EM DIRETO: Siga aqui o Grande Prémio da Arábia Saudita

MAX VERSTAPPEN VENCE O GRANDE PRÉMIO DA ARÁBIA SAUDITA!

O neerlandês não conseguiu a volta mais rápida que caiu para o lado de Charles Leclerc, em terceiro lugar. Sergio Pérez foi segundo!

Destaque ainda para os pontos conquistados por Oliver Bearman, que terminou em sétimo à frente de Lando Norris e Lewis Hamilton. Hulkenberg conseguiu 10.º lugar.

Volta 49/50 - Max Verstappen prepara-se para conquistar o segundo Grande Prémio da temporada e vai tentar fazê-lo com a volta mais rápida.

Volta 48/50 - Bearman parece ter afastado Lando Norris na luta pelo 7.º lugar e agora o inglês discute a oitava posição com o compatriota Lewis Hamilton. 1,3 segundos separam os dois pilotos.

Volta 46/50 - Bearman faz a sua volta mais rápida da corrida - 1.32,672 minutos -, mas Lando Norris está a 3 segundos do piloto da Ferrari, depois de ter feito 1.32,1 minutos. Mas o inglês está com muita pressão de Lewis Hamilton, que chegou a estar a 4 décimas do rival da McLaren.

TOP-10 NA VOLTA 45/50:

1- Verstappen

2- Pérez

3- Leclerc

4- Piastri

5- Alonso

6- Russell

7- Bearman

8- Norris

9- Hamilton

10- Hulkenberg

Volta 43/50 - Oliver Bearman, em sétimo lugar, tem quatro segundos de vantagem sobre Norris, em oitavo. O piloto da Ferrari perguntou ao engenheiro se neste ritmo o britânico o vai ultrapassar e este respondeu que sim. Dentro de quatro voltas, ou seja, na 47.

Na frente, Verstappen tem 7,5 segundos de vantagem para Sergio Pérez e este tem 12,4 segundos de vantagem sobre Leclerc.

Volta 42/50 - Lando Norris recebe bandeira preta e branca, significando que leva apenas um aviso pela infração.

Volta 41/50 - Destaque para a corrida de Oliver Bearman. Na estreia do britânico numa corrida de Fórmula 1, segue na sétima posição da prova o que lhe daria seis pontos.

Lando Norris está a ser investigado por ziguezaguear na reta para defender a posição, sob ameaça de Hamilton, algo que não é permitido pelas regras da FIA.

Volta 38/50 - Lando Norris repete a estratégia de Lewis Hamilton, mas a paragem custou 4.1 segundos ao britânico. Apesar disso, Norris sai à frente de Lewis Hamilton e está em oitavo lugar.

Tudo inalterado nos lugares de pódio da prova. Max Verstappen tem uma vantagem de 8,5 segundos para Pérez.

Volta 36/50 - Lewis Hamilton finalmente cede o 5.º lugar, mas porque foi chamado às boxes. Oscar Piastri tem agora caminho livre e à frente tem o colega de equipa Lando Norris. Hamilton saiu das garagens na 9.ª posição mas com pneus macios.

Volta 35/50 - Nico Hulkenberg é finalmente chamado para trocar para os pneus duros e devido à luta de Kevin Magnussen, em 12.º, em atrasar o restante pelotão o alemão saiu no 11.º posto e está em muito boa posição de conseguir pontuar, pois à frente tem Guanyu Zhou, que ainda não fez qualquer paragem.

A experiência vale muito! Oscar Piastri ultrapassou Lewis Hamilton na curva 1, mas isso forçou o australiano a sair fora de pista, o que fez com que o britânico recuperasse o quinto lugar.

Volta 34/50 - Mantém-se tudo inalterando nas posições da corrida, no entanto, mantém-se a pressão de Oscar Piastri a Lewis Hamilton. O asutraliano está a sete décimas do britânico, que ocupa a quinta posição.

Entretanto Max Verstappen estende a vantagem para Pérez, para 8,1 segundos, depois de registar nova volta mais rápida: 1.32,309 minutos.

CLASSIFICAÇÃO TOTAL VOLTA 30/50

1- Verstappen

2- Pérez

3- Leclerc

4- Norris

5- Hamilton

6- Piastri

7- Alonso

8- Russell

9- Bearman

10- Hulkenberg

11- Zhou

12- Magnussenn

13- Ocon

14- Tsunoda

15- Albon

16- Sargeant

17- Ricciardo

18- Bottas

Desistiram Pierre Gasly e Lance Stroll.

Volta 27/50 - Charles Leclerc consegue ultrapassar Lando Norris e chega ao terceio lugar da corrida! O monegasco está neste momento a oito segundos de Sergio Pérez, mas contando com a penalização do mexicano, está sensivelmente apenas a três. O objetivo do piloto da Ferrari é consegui estar a menos de cinco segundos de Checo para conseguir o segundo lugar.

