Portugal está no Euro 2025!
É o tudo ou nada para ambas as seleções, após o empate (1-1) na 1.ª mão do ‘play-off’

Está em jogo um bilhete para o Euro 2025 (a decorrer na Suíça) e este encontro é o tudo ou nada para Portugal e Chéquia, após o empate (1-1) na 1.ª mão do ‘play-off’. O selecionador Francisco Neto faz duas mudanças no onze inicial das Navegadoras, que querem, pela primeira vez, vencer a Chéquia em jogos oficiais.

Resultado final: Chéquia 1-2 Portugal

Resultado da 1.ª mão do play-off: 1-1

FIM DO JOGOOO: PORTUGAL VAI AO EURO!

Portugal está no Europeu de 2025!!! Diana Silva é a heroína de Portugal ao marcar os dois golos portugueses da vitória por 2-1 em casa da Chéquia!

A seleção comandada por Francisco Neto carimba o apuramento para o terceiro Europeu consecutivo, depois de um encontro muito equilibrado, que a turma lusa venceu com todo o mérito, por ter sido a seleção com mais qualidade. Ainda assim, a barra salvou um golo de Svitková no penútlimo minuto de jogo!

90+3' - A TRAVE SALVA PORTUGAL! Svitková fez um grande remate de fora da área e por poucos centímetros não fez o empate, Patrícia Morais estava batida.

90+2' - Que falhanço de Jéssica Silva! a jogadora ultrapassou a guarda-redes, mas demorou muito tempo a rematar e permitiu a defesa.

A árbitra dá 4 minutos de compensação. O Euro 2025 está mesmo à porta!

84' - A Chéquia só aposta em bolas longas e Portugal até fica próximo do 3-1. Aguardam-se momentos de muita tensão no final deste encontro.

Portugal chega à vantagem de forma justa porque melhorou muito o nível exibicional desde o intervalo e está agora a pouco mais de 10 minutos de confirmar a presença no terceiro Europeu da sua história!

76' - DIANA! DIANA! É O BIS DA JOGADORA NA PARTIDA, QUE COLOCA PORTUGAL MUITO PRÓXIMO DO EURO 2025! Livre lateral batido de forma exemplar por Joana Marchão e Diana aparece desmarcada na pequena áreae atira, novamente, a contar!

72' - Kika não só continua em campo como pega na batuta do jogo português de uma forma que ainda não se vira.

70' - As equipas sentem o peso do momento do jogo, em que um bilhete para o Euro 2025 está em discussão. Portugal controla agora mais a bola, mas nenhuma das seleções arricsa em demasia.

Kika Nazareth começa a coxear depois de uma disputa de bola com uma adversária. Veremos se consegue continuar em campo.

61' - Atenção Portugal: Khyrova foge da marcação de Catarina Amado, ganha a bola na área, mas remata com pouca força para a defsa simples de Patrícia Morais, para alívio da defesa portuguesa.

59' - Primeira substituição de Portugal: entra Andreia Norton para o lugar de Andreia Jacinto.

55' - Diana Silva reclama de cartão vermelho! Kika faz um passe fantástico para a avançada, que é puxada por Slajsová quando ia isolada para a baliza. A jogadora, no entanto, não parou de correr, fez um remate fraco e a árbitra não assinalou qualquer infração.

52' - Ana Capeta investe muito bem pelo flanco direito, invade a área, mas depois falha no passe para Diana Silva, que estava completamente sozinha na área.

50' - Portugal não consegue ligar o jogo e dá sequência à má forma com que terminou a 1.ª parte. Só dá Chéquia nesta 2.ª parte, a turma de Francisco Neto não consegue trocar a bola e comete muitos erros.

Se o jogo terminar empatado, irá a prolongamento e, se for necessário, a penáltis, para decidir qual destas seleções irá ao Euro 2025.

COMEÇA A 2.ª PARTE!

