Jogo 4 da final do play-off: FC Porto conquista título pela 25.º vez
Dragões batem o campeão nacional Benfica na Luz por 1-3 e resolvem a série final do play-off por 3-1 para sucederem às águias e tornarem-se no clube com mais campenatos (25)

Gonçalo Alves, capitão do FC Porto, recebe a taça de campeão e levanta-a lentamente enquanto a equipa azul e branca salta em festa e prepara-se para a tradicional foto dos vencedores.

É a terceira vez que os nortenhos ganham a decisão final na Luz. A primeira havia sido em 1985/86 e a segunda em 2007/08.

Após na passada temporada ter sido campeão pelo Benfica, Edu Lamas repete o êxito no FC Porto e festeja. Há um ano a festa acontecera no Pavilhão João Rocha frente ao Sporting.

Dragões sucedem ao Benfica, que tem 24 títulos, na conquista do Campenato Placard.

FIM DO JOGO: FC Porto é campeão Nacional pela 25.ª vez ao ganhar o Jogo 4 da final do play-off por 1-3.

Enquanto o FC Poro procura gastar tempo, Nicolia leva a bola de um lado ao outro do campo para uma derradeira tentativa, mas Malián não permite que a bola entre.

Uma picadinha de Nicolia e dois remates de longe de Roberto Di Benedetto não conseguem reduzir a desvantagem das águias a 1.30m do apito final. Dragões à beira do 25.º título.

Telmo Pinto fica perto de marcar num contra-ataque do FC Porto a 2.30m do fim.

FC Porto troca a bola, sem encontrar espaços para rematar mas também com a intenção de ir gastando tempo e esgota os 45s de ataque. Faltam 8.46m para o fim.

Nicolia tem nova oportunidade diante de Xani Malián e após entrada pela área do avançado argentino, mas o guarda-redes do FC Porto volta a defender com 11.25m para jogar na 2.ª parte.

Nicolia tenta uma picadinha e segundos depois Pol Manrubia num remate de meia-distância no centro do campo tentam marcar, mas Malián mantém-se seguro entre os postes para manter o 1-3.

Nicolia dispara de longe tentando supreender, mas a bola passa ao lado da baliza de Malián. Águias em momento de grade pressão sobre o adbversário. 15m para jogar

Com o Benfica a voltar a pressionar e a criar oportuinidades, Ricardo Ares pede desconto de tempo com 15.32m para o fim da partida.

Gonçalo Pinto tem nova oportunidade de redizir a desvantagem das águias ao ficar em frente Xavi Malián, mas o guardião espanhol dos portitstas opões da melhor maneira, a bola sobe e vai para o lado. 17.15m para jogar na 2.ª parte.

GOLO! 1-3: Sem que irmão Carlo o conseguisse travar na entrada pela esquerda, Roberto Di Benedetto conclui a ação individual com uma picadinha e reduz a diferença para 1-3 com 20m para jogar. Há de novo esperança nas bancadas da Luz entre os adeptos para levar a final ao Jogo 5.

GOLO! 0-3: Sem qualquer defesa na sua frente, Ezequiel Mena vem pela direita e remate sem hipótese para Pedro Henriques aos 5m da 2.º parte.

Carlos Nicolía choca contra um jogador adversário na tentativa de entrar na área para rematar e cai, acabando por ter de ser assistido durante 2m mas sem que haja falta.

GOLO! 0-2: Carlo Di Benedetto remate com força pela esquerda a 3m metros de Pedro Henriques, a bola bate no tronco do guarda-redes do Benfica, ressalta e passa por cima deste, acabando por entrar na baliza.

Início da 2.ª parte.

1.ª parte marcada pela forte pressão do campeão nos minutos iniciais e em que o marcador só não funcionou devido à ação de Xavi Malián. Após um 'time out' de Ricardo Ares e mexidas na equipa, a pouco e pouco, os nortenhos foram equilibrando o encontro e as oportunidade de golo, ainda que os donos da casa tenha mantido maior hipótese de marcar até ao tento de Carlo Di Benedetto aos 18m.

Benfica procura, em três remates sob o esgotar do tempo, igualar a partida, mas sem que algum tenha obrigado a intervenção de Xavi Malián, as equipas vão para o balnéario com 0-1 no placard. FC Porto a 25m de poder conquistar o título,

Xavi Malián volta a impedir um golo de Roberto Di Benedetto. 3m para jogar na 1.ª parte.

Roberto D Benedetto coloca a bola dentro da baliza de Xavi Malián numa recarga mas o árbitro Rui Torres anula por o remate ter sido faltoso.

GOLO! 0-1: Em transição desde o seu meio-campo vindo pela direita, Carlo Di Benedetto remata cruzado ao ângulo superior direito de Pedro Henriques e abre o marcardor do Jogo 4 para o FC Porto com 7.29m para jogar.

Edu Lamas remate para defesa de Pedro Henriques e quando tenta voltar a atacar mas sofre falta, Duas para cada lado.

Ricardo Ares volta a pedir um time out com 17m decorridos.

Depois de um ataque em transição de Mena, este recuperou a bola e tenta um novo remate mas Pedro Henriques trava a intenção do avançado argentino dos azuis e brancos.

Gonçalo Pinto tenta um picadinha do lado direito da Baliza de Xavi Malián, mas sem sucesso.

Depois do desconto de tempo FC Porto consegue equilibrar a partida e face às entradas de Mena e Hélder Nunes, com ambos os conjuntos a rondar a baliza adversária. É a vez de Nuno Resende fazer parar o encontro com 13.49m para jogar na 1.ª parte.

Pablo Álvarez volta a criar perigo junto à baliza do FC Porto, primeiro num remate à meia-volta e depois na recarga, mas com Xavi Malián a estar atento.

Carlo Di Benedetto faz falta sobre o irmão Roberto e é a segunda falta para os visitantes. Ricardo Ares aproveita para pedir desconto de tempo com 19.02m para gastar na 1.ª parte.

Benica mais pressionante nos 5 minutos iniciais, com vários remates que Xavi Malián vai travando.

Pela segunda vez em 2m Pablo Álvarez tem oportunidade de abrir o marcador para o Benfica mas Xavi Malián consegue impedir que a bola entre.

Ambos os clubes procuram o seu 25.º título de campeão nacional, com as águias a defenderem o ceptro ganho em 2022/23 e os dragões a tentar vencer uma competição que ganhou pela última vez em 2021/22.

Partida tem início marcado para as 18 horas, no Pavilhão da Luz.