Resultado: Medvedev vence Nuno Borges por 3-0 (6/0, 6/1 e 6/3).
Quick bagel for lunch 🥯 pic.twitter.com/Wbgo86gXl6
— US Open Tennis (@usopen) September 2, 2024
Da nossa parte é tudo, mas fique por aí para a crónica do encontro.
Porém, nem tudo é mau para Nuno Borges, pois com a derrota do tenista checo Tomas Machac, contra Jack Draper, nestes oitavos de final (6/3, 6/1 e 6/2), o português sabe que subir ao 30.º posto do ranking mundial, na próxima atualização do mesmo, na segunda-feira.
Termina assim a caminhada histórica de Nuno Borges no US Open que, tal como aconteceu no Australian Open, vê Daniil Medvedev a ser o vilão que interrompe o bom resultado.
O português não se apresentou ao nível a que nos acostumou e cometeu muitos erros não forçados (51), contra apenas 20 do adversário russo.
E no serviço, o maiato de 27 anos também não esteve ao nível exigido. Assinando apenas cinco ases, registou umas impressionantes 10 duplas faltas.
E está feito! Medvedev fecha jogo de serviço em branco e derrota Nuno Borges por 3-0, com parciais de 6/0, 6/1 e 6/3 para se qualificar para os quartos de final do US Open.
Três match points para Medvedev (40-0).
Ás de Medvedvev deixa-o a dois pontos (30-0) dos quartos de final.
5-3 para Medvedev! Nuno Borges tentou surpreender o russo com subida à rede depois do serviço, mas russo estava preparado e com direita paralela fez o 5-3. Vai servir para fechar o encontro.
Algum azar para Nuno Borges! Português estava a controlar ponto, a fazer Medvedev movimentar-se em court, mas a esquerda do maiato bateu na tela da rede.
E logo a seguir, com a 10.ª falta, fá novo ponto de break ao russo (30-40).
Medvedev chega ao 4-3 a perder apenas um ponto... com dupla falta.
3-3 para Nuno Borges!
3-2 para Medvedev! Russo consegue dois serviços sem resposta do português.
Mas vamos a vantagens (40-40)! Novo erro de esquerda de Daniil Medvedev.
30-30 neste quinto jogo de serviço do 3.º set... mas Medvedev chega ao 40-30 com ás.
Recupera Medvedev (2-2)! Nuno Borges tenta novamente combiação direita/ammorti, mas a última pancada foi fora.
Novo break point para Nuno Borges, depois de não conseguir devolver direita do russo.
Ao que tudo indica foi falso alarme e jogadores retomam o encontro.
Partida em pausa!
Segundo avançou o árbitro do encontro, foi acionado um alarme de incêndio no edifício onde se encontra o sistema do hawk-eye - que permite revisão eletrónica da legalidade das bolas em jogo, se foram colocadas dentro ou fora do court.
Todos os encontros estão suspensos até que o sistema de revisão seja restabelecido.
Nova dupla falta de Nuno Borges e numa altura em que tinha ponto para fechar jogo de serviço (40-40)...
Que esquerda de Medvedev! Desta vez foi o português que ficou a um ponto do 3-1, mas o russo tinha outros planos. Voltamos à vantagem nula (40-40).
Tinha tudo para chegar à vantagem, mas Nuno Borges falha esquerda fácil e dá novo ponto de break ao russo.
Mas Nuno Borges sobrevive e novamente com potente direita que, finalmente, parece estar a aparecer no encontro.
Novo ponto de break para Medvedev... mas russo não aproveita com direita demasiado longa (40-40)!
Atenção! Novo ammorti falhado e ponto de break para Medvedev (30-40). Mas Nuno Borges anula a oportunidade com primeiro serviço sem resposta. Vamos às vantagens (40-40).
Coragem de Nuno Borges! Depois de falhar o primeiro serviço, opta por serviço e vólei no segundo para surpreender o russo (30-30).
