Rui Costa após o debate:
«Noronha Lopes tentou 'piscar o olho' aos apoiantes de Luís Filipe Vieira? São vocês que estão a admitir isso... Não fico surpreendido com nada.»
Vai reatar relação com Luís Filipe Vieira?
«Não sou uma pessoa rancorosa, não tenho nada contra ninguém. De qualquer das maneiras, não é um tema que importe às eleições do Benfica. São questões pessoais, que ficam para mim e para Luís Filipe Vieira. Não fiz de casos judiciais uma bandeira da campanha. Entrei numa altura muito delicada. Aliás: vocês, nos canais televisivos, naquela altura, nem se preocupavam com o jogo do Benfica ao domingo. O único tema de conversa era esse. Portanto, não é fácil para ninguém entrar numa situação dessas. Até hoje, o Benfica não foi condenado a nada. De qualquer das maneiras, era uma altura muito complicada para pegar no Benfica. É uma realidade, uma constatação.»
Se Noronha Lopes ganhar e Mário Branco sair, a posição de Mourinho fica fragilizada?
«Parte do princípio que Mário Branco vai continuar porque eu vou continuar a ser presidente do Benfica. Essa é a parte que continuo a contabilizar. Se não ganhar, já não é um problema para mim.»
Está confiante no regresso de Bernardo Silva se ganhar?
«Acredito que um jogador, quando quer jogar no Benfica, quer jogar no Benfica. Pode gostar mais de um presidente ou de outro, mas quando quer, quer jogar no clube, não para o Benfica. O Bernardo Silva tem ADN Benfica tremendo. Se aparecer a oportunidade, cá estarei para isso. Fazer promessas, não farei. Tenho tentado trazer todos os expoentes máximos que saíram do Benfica Campus e que tenham possibilidades contratuais. Aconteceu com Renato Sanches, com Gonçalo Guedes, aconteceu este ano esteve muito perto de acontecer com João Félix, que acabou por ir para a Arábia, com um contrato que era incompatível para nós, e respeito muito a decisão dele. Se Bernardo Silva acabar contrato e tiver esse interesse, acha que não o vou contactar, como a qualquer outro que esteja disponível e que seja do nosso Benfica Campus? Claro que vou tentar?»
Pode usar o contrato que Noronha Lopes tem preparado para Bernardo Silva?
«Não pode haver contrato para ninguém porque nem Noronha Lopes é presidente do Benfica nem Bernardo Silva está em condições de poder voltar ao Benfica amanhã, ainda tem uma época pela frente. Não é um tema para agora.»
Sente que retirou o peso desse trunfo eleitoral? Sente que sai vencedor deste debate?
«Saio eu próprio. Acredito que tenha vencido o Benfica. Se ganhou um o outro, já são as vossas considerações. Digo de caras: serei sempre igual a mim próprio, para o bem e para o mal. Assim continuarei, de consciência tranquila por aquilo que tenho feito. Tenho procurado o melhor para este clube. Saio tranquilo, como saí de todas as outras intervenções que tive. Venho, digo o que penso, o que quero, o que penso que é o melhor para o Benfica. Quando vou para casa assim, vou sempre bem.»
Sócios que votaram em Vieira votarão em Rui Costa?
«Isto é uma maratona. Eu preciso desses sócios, Noronha Lopes também. Vamos ver. Cada sócio é dono do seu voto, são os sócios que vão ter a decisão.»
Está alerta para os tais 'não assuntos' [mensagens enviadas pela campanha de Noronha Lopes]?
«Estou e estarei.»
Noronha Lopes analisou o debate:
«Acho que ganhou o Benfica, foi muito importante estar frente a frente com o Rui a discutir o Benfica. Gostava que tivéssemos tido mais oportunidades para falarmos das nossas ideias e projetos, mas é uma honra enorme estar a disputar a segunda volta no clube do meu coração. Espero que os sócios tenham saído deste debate mais informados e que votam em consciência»
«Não pisquei o olho a ninguém, o reconhecimento é devido, não devemos ter tabus. Todos os sóciosque decidirem votar em mim são bem-vindos. Fazer um ato de reconhecimento a um ex-presidente com o qual não concordo em muitas coisas é normal. Em 2014 dei uma entrevista em que elogiei Vieira pelo que fez no Seixal, não invalida que o tenha criticado. Não vou para o Benfica fazer uma revolução.»