Intervalo: Chéquia 1-1 Portugal

Resultado adequado. As Navegadoras controlaram os primeiros 25 minutos, com boas jogadas de ataque e uma vantagem justificada. Começaram depois a cometer demasiados erros, a Chéquia ganhou confiança para pressionar e chegou ao empate de penálti (com alguma sorte à mistura). Portugal tem se surgir de cara lavada na 2.ª parte, porque tem qualidade suficiente para ganhar a este adversário.

Kika Nazareth (IMAGO)

É particularmente alarmante a incapacidade de Portugal criar pergio pelo corredor central. Kika Nazareth não está a ter uma boa exibição e a equipa ressente-se disso. É verdade que o golo surgiu da ala esquerda (passe de Joana Marchão), mas a defesa checa tem conseguido lidar com os restantes cruzamento feitos por Portugal.

Entretanto, a UEFA continua a atribuir o golo português a Diana Silva, apesar de a bola ter sofrido um desvio claro em Dedinová antes de entrar na baliza.

45+2' - Portugal atacava a área checa com quatro jogadoras e Kika Nazareth conduzia a jogada. Mas fez um passe muito largo para Jacinto, que caiu para o flanco, de onde fez um cruzamento que nunca teria hipóteses de causar perigo. Portugal não encontra soluções para atacar pelo corredor central.

45'- Atenção à exibição de Stasková, a ponta de lança checa pouco toca na bola, mas pressiona muito a saída de bola de Portugal e é uma ameaça aérea constante. Vai pondo a defesa lusa em sentido.

40' - Portugal sentiu o golo e não consegue jogar com a mesma fluidez que teve nos primeiros 25 minutos. Aproveita a chéquia para pressionar, carregada pelo audível apoio dos seus adeptos no estádio Na Stínadlech.

35' - É golo de Svitková! A Chéquia chega à vantagem num penálti muito bem batido pela jogadora checa, que bateu Patrícia Morais por pouco, após a guarda-redes portuguesa ter adivinhado o lado do remate.

Penálti para a Chéquia. Decisão polémica da equipa de arbitragem, após intervenção do VAR.

O VAR analisa um possível penálti contra Portugal. Svitková rematou à queima-roupa, contra Ana Capeta, que acabou por desviar a bola de forma involuntária com os braços, que, no entanto, não estavam afastados do seu corpo.

29' - Salva Patrícia Morais! A defesa de Portugal dá muito espaço e só não sofre devido a duas defesas da guardiã, a remates de Svitková e de Stasková.

28' - Que decisão, Diana Silva...

Num bom contra-ataque, a jogadora do Sporting podia lançar uma de duas colegas em direção à área, mas optou pelo remate de longe, que não passou perto da baliza.

26' - Diana Silva ganha a bola nas costas da defesa e quis colocá-la em Capeta, que estava isolada na área, mas um corte providencial impediu aquilo que certamente seria uma assistência para golo.

19' - Portugal consegue encontrar muito espaço entrelinhas, com Tatiana e Kika em destaque neste aspeto. Diana e Capeta procuram muito a profundidade, esticando a defesa checa, mas deixando poucas opções no ataque à baliza.

Excelente início de jogo para Portugal, que criou um par de ocasiões de golo antes de se adiantar no marcador. Faltam 75 minutos para o apuramento para o Euro 2025, mas no futebol, esse tempo é uma eternidade.

13' - É GOOOOOLOOO DE PORTUGAAAL!

Cruzamento de Marchão na esquerda, Diana Silva desvia ao de leve o esférico, que ainda bate em Dedinová antes de entrar na baliza. O que importa é que Portugal está na frente!

7' - Excelente jogada de Portugal, com Ana Borges a lançar Amado no flanco, a ala mete para Kika, que descobre Andreia Jacinto à entrada da área e a jovem rematou com muito perigo, mas ligeiramente por cima da baliza de Votíová.

