Directo: Jogo 1 NBA Finals 2024: Celtics vencem Mavericks por 107-89
Primeira partida dos 78.º Finals da NBA disputada no TD Garden, em Boston, casa dos Celtics, que procuram o 18.º titulo e estão na discussão do título pela 23.ª ocasião desde que foram um dos clubes fundadores da NBA. No seu plantel contam com o poste português Neemias Queta. Para os Mavericks, trata-se da terceira vez que atingem os Finals, tendo apenas sido campeões em 2011. Final inédita na história da NBA

Celtics vencem o Jogo 1 dos Finals por 107-89. Partida 2 marcada para domingo, uma vez mais no TD Garden em Boston (série 2-2-1-1-1).

Agora o técnico da casa retira Jayson Tatum e Derrick White e faz entrar o canadiano Oshae Brissett e o ucraniano Svi Mykhailiuk. 105-84.

Joe Mazzulla também copmeça a mexer na equipa a 3.19m do fim (100-80), entra, pela primeira vez, o poste Luke Kornet.

A 4-59m do apito final Jason Kidd retirou, num desconto de tempo, todas as suas princiais estrelas como que aceitando a derrota e já a pensar no Jogo 2, domingo. 100-78 é o resultado.

Jaylon Brown (3)m Kristapz Porzingis (3) e Al Horford (2) ajudam a que a formação de Boston tenha 9 desarmes de lançamento, o outro é de Jayson Tatum, contra um dos Mavericks.

Com apenas um lance livre em três tentativas, Jaylon Brown coloca os Celtics na centena de pontos: 100-75, a 5.17m do apito final.

Com 15 pts e 10 res, Jayson Tatum junta-se a Luka Doncic como os únicos a registarem um triplo duplo.

Com 30 pts e 10 res, o esloveno Luka Doncic é o primeiro jogador a atingir um duplo-duplo. Do lado contrário Jayson Tatum tem 13 pts, 9 res.

Roubo de Derrick White a Kyrie Irving pouco depois do meio-campo permite um contra-ataque do base/extremo dos Celtics e volta a recolocar a diferença em 21 (92-71) a 8.34m do fim da partida. 'TIME OUT' Mavs!

O parcial de 6-20 que os Mavericks chegaram a conseguir no 3.º quarto acabou em 23-24.

Fim do 3.º quarto: 86-66.

Um lançamento de três pontos de Al Horford e outro de Jaylon Brown alongam o parcial a 14-0 (86-64) a 1m do fim.

Celtics voltam a abrir a diferença para 16 com parcial de 8-0 (80-64) que termina com triplo de Jayson Tatum e Jason Kidd entra em campo para um 'time out' de Dallas.

Jaylon Brown marca apenas um lance livre de duas tentativas e os Celtics (73-64) fazem funcionar o marcador do seu lado desde o 72-56 a 6.22m do termi do 3.º período.

Kyriue Irving (12 pts) converte mais um cesto e baixa para 72-61, para depois Luka Doncic (27 pts, 8 res) marcar um triplo a fechar um parcial de 0-8 (72-64) e levar a Joe Mazzulla a pedir mais uma paragem da partida.

Mavs continua a reduzir o fosso no marcador, agora a 13 pontos (72-59), co 5-20 para se jogar no 3.º quarto-.

Joe Mazzulla pede desconto de tempo depois dos Mavericks terem reduzido a diferença a 16 pontos (68-52) após parcial de 5-10.

Luka Doncic abre o marcador da 2.ª parte, mas Derrick White responde com mais um triplo (66-46)), o 12.º dos Celtics em 30 tentativas.

Isto numa temporada qiue começou com recorde de 125 jogadores não norte-americano oriundos de 40 países.

Os jogadores internacionais são oriundos da Austrália, Canadá, República Dominicana, Alemanha, Letónia, Portugal, Eslovénia e Ucrânia.

Pelos Celtics: Oshae Brissett (Canadá), Al Horford (República Dominicana), Svi Mykhailiuk (Ucrânia), Kristaps Porziņģis (Letônia) e Neemias Queta (Portugal).

Nos Mavericks: Luka Dončić (Eslovênia), Danté Exum (Austrália), Josh Green (Austrália), Kyrie Irving (Austrália), Maxi Kleber (Alemanha), AJ Lawson (Canadá) , Dwight Powell (Canadá) e Olivier-Maxence Prosper (Canadá).

