Eslováquia-Portugal: havia ouro no banco e sub-21 lusos saem a sorrir de solo... Europeu
Carlos Borges e Henrique Araújo, ambos lançados para a segunda parte, reverteram a vantagem eslovaca que tinha sido conseguida por Sebastian Nebyla, e Paulo Bernardo, já perto do fim, fez, também ele, o gosto ao pé

Muito obrigado pela companhia que nos quis dispensar, caro leitor. Continue dessa lado porque dentro de instantes iremos trazer-lhe a crónica e a reportagem deste jogo de preparação entre Eslováquia e Portugal. Até à próxima! Um abraço!

Final da partida! Eslováquia 1 Portugal 3. Justíssimo! Se ao intervalo dizíamos que a vantagem anfitriã - golo de Sebastian Nebyla (34') - era injusta para a primeira parte realizada pelos jovens lusos, a etapa complementar confirmou essa tese e trouxe de volta a realidade existente no que concerne à qualidade de ambas as equipas. Rui Jorge foi (e bem) ao banco buscar Carlos Borges e Henrique Araújo e foram, precisamente, estes dois elementos que deram a volta ao texto. O extremo empatou aos 67 minutos, com um excelente remate cruzado após assistência de Henrique Araújo, o ponta de lança (também) fez o gosto ao pé aos 80 minutos, na conversão de uma grande penalidade - falta de Timotej Hranica sobre... Carlos Borges. Com a vantagem no marcador e também no número de elementos em campo (Dominik Holly viu o segundo cartão amarelo aos 57'), Portugal não tirou o pé do acelerador e ainda chegou ao terceiro golo, já perto do fim: cruzamento da esquerda de Flávio Nazinho e Paulo Bernardo, oportuno, no interior da pequena área, desviou com sucesso. A formação orientada por Rui Jorge - que hoje celebra 14 anos ao leme dos sub-21 e já leva 121 jogos à frente desta turma das Quinas - termina o ciclo de jogos em 2024, regressando apenas no próximo ano para entrar na reta final da preparação do Campeonato da Europa, que vai realizar-se de 11 a 28 de junho, precisamente, na Eslováquia.

90+4m - Grande oportunidade para Portugal! Assistência perfeita de Dário Essugo e Henrique Araújo, completamente isolado, rematou para excelente defesa de Marej Ujlaky.

Tempo adicional mínimo: 4 minutos

90m - Cartão amarelo a Christian Marques (Portugal).

89m - Golo de Portugal! Cruzamento da esquerda de Flávio Nazinho e Paulo Bernardo, no coração da pequena área, desvia de primeira, de pé direito, para o 1-3.

87m - Cartão amarelo a Dominik Javorcek (Eslováquia).

82m - Substituição em Portugal, com a saída de Carlos Borges (lesionado), para a entrada de Martim Neto.

81m - Dupla substituição na Eslováquia, com as saídas de Marek Ujlaky e Sebastian Nebyla para as entradas de Patrik Leitner e Dominik Veselovsky.

80m - Golo de Portugal! Henrique Araújo, na conversão da grande penalidade, não vacilou e carimbou a reviravolta lusa. 1-2.

77m - Penálti para Portugal! Falta de Timotej Hranica sobre Carlos Borges, já dentro da área, e Christian-Petru Ciochirca, árbitro austríaco que dirige esta partida, apontou para a marca dos 11 metros.

76m - Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Mateus Fernandes e Diego Moreira, para as entradas de Pedro Santos e Rodrigo Gomes.

73m - Tripla substituição na Eslováquia, com as saídas de Samuel Kopásek, Adam Griger e Nicolas Sikula, para as entradas de Adam Tucny, Romaa Cerepkai e Timotej Hranica.

68m - Cartão amarelo a Mateus Fernandes (Portugal).

67m - Golo de Portugal! Assistência perfeita de Henrique Araújo e Carlos Borges, já no interior da área, ligeiramente descaído para o flanco esquerdo, remata cruzado para o fundo das redes da baliza eslovaca. Está restabelecida a igualdade. 1-1.

62m - Ameaça Portugal! Remate enrolado de Diego Moreira e Henrique Araújo, intercetando o esférico a meio caminho, cabeceia à figura de Tomás Fruhwald.

57m - Segundo cartão amarelo e consequente vermelho para Dominik Holly (Eslováquia).

Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, promove três alterações para esta etapa complementar: saem Gustavo Sá, João Marques e Tiago Tomás, entram Dário Essugo, Carlos Borges e Henrique Araújo.

Início da segunda parte!

