Está em jogo um bilhete para o Euro 2025 (a decorrer na Suíça) e este encontro é o tudo ou nada para Portugal e Chéquia, após o empate (1-1) na 1.ª mão do ‘play-off’. O selecionador Francisco Neto faz duas mudanças no onze inicial das Navegadoras, que querem, pela primeira vez, vencer a Chéquia em jogos oficiais.
Resultado final: Chéquia 1-2 Portugal
Resultado da 1.ª mão do play-off: 1-1
FIM DO JOGOOO: PORTUGAL VAI AO EURO!
Portugal está no Europeu de 2025!!! Diana Silva é a heroína de Portugal ao marcar os dois golos portugueses da vitória por 2-1 em casa da Chéquia!
A seleção comandada por Francisco Neto carimba o apuramento para o terceiro Europeu consecutivo, depois de um encontro muito equilibrado, que a turma lusa venceu com todo o mérito, por ter sido a seleção com mais qualidade. Ainda assim, a barra salvou um golo de Svitková no penútlimo minuto de jogo!
90+3' - A TRAVE SALVA PORTUGAL! Svitková fez um grande remate de fora da área e por poucos centímetros não fez o empate, Patrícia Morais estava batida.
90+2' - Que falhanço de Jéssica Silva! a jogadora ultrapassou a guarda-redes, mas demorou muito tempo a rematar e permitiu a defesa.
A árbitra dá 4 minutos de compensação. O Euro 2025 está mesmo à porta!
84' - A Chéquia só aposta em bolas longas e Portugal até fica próximo do 3-1. Aguardam-se momentos de muita tensão no final deste encontro.
Portugal chega à vantagem de forma justa porque melhorou muito o nível exibicional desde o intervalo e está agora a pouco mais de 10 minutos de confirmar a presença no terceiro Europeu da sua história!
76' - DIANA! DIANA! É O BIS DA JOGADORA NA PARTIDA, QUE COLOCA PORTUGAL MUITO PRÓXIMO DO EURO 2025! Livre lateral batido de forma exemplar por Joana Marchão e Diana aparece desmarcada na pequena áreae atira, novamente, a contar!
72' - Kika não só continua em campo como pega na batuta do jogo português de uma forma que ainda não se vira.
70' - As equipas sentem o peso do momento do jogo, em que um bilhete para o Euro 2025 está em discussão. Portugal controla agora mais a bola, mas nenhuma das seleções arricsa em demasia.
Kika Nazareth começa a coxear depois de uma disputa de bola com uma adversária. Veremos se consegue continuar em campo.
61' - Atenção Portugal: Khyrova foge da marcação de Catarina Amado, ganha a bola na área, mas remata com pouca força para a defsa simples de Patrícia Morais, para alívio da defesa portuguesa.
59' - Primeira substituição de Portugal: entra Andreia Norton para o lugar de Andreia Jacinto.
55' - Diana Silva reclama de cartão vermelho! Kika faz um passe fantástico para a avançada, que é puxada por Slajsová quando ia isolada para a baliza. A jogadora, no entanto, não parou de correr, fez um remate fraco e a árbitra não assinalou qualquer infração.
52' - Ana Capeta investe muito bem pelo flanco direito, invade a área, mas depois falha no passe para Diana Silva, que estava completamente sozinha na área.
50' - Portugal não consegue ligar o jogo e dá sequência à má forma com que terminou a 1.ª parte. Só dá Chéquia nesta 2.ª parte, a turma de Francisco Neto não consegue trocar a bola e comete muitos erros.
Se o jogo terminar empatado, irá a prolongamento e, se for necessário, a penáltis, para decidir qual destas seleções irá ao Euro 2025.
COMEÇA A 2.ª PARTE!
Intervalo: Chéquia 1-1 Portugal
Resultado adequado. As Navegadoras controlaram os primeiros 25 minutos, com boas jogadas de ataque e uma vantagem justificada. Começaram depois a cometer demasiados erros, a Chéquia ganhou confiança para pressionar e chegou ao empate de penálti (com alguma sorte à mistura). Portugal tem se surgir de cara lavada na 2.ª parte, porque tem qualidade suficiente para ganhar a este adversário.
