Fim do jogo: Portugal atropelado pela Turquia
Jogo a contar para 3.ª jornada do Grupo A do Eurobasket

Fica por aqui o nosso acompanhamento ao minuto do encontro. Daqui a pouco publicaremos a crónica e reações ao mesmo. Obrigado pela sua companhia e preferência!

As estatísticas finais, que contam muito desta história: Portugal termina com 12/33 em lançamentos de dois pontos (36%) e 7/29 em triplos; os turcos com 27/40 (68%) e 9/20 (45%), respetivamente, mas também porque o nível do jogo turco baixou perto do final.

FIM DO JOGO: TURQUIA 95-54 PORTUGAL. O resultado explica tudo. Portugal tem agora de se ficar nos desafios com equipas do seu campeonato, para chegar aos oitavos de final. Alperen Sengun foi o maior destaque do encontro, com 20 pontos. Neemias Queta fez uma valente exibição, com 15 pontos e sete ressaltos.

36'

Mário Gomes perde a paciência com a equipa de arbitragem e é penalizado com duas faltas técnicas de seguida. O selecionador nacional tem, por isso, de se retirar da área técnica.

36'

Francisco Amarante roubou uma bola e ficou sozinho perante o cesto. Ainda pensou em dar espetáculo, mas ficou-se pelo simples afundanço. Turquia 82-44 Portugal.

34'

Com a partida mais do que resolvida, ambas as seleções olham para o futuro, gerem um pouco os esforços e o jogo fica algo anárquico e com menor ritmo. Neemias Queta descansa no banco de suplentes e a Turquia continuou a fugir no marcador: vence por 80-42.

FIM DO 3.º PERÍODO: TURQUIA 73-37 PORTUGAL. O resultado até é uma capicua, dada a enorme diferença que existe entre as duas equipas. Agora, Mário Gomes já terá em mente os jogos que faltam neste Eurobasket: com a Letónia (1 de setembro) e com a Estónia (3 de setembro). O objetivo de passar aos oitavos de final ainda é alcançável.

29'

Nesta fase as equipas já gerem um pouco os respetivos esforços, tendo em vista os últimos dois duelos do Grupo A. Turquia 70-37 Portugal.

28'

Neemias Queta voltou a entrar com tudo neste 3.º período, no qual marcou os primeiros sete pontos de Portugal, que, ainda assim, quase já perde por 30 pontos (!) de diferença: 35-64.

O triplo de Vladyslav Voytso, uma das jogadas mais vistosas de Portugal:

24'

Portugal já perdeu a bola por 15 vezes, contra as cinco da Turquia, que aproveita muito bem os erros do adversário, ao contrário dos lusos. Turquia 55-29 Portugal. Entretanto, Travante Williams comete a quarta falta pessoal.

COMEÇA O 3.º PERÍODO!

Portugal e Turquia até estão igualados em ressaltos, 16-16, mas os turcos têm muito mais assistências (15-8), roubos de bola, 9-3, é só cometerem 5 turnovers, contra os 14 portugueses, a partir dos quais a Turquia marcou 21 dos seus pontos.

Marcha do marcador

1.º período: Turquia 22-13 Portugal

2.º período: Turquia 29-14 Portugal

INTERVALO: TURQUIA 51-27 PORTUGAL. Não dá para contar todos os erros de Portugal, que parece ficar cada vez mais nervoso com o decorrer dos minutos e o aumentar da desvantagem. A Turquia está a rubricar uma exibição quase irrepreensível, liderada pelo talento de Alperen Sengun, que tem 20 pontos. Os turcos marcaram 29 pontos neste 2.º período.

19'

Bona faz os primeiros pontos do jogo e a Turquia já vence por 21 pontos de diferença.

Boa assistência de Neemias Queta para Miguel Queiroz, numa boa jogada de ataque portuguesa:

18'

Vladyslav Voytso termina com uma série de três minutos de Portugal sem marcar com um triplo da zona central. Turquia 39-24 Portugal.

A mensagem final do selecionador nacional: «Mover a bola! Mover a bola!»

16'

Omer Yurtseven tem sido uma arma importante para a Turquia neste 2.º período - o jogador de 27 anos tem apenas 2,13 metros de altura. Entretanto Portugal já perde por 16 pontos (21-37) e Mário Gomes pede novo time-out.

15'

Travante Willimas comete a terceira falta no encontro e sai naturalmente da quadra.

Veja bem este bloqueio sensacional de Neemias Queta:

13'

Novo triplo português, agora de Rafael Lisboa. Turquia 28-19 Portugal.