Grande ponto de Nuno Borges para fazer o 15-15! Novamente, a variação de jogo permitiu ao tenista português desequilibrar Medvedev.
Está feito o break point, 2-1 para o português! Nuno Borges respondeu muito bem ao segundo serviço de Medvedev, ao colocar-lhe a bola nos pés, e ganhou controlo do ponto. Com direita fortíssima deu continuidade ao ponto, ao contrário do russo, que ainda tentou devolver a bola, mas sem sucesso.
Conseguirá o maiato segurar a vantagem?
Está anulado o primeiro! Nuno Borges subiu à rede, mas Medvedev dificultou a vida ao português para forçar o erro do mesmo (30-40).
Nuno Borges parece estar a reagir melhor à adversidade. O português já tem tido mais consistente na construção de pontos, optando por variar mais o jogos, e no serviço mostrou-se mais certeiro.
Assim, chega ao 15-40 e tem mais dois break points ao dispor.
E está feito o 1-1, com muitos festejos de Nuno Borges que é aplaudido pelo público no Arthur Ashe Stadium!
Nuno Borges salva mais um break point! Depois de falhar um smash à rede, a sorte bafejou ao português com Medvedev a cometer erro direto.
Novo erro de esquerda, nova oportunidade para Medvedev quebrar o serviço de Nuno Borges.
Mas Nuno Borges salva o break point com potente direita. 5.ª vantagem nula neste jogo de serviço.
Depois de falhar novo ammorti, Nuno Borges subiu à rede para concluir ponto, que o deixa novamente a um ponto de fazer o 1-1... mas a bola vai fora e regressamos às vantagens nulas (40-40).
Segundo ás para Nuno Borges no encontro (40-30), depois de apontar mais dois erros não forçados. Medvedev, depois, forçou erro do maiato, mas que chegou às vantagens com novo ás.
Medvedev começa da melhor forma o 3.º set. Em apenas 1.33 minutos vence jogo de serviço em branco e entra a vencer por 1-0.
Nuno Borges continua sem respostas à solidez no fundo do court de Medvedev. O maiato de 27 anos bem tenta procurar a direita para desequilibrar o russo, tentando também concluir os pontos com ammorti - de forma a castigar a recuada posição do moscovita -, porém está a cometer muitos erros não diretos.
E para complicar as coisas, o serviço do português não está a sair. Conta já com oito duplas faltas, cinco destas apontadas no segundo parcial.
Daniil Medvedev vence o segundo set pot 6-1... depois de nova dupla falta de Nuno Borges, a oitava do encontro.
Sétima dupla falta do encontro para Nuno Borges e 15-30 a favor de Medvedev.
Grande esquerda paralela de Nuno Borges para fazer o 15-15.
5-1 para Medvedev. Foram precisos mais de nove minutos, mas o russo estende a vantagem sobre Nuno Borges, depois de anular dois pontos de break ao português.
4-1, Medvedev. Mas regressamos à vantagem nula (40-40) com novo erro nãoo forçado do russo.
4.ªs vantagens! Medvedev voltou a ficar a um ponto do 5-1, mas voltou a cometer dupla falta.
Novo erro de direita de Nuno Borges que não evita soltar alguma frustração com a prestação.
4-1, Medvedev. Novamente nas vantagens! Medvedev fez ás mas cometeu erro não forçado.
E anula o segundo com primeiro serviço sem qualquer hipótese de resposta de Nuno Borges.
Mas Medvedev anula o primeiro e, curiosamente, a fazer estragos com a pancada de direita.
Boa reação de Nuno Borges a fazer o melhor ponto do encontro, que o deixa com dois pontos de break ao dispor (15-40).
Nuno Borges já fez 23 (!) erros não forçados e apenas sete winners, números que contrastam com a solidez de Medvedev. O russo, em sentido inverso, já fez 10 winners e registou apenas sete erros não forçados.
4-1 para Medvedev. Nuno Borges arriscou winner com direita ao longo do campo, porém, esta sai mais uma vez desenquadrada, dando ao russo uma vantagem ainda maior no encontro.