É particularmente alarmante a incapacidade de Portugal criar pergio pelo corredor central. Kika Nazareth não está a ter uma boa exibição e a equipa ressente-se disso. É verdade que o golo surgiu da ala esquerda (passe de Joana Marchão), mas a defesa checa tem conseguido lidar com os restantes cruzamento feitos por Portugal.
Entretanto, a UEFA continua a atribuir o golo português a Diana Silva, apesar de a bola ter sofrido um desvio claro em Dedinová antes de entrar na baliza.
45+2' - Portugal atacava a área checa com quatro jogadoras e Kika Nazareth conduzia a jogada. Mas fez um passe muito largo para Jacinto, que caiu para o flanco, de onde fez um cruzamento que nunca teria hipóteses de causar perigo. Portugal não encontra soluções para atacar pelo corredor central.
45'- Atenção à exibição de Stasková, a ponta de lança checa pouco toca na bola, mas pressiona muito a saída de bola de Portugal e é uma ameaça aérea constante. Vai pondo a defesa lusa em sentido.
40' - Portugal sentiu o golo e não consegue jogar com a mesma fluidez que teve nos primeiros 25 minutos. Aproveita a chéquia para pressionar, carregada pelo audível apoio dos seus adeptos no estádio Na Stínadlech.
35' - É golo de Svitková! A Chéquia chega à vantagem num penálti muito bem batido pela jogadora checa, que bateu Patrícia Morais por pouco, após a guarda-redes portuguesa ter adivinhado o lado do remate.
⏱️ 34. minuta | 🏃♀️
— Česká fotbalová reprezentace (@ceskarepre_cz) December 3, 2024
⚽️ GÓÓÓL! Je srovnáno! Po ruce v pokutovém území se pískala penalta, kterou dokázala střelou do levého dolního rohu proměnit Kateřina Svitková. 💪
[🇨🇿 1⃣-1⃣ 🇵🇹] pic.twitter.com/t40GXA0UAw
Penálti para a Chéquia. Decisão polémica da equipa de arbitragem, após intervenção do VAR.
O VAR analisa um possível penálti contra Portugal. Svitková rematou à queima-roupa, contra Ana Capeta, que acabou por desviar a bola de forma involuntária com os braços, que, no entanto, não estavam afastados do seu corpo.
29' - Salva Patrícia Morais! A defesa de Portugal dá muito espaço e só não sofre devido a duas defesas da guardiã, a remates de Svitková e de Stasková.
28' - Que decisão, Diana Silva...
Num bom contra-ataque, a jogadora do Sporting podia lançar uma de duas colegas em direção à área, mas optou pelo remate de longe, que não passou perto da baliza.
26' - Diana Silva ganha a bola nas costas da defesa e quis colocá-la em Capeta, que estava isolada na área, mas um corte providencial impediu aquilo que certamente seria uma assistência para golo.
19' - Portugal consegue encontrar muito espaço entrelinhas, com Tatiana e Kika em destaque neste aspeto. Diana e Capeta procuram muito a profundidade, esticando a defesa checa, mas deixando poucas opções no ataque à baliza.
Excelente início de jogo para Portugal, que criou um par de ocasiões de golo antes de se adiantar no marcador. Faltam 75 minutos para o apuramento para o Euro 2025, mas no futebol, esse tempo é uma eternidade.
13' - É GOOOOOLOOO DE PORTUGAAAL!
Cruzamento de Marchão na esquerda, Diana Silva desvia ao de leve o esférico, que ainda bate em Dedinová antes de entrar na baliza. O que importa é que Portugal está na frente!
7' - Excelente jogada de Portugal, com Ana Borges a lançar Amado no flanco, a ala mete para Kika, que descobre Andreia Jacinto à entrada da área e a jovem rematou com muito perigo, mas ligeiramente por cima da baliza de Votíová.
4' - Excelente passe de Ana Borges a encontrar Kika Nazareth na grande área, a jogadora do Barcelona sente dificuldades em dominar a bola e a defesa afasta o perigo para canto.
COMEÇA A PARTIDA EM TEPLICE!
