português), entram Gabriel Silva e Eduardo Felicíssimo.
61' - Substituição na França: Sai Yanis Sellami e entra Ndjantou.
60' - 2.ª parte a ser disputada a um ritmo muito baixo. Portugal tanto consegue trocar a bola como defender de forma segura. Ainda não houve oportunidades de perigo nesta fase. As eventuais substituições dos dois lados poderão decidir o rumo do jogo.
50' - Enzo Sternal remata com pouco ângulo, mas à baliza de Diogo Ferreira, que se viu obrigado a defender para canto.
A França volta a entrar e melhor - com este resultado e o empate entre Inglaterra e Espanha, precisa de ganhar para seguir para os quartos de final.
Começa a 2.ª parte!
Termina a 1.ª parte: 1-1.
França entrou melhor em campo e Meitie teve, na cabeça, uma excelente oportunidade de marcar primeiro. Messi é o elemento mais perigoso de França e foi ele quem criou o primeiro golo do jogo, marcado por Enzo Sternal (36').
ENZO STERNAL 🇫🇷🇩🇿(2007) OPENS THE SCORING WITH A GREAT FINISH!!!
— Football Report (@FootballReprt) May 27, 2024
RAYANE MESSI TANFOURI 🇫🇷🇨🇲🇹🇳🇩🇿(2007) WITH A GREAT PLAY FOR THE ASSIST!!!#U17Euro pic.twitter.com/4OK0HLRZ52
No entanto, Portugal só precisou de dois minutos para empatar. Mora assistiu Patrão, que marcou num bom lance indidivudal.
QUE GOLAÇO DO AFONSO PATRÃO 🇵🇹(2007)!!!
— Football Report (@FootballReprt) May 27, 2024
QUE BOLA DO RODRIGO MORA 🇵🇹(2007)!!!
QUE BOLA DO RAFAEL MOTA 🇵🇹(2007)!!!#U17Euro pic.twitter.com/GbdjTiXoQe
Com este resultado e o empate também entre Inglaterra e Espanha ao intervalo, Portugal continua em 1.º no grupo , e frança em 3.º.
44' - O golo francês confirmou a melhor entrada em campo dos gauleses, mas a resposta imediata de Portugal, pelos pés de Afonso Patrão, abalou a equipa de França, que parece desejar a chegada do intervalo.
38' - Que nem um relâmpago: assim foi a resposta portuguesa!
Rodrigo Mora descobre Afonso Patrão na área, o avançado aguenta a carga de Gadou, roda sobre o próprio corpo e atira a contar!
Patrão marca pelo segundo jogo consecutivo.
QUE GOLAÇO DO AFONSO PATRÃO 🇵🇹(2007)!!!
— Football Report (@FootballReprt) May 27, 2024
QUE BOLA DO RODRIGO MORA 🇵🇹(2007)!!!
QUE BOLA DO RAFAEL MOTA 🇵🇹(2007)!!!#U17Euro pic.twitter.com/GbdjTiXoQe
EMPATA PORTUGAL - AFONSO PATRÃO!
36' - Golo de França: 0-1.
Mais uma vez, Messi está no cerne da jogada, passando para Enzo Sternal finalizar no coração da área. É o primeiro golo do Euro para o jovem de 16 anos.
ENZO STERNAL 🇫🇷🇩🇿(2007) OPENS THE SCORING WITH A GREAT FINISH!!!
— Football Report (@FootballReprt) May 27, 2024
RAYANE MESSI TANFOURI 🇫🇷🇨🇲🇹🇳🇩🇿(2007) WITH A GREAT PLAY FOR THE ASSIST!!!#U17Euro pic.twitter.com/4OK0HLRZ52
33' - Num lançamento longo, Afonso Patrão choca com o guardião Stawiecki, que chegou primeiro à bola. Lance de potencial perigo para Portugal, mas o guardião francês esteve bem.
29' - Messi vai sendo a maior dor de cabeça para os portugueses: agora, driblou Martim Cunha e invadiu a área, colcou a bola em Meite, que acabou por não a conseguir controlar já na pequena área.
Do lado português, Rodrigo Mora já vai mostrando o seu talento, sobretudo na saída de bola da sua equipa. Dá muito critério e qualidade a essa fase do jogo.
23' - QUE FALHANÇO INCRÍVEL DE MEITE!
Que oportunidade desperdiçada pela França: Messi faz um cruzamento perfeito para Meite, que aparece isolado na pequena área, mas mal consegue desviar a bola para dentro da baliza. Portugal teve muita sorte em não sofrer golo.
A Espanha empata agora com Inglaterra (1-1). Este resultado beneficia a França: assim, se vencer Portugal, passa aos quartos de final.
19' - Cardoso Varela vai sendo o destaque ofensivo português, para o bem e para o mal. Vai dando soluções na saída de bola, mas não consegue dar sequência às jogadas. Os outros elementos ofensivos lusitanos continuam muito apagados.
