Sporting sofre golo no último minuto e empata para a Champions
Leões jogam fora contra os bicampeões da Macedónia do Norte, a contar para a 4.ª jornada da Liga dos Campeões. Clube de Alvalade está em 1.º lugar do grupo A, enquanto o Pelister encontra-se em penúltimo, ainda sem vitórias

Resultado ao intervalo Pelister-Sporting: 15-12

Terminamos aqui com a cobertura, mas fique connosco para a crónica de jogo!

Balde de água fria em Bitola, em pouco menos de um minuto, Sporting deixa escapar uma vantagem de três golos. O último veio através de uma perda de bola no ataque.

Resultado que mancha uma boa prestação defensiva dos leões na segunda parte. Depois de recuperarem de uma desvantagem de quatro golos (16-20), Jan Gurri marcou quatro dos cinco golos que permitiu a turma de Ricardo Costa chegar à liderança.

O Pelister esteve quase 13 (!) minutos sem marcar, mas com uma rajada de 3 golos conseguiram empatar a partida.

Termina a partida!

30' - Pelister empata! Incrível! Tudo começou com uma perda de bola nos últimos segundos, prontamente castigada pela equipa da Macedónia do Norte

30' - Pelister reduz em ataque rápido (24-23). Ricardo Costa pede timeout com cerca de meio minuto para jogar.

30' - Entramos no último minuto do encontro e Pelister quebra o jejum (24-22).

59' - Grande golo de Martim Costa que está cada vez mais perto da vitória (24-21)!

Novo timeout pedido pelo Pelister.

59' - Pelister mostra-se muito abaixo animicamente. Não marcam há 11 minutos e após regressarem ao 7x6 que tanto sucesso lhes trouxe, falham ligação e perdem a bola. Estamos a menos de dois minutos do fim do jogo (23-21).

56' - Grande ação de Christian Moga a ganhar uma importante falta. Logo a seguir, Kiko Costa faz o golo e dá a maior vantagem do Sporting neste jogo: 23-21.

Na jogada seguinte, há falta atacante do Pelister que já não marca há dez minutos!

55' - Mas Mitrevski não desiste e faz duas defesas consecutivas para deixar a equipa a um do Sporting (22-21).

54' - Decisão contestada do árbitro da partida! Juiz assinala falta ofensiva a Diogo Branquinho que já estava em movimento de remate antes de derrubar adversário.

Mas logo a seguir, Kristensen impede empate do Pelister com nova defesa!

52' - Agora é o Pelister que passa um momento menos bom e ainda por cima na última fase do encontro. Equipa da Macedónia do Norte não marca há quase seis minutos!

50' - Entramos nos últimos dez minutos do encontro! Kristensen faz mais duas defesas, Pelister atira na trave, mas Kiko Costa passa para a frente do encontro (22-21)!

48' - Grande defesa de Kristensen! Sporting teve posse de bola para fazer o empate, mas Kiko Costa perde a bola.

Está feito o empate! Mais uma vez de Jan Gurri (21-21)!

47' - Sporting continua a persguir o Pelister, mantém-se um golo de diferença (20-21).

45' - E o feitiço vira-se contra o feiticeiro! Agora é o Sporting que encontra sucesso a explorar a zona do pivô, apostando em trocas de bola mais rápidas. Com isto, Jan Gurri faz o 3.º golo consecutivo dos leões e Sporting volta a ficar a um golo do Pelister (19-20).

Branislav Angelovski pede timeout.

44' - Jan Gurri volta a reduzir com terceiro golo da partida em três remates (18-20).

43' - Está quebrado o jejum! Sete minutos depois o Sporting marca através de Jan Gurri (17-20).

42' - Que defesa de Mitrevski! Kiko Costa teve tudo para marcar. Há mais de seis minutos que o Sporting não marca golo!

Na jogada seguinte, Radivojevic faz o 20-16.