«José Mourinho é um grande treinador, a minha estrutura vai ajudá-lo a ganhar, sinto-o alegre. Pedro Ferreira será o meu diretor-geral.»
«Tento sempre falar a verdade e esclarecer os sócios»
«O Bernardo Silva é um sócio do Benfica, vai votar em consciência, nem sei em quem»
«Vou estar atento aos assuntos importantes que é elucidar os adeptos»
Eis os tempos finais dos candidatos
João Noronha Lopes: 29 minutos e 37 segundos
Rui Costa: 31 minutos e um segundo
Mensagem final de João Noronha Lopes:
«Quero dizer duas coisas. Em primeiro lugar, olhos nos olhos ao Rui, é uma honra enorme estar aqui. É o sonho da minha vida. É a paixão da minha vida. Preparei-me com isto, com muia humildade, mas também muita vontade. Tenho comigo uma equipa com Bagão Félix, Nuno Gomes, Vítor Paneira. Estou convicto que vou ganhar as eleições. Mas é importante que os benfiquistas vão votar. No fim, o que nos une é sermos do Benfica. É mais o que nos une do que o que nos separa.»
Eis a mensagem final de Rui Costa
«Mais uma vez, quero agradecer a eleição de sábado. Que voltem todos às urnas, que haja vontade de bater este recorde, não vou pedir que votem em mim, mas peço que possamos ultrapassar os 85 mil votantes da primeira parte. Que haja respeito, desta feita com dois candidatos, que se passe o que se passou no último sábado. Não houve um atrito»
Noronha Lopes pergunta a Rui Costa se voltaria a votar em Pedro Proença para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol. A resposta de Rui Costa:
«Não apoio a pessoa Pedro Proença, mas sim a equipa e o projeto para a Federação. Aquilo que estava em cima da mesa da Liga, e que passaria para a Federação, Pedro Proença está a par destes dossiês todos. O compromisso que Pedro Proença e que o projeto de Pedro Proença tem é de resolver estes problemas. Há muitas coisas a resolver, não só a centralização.»
Noronha Lopes e o apoio de Rui Costa (e de Nuno Gomes) a Pedro Proença
«Nuno Gomes expressou a sua opinião quando não tinha qualquer responsabilidade. Neste momento está totalmente alinhado com as minhas considerações sobre Pedro Proença. Pedro Proença foi uma pessoa que embalou os clubes com uma promessa de 300 milhões e nessa altura Rui Costa deixou andar, e disse que o Benfica achava que valia mais que todos os outros. Não consigo entender qual é o projeto de Pedro Proença. Na ECA defendeu um projeto que não defende os interesses dos clubes portugueses. Enquanto presidente não ia apoia-lo. Sou completamente independente. Isso permite-me defender e olhar apenas para os interesses do Benfica.»
Rui Costa e a centralização dos direitos TV
« Que seja metido em cima da mesa o trabalho realizado para se chegar aos valores que foram prometidos. Caso não aconteça, o Benfica não defende que a centralização avance e apela ao Governo para que perceba o quão prejudicial pode ser para o futebol português. O Benfica voltará à mesa das negociações quando perceber que estes passos estão a ser dados. A centralização não tem a ver com a final da Taça de Portugal. Esta preocupação é enorme não só para o Benfica, mas para o crescimento do futebol português. voltámos à mesa das negociações quando tivermos essas garantias. O Benfica não quer sair a perder e o que se prevê é que toda a gente saia a perder.»
Rui Costa: «Mourinho tem dois anos de contrato com uma cláusula em que pode sair no final da época. Neste momento nem é preciso estar a colocar isto em causa porque tem dois anos de contrato, vai cumprir este ano, Está a trabalhar para obter resultados positivos. O Benfica parte com a Supertaça ganha, está nas meias-finais, tem uma Liga e uma Taça de Portugal para jogar e uma UEFA Champions League para recuperar. A exigência para Mourinho é atingir o máximo de resultados positivos»
JNL: «Não exijo a Mourinho ser campeão este ano»
«Estou convicto que Mourinho vai ser campeão este ano. Mourinho está a treinar um plantel coxo que não foi escolhido por ele, o grau de exigência é ajustado tendo em conta com isso. Não acho que possa ser responsabilizado. Deve procurar ganhar todas as competições, será uma avaliação feita ao longo da época. Pela forma como José Mourinho entrou, não é exígivel ser campeão, não exijo a Mourinho ser campeão este ano.»
