Dia de Assembleias Gerais no Benfica: siga aqui
A primeira reunião magna dos encarnados arranca às 10.30 horas, a segunda realiza-se da parte da tarde, a partir das 15 horas
Nuno Costa é o chefe de gabinete da presidência e transitou da era Luís Filipe Vieira, razão pela qual tem motivado muitas críticas dos sócios
Sócios insultaram Rui Costa no fecho da AG e o presidente voltou atrás para uma última intervenção
Depois da intervenção de 70 sócios, Assembleia Geral de aprovação do orçamento terminou com insultos dirigidos a Rui Costa e à Direção do Benfica.

Já se sabem os resultados da votação do orçamento: 47,61% a favor; 43,2% contra; 9,19% abstenção. O orçamento é, assim, aprovado, embora com uma vantagem muito ténue.

Rui Costa realça que não existe desunião na Direção e que não havia nenhum indício de que Luís Mendes se preparava para sair. «Deveria dar a cara», acrescentou.

Em relação à saída de Luís Mendes, o antigo número 10 do Benfica diz que ficou surpreendido com a sua demissão, mas considera que deve ser o próprio a explicar porque decidiu sair. Refere ainda que a batalha do gestor foi diminuir as FSEs (Fornecimentos e Serviços Externos) e garante que Luís Mendes não saiu por questões relacionadas com este assunto.

Já foi iniciada nova auditoria aos cinco contratos que ficaram de fora da que foi feita. «Não me substituo à Justiça», garantiu Rui Costa, tendo sido brindado com fortes protestos por parte dos sócios presentes. O presidente dos encarnados revelou que o clube pediu conselho a um consultório de advogados para saber se é viável constituir assistentes nos processos.

Rui Costa vai falando novamente aos sócios. O presidente do clube esclarece que a auditoria foi entregue na última semana de maio. Foi analisada para SAD, clube e entregue ao Ministério Público.

Ex-candidato à presidência do clube discursou na AG, no Estádio da Luz
Com 79 inscritos para falar, reunião magna vai prolongar-se durante a tarde

Noronha Lopes foi muito aplaudido pelos adeptos encarnados. Leia tudo o que disse o antigo candidato à presidência das águias:

Dão-se os primeiros desacatos do dia. Alguns sócios entraram em confrontos nas bancadas.

Sócio do Benfica pede ainda que o atual presidente convoque eleições e se recandidate com equipa nova

Estão 79 sócios inscritos para falar.

João Noronha Lopes e João Diogo Manteigas inscreveram-se para falar aos sócios.

Acabou a apresentação. Segue-se a votação. Os sócios têm de sair do estádio e ir votar no pavilhão por voto eletrónico.

Paulo Alves, que assumiu a pasta financeira após a saída de Luís Mendes, revelou que o Benfica teve um resultado positivo de 4,553 milhões de euros. Anunciou o aumento das receitas sustentado no aumento das receitas do merchandising e menos nas quotizações e um esforço na redução das despesas externas de 4 milhões, metade com a passagem do futebol feminino para a Benfica SAD.

Paulo Alves assumiu a pasta financeira interinamente com a saída de Luís Mendes. Foto: D.R.

Presidente já discursou aos sócios, tendo sido muito contestado e assobiado pelos presentes.

Rui Costa acaba de anunciar novas auditorias aos contratos que estão sob investigação do Ministério Público.

Rui Costa prepara-se para falar aos sócios.

Segunda reunião magna do dia decorre durante a tarde

Os sócios do Benfica já se encontram nas bancadas enquanto aguardam pela segunda Assembleia Geral, que deverá começar às 16 horas. Noronha Lopes marca presença na segunda reunião magna, após ter discursado e sido muito aplaudido na primeira.

Foto: D.R.
AG do Benfica. Foto: DR
Estava inicialmente marcada para as 15.30 horas e deixará de ser no pavilhão devido à grande afluência de sócios
Antigo candidato muito aplaudido

12.49 horas: Terminou a AG extraordinária do Benfica.

12.48 horas: Proposta de Metodologia votada a favor.