40' - Equipa da Macedónia do Norte é muito agressiva a defender e o Sporting está a ter dificuldades em penetrar a mesma. Mitrevski volta a defender remate leonino e tem agora nova hipótese de estender vantagem (16-18). E novamente o pivô Peshevski aparece sozinho para bater Kristensen (16-19).

Ricardo Costa pede novo timeout.

39'- Com alguma sorte, Pelister faz o 18-16 após remate ser desviado pela defesa leonina.

38' - Mas Sporting volta a não conseguir marcar, pois Kiko Costa remata picado, mas bola sai por cima da baliza. Mantém-se o 16-17 para o Pelister que volta a apostar no 7x6.

36' - Depois de Nejc Cehte fazer o 17-16, remate de Martim Costa é bloqueado pela defesa do Pelister. Equipa da Macedónia do Norte pode aumentar vantagem... mas Kristensen defende!

35' - Está feito o empate novamente! Thorkelsson engana Mitrevski com boa simulação e marca livre de sete metros (16-16).

34' - Sporting reage bem à desvantagem, com golos de Kiko Costa e Salvador Salvador. 16-15 para o Pelister.

32' - Maru arranque para o Sporting! Martim Costa já falhou um remate e Kiko Costa perdeu a bola. Entretanto, Kuzmanovski estendeu vantagem do Pelister para 16-13.

Recomeça a partida em Bitola! Kristensen entra para o lugar de Aly neste início de segunda parte.

O Pelister tem tido grande sucesso em encontrar brechas na defesa do Sporting, conseguindo descobrir o pivô Zarko Peshevski em situação para rematar confortavelmente. Além do mérito do Pelister, pode-se apontar uma primeira parte desinspirada de Aly. Apesar do bom começo de jogo com três defesas, o guarda-redes egípcio podia ter feito melhor em algumas situações.

Termina a primeira parte! Sporting em desvantagem ao intervalo (13-15)!

Num último suspirto da primeira parte, Mitrevski volta a brilhar pelo Pelister que deixa os bicampeões da Macedónia do Norte a vencer por dois golos.

28' - Nova má sequência de jogadas para o Sporting! Aly volta a ficar mal na fotografia e logo a seguir, em esforço, Salvador Salvador tenta remate de longa distância, mas Mitrevski defende. E logo a seguir. Peshevski volta a bater Aly (15-12).

Andrè Kristensen está no banco, mas ainda não foi a jogo.

27' - Perante esta fase menos boa, Ricardo Costa pede desconto de tempo. Francisco Costa engana Mitrevski e entra no marcador. Sporting a um do Pelister (12-13).

26' - Pelister volta a encontrar espaços na defesa leonina, mas algumas culpas para Aly. Egípcio começou bem o encontro, mas cedeu já alguns golos em que podia ter feito mais.

Para piorar a situação, Thorkelsson volta surgir em boa posição para empatar, mas atira ao poste. Logo a seguir, o Pelister faz o 11-13.

24' - Sporting volta a empatar (11-11) e Pelister volta a optar pelo 7x6.

23' - Primeiro timeout da noite. É pedido pelo treinador do Pelister. Salvador Salvador falhou remate, depois de golo de Kuzmanovski e a equipa da Macedónia do Norte terá bola para retomar a liderança. (10-10).

EHF a destacar defesa de Aly a livre de 7 metros:

21' - Sporting em vantagem! Grande interceção defensiva e no contra-ataque Salvador Salvador volta a bater Mitrevski! 10-9 para o clube de Alvalade.

19' - Alguma polémica no encontro! Kiko Costa queixa-se de ouvir um apito, porém este veio da bancada. Árbitro húngaro procede com o encontro. Sporting empata novamente através de Edy Silva (9-9).

18' - Sensivelmente a meio da primeira parte, reina o equilíbrio em Bitola. Do lado do Pelister, Mitrevski vai sendo peça importante neste empate, enquanto o Sporting vai crescendo lentamente no encontro, ainda longe do habitual nível que já demonstrou. Vai vencendo o Pelister por um golo (9-8).

