Fim do jogo: Portugal atropelado pela Turquia
Jogo a contar para 3.ª jornada do Grupo A do Eurobasket

Fica por aqui o nosso acompanhamento ao minuto do encontro. Daqui a pouco publicaremos a crónica e reações ao mesmo. Obrigado pela sua companhia e preferência!

As estatísticas finais, que contam muito desta história: Portugal termina com 12/33 em lançamentos de dois pontos (36%) e 7/29 em triplos; os turcos com 27/40 (68%) e 9/20 (45%), respetivamente, mas também porque o nível do jogo turco baixou perto do final.

FIM DO JOGO: TURQUIA 95-54 PORTUGAL. O resultado explica tudo. Portugal tem agora de se ficar nos desafios com equipas do seu campeonato, para chegar aos oitavos de final. Alperen Sengun foi o maior destaque do encontro, com 20 pontos. Neemias Queta fez uma valente exibição, com 15 pontos e sete ressaltos.

36' - Mário Gomes perde a paciência com a equipa de arbitragem e é penalizado com duas faltas técnicas de seguida. O selecionador nacional tem, por isso, de se retirar da área técnica.

36' - Francisco Amarante roubou uma bola e ficou sozinho perante o cesto. Ainda pensou em dar espetáculo, mas ficou-se pelo simples afundanço. Turquia 82-44 Portugal.

34' - Com a partida mais do que resolvida, ambas as seleções olham para o futuro, gerem um pouco os esforços e o jogo fica algo anárquico e com menor ritmo. Neemias Queta descansa no banco de suplentes e a Turquia continuou a fugir no marcador: vence por 80-42.

FIM DO 3.º PERÍODO: TURQUIA 73-37 PORTUGAL. O resultado até é uma capicua, dada a enorme diferença que existe entre as duas equipas. Agora, Mário Gomes já terá em mente os jogos que faltam neste Eurobasket: com a Letónia (1 de setembro) e com a Estónia (3 de setembro). O objetivo de passar aos oitavos de final ainda é alcançável.

29' - Nesta fase as equipas já gerem um pouco os respetivos esforços, tendo em vista os últimos dois duelos do Grupo A. Turquia 70-37 Portugal.

28' - Neemias Queta voltou a entrar com tudo neste 3.º período, no qual marcou os primeiros sete pontos de Portugal, que, ainda assim, quase já perde por 30 pontos (!) de diferença: 35-64.

O triplo de Vladyslav Voytso, uma das jogadas mais vistosas de Portugal:

24' - Portugal já perdeu a bola por 15 vezes, contra as cinco da Turquia, que aproveita muito bem os erros do adversário, ao contrário dos lusos. Turquia 55-29 Portugal. Entretanto, Travante Williams comete a quarta falta pessoal.

COMEÇA O 3.º PERÍODO!

Portugal e Turquia até estão igualados em ressaltos, 16-16, mas os turcos têm muito mais assistências (15-8), roubos de bola, 9-3, é só cometerem 5 turnovers, contra os 14 portugueses, a partir dos quais a Turquia marcou 21 dos seus pontos.

Marcha do marcador

1.º período: Turquia 22-13 Portugal

2.º período: Turquia 29-14 Portugal

INTERVALO: TURQUIA 51-27 PORTUGAL. Não dá para contar todos os erros de Portugal, que parece ficar cada vez mais nervoso com o decorrer dos minutos e o aumentar da desvantagem. A Turquia está a rubricar uma exibição quase irrepreensível, liderada pelo talento de Alperen Sengun, que tem 20 pontos. Os turcos marcaram 29 pontos neste 2.º período.

19' - Bona faz os primeiros pontos do jogo e a Turquia já vence por 21 pontos de diferença.

Boa assistência de Neemias Queta para Miguel Queiroz, numa boa jogada de ataque portuguesa:

18' - Vladyslav Voytso termina com uma série de três minutos de Portugal sem marcar com um triplo da zona central. Turquia 39-24 Portugal.

A mensagem final do selecionador nacional: «Mover a bola! Mover a bola!»

16' - Omer Yurtseven tem sido uma arma importante para a Turquia neste 2.º período - o jogador de 27 anos tem apenas 2,13 metros de altura. Entretanto Portugal já perde por 16 pontos (21-37) e Mário Gomes pede novo time-out.

15' - Travante Willimas comete a terceira falta no encontro e sai naturalmente da quadra.

Veja bem este bloqueio sensacional de Neemias Queta:

13' - Novo triplo português, agora de Rafael Lisboa. Turquia 28-19 Portugal.

