SIGA AQUI: Pichardo e Tiago Pereira saltam pelas medalhas no Europeu
Dois portugueses marcam presença na final do concurso do triplo salto que decorre em Roma

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Pichardo faz 17,92m e conquista a medalha de prata.

Tiago Pereira falha as medalhas!

O francês Thomas Gogois faz 17,38m e SOBE AO TERCEIO LUGAR! O gaulês ultrapassa Tiago Pereira, que cai para o quarto lugar.

Pichardo tenta responder, mas fica longe: 17,47m, o seu pior salto de hoje.

INACREDITÁVEL! JORDAN DÍAZ SALTA 18,18 METROS! TERCEIRA MELHOR MARCA DE SEMPRE PARA O ESPANHOL, QUE PASSA PARA A FRENTE DO CONCURSO! Pichardo cai para segundo.

Pichardo abdica do quarto salto, ele que lidera a prova com 18,04m, mais oito centímetros do que o segundo classificado, Jordan Díaz com 17,96m.

Jordan Díaz faz novo recorde nacional de Espanha! O atleta está a tentar tudo e saltou 17,96m à quarta tentativa. Tem vindo a aumentar a marca desde o início do concurso.

Tiago Pereira está a arriscar, como lhe comepte neste momento, e faz o terceiro salto nulo consecutivo, depois de ter aberto o concurso com 17,08, que continuam a valer-lhe o terceiro lugar.

Já começou a segunda série de saltos que, recorde-se, é feita pela ordem decrescente de posição. Ou seja, Pichardo será o último a fazer o quarto salto.

Os oito atletas que seguem para a segunda série de saltos:

Tiago Pereira volta a fazer um salto nulo à terceira tentativa. O português mantém-se em terceiro lugar e já tem assegurada a passagem para os três saltos finais.

Jordan Díaz tenta responder ao salto de Pichardo e à terceira tentativa faz... salto nulo.

À terceira tentativa, Pichardo faz um salto de 17,55m. Bem abaixo dos 18,04m, ainda assim a sua segunda melhor marca do ano.

Além de melhor marca do ano e recorde dos campeonatos europeus, o salto de Pichardo é a 12.ª melhor marca do ano, ele que em 2015, ainda a competir com as cores de Cuba conseguiu o quinto melhor salto de sempre, com 18,08m.

O alemão Max Heb também chega aos 17,04m, igualando o quarto lugar de Pontvianne. Ambos estão a 4 centímetros do bronze virtual de Tiago Pereira.

O francês Jean-Marc Pontvianne aproxima-se da marca de Tiago Pereira, com 17,04m. Ainda assim, o português mantém o terceiro lugar ao fim do segundo salto, com 17,08m

Tiago Pereira fez um salto nulo na segunda tentativa, mas continua em terceiro lugar no concurso.

Responde Jordan Díaz, volta a bater a melhor marca pessoal do ano, com 17,82m... ainda assim, muito longe dos impressionantes 18,04 de Pichardo.

É RECORDE NACIONAL! PICHARDO FAZ 18,04M!

PICHARDO PERTO DOS 18 METROS! IMPRESSIONANTE!

Tiago Pereira em grande também! O português faz 17,08m, igualando também a melhor marca pessoal do ano e é o terceiro classificado nesteste momento, apenas atrás de Díaz e Pichardo.

O português Tiago Pereira é o próximo a saltar.

JORDAN PASSA PARA A FRENTE! O espanhol faz a melhor marca do ano, com 17,56m.

Jordan Díaz, principal concorrente de Pichardo, é o próximo...

Recorde-se que só passam para os úlitmos três saltos osoito melhores classificados ao fim das primeiras tentativas.

O italiano Tobia Bocchi faz 16,16m.

Razvan Grecu, faz um salto nulo.

O francês Thomas Gogois faz 16,56m.

PICHARDO VOA! Muito confiante entra com 17,51m, igualando a melhor marca pessoal do ano, mesmo tendo saltado a 19,4 centímetros da 'plasticina'.

Segue-se Pichardo...

O italiano Emmanuel Ihemeje arranca o concurso com 16,87m.

São 13 os atletas a concurso.

Tiago Pereira é o oitavo triplista a entrar em pista.

Atletas começam a entrar no Estádio Olímpico. Pichardo é o segundo a entrar.

Recode-se que Pichardo esteve quase um ano parado devido a lesão, ainda assim chega a estes europeus com a segunda melhor marca do ano (17,51), apenas atrás de Jordan Díaz (17.55m).

Na qualificação, Pichardo saltou 17.48m logo no primeiro salto, garantindo desde logo a qualificação – a marca de passagem era de 16.65m.

Apurou-se atrás do espanhol Jordan Díaz, detentor do melhor salto europeu do ano (17.55m), que saltou a 17.52m.

Tiago Pereira também se qualificou diretamente, com 16.83m na primeira tentativa, a quarta melhor marca da qualificação.

Pedro Pichardo, campeão olímpico em Tóquio2020 e europeu em Munique2022, e Tiago Pereira, bronze no Mundial de pista coberta de Glasgow2024 vão lutar pelas medalhas, sendo Pichardo um dos favoritos ao título.

Portugal tem dois atletas na final do concurso de triplo salto dos Campeonatos da Europa de atletismo de Roma2024, que arranca às 19h55.