Volta 24/50 - Max Verstappen continua a fazer as voltas mais rápidas da prova. Desta vez, estabeleceu a marca com tempo de 1.32,792 minutos. Só Checo Pérez se aproxima com 1.32,970 minutos. A distância entre o líder e o segundo lugar é de 6,6 segundos, mas recorde-se que o mexicano tem uma penalização de 5 segundos ainda por servir.

Oscar Piastri tentou ultrapassar Lewis Hamilton numa luta pelo quinto lugar, mas o britânico defendeu a posição.

Volta 22/50 - Nova penalização para Kevin Magnussen da Haas! O piloto foi castigado com nova penalização de 10 segundos, o que perfaz um total de 20 (!). Desta vez foi por exceder mais do que três vezes os limites de pista.

CLASSIFICAÇÃO DO TOP-10 NA VOLTA 20/50:

1- Verstappen

2- Pérez

3- Norris

4- Leclerc

5- Hamilton

6- Piastri

7- Alonso

8- Russell

9- Hulkenberg

10- Bearman

Refira-se que Norris e Hamilton ainda não fizeram a paragem obrigatória nas garagens para trocar de pneus.

Volta 17/50 - Voltamos a ter os dois pilotos da Red Bull na liderança da corrida. Sergio Pérez ultrapassou Norris na reta inicial do circuito e Max Verstappen registou nova volta mais rápida da prova com 1.33,059 segundos. Mais nenhum piloto se aproxima do tempo do neerlandês. Só nesta volta, ninguém fez um tempo abaixo de 1.34 minutos.

Volta 16/50 - Dia de muito trabalho para os comissários! Kevin Magnussen, em 13.º leva uma penalização de 10 (!) segundos depois de provocar colisão com o Williams de Alexander Albon, em 15.º. O tailandês tem danos na asa dianteira.

Volta 15/50 - E Sergio Pérez vai mesmo ser penalizado pela saída perigosa da garagem, depois de trocar de pneus médios para duros. 5 segundos de penalização para o mexicano, o que o coloca, para já em sétimo lugar, atrás do McLaren de Oscar Piastri.

Volta 14/50 - Os comissários de corrida decidiram que Lando Norris não teve um falso arranque e não vai ser penalizado por qualquer infração!

Volta 13/50 - VERSTAPPEN VOLTA À LIDERANÇA! Tal como Pérez fez com Leclerc, o neerlandês teve boa saída da curva 27 e na reta de partida, com auxílio do DRS, mostrou-se muito mais rápido do que Norris. O britânico não lutou pela posiçaõ.

Volta 12/50 - Os comissários de corrida avançaram que estão a investigar uma saída perigosa de Sergio Pérez das pits. O mexicano quase colidiu com Fernando Alonso devido a esta saída.

Lando Norris está a ser também investigado pelo falso arranque de corrida.

CLASSIFICAÇÃO:

Volta 10/50 - O Carro de Segurança volta às pits e recomeça a corrida na Arábia Saudita!

Lando Norris arranca bem e leva quase uma segundo de avanço de Max Verstappen. Recorde-se que o britânico está com jogo de pneus médios usados e o neerlandês com duros novos. Vamos ver se o inglês consegue aguentar a pressão do tricampeão mundial em título!

A colisão de Lance Stroll:

Volta 7/50 - Confirma-se a entrada do Safety Car na pista e os pilotos aproveitam para trocarem agora os pneus, aproveitando uma menor perda de tempo devido à entrada do Safety Car. Alguns pilotos preferiram manter posição na pista, incluindo Lewis Hamilton (Mercedes) e Lando Norris (McLaren), sendo que este lidera agora a corrida. Hamilton é terceiro. Zhou Guanyu (Kick Sauber) e Nico Hulkenberg também permaneceram em pista.

Volta 6/50 - Colisão para Lance Stroll! Sai a bandeira amarela nos setores 2 e 3 do circuito de Jeddah, uma vez que o canadiano teve contacto com as barreiras. O piloto está a sair do carro e está fora do Grande Prémio! O piloto tocou com a roda esquerda numa das paredes do circuito e provocou o choque frontal com as barreiras da pista.

Volta 4/50 - Ui, ui, ui! George Russell (Mercedes) acusou Lando Norris de ter feito uma falsa partida e as imagens parecem indicar isso mesmo, mas para já os comissários de corrida ainda não deram qualquer indicação para o sucedido.

Entretanto, Sergio Pérez tem boa saída na curva 27 e com ajuda do DRS consegue ultrapassar Charles Leclerc na reta de partida para subir ao segundo lugar. Os dois Red Bull assumem os dois primeiros lugares.

Classificação:

1- Verstappen

2- Pérez

3- Leclerc

4- Piastri

5- Alonso

6- Norris

7- Russell

8- Hamilton

9 - Stroll

10- Tsunoda

11- Bearman

12- Magnussen

13- Albon

14- Hulkenberg

15- Ricciardo

16- Ocon

17- Bottas

18- Sargeant

19- Zhou

Volta 3/50 - Max Verstappen conseguiu construir uma vantagem superior a um segundo antes da segunda volta o que impediu Charles Leclerc de ativar o sistema DRS e impedir que o monegasco se aproximasse do primeiro lugar. O neerlandês inicia muito bem a corrida e deverá conseguir aumentar a distância para o segundo lugar.