12'- Francisco Amarante faz um triplo, mas a Turquia continua extremamente eficaz no ataque e já vence por 10 pontos de vantagem: 26-16

A exibição fantástica de Alpere Sengun até ao momento, que marcou 12 dos primeiros 14 pontos da Turquia no jogo:

TERMINA O 1.º PERÍODO: TURQUIA 22-13 PORTUGAL. Neemias Queta saiu de campo no último minuto e Portugal perdeu o norte na hora de atacar. Já uns erros de precipitação e despropositados valeram quatro pontos aos turcos. A Turquia ataca bem e Portugal só marcou 4 dos 16 lançamentos que fez (excluindo lançamentos livres). Neemias Queta leva 8 pontos e Alpere Sengun tem 14.

8' - Excelente triplo de Travante Williams, o primeiro do encontro após oito lançamentos falhados entre as duas equipas. Portugal reduz para 12-18.

7' - Nota-se a superioridade técnica dos turcos em diferentes disputas de bola e é isso que vai inclinando o marcador a favor da Turquia, que vence por 16-9.

6' - Boa assistência de Neemias para Miguel Queiroz encestar. São os primeiros pontos portugueses que não são assinados pelo poste dos Boston Celtis. Turquia 12-9 Portugal.

5' - Lance muito bem trabalhado por Neemias sobre Sengun e o português chega aos cinco pontos no encontro. Depois, há um ataque falhado pela Turquia, Queta ganha uma falta a Sengun e reduz a desvantagem portuguesa: Turquia 8-7 Portugal

4' - Portugal já falhou três lançamentos para triplo e a Turquia vai tirando proveito disso.

4' - Mário Gomes pede time-out e grita com os portugueses: «Nos bloqueios da bola não estamos a fazer nada do que combinámos! Nós não estamos a defender, !» A Turquia vence por 8-3.

3' - Alpere Sengun 6-3 Neemias Queta. Que é o mesmo que dizer Turquia 6-3 Portugal.

1' - Alpere Sengun faz os primeiros pontos da Turquia no jogo: 2-1 para os turcos.

1' - Diogo Ventura falha um lançamento, Neemias Queta ganha a bola no ressalto e depois conquista uma falta. Falha depois um dos dois lançamentos: 1-0 para Portugal

COMEÇA A PARTIDA!

O cinco inicial da Turquia: Shane Larkin, Cedi Osman, Alpere Sengun, Ercan Osmani e Kenan Sipahi.

O cinco inicial de Portugal: Diogo Brito, Travante Williams, Diogo Ventura, Miguel Queiroz e Neemias Queta.

A Xiaomi Arena em Riga é agora inundada pelo som d'A Portuguesa!

Neemias Queta é o melhor marcador de Portugal neste Europeu, com 29 pontos, apresentando uma eficácia de lançamento de 65%. Soma ainda 20 ressaltos e três assistências.

Segundo a FIBA, dois portugueses lideram dois dados estatísticos: Travante Williams é o jogador com mais roubos de bola por jogo, cinco. E Neemias Queta é o que soma mais blocos por partida – três. O poste dos Boston Celtics é também o segundo jogador com mais ressaltos por partida (10), estando só atrás do islandês Tryggvi Hlinason.

A Turquia tem dois jogadores no plantel que atuam na NBA: Adem Bona, extremo/poste dos Philadelphia 76’ers, e Alperen Sengun, poste dos Houston Rockets. Este último tem quase um triplo duplo por jogo, em média, neste Europeu: 19.5 pontos, 10 ressaltos e 8 assistências.

A Turquia só soma vitórias neste Eurobasket e marcou mais de 90 pontos em cada jogo: venceu a Letónia por 93-73 e a Chéquia por 92-78.

A seleção turca, 27.ª classificada do ranking mundial – Portugal está na 56.ª posição – ganhou os últimos três encontros frente aos lusos: por 79-56 em 2011, por 74-62 em 2012 e por 79-69 no mesmo ano. Estes equipas não se encontram há quase 13 anos.

Portugal vem de uma derrota com a Sérvia (69-80) no dia de ontem, na qual deu uma boa réplica frente a uma das seleções favoritas a ganhar o Europeu. Antes, venceu de forma convincente a Chéquia por 62-50.

O resumo do encontro de ontem entre Portugal e Sérvia:

Boa tarde! Estamos aqui para acompanhar ao minuto o terceiro jogo de Portugal no Eurobasket! O adversário de hoje é a Turquia e a partida tem início marcado para as 19.15 horas.