Novo break point ao dispor de Medvedev, que continua imbatível no fundo do court.
Incrível, nova dupla falta de Nuno Borges! É a sexta do encontro e vamos novamente a vantagens.
A vencer jogo de serviço por 40-0, dois erros deixam Nuno Borges apenas com um ponto de vantagem (40-30).
A jogar no Arthur Ashe Stadium, Nuno Borges até vai sentido algum apoio do público norte-americano que, certamente quer ver mais ténis nesta sessão diurna do US Open.
Porém, Daniil Medvedev confirma o break de vantagem (3-1) ao vencer o respetivo jogo de serviço em branco.
Medvedev faz novamente o break (2-1) após nova dupla falta de Nuno Borges.
Vantagem para Medvedev e novamente direita de Nuno Borges a ficar na rede!
Mas vamos a vantagens, depois de bom primeiro serviço de Nuno Borges, que terminou o ponto com smash!
Mas novo erro direto de Borges dá novo ponto de break ao russo (30-40)!
E está feito o 30-30! Nuno Borges desequilibra com a direita e aposta no ammorti para chamar Medvedev à rede que ainda devolveu a bola, porém o maiato não teve dificuldades em concretizar o ponto.
0-30 e nova situação de perigo para Nuno Borges. Português insiste em jogo agressivo com a direita, mas duas bolas longas colocam o luso em posição perigosa.
1-1. Medevedev continua muito consistente no serviço e não deu hipóteses ao maiato.
1-0 para Nuno Borges! Português encontrou-se novamente em situação perigosa (15-30), porém deu a volta ao jogo de serviço para ganhar primeiro jogo da tarde.
Sem tempo para demoras, começa o segundo set, com Nuno Borges novamente a servir!
Dois set points para Medvedev a 40-15... e com ás fecha o primeiro parcial (6-0), após apenas 23 minutos de jogo.
Novamente, Borges movimentou-se para bater a direita contra a esquerda de Medvedev, para evitar a tal luta de esquerdas, e tentou terminar o ponto com novo ammorti, mas com algum azar à mistura, já que a bola roçou na rede, a tentativa acabou fora do campo, dando assim o 5-0 para Medvedev e serviço para fechar para primeiro set.
Muitos problemas para Nuno Borges, que enfrenta mais três break points, depois de nova dupla falta, a 3.ª do encontro (0-40).
Evita o primeiro com bom ammorti (15-40) e o segundo também (30-40)... mas não evita o terceiro!
Novamente, Borges movimentou-se para bater a direita contra a esquerda de Medvedev, para evitar a tal luta de esquerdas, e tentou terminar o ponto com novo ammorti, mas com algum azar à mistura, já que a bola roçou na rede, a tentativa acabou fora do campo, dando assim o 5-0 para Medvedev e serviço para fechar para primeiro set.
4-0 para Medvedev. Russo não facilita e praticamente ganha o ponto novamente com primeiro serviço. Borges ainda devolveu bola, mas o moscovita resolveu o ponto na rede.
Break point para Nuno Borges! Boa resposta do português força erro de Medvedev que atira direita para a rede. Porém, o serviço do russo volta a livrá-lo de complicada situação.
Mas com dois potentes dois primeiros serviços, Medvedev faz o 30-30. Com um ammorti surpreende Borges e tem ponto para fazer o 4-0.
Contudo, bola vai fora e vamos a vantagens!
0-30 para Nuno Borges, abre-se uma pequena janela para recuperar break de desvantagem.
3-0 para Medvedev. E com nova bola fora de Nuno Borges... Medvedev volta a quebrar serviço do português.
Para já, Nuno Borges tem procurado evitar luta de esquerdas contra o russo para tentar desequilibrar o adversário no fundo do court. Mas é aqui que o moscovita se sente confortável, onde se mostra sempre muito consistente, e dificilmente será difícil vencer o adversário nesse departamento.
