Final da partida: Benfica 4-2 Sporting
40': Golo do Benfica! O Sporting estava no risco total para chegar ao empate, mas uma defesa de Léo Gugiel serviu de assistência para Lúcio Rocha, que atirou para a baliza deserta e confirmou o triunfo benfiquista a seis segundos do final.
39': Golo do Sporting! Um minuto e 13 segundos para se jogar e a discussão pelo resultado está relançada - Tomás Paçó surge solto pela esquerda e rematou, com a bola a sofrer um desvio na perna de Lúcio Rocha e a entrar na baliza benfiquista.
39': Boa tentativa de Diogo Santos ao poste esquerdo! O Sporting acerta nos ferros pela terceira tentativa na partida e a vantagem de dois golos dos encarnados permanece
37': Benfica vai defendendo a situação de guarda-redes avançado dos verdes e brancos com eficácia e Arthur ameaçou explorar a primeira perda de bola destes, mas ao lado.
Com dois golos de desvantagem e cinco minutos para se jogar, o Sporting aposta no 5x4!
35': Depois de duas boas intervenções, Léo Gugiel pôde respirar e até voltar a surgir em posição ofensiva para rematar ao lado.
33': Novamente Léo Gugiel em evidência, a travar remate rasteiro e bem colocado de Wesley. Segundos depois, Rúben Freire também conseguiu rematar, mas de forma desenquadrada.
33': Tomás Paçó, a unidade mais inconformada dos leões nesta fase da partida, volta a ameaçar a baliza benfiquista e atirou para defesa de Gugiel.
32': cartão amarelo para Bruno Maior (Sporting).
31': A resposta do leão quase originava o 3-2! Tomás Paçó atirou com convicção... mas o poste negou-lhe as intenções.
30': Golo do Benfica! A águia consegue lance de superioridade sobre a defesa adversária graças a grande apontamento individual de Kutchy, que serviu Higor e ainda marcou na recarga ao primeiro remate do brasileiro.
30': cartão amarelo para Rocha (Sporting).
29': Sporting tentou reagir de pronto com uma tentativa de Bruno Maior que passa ligeiramente ao lado.
28': Benfica muito próximo do 3-1! Afonso Jesus tentou de longe e atirou para defesa a meias entre o poste direito e o Paçó, que se opôs igualmente bem à recarga de Lúcio Rocha.
28': Golo do Benfica! A situação de igualdade durou cerca de... 40 segundos, tempo suficiente para as águias se projetarem de novo na frente e chegarem a nova vantagem por Lúcio Rocha, que fuzilou a baliza sportinguista após ter sido solicitado sobre a direita por Higor.
27': Golo do Sporting! O leão empata através de canto exemplarmente trabalhado - Merlim bate o livre para remate frontal de Tomás Paçó para junto da baliza, onde Taynan surgiu a desviar para o fundo das redes.
27': Tomás Paçó aproveitou algum espaço para rematar de meia distância e rematou para desvio na defesa do Benfica para canto.
25': Erro direto na construção do Sporting e Diego Nunes quase aproveitou, não aparecesse Bernardo Paçó com uma excelente defesa.
24': cartão amarelo para Higor de Souza (Benfica).
23'. Nova tentativa para os leões, desta feita por Taynan, ao lado.
22': O Sporting regressa perigoso dos balneários e Diogo Santos atirou à baliza em duas situações praticamente consecutivas.
Arranca a segunda parte!
Intervalo na Luz, com o Benfica a vencer com justiça, fruto do golo marcado por Jacaré e algumas boas ocasiões desperdiçadas. O Sporting terminou a primeira parte em plano superior e a segunda parte promete.
20': Diogo Santos conseguiu rematar, após canto, por cima.
20': A 10 segundos do intervalo, Arthur serviu de obstáculo a uma tentativa de Wesley, projetando-se pela quadra.
19': Respondeu de imediato o Sporting por Bruno Maior, que apareceu em zona frontal mas atirou por cima.
18': Livre batido de forma rasteira por Diego Nunes, mas Bernardo Paçó travou o remate com o pé esquerdo e afastou a bola.
18': Já perto do intervalo, o Sporting regressa à vida no que às ocasiões de perigo diz respeito: Tomás Paçó pegou bem na bola e atirou cruzado, mas ao lado.
17': cartão amarelo para André Coelho (Benfica), por protestos.
15': Lúcio Rocha superioriza-se ao último homem e remata ao segundo poste, mas ao lado.
14': Diego Nunes, em esforço, atira ao lado e, segundos depois... a quarta falta para o Sporting, o mesmo número que o Benfica.
14': O Benfica continua rematador, desta feita através de um livre batido em jeito por André Coelho. Sem perigo, porém.
