EM DIRETO: Martín é o novo campeão do mundo!
Francesco Bagnaia ganhou em Barcelona, mas não foi suficiente

Miguel Oliveira despediu-se da Trackhouse com uma boa corrida que lhe vale mais quatro pontos.

24/24- ACABOU! JORGE MARTÍN É O NOVO CAMPEÃO DO MUNDO! Bagnaia vence a corrida, mas o espanhol terminou em 3.º lugar e segura o título. Marc Márquez foi o segundo classificado.

24/24- ÚLTIMA VOLTA DO ANO!

22/24- ÚLTIMAS DECISÕES NO MIUNDIAL! Jorge Martín está muito perto de se sagrar campeão do mundo pela primeira vez!

17/24- O português Miguel Oliveira segue há muito tempo no 12.º lugar.

18/24- Bagnaia aumenta para mais de dois segundos a vatagem para Martín, mas nada de preocupante para o espanhol que segue no 3.º lugar, atrás de Marc Marquéz.

14/24- A dez voltas do final, Bagnaia tem 1,7 segundos de vantagem para Jorge Martín, que segue tranquilo no 3.º lugar. Recorde-se que o espanhol pode ficar até ao nono lugar, que nunca perderá o título.

12/24- A corrida mantém-se sem grandes sobressaltos, quer no que diz respeito à luta pelo triunfo, quer nas contas do mundial.

10/24- Miguel Oliveira continua a rolar no 12.º lugar, atrás de Fabio Quartararo.

9/24- Bagnaia comete erro, mas Márquez não aproveita para saltar para a frente!

8/24- Pecco Bagnaia aumenta o ritmo na frnte e tem mais de um segundo de vantagem para Jorge Martín, que segue em terceiro. Entre os dois pilotos que disputam o título Mundial está Marc Márquez.

7/24- BANDEIRA AMARELA! JOAN MIR CAI E ABANDONA.

6/24- Miguel Oliveira ultrapassa Joan Mir e sobe ao 12.º lugar!

5/24- Tudo na mesma na frente. Jorge Martín segue de perto, a cerca de nove décimas, o que vai fazendo Pecco Bagnaia.

3/24 - Bagnaia faz a volta mais rápida e aumenta a vantagem na frente da corrida. Jorge Martín mantém-se em 3.º. Miguel Oliveira segura também o 13.º lugar.

2/24 - Marc Márquez sobe ao segundo lugar na reta da meta, atrás de Bagnaia. Mihguel Oliveira també subiu um lugar, para o 13.º posto.

1/24 - Miguel Oliveira mantém o 14.º lugar que trazia da qualificação.

1/24 - BAGNAIA SEGURA A LIDERANÇA NO ARRANQUE, MAS MARTÍN SUBIU AO SEGUNDO LUGAR!

ARRANCA A CORRIDA!

Começa a volta de aquecimento.

A corrida vai ter 24 voltas.

De referir que Bagnaia só conseguirá ser campeão se ficar até ao segundo lugar. Nesse caso, Martín pode ficar até ao 14.º lugar. Qualquer outro resultado atribuirá o título ao madrileno de 26 anos.

Pecco Bagnaia vai partir da pole-position, enquanto Martín parte da segunda linha da grela, no 4.º posto.

Para ser campeão do Mundo pela primeira vez, Jorge Martín precisa de ficar até ao nono lugar, inclusive. Mesmo que Bagnaia vença a corrida, o 9.º lugar será suficiente para assegurar o título. O italiano, por seu turno, procura ser campeão pela terceira vez.

Este Grande Prémio será também marcado pela solidariedade. A prova era para se disputar em Valência, mas a tragédia provocada pela tempestade Dana obrigou a mudar para Barcelona. Parte da receita irá para reparar os estragos provocados na região valenciana.

A corrida marca também a despedida de Miguel Oliveira. O português regressa à competição após ter sido operado ao pulso, naquela que será a última corrida pela Trackhouse. O Falcão vai voar para a Pramac Yamaha na próxima temporada.

Jorge Martín, ou Francesco Bagnaia, ambos da Ducati, um deles será o campeã, com a vantagem a ser do primeiro. O espanhol tem 19 pontos de vantagem sobre o ainda campeão,

Bom dia! Corre-se hoje, em Barcelona, a última prova do Mundial de Moto GP. A prova arranca às 13 horas e será decisiva para decidir o título Mundial.