Se José Mourinho quiser sair se Mário Branco for substituído, Noronha Lopes fica com Pedro Ferreira?
«A minha escolha para diretor-geral está feita, é Pedro Ferreira. José Mourinho tem tido uma conduta irrepreensível, ao nível de um dos grandes treinadores do Mundo. Disse que tinha votado no Benfica. Não se tem metido em questões eleitorais. Não espero ter essa reação de José Mourinho. O que garanto é que Mourinho é um grande treinador. Vamos sentar no primeiro dia, com a nossa estrutura, e criar todas as condições para Mourinho ganhar. Ninguém consegue garantir nada, mas o nosso projeto é bom e tenho a certeza que o Mourinho quer trabalhar connosco.»
João Noronha Lopes: «Nenhum treinador está acima do Benfica»
Rui Costa destaca ideias copiadas por JNL
«Os programas são conhecidos, não vou estar a ler. Ouvimos todos os candidatos. Não preciso de estar a ler para saber os pontos chave. Lembro-me dos 500 mil sócios, 500 Milhões de receitas, o aumento do estádio. JNL acabou de dizer que há ideias de outras candidaturas que aproveitaria, Tenho todo o interesse, continuando como o presidente, que o clube continue a crescer em todas as dimensões. Se acharmos melhores soluções para isso...»
Rui Costa e os GOA:
«O Benfica não tem claques organizadas. Não se pode punir topos, centrais ou o 3.º anel. Temos de punir pessoas, não grupos»
Noronha Lopes e os grupos organizados
«No Benfica não há adeptos de primeira e de segunda. Todos aqueles que apoiarem são bem-vindos, quem não apoiar não é, passa-se isto com todos, desde um adepto no topo a quem atira uma garrafa da bancada central»
Rui Costa acusa: «Vieira para si até é herói»
«Se me diz publicamente que Schmidt devia ter ser despedido no verão de 2024, quando ganhou um campeonato e perdeu outro, mudou de opinião. Falou de Vieira manter Jesus depois de ter perdido tudo e agora diz que Schmidt devia ser despedido. Está a querer dizer que se um treinador não ganha um campeonato devia ser despedido. Vieira para si até é herói, já percebi que a estratégia mudou»
João Noronha Lopes respondeu posteriormente: «Não, eu ao contrário de Rui Costa não tenho qualquer problema em falar dele»
Noronha Lopes responde a Rui Costa:
«Obviamente que temos treinadores de projeto. É diferente garantir um treinador para sempre ou correr um treinador quando os resultados não chegam à primeira. Tivemos um caso, como o de Jorge Jesus [venceu um campeonato, não foi campeão durante três anos e, depois, venceu duas ligas]. Isso é impossível quando temos 5 treinadores em quatro anos. Dois treinadores começaram a época com plantel que não era deles, como é que se ganha assim? Gastámos 400 milhões de euros, ganhámos um campeonato, tivemos cinco treinadores. O balanço foi negativo.»
Rui Costa antecipa investimento no mercado de janeiro
«Não tenho verba estipulada para gastar, fazemos de acordo com as necessidades do treinador e disponibilidades financeiras. Se tivermos de reforçar, iremos reforçar para bem,, não para gastar dinheiro. Olhamos a custos. Se o Benfica ganhou este dinheiro é porque pode. Vamos fazer tal como fazemos todos os anos.»
Rui Costa e a troca de treinadores:
«João Noronha Lopes disse que, com ele, um treinador fica no Benfica tenha sucesso ou não. O que quer dizer que, se não tiver sucesso, continua. Mas ao mesmo tempo anunciou que Roger Schmidt tinha sido despedido na época anterior. A estabilidade neste clube é uma linha muito ténue. É evidente que todos queremos estabilidade, todos queremos um treinador de projeto, mas a estabilidade depende dos resultados, do ambiente à volta da equipa. João Noronha Lopes não pode saber como está o ambiente no balneário para saber se o treinador pode continuar.»
Rui Costa e o regresso de Bernardo Silva
«Ninguém pode garantir que um jogador regressa ao Benfica. Estamos a falar de campanha de anos 80 e 90. Hoje é capitão do Manchester City. Estou convencido que, se voltar, será como Rui Costa voltou, para o Benfica, não para nenhum presidente. Já passei por isso. Quando um jogador é benfiquista e quer regressar, regressa pelo clube, não é pelo presidente. Até pode achar que um projeto é melhor que o outro, mas estou convencidíssimo que ele quer ser jogador do Benfica. Nunca quis ser jogador do presidente, quis ser jogador do clube. E acho que o Bernardo pensa como eu.»
