Tudo em aberto entre Benfica e Sporting – como, de resto, vaticinavam as treinadoras, Filipa Patão e Mariana Cabral, na antevisão – mas as águias partem com ligeira vantagem graças ao golo decisivo de Carole Costa, aos 33 minutos.
O dérbi seguiu sempre equilibrado, com bons momentos de parte a parte, mas a partida apenas registou um golo e prevê-se uma segunda mão equilibrada, em Alcochete, a 21 de abril, para se encontrar a equipa qualificada para a final do Jamor.
Benfica 1-0 Sporting
Final do jogo!
Sporting procura forçar pela igualdade, mas sem o critério que desejava e o Benfica segura a vantagem com segurança.
Tempo adicional: 10 minutos.
89': O Benfica novamente perto do golo, mas a defesa do Sporting foi solidária a auxiliar Hannah Seabert, que protagonizou nova defesa importante, mas incompleta, e com dois cortes salvadores na pequena área evitaram que o Benfica chegasse ao 2-0.
88': Excelente Hannah Seabert, a impedir que o Benfica sentenciasse a partida: a norte-americana não tremeu perante Anna Gasper, que se isolou numa veloz transição das encarnadas, e mantém a diferença mínima com uma excelente defesa.
84': Dupla alteração no Sporting, com as entradas de Rita Fontemanha e Jacynta Gala pelas saídas de Mariana Rosa e Diana Silva.
78': Quatro alterações no Benfica, com as entradas de Andreia Norton, Jéssica Silva, Andrea Falcón e Nycole Raysla pelas saídas de Catarina Amado, Kika Nazareth, Marie-Yasmine Alidou e Chandra Davidson.
75': Cartão amarelo para Lúcia Alves (Benfica).
70': Substituição no Sporting, com a entrada de Maísa Correia pela saída de Olivia Smith (muito desgastada).
69': Cartão amarelo para Mariana Cabral, treinadora do Sporting.
68': Nova tentativa do Sporting em incutir velocidade e explorar as costas da defesa benfiquista: Olivia Smith, em esforço, ainda conseguiu rematar para Lena Pauels defender com facilidade.
66': Substituição no Benfica, com a entrada de Anna Gasper pela saída de Pauleta.
61': Lena Pauels segura a vantagem encarnada com grande defesa! O Sporting aproximou-se da igualdade com uma transição muito bem desenhada, mas a alemã opôs-se com muita qualidade à finalização da isolada Ana Capeta.
60': Sporting procura voltar à ofensiva e tentou-o ainda a partir do exterior da área, por Brittany Raphino, mas o remate saiu fraco e fácil para Lena Pauels segurar.
56': Substituição no Sporting, com a entrada de Mariana Rosa pela saída de Andreia Bravo, por lesão.
Primeiros minutos da segunda parte já realizados, com o Sporting a procurar entrar intenso e o Benfica rapidamente a repor equilíbrios no jogo.
Recomeça a partida!
Intervalo no dérbi! Benfica 1, Sporting 0.
Tempo adicional: 1 minuto.
35': Sporting reage de imediato e por duas vezes, separadas por poucos segundos: primeiro, é Olivia Smith quem arranca pela direita e remata ao primeiro poste, para defesa apertada de Lena Pauels, para canto; pouco depois, Brittany Raphino falha por pouco o desvio a cruzamento bem tirado por Ana Capeta.
A equipa encarnada adianta-se no marcador - e também na eliminatória - com máximo aproveitamento numa bola parada ofensiva: canto pela direita, cabeceamento de Chandra Davidson para excelente intervenção de Hannah Seabert, ainda que incompleta, surgindo Carole Costa para a recarga certeira.
33': Golo do Benfica!
Em ambos os casos, a guardiã Hannah Seabert travou os intentos das atacantes benfiquistas, com pouco esforço.
28': Depois de alguns minutos de indefinição e disputa a meio-campo, volta a haver agitação junto de uma das balizas e por duas ocasiões: primeiro, Mimi Alidou dispôs de espaço para rematar em zona frontal e, mais tarde, Kika Nazareth aproveitou a sobra de uma iniciativa individual de Lúcia Alves, que caiu na área sportinguista.
19': Novamente o Sporting a fazer-se notar, desta feita com um livre em posição lateralizada e bem cobrado a partir da esquerda para cabeceamento de Ana Capeta, bem controlado por Lena Pauels, que o segurou.
14': Responde o Sporting e com o primeiro remate realmente perigoso! A bola chegou até Olivia Smith que, descaída sobre a direita e na passada, atirou cruzado e perto do travessão da baliza benfiquista.
12': O Benfica com ligeiro ascendente, ainda que sem conseguir colocar verdadeiramente apuros para a baliza sportinguista: Pauleta tentou surpreender Seabert com uma tentativa a partir de posição distante, mas com aba larga e sem perigo.
8': Primeira situação de remate e para o Benfica: Kika Nazareth recebeu na área e ainda conseguiu fazer a rotação; porém, com pouco espaço para armar o remate, atirou fraco e denunciado para as mãos de Hannah Seabert.
5': Início de partida animado, indiciando espectáculo: as duas equipas pretendem ter bola e o domínio é, por consequência, repartido.
Início da partida!
No âmbito da iniciativa #Futebol Para Todos, pela celebração do 110.º aniversário da Federação Portuguesa de Futebol, as jogadoras de Benfica e Sporting entraram juntas, de forma intercalada. À imagem do que já havia sucedido na restante meia-final, que opõe SC Braga e Racing Power.
O jogo irá iniciar-se pelas 18.15 horas.
SPORTING: Hannah Seabert, Ana Borges (c), Andrea Norheim e Alícia Correia; Olivia Smith, Andreia Bravo, Brenda Pérez e Joana Martins e Ana Capeta, Brittany Raphino e Diana Silva.
BENFICA: Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Costa e Christy Ucheibe; Lúcia Alves, Pauleta (c), Andreia Faria e Catarina Amado; Kika Nazareth, Marie-Yasmine Alidou e Chandra Davidson.
Já há onzes!
Boa tarde. Em Domingo de Páscoa, o campo n.º 1 do Benfica Futebol Campus recebe um dérbi: Benfica e Sporting irão defrontar-se pela primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal feminina.