15' - A França está por cima no encontro, mas não está confortável. Tem pressa em marcar, o que a leva a cometer alguns erros. Ainda assim, procura de modo incessante atacar pela direita, através de Messi, mas Martim Cunha vai, até agora, dando conta do recado.
9' - Portugal consegue, por fim, ter bola e já vai percebendo o comportanto defensivo dos franceses: defender em bloco médio-baixo, com pouca pressão e sem dar espaço nas suas costas.
Entretanto, a Inglaterra coloca-se a vencer frente à Espanha. Ainda assim, com estes resultados, Portugal continua em 1.º no grupo.
6' - Só dá França até ao momento e Rodrigo Mora vai reclamando com os seus colegas de equipa. Portugal não consegue ter posse de bola.
3' - ENZO STERNAL ACERTA NO POSTE!
Excelente jogada do avançado à frente da área portuguesa, fugindo aos defesas e rematando ao poste da baliza lusa. A França entra em campo com o pé direito.
Refira-se que se iniciou à mesma hora deste encontro o outro duelo deste grupo D, entre Inglaterra e Espanha.
1' - Começa o jogo e a França ataca logo a baliza de Diogo Ferreira. As intenções são claras para os gauleses. Deverá ser um jogo animado, com as duas equipas à procura da vitória.
Está tudo a postos para o início da partida!
As equipas já se alinham em campo e ouvem-se os hinos nacionais.
Primeiro toca A Marselhesa, seguido de A Portuguesa.
Curiosamente, no Europeu do ano passado, Portugal e França também se encontraram na última jornada da fase de grupos e, na altura, era França quem precisava de um empate para seguir em frente. O jogo terminou 1-1, Portugal foi eliminado e os gauleses seguiram até à final, onde perderam com a Alemanha nos penáltis.
O selecionador nacional João Santos anteviu assim este encontro decisivo com França (citado pela UEFA): «Será mais um jogo entre duas grandes equipas. Vamos continuar a dar tudo e trabalhar para atingirmos o nosso objetivo.»
João Santos é o selecionador nacional sub-17 (FPF)
O selecionador de França, José Alcocer, está determinado a vencer Portugal, como disse em antevisão ao jogo, citado pela UEFA: «Vai depender dos detalhes. Espero não terminar o Euro com remorsos. Já nos demos ao luxo de perdermos com a Inglaterra e por isso temos agora de vencer este jogo e só dependemos de nós para isso.»
José Alcocer (IMAGO)
JÁ HÁ ONZES INICIAIS!
Onze de Portugal: Diogo Ferreira; Edgar Mota, Rui Silva, Rafael Mota, Martim Cunha; David Daiber, João Simões, Rodrigo Mora; Geovany Quenda, Afonso Patrão, Cardoso Varela.
(Imagem: Portugal/X)
Onze de França: Stawiecki; Marius Louer, Joane Gadou, Mustapha Sissoko, Iliesse Salhi; Angely, Pape Cabral, Yanis Sellami; Rayane Messi, Meite, Enzo Sternal.
Portugal só depende de si para segurar a liderança do Grupo no final do dia. No entanto, terá de recorrer à calculadora se perder com a França. Estes são os diversos cenários que a seleção pode atravessar.
Portugal fica em 1.º se:
- Ganhar ou empatar com a França;
- Perder com a França por um golo de diferença e a Inglaterra derrotar Espanha.
- Perder com a França por dois golos de diferença (mas tendo marcado golos durante o jogo) e a Inglaterra vencer a Espanha.
Portugal passa em 2.º lugar do grupo se acontecer um dos seguintes três cenários:
- Perder com a França e a Inglaterra não ganhar a Espanha (passaria a França em 1.º);
- Perder com a França por dois golos de diferença (não tendo marcado golos durante o jogo) e a Inglaterra vencer a Espanha (neste caso passaria a Inglaterra em primeiro);
- Perder com a França por três golos e a Inglaterra vencer a Espanha (neste caso passaria a Inglaterra em primeiro).
Portugal ainda pode ser hoje eliminado do Euro sub-17 se perder com a França por quatro ou mais golos de diferença e se Inglaterra vencer a Espanha.
Classificação do Grupo D do Euro sub-17, à entrada para esta última jornada:
Portugal - 6 pontos;
Inglaterra - 3 pontos;
França - 3 pontos;
Espanha - 0 pontos.
Nas duas jornadas anteriores, Portugal teve vitórias convincentes frente a Espanha (2-1) e Inglaterra (4-1).
Boa tarde! Por acompanhar aqui em direto o último duelo de Portugal na fase de grupos do Euro sub-17, frente a França. Depois de duas vitórias nas duas primeiras jornadas, a equipa de João Santos depende apenas de si para ficar em 1.º, mas corre também o risco de terminar em 3.º e de ser eliminada.