Noronha Lopes garante que Bernardo Silva vai regressar ao Benfica
«Quero muito trazê-lo, já falo com ele há muito tempo. Repito o que disse no início da campanha e volto a dizê-lo agora: comigo a presidente volta, não estou a meter prazos. É alguém que admiro, é um grande benfiquista»
Sobre a ausência de apoio público do n.º 20 do Manchester City
«Entendo perfeitamente que não assuma uma posição pública»
Noronha Lopes explica brevemente ideias para o futebol
«A estrutura é responsável por manter a identidade e dar ao treinador as soluções de acordo com as necessidades. Por isso é que há uma equipa sombra. Tenho na minha equipa pessoas que conhecem os cantos à casa, que cresceram no Benfica. Tenho Pedro Ferreira que identificou Enzo Fernandez e Darwin e que levou o Nottingham à Europa Pessoas que se saíram para se valorizar e voltam mais fortes.»
Noronha destaca condicionantes de Mourinho
«As contratações são discutidas com os treinadores, de acordo com as necessidades da equipa. Não posso deixar de relembrar a estranheza de quando fazemos o maior investimento de sempre estejamos já a falar de reforços para daqui a dois meses. O problema de Mourinho foi pegar numa equipa que não escolheu e foi o mesmo de Bruno Lage no ano passado. Qualquer treinador tem uma grande dificuldade em ganhar, por isso é que trazemos um projeto em que a competência é fundamental»
Rui Costa e a janela de transferências de janeiro:
«Benfica irá sempre ao mercado. Não abdicaremos de uma época em janeiro.»
Rui Costa mete gelo na hipótese de reforçar o plantel em janeiro
«Se o Benfica precisar de alterações, cá estaremos. Bruno Lage disse que estava feliz, Mourinho quando foi adversário elogiou o plantel, sabe o que tem na mão. Digo Se porque neste momento, Mourinho está com um problema gravíssimo que é a falta de tempo para treinar. Jogámos ontem, hoje é dia de recuperação, amanhã estamos a planear a viagem. Até janeiro faltam muitos jogos. »
RC: «Fico contente que tenha uma opinião diferente, já não é a primeira vez que muda. Já disse publicamente que era um trunfo eleitoral. Ainda ontem Bagão Félix disse.»
JNL: «Sempre defendi que o Benfica pudesse encontrar uma opção, faltavam sete jogos»
Fala-se agora de futebol. Noronha Lopes reforça confiança em Mourinho
«Trabalharei com Mourinho. Quando Bruno Lage saiu, nunca defendi um treinador interino, Mourinho foi a solução que encontrou e estou completamente de acordo. Mourinho vai ter um peso determinante para o Benfica ganhar mais, quando ganhar ganhamos todos»
Noronha: «Quero discutir as ideias e os projetos. Não vou fazer mais comentários. Relativamente a LFV, como sabem não trabalhei com ele, mas não percebo porque não foi convidado para o vigésimo aniversário do Estádio da Luz. Rui Costa pegou no Benfica numa altura complicada, mas faz-me alguma confusão que esteja a distanciar-se do que aconteceu»
Rui Costa abre a porta à reconciliação com Vieira
«Isso já é uma questão pessoal, o que é que isso importa. Nunca fui uma pessoa rancorosa, houve coisas que se passaram que me magoaram, não só de LFV. O que me faz estar aqui é o Benfica»
Rui Costa e a relação com Luís Filipe Vieira:
«Naquele dia, não está em causa se aplaudia ou não LFV. Estávamos a meio do empréstimo obrigacionista que ia cair, o que importava era mostrar ao mundo que o Benfica tinha outro candidato, não era o momento, por questões jurídicas, para enaltecer ou desprezar LFV. O Benfica tinha de apresentar um presidente para olhar para a frente. Tive rodeado de advogados, o processo era longo»
O presidente não explicou se foi aconselhado juridicamente a não falar sobre o antecessor
Noronha Lopes critica gestão de Rui Costa
«Não faço criticas pessoais. Numa AG cheguei a defender Rui Costa. Um presidente ou ex-presidente merece todo o respeito instituicional, não é o meu estilo. Estamos a discutir um mandato de 4 anos e se Rui Costa cumpriu ou não os objetivos: ganhar, equilíbrio financeiro e defender o Benfica. Isso não aconteceu»
Noronha Lopes:«Se estes ataques partissem da minha candidatura, tinha agido de maneira diferente»
Rui Costa: «Quando fizeram a pergunta falei no geral, a sua palavra foi diretamente para mim, senão tenho de falar nos insultos proferidos por pessoas ao seu lado nas AGs»
Rui Costa riposta:
«Ainda ontem o seu diretor de campanha me ofendeu de alto a baixo. Houve quem dissesse nas suas redes de campanha que o melhor que podia acontecer era o Benfica ser goleado em Guimarães e em Leverkusen. É uma coisa extraordinariamente triste. Numa Assembleia Geral, o seu diretor de campanha fez uma alusão à minha mãe. Disse-lhe alguma coisa para que ele parasse com os ataques à minha pessoa na internet? Eu falei em geral, inclusivamente de outras listas, você dirigiu-se logo a mim.»