4' - Excelente passe de Ana Borges a encontrar Kika Nazareth na grande área, a jogadora do Barcelona sente dificuldades em dominar a bola e a defesa afasta o perigo para canto.

COMEÇA A PARTIDA EM TEPLICE!

O onze de Portugal: Patrícia Morais; Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes; Catarina Amado, Andreia Jacinto, Tatiana Pinto, Joana Marchão; Kika Nazareth; Ana Capeta, Diana Silva.

Está em jogo um bilhete para o Euro 2025 (a decorrer na Suíça) e este encontro é o tudo ou nada para Portugal e Chéquia, após o empate (1-1) na 1.ª mão do ‘play-off’. O selecionador Francisco Neto faz duas mudanças no onze inicial das Navegadoras, que querem, pela primeira vez, vencer a Chéquia em jogos oficiais.

Ouve-se agora A Portuguesa na Chéquia!

Chegaram agora ao estádio uma centena de adeptos portugueses com dezenas de bandeiras de Portugal e a cantarem efusivamente pela seleção. A continuarem assim, Portugal entrará no jogo em vantagem.

Portugal vai jogar em 3x4x1x2, onde a fantasia de Kika Nazareth dará apoio à velocidade de Diana Silva e à capacidade matadora de Ana Capeta. As alas Catarina Amado e Joana Marchão terão papéis importantes nas alas – a atacar e a defender o 4x3x3 das checas. E Ana Borges dá qualidade na saída de bola a três, juntamente com Carole Costa e Diana Gomes. Por fim, o meio-campo – e, de modo consequente, a equipa – será segurado por Tatiana Pinto e por Andreia Jacinto.

A 1.ª mão deste play-off bateu recordes de assistência no futebol feminino português.

Hoje, na Chéquia, o cenário não será o mesmo, uma vez que o Estádio Na Stinadlech, na cidade de Teplice, está praticamente vazio a menos de uma hora do apito inicial.

Estádio Na Stinadlech, na cidade checa de Teplice (IMAGO)

Estádio Na Stinadlech (IMAGO)

Francisco Neto faz duas alterações em relação ao jogo da 1.ª mão, trocando de guarda-redes - Patrícia Morais rende Inês Pereira - e de avançadas, onde Diana Silva ocupa o lugar de Jéssica Silva. Isto após o selecionador ter criticado a postura ofensiva da equipa na 1.ª mão.

O onze da Chéquia: Votíková; Slajsová, Bertholdová, Dedinová, Bartonová; Svitková, Cahynová, Dubcová; Krejciriková, Stasková, Khyrová.

Portugal que está a ter um 2024 praticamente perfeito em termos de resultados: são nove vitória e dois empates em 11 jogos, somando 31 golos marcados e 6 sofridos. esta série invicta começou, precisamente, contra a Chéquia, num encontro particular que as lusas ganharam por 3-1. Ainda assim, Portugal não enfrentou as seleções mais fortes do continente este ano, mas sim equipas como a Irlanda Norte, Malta, Bósnia e Azerbaijão.

Portugal está à procura de ir ao terceiro Europeu da sua história, depois das participações em 2017 e em 2022 (nunca passou da fase de grupos); a seleção fez também a estreia em Mundiais em 2023. Já a Chéquia procura estrear-se numa grande competição internacional; já perdeu em três play-offs de acesso a Europeus, em 2005, 2009 (ambos com Itália) e em 2022 (com a Suíça e nos penáltis).

O Euro 2025 terá no lugar na Suíça entre os dias 2 e 27 de julho. Estas são as equipas já qualificadas, para o torneio de 16 seleções: Inglaterra (campeãs em título), Suíca (país-organizador), França, Itália, Países Baixos, Espanha, Dinamarca, Alemanha e Islândia. As restantes sete serão apuradas hoje.

Boa tarde! Pode seguir aqui o jogo mais importante de 2024 para a seleção feminina de Portugal: joga-se, na Chéquia, a 2.ª mão do play-off de acesso ao Euro 2025.