Volta 2/50 - Oscar Piastri também arrancou muito bem na quinta posição e com o recurso ao sistema DRS, conseguiu ultrapassar Fernando Alonso, em Aston Martin, para chegar à quarta posição!

Volta 1/50 - Pierre Gasly dirige-se à garagem e vai ter mesmo de desistir do Grande Prémio! Muito azar para a Alpine

Volta 1/50 - Os dois Red Bulls arrancam muito bem e Sergio Pérez ameaçou mesmo o segundo lugar de Charles Leclerc, no entanto o monegasco recuperou a posição ainda durante as primeiras curvas do circuito de Jeddah.

Mais problemas para a Alpine! Durante a volta de formação, Pierre Gasly reportou um problema com a caixa de velocidades!

Para o arranque da prova, dentro dos 20 pilotos, só dois escolheram jogo de pneus macios, Oliver Bearman (Ferrari) e Valtteri Bottas (Kick Sauber), que partem da 11.ª e 16.ª posições. Isto significa que vão apostar num curto período com os pneumáticos mais agressivo em relação aos restantes que começam com jogo de pneus médios.

A poucos minutos para o começo da corrida, recordamos aqui a grelha de partida:

O boxer Anthony Joshua é uma das estrelas do desporto presentes no Grande Prémio. Recorde-se que Neymar apareceu no GP de Bahrein e já no sábado, Gianluigi Buffon não só apareceu na garagem da Ferrari como entregou o prémio da pole position a Max Verstappen.

Estão a ser feitos os últimos preparativos para o começo da corrida:

Helmut Marko está a ser investigado pela Red Bull e está em cima da mesa uma possível suspensão do austríaco da equipa. A presença do conselheiro no Grande Prémio da Austrália, que se realiza em Melbourne entre 22 e 24 de março, estava em dúvida, mas o mesmo confirmou à SportTV que estará no padoque australiano.

«Tive uma reunião muito positiva com o CEO da Red Bull responsável pelas atividades desportivas, o Oliver Mintzlaff. Todos estes rumores à minha volta não são verdade e estarei presente em Melbourne [para o Grande Prémio da Austrália]», referiu.

Durante a habitual volta dos pilotos antes do começo da corrida, na qual fazem declarações aos meios de comunicação da Fórmula 1, Oliver Bearman foi questionado sobre o facto de estar prestes a fazer a estreia na disciplina, sendo o terceiro mais jovem de sempre a fazê-lo. O britânico conseguiu pole no evento de Fórmula 2, mas no dia seguinte ocupou o lugar de Sainz.

«Foi triste deixá-los [Prema Racing, equipa de Bearman] depois de uma qualificação muito boa. Mas, como é óbvio, com uma oportunidade como esta não podia dizer que não. É muito raro que um piloto de reserva consiga guiar um carro de Fórmula 1. Desejei uma rápida recuperação ao Carlos [Sainz] e vou dar o meu melhor», disse.

José Mourinho, que recentemente abandonou o cargo de treinador da Roma, está presente no recinto do Grande Prémio, e conversou com o chefe de equipa da Aston Martin, Mike Krack, e com Fernando Alonso, o piloto preferito do técnico português.

Boa tarde aos nossos leitores. Pode seguir connosco o segundo Grande Prémio de Fórmula 1 da temporada de 2024 (17 h). Max Verstappen (Red Bull) parte da frente da grelha de partida depois de ter conquistado a primeira pole da carreira no GP deste país. Charles Leclerc, da Ferrari, parte em segundo e o colega de equipa do neerlandês, Sergio Pérez, arranca do terceiro posto.

Desta forma, o tricampeão mundial parte como grande favorito a conquistar a segunda vitória da época e a nona consecutiva se contarmos com as que registou no fim de 2023.

Tal como foi ontem avançado, Carlos Sainz é a grande baixa da corrida devido a uma apendicite que o atingiu. O espanhol já foi operado com sucesso, está presente no padoque, mas vai ser substituido por Oliver Bearman no SF-24. O piloto tem 18 anos e é o primeiro britânico a conduzir numa prova oficial, um monolugar da Ferrari.

Ao contrário do que aconteceu em Bahrein, o asfalto do ciruito de Jeddah Corninche é menos abrasivo nos pneus da Pirelli e isso tem implicações no número de paragens que os pilotos vão fazer de modo a substituírem pneus desgastados por outros em melhores condições.

A prova vai ser disputada em 50 voltas e se os anteriores anos são indicativos do que podemos esperar nesta corrida é que tudo indica que cada carro faça apenas uma visita às garages. Começando pelos pneus médios - caracterizados por balancearem velocidade com durabilidade -, os pilotos deverão colocar os pneus duros - mais duráveis - para terminar o evento.

Desde 2021 que a cidade acolhe o Grande Prémio no circuito de Jeddah e em todas as edições a corrida foi interrompida por acidentes em pista, o que motivou a chamada do Safety Car.