16' - Uros Borzas atira na trave e Sporting tem chance de agarrar a liderança do encontro... mas Edy Silva atira ao lado! Vai subindo o ritmo de jogo!

15' - Está feito o empate (7-7)! Edy Silva marca o primeiro da noite!

13' - Equipas voltam a trocar golos. 5-6 para o Pelister.

12' - Martim Costa faz o segundo golo da noite e Sporting volta a estar a um golo (4-5). Leões jogam agora com mais um jogador.

11' - Mas num rápido contra-ataque não consegue bater Salvador Salvador (5-3).

10' - E vão três defesas seguidas para Mitrevski! Que começo estrondoso do antigo guarda-redes do FC Porto e Benfica (5-2).

9' - Incrível! Martim fez tudo bem, venceu o um para um, mas Mitrevski faz uma defesa ainda melhor. E em ataque rápido o Pelister chega ao 5-2!

8' - Pelister chega ao 4-2, com o segundo golo a partir da linha de sete metros. Arranque frio para o clube de Alvalade.

7' - Em contrapartida, Nikola Mitrevski faz a primeira defesa da noite e impede empate leonino. Mantém-se o 3-2 e Martim Costa regressa ao jogo.

5' - Grande defesa de Mohamed Aly! Martim Costa leva suspensão de dois minutos, mas o egípcio trava livre de sete metros (3-2).

4' - Martim Costa já fez o primeiro golo da partida, mas o Pelister não dá tréguas. 3-2 para os bicampeões da Macedónia do Norte.

2' - Kiko Costa falha remate e Pelister faz o 2-0 em ataque rápido, mas logo a seguir Salvador Salvador responde com 1.º golo leonino (2-1).

1' - Ali regressa à baliza do Sporting e começa o jogo logo com defesa... mas de livre de sete metros, o Pelister faz o 1.º golo através da grande arma Filip Kuzmanovski.

Começa a pertida em Bitola! Pelister com a bola!

Tudo a postos para o encontro começar! É feito um compasso de espera porque todos os jogos da Liga dos Campeões têm de começar ao mesmo tempo.

19.15 horas - Boa noite! Dentro de meia-hora, Sporting inicia o encontro contra o bicampeão da Macedónia do Norte, em jogo a contar para a 4.ª jornada da Liga dos Campeões. A BOLA vai cobrir todas as principais incidências do jogo, por isso, fique por aí para saber se os leões conseguem uma inédita quarta vitória consecutiva na Champions.

O clube de Alvalade está a ter um começo impecável na competição, após ausência de cinco anos. Nos três encontros que já fez, venceu todos, incluindo uma derrota categórica frente aos gigantes húngaros, o Veszprém, por expressivos 39-30.

E na temporada atual já levam 10 triunfos consecutivos. Apenas perderam contra o Barcelona, na Supertaça Ibérica.

Quando ao adversário, apesar do sucesso a nível nacional, na Champions o registo é diferente. O Eurofarm Pelister perdeu os três encontros até nesta edição, mas perderam os últimos 17 (!) na competição. O ambiente em Bitola, porém, espera-se muito hostil.

Ricardo Costa: «Sabemos da dificuldade que é jogar em Bitola perante um público que mete muita pressão e faz sentir que um erro parece que são cinco. Muitas vezes estamos a ganhar durante o jogo e parece que estamos a perder por cinco ou seis», disse o treinador leonino, aos meios de comunicação sociais do Sporting, em antevisão ao encontro.

Quanto ao Pelister, Ricardo Costa relembra que «cada jogo é uma história». «Será uma enorme luta e um desafio duríssimo, mas cá estaremos para colocar toda a nossa energia em busca de conquistar uma inédita quarta vitória seguida nesta competição», frisou.