BENFICA 1-2 SPORTING
Final da partida, com o Sporting a celebrar o regresso aos títulos mais de dois anos depois e uma época de interregno graças a uma 'virada' operada pela parceria firmada entre Telma Encarnação e Cláudia Neto, que se assistiram mutuamente para os dois golos que permitem às leoas levantar a Supertaça.
90+10': Maísa Correia perde nova oportunidade de estabelecer o 1-3, tendo atirado ao lado quando tinha a baliza deserta, mercê de Rute Costa se encontrar na área sportinguista face ao último esforço do Benfica em evitar a derrota.
90+5': O Sporting quase encerra a final! Ana Capeta, entrada em jogo segundos antes, disparou um remate forte na passada que embateu, com estrondo, no poste direito.
90+5: Cartão amarelo para Cláudia Neto (Sporting).
Tempo adicional: 8 minutos.
89': Substituição no Sporting, com a entrada de Ana Capeta pela saída de Telma Encarnação.
88': Dupla substituição no Benfica, com as entradas de Marie-Yasmine Alidou e Chandra Davidson pelas saídas de Andreia Norton e Nycole Raysla.
85': Golo do Sporting! 'Virada' na final, com as leoas a chegarem ao segundo golo através da mesma combinação que havia proporcionado o primeiro golo - Cláudia Neto, que havia assinado a assistência para o 1-0, entrou na lista de marcadores com um remate rasteiro e com classe após ter lançado Telma Encarnação pela direita para que a sua companheira a servisse para a reviravolta.
84': Substituição no Sporting, com a entrada de Andreia Bravo pela saída de Maiara Niehues.
80': Cartão amarelo para Maiara Niehues (Sporting).
77': O lance é revertido pelo VAR após análise que durou mais de dois minutos: Telma estava em posição e, como tal...golo do Sporting!
75': O Sporting chega ao golo e Telma Encarnação até celebrou à Gyokeres, mas...falso alarme: o lance foi invalidado por adiantamento da madeirense.
74': Substituição no Benfica, com a entrada de Beatriz Cameirão pela saída de Andreia Faria.
72': Maísa Correia quase capitalizou a sua entrada numa das suas primeiras intervenções na partida, tendo sido servida por Telma Encarnação na área mas foi depois condicionada pela ação da defesa benfiquista, que amorteceu a sua tentativa de remate e facilitou a tarefa da guarda-redes Rute Costa para defender.
69': Dupla substituição no Sporting, com as entradas da Cláudia Neto e Maísa Correia pelas saídas de Jacynta Gala e Brittany Raphino.
57': Brittany Raphino quase marca... mas na própria baliza, num arriscado corte de cabeça na tentativa de evitar que um livre batido por Marit Lund encontrasse correspondência de uma companheira. Ficou o susto e o êxito na ação da norte-americana.
54': Depois de nos primeiros minutos a bola ter circulado em ambas as áreas, Telma Encarnação tentou surpreender Rute Costa e aproveitar algum adiantamento da guardiã, mas a execução não lhe saiu como gostaria e o remate saiu fraco.
Substituição no Sporting ao intervalo, com a entrada de Fátima Pinto pela saída de Brenda Pérez.
Início da segunda parte.
Intervalo. O Benfica está na frente pela conquista da Supertaça graças a um golo de Cristina Martín-Prieto. Tudo, porém, ainda por decidir - fique por aí para o segundo tempo!
45+5': Canto para o Benfica, afastado pela defensiva sportinguista, para pontapé de recarga de Andreia Norton, mas por alto.
Tempo adicional: 4 minutos.
44': Cartão amarelo para Christy Ucheibe (Benfica).
43': Cartão amarelo para Brenda Pérez (Sporting).
38': O Sporting volta a rematar, ainda que com pouco perigo e por Jacynta Gala, procurando tirar proveito a partir do exterior da área após canto e um corte da defensiva benfiquista.
36': O Benfica conduz a bola com qualidade pela ala direita, por Catarina Amado, que contemporizou e solicitou Andreia Norton, que surgiu à entrada da área para atirar rasteiro, mas a permitir a defesa de Seabert.