30-40, 2-0. Nuno Borges enfrenta novo ponto de break, depois de winner de esquerda de Medvedev.
30-30, 2-0. Nuno Borges começa a mostrar mais consistência, mas ainda não está fora de perigo neste jogo de serviço.
2-0 Medvedev. Apesar de ter cometido dupla falta, que permitiu Borges recuperar para 30-40, Medvedev assinou primeiro ás do encontro para confirmar break de vantagem.
E aí está o primeiro ponto para Nuno Borges, com winner de esquerda paralela. Porém, 40-15 a favor de Medvedev.
1-0 para Medvedev. E confirma-se o arranque em falso para Nuno Borges. Depois de duas duplas faltas, uma direita do português fica na rede e perde jogo de serviço em branco (sem ganhar qualquer ponto). Vamos ver como reage o português.
Mau começo para o português... Comete duas duplas faltas e enfrenta já um perigoso 0-40.
Começa a partida! Nuno Borges a servir!
Entretanto, vale a pena recordar que Nuno Borges está muito perto de igualar o melhor ranking de João Sousa. Atualmente no 34.º posto, o maiato de 27 anos está a seis lugares do 28.º atingido pelo vimaranense, em 2016.
Contudo, só pelo facto de ter chegado à 4.ª ronda deste US Open, Nuno Borges soma já mais 190 pontos, o que o coloca virtualmente em 30.º lugar da hierarquia mundial - que será atualizado depois da conclusão da prova norte-americana.
A confirmar-se este cenário, o maiato será apenas o segundo português da história a entrar no 'top'-30 mundial.
Entram os jogadores em campo! Tenistas fazem agora os exercícios de aquecimento e começo do encontro está para muito breve! Fique por aí para seguir todas as incidências neste histórico duelo para o ténis nacional.
No que toca ao percurso de Nuno Borges, depois de duas rondas iniciais nas quais não perdeu qualquer parcial - venceu Federico Coria (79.º) e Thanasi Kokkinakis (86.º) -, mas na terceira foi obrigado a trabalhos reforçados, já que derrotou o checo Jakub Mensik (65.º) por 3-2, salvando três match points para se manter vivo na competição.
O obstáculo que Nuno Borges tem pela frente, porém, não é fácil, antes pelo contrário. Trata-se do russo Daniil Medvedev, que sabe o que é vencer o US Open, pois em 2021 bateu Novak Djokovic na final, por 3-0-
E nesta campanha em Flushing Meadows, o antigo número um mundial - atualmente ocupa o 5.º posto -, cedeu apenas um set, na 3.ª ronda contra o sérvio Dusan Lajovic.
O favoritismo está do lado do moscovita uma vez que também está em vantagem no confronto direto (2-0). Além da vitória nos oitavos de final do Australian Open, o russo também se impôs ao português na 1.ª ronda do ATP 500 de Halle (7/6 [7-4] e 6/4).
Esta é a segunda vez que o tenista de 27 anos atinge uns oitavos de final de um Grand Slam, já que no Australian Open também se ficou entre os 16 melhores da prova, tendo sido batido por... Daniil Medvedev, que venceu o encontro por 3-1, com parciais de 6/3 7/6 [7-4] 5/7 6/1.
Seguiu-se uma revalidação do título no Challenger 175 de Phoenix e a conquista do primeiro título ATP, em Bastad, batendo Rafael Nadal na final.
Agora, surge nova oportunidade para se qualificar para os quartos de final de um major, algo que nunca foi conseguido por um tenista português. Seria um feito histórico para a modalidade, no panorama nacional.
Boa tarde a todos os nossos leitores! Dentro de momentos Nuno Borges enfrenta Daniil Medvedev nos oitavos de final do US Open, num encontro já histórico para o português, uma vez que se qualificou pela primeira vez na carreira para esta fase da prova norte-americana, igualando o feito de João Sousa, que também chegou à quarta ronda, em 2018.