12'

Francisco Amarante faz um triplo, mas a Turquia continua extremamente eficaz no ataque e já vence por 10 pontos de vantagem: 26-16

A exibição fantástica de Alpere Sengun até ao momento, que marcou 12 dos primeiros 14 pontos da Turquia no jogo:

TERMINA O 1.º PERÍODO: TURQUIA 22-13 PORTUGAL. Neemias Queta saiu de campo no último minuto e Portugal perdeu o norte na hora de atacar. Já uns erros de precipitação e despropositados valeram quatro pontos aos turcos. A Turquia ataca bem e Portugal só marcou 4 dos 16 lançamentos que fez (excluindo lançamentos livres). Neemias Queta leva 8 pontos e Alpere Sengun tem 14.

8'

Excelente triplo de Travante Williams, o primeiro do encontro após oito lançamentos falhados entre as duas equipas. Portugal reduz para 12-18.

7'

Nota-se a superioridade técnica dos turcos em diferentes disputas de bola e é isso que vai inclinando o marcador a favor da Turquia, que vence por 16-9.

6'

Boa assistência de Neemias para Miguel Queiroz encestar. São os primeiros pontos portugueses que não são assinados pelo poste dos Boston Celtis. Turquia 12-9 Portugal.

5'

Lance muito bem trabalhado por Neemias sobre Sengun e o português chega aos cinco pontos no encontro. Depois, há um ataque falhado pela Turquia, Queta ganha uma falta a Sengun e reduz a desvantagem portuguesa: Turquia 8-7 Portugal

4'

Portugal já falhou três lançamentos para triplo e a Turquia vai tirando proveito disso.

4'

Mário Gomes pede time-out e grita com os portugueses: «Nos bloqueios da bola não estamos a fazer nada do que combinámos! Nós não estamos a defender, !» A Turquia vence por 8-3.

3'

Alpere Sengun 6-3 Neemias Queta. Que é o mesmo que dizer Turquia 6-3 Portugal.

1'

Alpere Sengun faz os primeiros pontos da Turquia no jogo: 2-1 para os turcos.

1'

Diogo Ventura falha um lançamento, Neemias Queta ganha a bola no ressalto e depois conquista uma falta. Falha depois um dos dois lançamentos: 1-0 para Portugal

COMEÇA A PARTIDA!

O cinco inicial da Turquia: Shane Larkin, Cedi Osman, Alpere Sengun, Ercan Osmani e Kenan Sipahi.

O cinco inicial de Portugal: Diogo Brito, Travante Williams, Diogo Ventura, Miguel Queiroz e Neemias Queta.

A Xiaomi Arena em Riga é agora inundada pelo som d'A Portuguesa!

Neemias Queta é o melhor marcador de Portugal neste Europeu, com 29 pontos, apresentando uma eficácia de lançamento de 65%. Soma ainda 20 ressaltos e três assistências.

Segundo a FIBA, dois portugueses lideram dois dados estatísticos: Travante Williams é o jogador com mais roubos de bola por jogo, cinco. E Neemias Queta é o que soma mais blocos por partida – três. O poste dos Boston Celtics é também o segundo jogador com mais ressaltos por partida (10), estando só atrás do islandês Tryggvi Hlinason.

A Turquia tem dois jogadores no plantel que atuam na NBA: Adem Bona, extremo/poste dos Philadelphia 76’ers, e Alperen Sengun, poste dos Houston Rockets. Este último tem quase um triplo duplo por jogo, em média, neste Europeu: 19.5 pontos, 10 ressaltos e 8 assistências.

A Turquia só soma vitórias neste Eurobasket e marcou mais de 90 pontos em cada jogo: venceu a Letónia por 93-73 e a Chéquia por 92-78.

A seleção turca, 27.ª classificada do ranking mundial – Portugal está na 56.ª posição – ganhou os últimos três encontros frente aos lusos: por 79-56 em 2011, por 74-62 em 2012 e por 79-69 no mesmo ano. Estes equipas não se encontram há quase 13 anos.

Portugal vem de uma derrota com a Sérvia (69-80) no dia de ontem, na qual deu uma boa réplica frente a uma das seleções favoritas a ganhar o Europeu. Antes, venceu de forma convincente a Chéquia por 62-50.

O resumo do encontro de ontem entre Portugal e Sérvia:

Boa tarde! Estamos aqui para acompanhar ao minuto o terceiro jogo de Portugal no Eurobasket! O adversário de hoje é a Turquia e a partida tem início marcado para as 19.15 horas.

A iniciar sessão com Google...