O onze de Portugal: Patrícia Morais; Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes; Catarina Amado, Andreia Jacinto, Tatiana Pinto, Joana Marchão; Kika Nazareth; Ana Capeta, Diana Silva.
O 𝗫𝗜 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 que vão a jogo na Chéquia! 🇨🇿🆚🇵🇹#Navegadoras | #WEURO2025 pic.twitter.com/K3wcNTzyR1
— Portugal (@selecaoportugal) December 3, 2024
Está em jogo um bilhete para o Euro 2025 (a decorrer na Suíça) e este encontro é o tudo ou nada para Portugal e Chéquia, após o empate (1-1) na 1.ª mão do ‘play-off’. O selecionador Francisco Neto faz duas mudanças no onze inicial das Navegadoras, que querem, pela primeira vez, vencer a Chéquia em jogos oficiais.
Ouve-se agora A Portuguesa na Chéquia!
Chegaram agora ao estádio uma centena de adeptos portugueses com dezenas de bandeiras de Portugal e a cantarem efusivamente pela seleção. A continuarem assim, Portugal entrará no jogo em vantagem.
Recorde as palavras de Joana Marchão na antevisão a este encontro:
Portugal vai jogar em 3x4x1x2, onde a fantasia de Kika Nazareth dará apoio à velocidade de Diana Silva e à capacidade matadora de Ana Capeta. As alas Catarina Amado e Joana Marchão terão papéis importantes nas alas – a atacar e a defender o 4x3x3 das checas. E Ana Borges dá qualidade na saída de bola a três, juntamente com Carole Costa e Diana Gomes. Por fim, o meio-campo – e, de modo consequente, a equipa – será segurado por Tatiana Pinto e por Andreia Jacinto.
A 1.ª mão deste play-off bateu recordes de assistência no futebol feminino português.
Hoje, na Chéquia, o cenário não será o mesmo, uma vez que o Estádio Na Stinadlech, na cidade de Teplice, está praticamente vazio a menos de uma hora do apito inicial.
Estádio Na Stinadlech (IMAGO)
Francisco Neto faz duas alterações em relação ao jogo da 1.ª mão, trocando de guarda-redes - Patrícia Morais rende Inês Pereira - e de avançadas, onde Diana Silva ocupa o lugar de Jéssica Silva. Isto após o selecionador ter criticado a postura ofensiva da equipa na 1.ª mão.
O onze da Chéquia: Votíková; Slajsová, Bertholdová, Dedinová, Bartonová; Svitková, Cahynová, Dubcová; Krejciriková, Stasková, Khyrová.
Portugal que está a ter um 2024 praticamente perfeito em termos de resultados: são nove vitória e dois empates em 11 jogos, somando 31 golos marcados e 6 sofridos. esta série invicta começou, precisamente, contra a Chéquia, num encontro particular que as lusas ganharam por 3-1. Ainda assim, Portugal não enfrentou as seleções mais fortes do continente este ano, mas sim equipas como a Irlanda Norte, Malta, Bósnia e Azerbaijão.
Portugal está à procura de ir ao terceiro Europeu da sua história, depois das participações em 2017 e em 2022 (nunca passou da fase de grupos); a seleção fez também a estreia em Mundiais em 2023. Já a Chéquia procura estrear-se numa grande competição internacional; já perdeu em três play-offs de acesso a Europeus, em 2005, 2009 (ambos com Itália) e em 2022 (com a Suíça e nos penáltis).
O Euro 2025 terá no lugar na Suíça entre os dias 2 e 27 de julho. Estas são as equipas já qualificadas, para o torneio de 16 seleções: Inglaterra (campeãs em título), Suíca (país-organizador), França, Itália, Países Baixos, Espanha, Dinamarca, Alemanha e Islândia. As restantes sete serão apuradas hoje.
As equipas empataram a uma bola no Estádio do Dragão na 1.º mão. Um duelo histórico para o futebol feminino nacional, mas que deixa tudo em aberto para o jogo de hoje. Recorde tudo o que aconteceu no empate a uma bola no Dragão:
Boa tarde! Pode seguir aqui o jogo mais importante de 2024 para a seleção feminina de Portugal: joga-se, na Chéquia, a 2.ª mão do play-off de acesso ao Euro 2025.