12.40 horas: Continuam a entrar sócios no pavilhão

A votação dos estatutos será feita de braço no ar

Entretanto, foi possível apurar que a AG da tarde, ordinária, vai passar para o estádio e terá início às 16 horas. Estava inicialmente marcada para as 15.30 horas. Eia a ordem de trabalho em dois pontos: Ponto 1. Aprovação das atas; Ponto 2. Deliberar sobre o orçamento ordinário de exploração, o orçamento de investimentos e o plano de atividades, elaborados pela Direção para o exercício de 2024/2025.

12.38 horas: Noronha Lopes discursa perante os presentes e é ovacionado. «Congratulo-me com esta enorme manifestação de benfiquismo, vitalidade e democracia, com esta afluência extraordinária. Hoje é um momento decisivo para a história do Sport Lisboa e Benfica. O projeto de estatutos deve ser agregador, é estruturante para o nosso futuro, por isso não posso deixar de felicitar o presidente da AG por criar condições para que sejam apresentadas propostas e discutidos os estatutos com as alterações propostas pelos sócios. É muito importante que os sócios votem em consciência, mas que não liguem esta questão ao que pensamos do que foi feito ou não foi feito, do que gostamos ou não gostamos, porque os estatutos são definidores do nosso futuro, essa discussão tem de ser desligada de tudo o resto. Que o exemplo de grandeza que já demos ao País com esta afluência extraordinária seja seguida do exemplo de grandeza, serenidade, respeito que devemos ter uns pelos outros e pelas críticas construtivas que faremos nas AG, porque só assim o Benfica pode avançar com o contributo de todos.»

12.30 horas: O movimento Servir o Benfica deixou, através de comunicado, um apelo ao presidente da mesa da AG: «Servir o Benfica congratula-se pela enorme adesão dos associados do clube às reuniões de Assembleia Geral. Demonstração inequívoca, de quando as Assembleias Gerais são agendadas para dias não úteis, os associados do clube demonstram a sua enorme militância e amor. Apelamos ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral para não iniciar os trabalhos até todos os associados que estão a aguardar no exterior estejam devidamente acreditados e no interior do Pavilhão.»

12.18 horas: Noronha Lopes aplaudido no momento em que foi apresentar a proposta de revisão de estatutos.

12.17 horas: A AG já teve início.

12.16 horas: O cenário de mudança do Pavilhão N.º2 para o Estádio começa a ganhar terreno, no entanto os sócios benfiquistas continuam a entrar a conta-gotas no pavilhão.

12 horas: Novo adiamento da reunião magna.

11.47 horas: Arranque da AG adiado para as 12 horas.

11.36 horas: O local da AG extraordinária deverá mesmo mudar, dado o número elevado de pessoas que ainda aguarda para participar na reunião magna. O Pavilhão N.º 2 deverá, assim, dar lugar ao interior do estádio.

11.03 horas: O início da AG foi adiado.

11.03 horas: A fila de associados já dá a volta ao Museu Cosme Damião.

10.51 horas: Note-se que as AG estão marcadas para o Pavilhão N.º 2 da Luz, o mais pequeno dos dois que o recinto desportivo do clube alberga, com capacidade para 1.800 pessoas, pelo que um número de sócios superior à lotação obrigará a uma mudança para o interior do estádio.

10.49 horas: Grande afluência neste momento, o número de associados do emblema da Luz no local já ultrapassa os 1000.

10.49 horas: Francisco Benítez e Noronha Lopes, antigos candidatos à presidência do Benfica, estão entre os presentes

10.36 horas: De manhã, recorde-se, realiza-se uma AG extraordinária com a seguinte ordem de trabalhos: «Ponto 1. Apresentação, discussão e votação da proposta de metodologia para discussão e votação das propostas de alteração dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica. Ponto 2. Admissão das propostas de alteração»

Fila para entrar no pavilhão n. 2, onde terá lugar a primeira AG do Benfica

10.30 horas: A primeira reunião magna arranca às 10.30 horas e nota-se já grande afluência dos sócios benfiquistas, com a fila para entrar a ultrapassar as piscinas.

Bom dia. Este sábado é dia de Assembleias Gerais no Benfica. Acompanhe as principais incidências das reuniões magnas dos encarnados.