Intervalo! Eslováquia 1 Portugal 0. Resultado que não espelha o que se passou nos primeiros 45 minutos. Os jovens lusos têm sido a equipa mais dominadora e, mesmo estando longe de outras exibições de grande nível, têm criado, aqui e ali, várias situações de perigo junto da baliza defendida por Tomás Fruhwald. João Muniz (14 e 32 minutos), Diego Moreira (27') e Tiago Tomás (30') ameaçaram o golo, o mesmo fizeram, do outro lado, Adam Griger, com um cabeceamento à barra (17'), e Dominik Holly, que também de cabeça atirou ao lado do poste (25'). O único tento desta etapa inicial surgiu aos 34 minutos, na sequência de uma bola parada: Mario Sauer cobrou o canto à esquerda, Dominik Holly penteou ao primeiro poste e Sebastian Nebyla, já na pequena área, bateu João Carvalho com um cabeceamento certeiro. Está tudo em aberto para a etapa complementar e Portugal já demonstrou ter argumentos para levar de vencida esta Eslováquia.

41m - Cartão amarelo a Dominik Holly (Eslováquia).

34m - Golo da Eslováquia! Pontapé de canto batido do lado esquerdo por Mario Sauer, desvio de cabeça de Dominik Holly ao primeiro poste e, já dentro da pequena área, Sebastian Nebyla, também de cabeça, inaugura o marcador em Trencin.

32m - Outra vez Portugal a ameaçar! Livre da meia-direita de Mateus Fernandes e cabeceamento de João Muniz a rasar o poste direito da baliza defendida por Tomás Fruhwald.

31m - Cartão amarelo a Mario Sauer (Eslováquia).

30m - Grande oportunidade para Portugal! Assistência (quase) perfeita de Mateus Fernandes e Tiago Tomás, já dentro da pequena área, só conseguiu tocar com a ponta da bota, algo que não chegou para que a bola fosse para o fundo das redes da baliza contrária.

27m - Responde Portugal! Cruzamento da esquerda de Flávio Nazinho, Tomás Fruhwald defendeu para a frente, Diego Moreira aproveitou a sobra e tirou novo cruzamento, mas a bola passou à frente da baliza eslovaca e não surgiu ninguém para o desvio...

25m - Mais uma boa oportunidade para a Eslováquia! Cruzamento da direita de Nino Marcelli e Dominik Holly cabeceia a rasar o poste esquerdo da baliza nacional.

17m - No ferro!! Cruzamento da esquerda de Sebastian Nebyla e Adam Griger, à entrada da pequena área, cabeceia à barra da baliza defendida por João Carvalho.

14m - Grande oportunidade para Portugal! Livre cobrado por Diego Moreira da meia-esquerda e João Muniz, de cabeça, obriga Tomás Fruhwald a uma excelente intervenção, sendo que, na sequência do lance, Nino Marcelli ainda alivia praticamente em cima da linha de golo.

13m - Cartão amarelo a Marek Ujlaky (Eslováquia).

7m - Belo corte de Danilo Veiga, a impedir que Adam Griger pudesse ficar na cara de João Carvalho, na sequência de um cruzamento da direita de Dominik Holly.

Início da partida!

Alteração de última hora no onze de Portugal: Rafael Rodrigues sentiu um ligeiro desconforto muscular e, por mera precaução, Rui Jorge optou por retirá-lo da equipa inicial. Flávio Nazinho vai ser titular do lado esquerdo da defesa e Rafael Rodrigues irá começar a partida no banco de suplentes.

Rui Jorge, selecionador nacional, opera quatro mexidas no onze relativamente ao jogo da passada sexta-feira, frente à Ucrânia (3-3), em Alverca. Saem Rodrigo Gomes, Dário Essugo, Geovany Quenda e Fábio Silva, entram Danilo Veiga, João Marques, Diego Moreira e Tiago Tomás.

Eslováquia (selecionador): Jaroslav Kentos

Eslováquia (suplentes): Lubomir Belko (1), Adam Danko (12), Jakub Jakubko (2), Patrik Leitner (3), Timotej Hranica (25), Artur Gajdos (7), Adam Tucny (11), Branislav Spacil (15), Adrián Kaprálik (17), Dominik Veselovsky (20), Tadeás Hájovsky (24) e Roman Cerepkai (9)

Eslováquia (titulares): Tomás Fruhwald (23); Marek Ujlaky (4), Dominik Javorcek (5), Nicolas Sikula (13) e Samuel Kopásek (21); Dominik Holly (6), Martin Svidersky (8), Sebastian Nebyla (10) C, Mario Sauer (14) e Nino Marcelli (18); Adam Griger (22)

Portugal (selecionador): Rui Jorge

Portugal (suplentes): Diogo Pinto (12), Eduardo Quaresma (4), Dário Essugo (6), Henrique Araújo (9), Pedro Santos (10), Flávio Nazinho (13), Chico Lamba (14), Martim Neto (16), Carlos Borges (21) e Rodrigo Gomes (23)

Portugal (titulares): João Carvalho (1); Danilo Veiga (2), João Muniz (3), Christian Marques (15) e Rafael Rodrigues (5); Paulo Bernardo (8) C, Mateus Fernandes (7), João Marques (19) e Gustavo Sá (18); Tiago Tomás (11) e Diego Moreira (24)

Árbitro: Christian-Petru Ciochirca (Áustria); Assistentes: Tomás Straka e Martin Vitko (Eslováquia); 4.º Árbitro: Marián Ruc (Eslováquia)

Já há equipas oficiais!