13': Mais um bom esforço defensivo de Alex Merlim, que num carrinho sobre a bola evitou que o remate de Silvestre Ferreira pudesse chegar à baliza sportinguista.
13': As águias vencem e convencem. Merlim evitou. de cabeça, que Arthur pudesse ampliar a diferença num remate ainda a partir do seu meio-campo e, pouco depois, também Afonso Jesus visou a baliza sportinguista.
12': Golo do Benfica! Está desbloqueado o marcador através de um pontapé lateral bem trabalhado para zona central e um remate bem colocado por Jacaré para o 1-0.
12': Benfica novamente em evidência e... novamente Bernardo Paçó a corresponder com grande defesa perante Kutchy.
10': O pivot do Sporting, Rocha, a mostrar aptidões como defensor da sua baliza! Sobre a linha de golo, evitou que as finalizações de Kutchy e Pany Varela resultassem no 1-0.
10': Desatenção na defesa do Sporting e Carlos Monteiro quase aproveitou. No entanto, Bernardo Paçó ganhou o duelo.
8': Novamente o Benfica a chegar com perigo junto da baliza sportinguista, mas Arthur falhou o remate e, consequentemente, a possibilidade de acionar o marcador.
Num ápice, o Benfica passa de não registar infrações a não ter faltas cometidas. Um pormenor que poderá ter peso no decorrer deste primeiro tempo.
7': Responde Léo Gugiel... com uma ação ofensiva, e um remate que passou por cima.
6': Muito perto o Sporting de marcar! Rúben Freire integrou a rotação na equipa verde e branca e atirou sem hipótese de defesa para Léo Gugiel, porém o ferro evitou a abertura do marcador.
5': André Coelho a testar a atenção de Bernardo Paçó... e por duas vezes, com o guardião sportinguista a levar a melhor.
A primeira falta do jogo teve lugar ao fim de cinco minutos, que passaram rapidamente e ainda sem ações relevantes de ataque.
Como se esperava, o domínio do jogo é alternado e as duas equipas tentam praticar um futsal rápido e desequilibrador.
2': Após um início morno, o Benfica assume as primeiras situações de remate numa transição finalizada com um remate torto de Arthur.
Cincos iniciais:
BENFICA: Léo Gugiel, André Coelho, Afonso Jesus, Arthur e Lúcio Rocha
SPORTING: Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos, Alex Merlim e Taynan
Começa a partida!
Tudo a postos para o início da partida. Fique por aí!
O Benfica conta com o fator casa e a presença do seu público para repetir a vitória sobre o grande rival e poder deixá-lo para trás na tabela classificativa.
😤 Amanhã é dia de Dérbi no Pavilhão da Luz! #FutsalBenfica pic.twitter.com/cDh7DE8XPN
— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb) October 10, 2025
Já o Sporting procura voltar aos triunfos sobre o rival meses depois de ter perdido a possibilidade de chegar ao pentacampeonato numa derrota em casa, em junho (4-3) - os leões querem retribuir o gesto, vencendo no reduto do Benfica.
#OndaVerde no apoio ao #FutsalSCP 🟢⚪
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) October 10, 2025
ℹ Informações para os Sportinguistas que vão estar presentes no Dérbi na Luz 🔗 https://t.co/2RyydA8ESw pic.twitter.com/RZeYjoQQXg
Benfica e Sporting partilham a segunda posição visto que, na véspera, os Leões de Porto Salvo derrotaram o Quinta dos Lombos (outro conhecido dérbi, este da Linha) por 4-2 e isolaram-se no topo de forma provisória.
O último confronto entre as duas equipas deu... campeão: hoje, nada se decide mas abre a possibilidade ao vencedor do encontro de destacar-se relativamente ao opositor na tabela.
No lado do Benfica, que esta temporada defende o estatuto de campeão, a perspetiva é a de abraçar o «melhor jogo de futsal do mundo» numa rivalidade longa e um desafio cujo resultado é incerto e imprevisível.
Benfica e Sporting disputam hoje o primeiro dérbi de uma temporada na qual medirão forças pelo título nacional - na época transata, as águias levaram a melhor numa final resolvida no quinto e decisivo jogo e, ao longo do último ano, experienciaram todos os resultados possíveis. Ainda numa fase inicial da época, águias e leões querem provar ao adversário quem está, ao dia de hoje, melhor.
Boa tarde! A BOLA está no Pavilhão Fidelidade, anexo ao Estádio da Luz, para acompanhar o encontro entre Benfica e Sporting, relativo à 5.ª jornada da fase regular da Liga de futsal, cujo início está agendado para as 16h00.