Estão por isso quatro europeus em competição, dois deles irão sagrar-se campeões.

De destacar que neste 78.º Finals da NBA existe um recorde histórico de 13 jogadores não americanos divididos pelos Boston Celtics e os Dallas Mavericks. A anterior registo mais elevado eram 10 alcançados em 2013 no duelo entre San Antonio Spurs e os Miami Heat.

Um lançamento de longa distância para lá da linha de 7,24m de Luka Doncic, num sensacional step back, reduz para 63-42 quando as equipas vão para os balneários.

Os Celtics dominam a luta nas tabelas, tendo conquistado 24 ressaltos até ao momento contra 12 dos texanos. Após parcial de 0-4 de Dallas o resultado é 58-33 a 2.50m do intervalo com Joe Mazzulla a solicitar um 'time out'.

A 3.02m do intervalo os Mavs marcaram 11 pontos no 2.º quarto contra 21 dos donos da casa.

Jaylon Brown eleva o parcial para 5-0 depois do desconto de tempo e Derrick White para 7-0 e 55-29 a 4.25m da ida aos balneários.

Porzingis regista 6/8 em lançamentos de campo, com 1/2 em triplos e 2/2 em lances livres, que o deixam com 15 pontos, a que há a juntar 3 ressaltos.

Quatro pontos seguidos de Porzingis fazem funcionar o marcador há algum tempo paradao para ambos os lados e deixam-no em 21 pontos de diferença (48-27) a 6.29m do intervalo. Jason Kidd pede mais um desconto de tempo.

Pavilhão entoa 'Kyrie sucks!', tam como as t-shirts que são vendidas na rua em frente ao TD Garden. Os adeptos mais fanáticos de Boston não perdoam a passagem do base dos Mavs pelos Celtics e daquilo que disse antes (e não cumpriu) e depois, sempre que voltou como adversário.

Começa 2.ª período e os Celtics continuam a dominar o marcador e os ressaltos. Afundanço de Jaylon Brown coloca o placard em 44-26.

Luka Doncic foi substituido por Kyrie Irving com o resultado em 24-18 e até ao final do quarto a vantagem dos Celtics passou para 17 pontos.

Jason Tatum, com um triplo, eleva a difernça a 31-20, e mais dois triplos de Porzigis e Sam Hauser deixam o TD Gardem em loucura e o marcador em 37-20, no final do período.

Com 8 pontos em apenas 5 minutos, Kriztaps Porzingis é o melhor marcador da partida. Luka Doncic tem 7 pontos.

Quatro pontos seguidos de Porzingis leva à maior diferença do jogo 28-18 e ao treinador de Dallas Jason Kidd a pedir desconto de tempo a 2.20m do fim do quarto inaugural.

Kristapz Porzingis entra e os Celtics fazem um parcial de 8-0, 22-16.

O português Neemias Queta está no banco dos Celtics. Começo o seu aquecimento ainda faltava, duas horas e meia para o início da partida e depois dos seus colegas que não fazem parte dos 15 eleitos por Joe Mazzulla já terem trabalhado. Do lado contrário aquecia Kyrie Irving.

Lançamento de 2 de Kyrie Irving recoloca os Mavs no comando (12-13) com parcial de 4-0 aos 6.58m do fim do 1.ª quarto. Desconto de tempo Boston.

Depois de estarem a perder por 9-5, Celtics constroek um parcial de 7-0 para o 12-9, com uma entrada de Jrue Holyday

Partida animada, com 5-5 aos 2.22m

Al Horford abriu o marcardor da 78.ª final da NBA com um afundanço.

Porzingis não vai integrar o cinco inical como é habitial e virá do banco. No cinco estará Al Hofford, Existe alguma expectativa quanto a Kruztapz jogar contra os Mavs, clube onde esteve duas temporadas, numa polémica transferência (em Nova Iorque), vindo dos Knicks, e meia sem grandes sucesso ao lado de Luka Doncic que agora irá enfretar.

O poste letão não joga pelos Celtics há cinco semanas devido a uma lesão nos gémeos. A última vez que actuou foi no Jogo 4 da rinda inicial do play-off contra os Heat.

A 8 minutos de começar o jogo é a loucura no TD Garden com Kristapz Porzingis a surgir a caminhar tranquilamente nos gigantescos ecrãs a caminho do court para jogar enquanto a equipa já aquecia toda junta há alguns minutos.