Eis a lista dos jogadores à disposição do Selecionador Nacional de sub-21 para o jogo com a Eslováquia:

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting) e João Carvalho (SC Braga)

Defesas: Chico Lamba (Arouca), Christian Marques (Yverdon, Suíça), Danilo Veiga (Estrela da Amadora), Eduardo Quaresma (Sporting), Flávio Nazinho (Cercle Brugge, Bélgica), João Muniz (Rio Ave), Rafael Rodrigues (Aves SAD) e Rodrigo Gomes (Wolverhampton, Inglaterra)

Médios: Dário Essugo (Las Palmas, Espanha), Gustavo Sá (Famalicão), João Marques (SC Braga), Martim Neto (Rio Ave), Mateus Fernandes (Southampton, Inglaterra), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia) e Pedro Santos (Moreirense)

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton, Inglaterra), Diego Moreira (Estrasburgo, França), Henrique Araújo (Arouca) e Tiago Tomás (Wolfsburg, Alemanha)

Rui Jorge já não terá, esta tarde, dois elementos que têm feito parte das opções dos sub-21 e que ainda na passada sexta-feira foram titulares dianta da Ucrânia: Geovany Quenda e Fábio Silva. Tanto o ala/extremo como o ponta de lança foram convocados por Roberto Martínez para a Seleção A (que joga esta noite, a partir das 20 horas, frente à Croácia, na 6.ª e última jornada do Grupo A1 da Liga das Nações).

Quem também fez o lançamento deste jogo diante da Eslováquia foi Dário Essugo. O jovem médio cedido pelo Sporting ao Las Palmas (Espanha) diz que a formação lusa terá pela frente um desafio complicado, mas sabe o que tem de ser feito para que sejam cumpridos os objetivos de mais este teste de preparação. «Vai ser um jogo difícil. Trata-se de uma equipa que vai estar no Campeonato da Europa. Queremos limar certas arestas e colocar em campo a nossa qualidade, sabendo que é importante para prepararmos o futuro. O jogo com a Ucrânia foi complicado, mas vamos olhar para este encontro com o intuito de não sofrermos golos e marcarmos o máximo de golos possível. Aqui todos os momentos contam, não só dentro de campo, mas também fora. Tudo o que cada um de nós faz tem muita importância para o futuro», salientou Essugo, também citado pela FPF.

Recorde-se que Portugal defrontou, na passada sexta-feira, em Alverca, a Ucrânia, tendo esse duelo terminado empatado (3-3). Rui Jorge deverá, esta tarde, realizar algumas alterações na equipa: «Sim, poderemos ter várias mudanças em relação ao onze que iniciou em Alverca. Ainda não está fechado, temos duas situações - o Eduardo Quaresma e o João Marques - que podem vir a interferir um bocadinho com o que vamos apresentar. Independentemente disso, vai ser dentro do mesmo registo. Vamos observar, tentar que eles tenham bons momentos dentro do jogo e consigam mostrar toda a sua classe e qualidade. O Eduardo Quaresma e o João Marques têm estado algo limitados. O João teve uma pancada no último jogo, o Quaresma é uma situação que já se tem vindo a arrastar, portanto vamos esperar pelas decisões definitivas acerca deles.»

Na antevisão a este encontro, Rui Jorge deixou bem claro que tem expectativas de ver a equipa realizar uma boa exibição, destacando que, mesmo sendo um teste de preparação, todos os jogos têm a sua importância. «A minha expectativa é de que seja um bom jogo e consigamos ter bons momentos. Não espero a perfeição ou que estejamos próximos disso, mas espero que tenhamos muitos bons momentos. Todos os momentos são importantes. Não há nenhum determinante, mas todos são importantes. Este será mais um. Eles sabem que a fase final está a aproximar-se, embora seja só no próximo ano, em termos de estágios já só teremos depois o estágio de março, antes da fase final. Este é um dos últimos momentos em que poderemos estar juntos. Claro que todos os jogadores, como têm vindo sempre a fazer, vão querer deixar uma boa imagem e vamos continuar atentos a eles, independentemente do que aconteça neste jogo», salientou, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação oficiais da Federação Portuguesa de Futebol.

A Seleção Nacional de sub-21 defronta, esta tarde (17 horas), a Eslováquia, no Sihot Stadium, em Trencin, naquele que será mais um jogo de preparação rumo ao Campeonato da Europa da categoria, que vai realizar-se, precisamente, na Eslováquia, entre os dias 11 e 28 de junho de 2025. A BOLA vai acompanhar em direto mais este teste da formação orientada por Rui Jorge e, como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!