João Noronha Lopes: «Nestas eleições já fui acusado de tudo»
«Partilho a condenação e repulsa pelas campanhas que se fazem na internet e que envolvem os candidatos e a família, também tenho passado e sei o sofrimento que isso causa. Nestas eleições já fui acusado de tudo, fui acusado de ser o novo Vale e Azevedo, de não pagar impostos, de não ter rendimentos, ao ponto de fazer uma coisa que nunca pensei que foi mostrar a minha declaração. Fi-lo porque quem não se sente não é filho de boa gente, tinha de defender a minha honra e reputação profissional. Uma coisa são as campanhas na internet, outra coisa são ataques pessoais que se fazem. Não compreendo que tenha havido um vice-presidente seu que me criticou de alto a baixo [Fernando Tavares] Se um meu fizesse a mesma coisa, tinha-o posto na ordem. Não são campanhas anónimas. A determinada altura, fizeram um ataque pessoal aos meus apoiantes dizendo que festejavam as derrotas do Benfica. Rui, acha que Bagão Félix festeja as derrotas do Benfica? Uma coisa são ataques anónimos e gratuitos, outra coisa são os ataques que partem das outras candidaturas»
Rui Costa referiu o que menos gostou na campanha:
«Lamento o que aconteceu nas redes sociais. O que tenho assistido nas redes sociais, tudo o que tem acontecido, é lamentável. Aceito as coisas à minha pessoa. Agora, quando metem família, quando metem os meus filhos. Não estou a falar dos comentários a capacidade de gestão. Estou a falar das ofensas, do fomentar do ódio num clube. Não estamos em partidos, não pode ser visto nem exercido como uma campanha política. Se temos a vaidade justa de nos considerarmos os maiores do Mundo, só somos grandes se conseguirmos estar juntos. É normal que haja quem esteja de um lado e esteja do outro. Fomentar o ódio é uma coisa que eu abomino.»
Rui Costa e o caso das mensagens enviadas pela candidatura de Noronha Lopes:
«As queixas foram feitas ao Benfica, não às outras candidaturas. O Benfica encaminhou a queixa no espaço de 72 horas, que era o que tinha de fazer. Não estava só eu, estavam seis candidatos. As queixas foram apresentadas ao Benfica e o Benfica é que tinha de fazer o encaminhamento dessas queixas para o CNPD. Pouco ético? Acho que sim, até porque não foram só para os delegados. É uma situação natural, as pessoas fizeram essa queixa por terem recebido essas mensagens.»
Noronha Lopes desvaloriza mensagens enviadas em nome da candidatura e Rui Costa ironiza
«É completamente um não assunto, as mensagens foram enviadas para quem se inscreveu como voluntário ou apoiante. Se depois houve algum voluntário a reencaminhar, não tenho conhecimento. Não tem nada contra os estatutos. São pessoas que aceitam receber isso e que estão num grupo de voluntários, acho perfeitamente normal. Ainda hoje tive uma conferência com 700, tenho bastantes, foi enviado a pessoas que deram autorização, não vamos criar ruído.»