31': Responde o Sporting com perigo, mas não o mesmo acerto! Diana Silva conseguiu ganhar pela direita em velocidade e cruzou ao segundo poste, onde surgiu Telma Encarnação a finalizar de pé esquerdo, mas ao lado.
27': Golo do Benfica! Dificilmente o Benfica poderia ter sido mais eficaz, visto ter aberto o marcador através do seu primeiro remate enquadrado. E fê-lo graças à potência e precisão de Cristina Martín-Prieto, reforço para a nova temporada que se enquadrou com a baliza após passe bem medido de Christy Ucheibe a partir de zona defensiva e acionou o marcador.
22': Brenda Pérez aproveita um ressalto proveniente da área benfiquista para armar um remate de meia distância que Rute Costa amarrou com segurança.
21': Cartão amarelo para Andreia Faria (Benfica).
A norte-americana está restabelecida e foi esta quem bateu o pontapé de saída com que a partida se reiniciou.
O jogo encontra-se parado para assistência a Hannah Seabert, guarda-redes do Sporting, após um choque na pequena área.
13': Surge o primeiro momento de perigo e para o Sporting - abertura de Andrea Norheim desde o seu meio-campo para as costas da defesa benfiquista, onde Marit Lund permitiu que a bola batesse no relvado e tal isolasse Telma Encarnação que, apesar da boa posição, atirou por cima da baliza encarnada.
Primeiros cinco minutos entretidos entre os dois rivais e a bola já circulou nas duas áreas, ainda que sem situações de real perigo a registar.
O público afeto ao Benfica apresenta-se em maioria no Restelo; para a menor adesão dos adeptos sportunguistas também contribui o facto de, em simultâneo, a equipa masculina cumprir a abertura da 3.ª jornada da Liga, frente ao Farense.
Início da partida!
As duas equipas sobem ao relvado do Restelo!
O Benfica venceu o primeiro duelo direto - não oficial - depois de na época passada o registo ter sido bastante equiparado: o Benfica venceu dois dos duelos, o Sporting triunfou noutras duas e os rivais empataram por outras duas ocasiões, uma delas... a final da Supertaça, no qual as águias levaram a melhor por 3-0 após empate a um golo.
Além dos seis confrontos disputados na época transata, Benfica e Sporting já se cruzaram no decorrer da... pré-época, com as encarnadas a prevalecerem sobre as leoas por 3-1, arrecadando assim o Troféu do Algarve.
Um dérbi no feminino sem segredos de parte a parte, visto que os dois conjuntos se defrontaram por seis vezes, para quatro competições distintas: Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal e esta mesma Supertaça.
Para chegar a este momento de decisão, águias e leões ultrapassaram as meias-finais, realizadas no passado sábado: as águias necessitaram de disputar um desempate por grandes penalidades face ao Damaiense (3-1 após um empate a um golo), ao passo que as leoas se impuseram ao Racing Power, finalista vencido da Taça de Portugal, por 2-0.
A partida inicia-se dentro de pouco mais de trinta minutos e as bancadas do Restelo começam a compor-se.
O equilíbrio entre as duas equipas denota-se também no número de conquistas na Supertaça: o Benfica já venceu a prova por três ocasiões, o Sporting poderá igualar esse registo caso vença a partida desta noite.
O Benfica procura revalidar a conquista da competição - de resto, venceu todas as provas nacionais em 23/24 - ao passo que o Sporting procura, em sentido inverso, terminar com a hegemonia das suas grandes rivais. Fique por aí e não perca a decisão deste troféu!
BENFICA: Rute Costa, Christy Ucheibe, Carole Costa (c) e Laís Araújo; Catarina Amado, Andreia Faria, Anna Gasper e Marit Lund; Andreia Norton, Cristina Martín-Prieto e Nycole Raysla.
SPORTING: Hannah Seabert, Ana Borges (c), Georgia Eaton-Collins, Andrea Norheim e Alícia Correia; Brenda Pérez, Maiara Niehues, Diana Silva, Jacynta Gala, Telma Encarnação e Brittany Raphino.
Já há onzes!
Boa tarde! A disputa do primeiro troféu da temporada no futebol feminino nacional faz-se com um dérbi da 2.ª Circular entre Benfica e Sporting, que disputam esta noite, pelas 20.45 horas e no Estádio do Restelo, em Lisboa, a final da Supertaça.