Rui Costa destacou a importância de perceber o número de pessoas que receberam tais mensagens: «Esses voluntários devem ser quase tantos como os sócios»
Noronha Lopes critica gestão desportiva de Rui Costa
-. É normal que JDM goste mais do projeto dele do que o meu, é perfeitamente normal. A minha candidatura não é contra ninguém, é a favordo Benfica, pela positiva, com ideias, que nasce do Benfica ganhar pouco. O Rui quer ganhar tanto como eu, sofre tanto, mas o resultado da presidência de Rui Costa é este [mostra cartaz]. Eriksson dizia que no Benfica não havia segundo lugar. Não está em causa a vontade de Rui Costa ganhar, mas sim os resultados
Rui Costa fala em reformulação profunda
«As pessoas sabem o que dou da minha vida por este clube. Não sou de embandeirar em arco e de fazer das derrotas vitórias. Mas a maior parte das pessoas sabe o momento em que peguei no Benfica. Nos últimos três anos, o Benfica fez uma reformulação tremenda. Não tenho dúvidas em afirmar que o Benfica está melhor do que estava há quatro anos. Em 2023 vínhamos de uma Supertaça em quatro anos. A reformulação foi feita num momento crítico.»
O que fará Rui Costa se não ganhar?
«Nunca deixei de ser do Benfica, nunca foi pelos cargos que desempenhei que o Benfica esteve ou não na minha vida. Acredito que vou ganhar as eleições, se não as ganhar, o Benfica não sairá de mim. Se perder voto a recandidatar-me? Não faço futurologia, não posso estar a pensar que, se não ganhar, vou estar aqui nos próximos quatro anos. Oposição? Não consigo fazer aos outros o que fizeram a mim.»
João Noronha Lopes admite não se recandidatar novamente caso não vença a 8 de novembro
-A primeira volta é a primeira volta, vamos começar a segunda parte com toda a humildade democrática. Preparei-me para isto, é o sonho da minha vida. O que procurei fazer foi reunir uma equipa bem preparada. Estou profundamente convicto que vou ganhar, se não ganhar respeitarei a vontade dos sócios, regresso à minha bancada e participo nas Assembleias Gerais. Não coloco esse cenário [candidatar-se pela terceira vez]
Noronha Lopes novamente questionado, desta feita sobre se procura reunir os votos acumulados por João Diogo Manteigas na primeira volta
-«Os sócios do Benfica são soberanos e pensam pela própria cabeça. Já tive oportunidade de agradecer a João Diogo Manteigas. O bom de ter seis candidatos é que foram discutidas muito boas ideias O meu programa está à disposição do Rui caso ganhe, LFV teve boas ideias sobre o património, João Diogo Manteigas teve boas ideias, Martim Mayer e eu coincidimos em vários pontos sobre a importância dos PALOP. O que eu e o Rui fazemos nesta semana é continuar a esclarecer os benfiquistas»
Rui Costa recebeu alguma mensagem de parabéns?
«Recebi o telefonema de Cristóvão Carvalho, a quem agradeço. Não recebi nennuma mensagem de mais ninguém, mas não o vejo como falta de fair-play, até porque só serviu para ganhar a primeira volta.»
«Não somos donos dos sócios do Benfica, cada um terá a liberdade de votar como quer. Se contabilizarmos os meus votos e os de João Noronha Lopes, ficaram de fora muitos votos. Essas pessoas terão a liberdade de votarem em quem acham melhor para o futuro do Benfica.»
Rui Costa sobre o resultado da primeira volta:
«Queria reforçar as palavras de João Noronha Lopes em relação ao último ato eleitoral, que foi estrondoso para o Benfica, e agradecer a todos os envolvidos. Se isto aconteceu foi tivemos por trás uma equipa maravilhosa, que conseguiu tornar este dia memorável para todos nós.»
«Sobre a primeira volta, agradeço a todos os que votaram em mim, seja porque confiavam em mim, seja por outra razão. A minha convicção é que foi um voto de confiança à minha pessoa e à minha liderança. Estou confiante para a segunda volta, mas começamos do zero. Estou grato porque foi uma votação mundial. Não serviu para nenhum dos dois ganhar. Há que salientar que tem sido uma campanha muito longa para todos, incluindo para os sócios. Mas é de enaltecer o que foi feito na campanha.»
João Noronha Lopes começa o debate.
O gestor destacou a «alegria e satisfação» pela mobilização na primeira volta e saudou os restantes candidatos. Posteriormente, recusou que procura servir-se do clube e relembrou que integrou a lista de Manuel Vilarinho contra João Vale e Azevedo, em 2000: «Tenho um passado que diz o contrário, estive cá um ano com dois empregos para servir o benfica, candidatei-me quando outros não o fizeram para servir o clube que continuarei a servir porque é o clube da minha vida.»
«Na primeira volta tínhamos seis candidatos, é uma eleição completamente diferente, nesta segunda volta temos todas as condições para unir os votos de quem não se revê nesta direção. Sei que parto com atraso, tenho de pedalar um pouco mais», frisou
O sorteio ditou que Noronha Lopes vai abrir o debate. Cada candidato terá 1 minuto e 30 para responder a cada pergunta
Recordamos que o debate tem uma duração prevista de 1 hora e 10 minutos.
Estamos a dois minutos do debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes. Relembramos os resultados da 1.ª volta:
Rui Costa - 42,13% - 32 898 votantes, 744 655 votos
João Noronha Lopes - 30,26% - 27 109 votantes, 534 818 votos
«Não há truques»
Rui Costa, à chegada ao Estádio da Luz antecipou a estratégia a utilizar no debate: «não há nada para preparar mais, vou explicar o meu projeto, o outro candidato fará o mesmo». O atual presidente do Benfica revelou que o único candidato com quem falou depois da primeira volta foi Cristóvão Carvalho, que o congratulou.
O presidente do Benfica destacou que não parte na dianteira para a segunda volta: «Aqui não há vantagens, há uma segunda volta, partimos ambos do zero e não tenho de jogar nem à defesa, nem ao ataque.» «Já disse no domingo a seguir àquela noite estrondosa,que nos deixou vaidosos que não espero o apoio de ninguém. Espero não perder o eleitorado e ganhar o que me falta. Faço o apelo ao voto, até porque acredito que este recorde será batido outra vez.»
Rui Costa pretende «convencer e chegar aos sócios que não têm o candidato predileto» na segunda volta e afrima que «se não tivesse na segunda volta», não iria mobilizar os apoiantes a votar noutro candidato. O líder da candidatura Só o Benfica Importa reiterou que José Mourinho «é para o Benfica, não para o Rui Costa» e afirmou que não tem «truques na manga.»
O antigo médio do Benfica reagiu ainda à queixa dos encarnados à CNPD: «Esperemos apenas que não volte a acontecer, o Benfica fez a queixa que tinha a fazer.»
«Vai ser uma conversa à Benfica»
João Noronha Lopes, em declarações aos adeptos à chegada ao Estádio da Luz, antecipou o debate com Rui Costa: «Esta vai ser uma conversa à Benfica, espero que tenhamos oportunidade de discutir os nosso objetivos, trocar ideias e esclarecer os benfiquistas, estou otimista.»
«Acabámos a primeira etapa, partimos para a segunda, é uma eleição que começa do zero, Rui Costa vai à frente, mas tenho de pedalar um bocadinho mais», admitiu o candidato, que reuniu menos 12% dos votos acumulados por Rui Costa. O gestor procura convencer os sócios apresentando o projeto e as ideias.
Noronha Lopes revelou que já agradeceu «pessoalmente a João Diogo Manteigas pela intenção de vota na segunda volta, mas admitiu que os benfiquistas vão «decidir pela própria cabeça». «A eleição começa do zero, tínhamos seis candidatos, agora temos dois. Temos de esclarecer os sócios. Todas as oportunidades são importantes.»
O gestor rejeitou apelar ao voto de Bernardo Silva e espera que «mais sócios possam votar» na segunda volta
João Noronha Lopes contará com os votos de João Diogo Manteigas, mas o advogado não vinculou a candidatura.
Os dois candidatos vão voltar a debater na próxima quinta-feira, 6 de novembro, a dois dias da segunda volta, desta feita na BTV, que também irá transmitir entrevistas individuais dos dois candidatos
Rui Costa e João Noronha Lopes encabeçam as duas candidaturas que se qualificaram para a segunda volta, após reunirem a maior percentagem de votos no último sábado.
Resultados finais da primeira volta:
Direção
Lista F (João Noronha Lopes): 30,26%
Lista G (Rui Costa): 42,13%
Mesa da Assembleia Geral
Lista F: 29,75 %
Lista G: 43,01%
Conselho Fiscal
Lista F: 37,94%
Lista G: 38,69 %
Comissão de Remunerações
Lista F: 34,84 %
Lista G: 45,17%
O frente a frente será moderado e transmitido em conjunto por CNN Portugal, SIC Notícias, RTP Notícias e CMTV. O local do debate será a entrada da porta 1 do Estádio da Luz
Boa noite. Sejam muito bem-vindos e bem-vindas ao acompanhamento ao minuto do debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes