FINAL DA PARTIDA!! BENFICA 2 SPORTING 4. Se a primeira parte tinha sido espetacular, a segunda não lhe ficou atrás. O dérbi teve de tudo um pouco. Intensidade nos limites, emoção a rodos, golos, reviravolta e incerteza (quase) até final. Roc Pujadas colocou os leões na frente (16'), mas o tento de Diogo Rafael (24') levou tudo empatado para o intervalo. O descanso foi apenas para retemperar forças e os artistas regressaram para a etapa complementar com as baterias recarregadas e dispostos a proporcionar mais 25 minutos de nível mundial. Assim foi. Logo após o reinício, João Rodrigues consumou a reviravolta a favor dos encarnados (26'), mas em menos de um quarto de hora o marcador voltou a... virar: Toni Pérez empatou (35'), Alessandro Verona, de penálti - falta de Diogo Rafael que lhe valeu o cartão vermelho direto -, recolocou a formação verde e branca em vantagem (38'). O conjunto orientado por Edu Castro tentou reagir, mas foi a equipa liderada por Edo Bosch que tornou a marcar: erro de Pau Bargalló e Nolito Romero, depois de fugir em velocidade, sentenciou o dérbi (42'). Até final, o Benfica ainda dispôs de algumas situações de finalização, mas Ângelo Girão foi gigante entre os postes. O Sporting carimbou o apuramento para a final da Taça de Portugal, disputando, esta quinta-feira (16 horas), o troféu diante do UD Oliveirense, também no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão.
48m - Remate de Lucas Ordónez, ligeiramente ao lado do poste direito da baliza leonina.
47m - Mais uma excelente intervenção de Ângelo Girão, desta feita a remate de Zé Miranda.
44m - Sétima falta do Benfica.
44m - Grande defesa de Ângelo Girão a remate de Gonçalo Pinto. Na recarga, o 71 das águias atira por cima da barra.
43m - Sexta falta do Benfica.
43m - Sexta falta do Sporting.
42m - GOLO DO SPORTING!! Mau passe de Pau Bargalló e Nolito Romero a não desperdiçar na cara de Pedro Henriques. 2-4.
41m - Remate de Pau Bargalló para defesa de Ângelo Girão.
Tempo de desconto solicitado por Edo Bosch, treinador do Sporting.
40m - Quinta falta do Sporting.
39m - Quarta falta do Sporting.
38m - GOLO DO SPORTING!! Alessandro Verona, chamado à marcação do penálti, rematou por baixo do corpo de Pedro Henriques e recolocou os leões na frente do marcador. 2-3.
Está tomada a decisão: cartão vermelho direto a Diogo Rafael e penálti para o Sporting!
A equipa de arbitragem foi ver as imagens de um lance entre Diogo Rafael e Toni Pérez. O português do Benfica atingiu o espanhol do Sporting com o stick e pode haver motivos para a marcação de um penálti a favor dos leões. E também pode haver sanção disciplinar para o camisola 4 das águias.
38m - Grande defesa de Pedro Henriques! Remate Toni Pérez, já dentro da área, com o guarda-redes dos encarnados a negar nova vantagem à formação verde e branca.
36m - Remate fortíssimo de Zé Miranda, de longe, com a bola a tirar tinta ao poste direito da baliza defendida por Ângelo Girão.
A equipa de arbitragem ainda foi ver as imagens do lance do golo do Sporting, mas acabou mesmo por validar o tento de Toni Pérez.
35m - GOLO DO SPORTING!! Remate de Facundo Bridge para defesa de Pedro Henriques e, na recarga, Toni Pérez restabelece a igualdade. 2-2.
35m - Quinta falta do Benfica.
34m - Jogada individual de Zé Miranda e remate forte para defesa de Ângelo Girão.
33m - Responde Ângelo Girão! O capitão dos leões negou o golo a Gonçalo Pinto.
32m - Defende Pedro Henriques! Tiro de Nolito Romero e intervenção atenta do capitão das águias.
31m - Quarta falta do Benfica.
31m - Responde Rafael Bessa, com Pedro Henriques a negar o empate ao camisola 7 do Sporting.
30m - Remate forte de Nil Roca, perto do poste direito da baliza à guarda de Ângelo Girão.
Tempo de desconto solicitado por Edo Bosch, treinador do Sporting.
26m - Terceira falta do Benfica.
26m - GOLO DO BENFICA!! João Rodrigues, chamado à conversão do penálti, rematou para defesa de Ângelo Girão, mas, na recarga, o camisola 79 colocou as águias pela primeira vez na frente do marcador. 2-1.
26m - Penálti para o Benfica! Falta de Nolito Romero sobre Pau Bargalló e o árbitro apitou de imediato para a marca de penálti.
Início da segunda parte!
INTERVALO! BENFICA 1 SPORTING 1. Que grande espetáculo de hóquei em patins em Vila Nova de Famalicão. Águias e leões estão a dar tudo por um lugar na final da Taça de Portugal e o melhor que se pode dizer é que o tempo de descanso merecia ter chegado com mais golos de ambos os lados. Mas, nesse capítulo, honra seja feita a Pedro Henriques e Ângelo Girão, dois autênticos monstros das balizas. Roc Pujadas colocou os leões na frente (16'), após assistência de Henrique Magalhães, Diogo Rafael empatou a contenda na sequência de um passe fantástico de Zé Miranda (24'). Está tudo em aberto para os segundos 25 minutos e o dérbi eterno ainda tem muito mais para dar...
24m - GOLO DO BENFICA!! Passe sensacional de Zé Miranda a isolar Diogo Rafael, que, na cara de Ângelo Girão, deixou cair o guarda-redes do Sporting e atirou a contar. 1-1.
Tempo de desconto solicitado por Edu Castro, treinador do Benfica.
23m - Segunda falta do Benfica.
23m - Remate cruzado de Zé Miranda, forte, mas ao lado do poste direito da baliza à guarda de Ângelo Girão.
21m - Primeira falta do Benfica.
21m - Excelente desvio de Ângelo Girão a impedir que o passe de Roberto Di Benedetto chegasse a João Rodrigues.
Tempo de desconto solicitado por Edu Castro, treinador do Benfica.
O Benfica voltou a sofrer um golo dois jogos e (quase) meio depois. Nos dois encontros anteriores, os encarnados haviam goleado Juventude de Viana e Sanjoanense, ambos por 5-0.
16m - GOLO DO SPORTING!! Transição rapidíssima dos leões, passe de Henrique Magalhães e finalização de Roc Pujadas. 0-1.
15m - Remate de longe de Roc Pujadas, ao lado do poste.
Tempo de desconto solicitado por Edo Bosch, treinador do Sporting.
14m - Defende Pedro Henriques! Tentou Nolito Romero, em novo remate cruzado, mas o capitão dos encarnados voltou a responder presente.
O jogo continua bastante intenso, mas nos últimos minutos os guarda-redes têm tido algum descanso...
9m - Remate frontal de Nil Roca para uma interceção importante de Facundo Bridge.
7m - No ferro! Remate cruzado de Nolito Romero ao poste esquerdo da baliza à guarda de Pedro Henriques.
6m - Grande defesa de Ângelo Girão! É uma intervenção inacreditável do capitão dos leões, a negar com grande classe o golo a João Rodrigues.
5m - Responde Ângelo Girão! Tentativa de meia-distância de Pau Bargalló para defesa atenta do guarda-redes do Sporting.
5m - Defende Pedro Henriques! Tiro de Alessandro Verona negado pelo guarda-redes do Benfica.
4m - Stickada de longe de Nil Roca, com a bola a sair ao lado.
3m - Na barra!! Tiro exterior de Alessandro Verona, com a bola a ser devolvida pelo travessão da baliza das águias.
3m - Grande oportunidade para o Benfica! Assistência de Nil Roca e remate cruzado de Pau Bargalló, a rasar o poste direito da baliza à guarda de Ângelo Girão.
2m - Primeira falta do Sporting.
1m - O Sporting entra com tudo e nos primeiros segundos já teve duas aproximações à baliza de Pedro Henriques.
Início da partida!
As três equipas já estão na pista. Dentro de instantes será dado o apito inicial no dérbi eterno que apurará o segundo finalista da presente edição da Taça de Portugal - o UD Oliveirense, recorde-se, goleou (5-0) a Juventude Pacense, ao final da tarde desta quarta-feira e espera por adversário para a final desta quinta-feira (16 horas).
O Pavilhão Municipal de Famalicão está muito bem composto e continua a entrar gente no recinto minhoto. Se não estiver casa cheia, pouco faltará...
Sporting (titulares): Ângelo Girão (61); Rafael Bessa (7), Alessandro Verona (14), Toni Pérez (57) e Nolito Romero (99)
Benfica (titulares): Pedro Henriques (1); José Miranda (3), Pau Bargalló (8), Nil Roca (24) e João Rodrigues (79)
Já são conhecidos os cincos iniciais das das equipas:
Sporting (treinador): Edo Bosch
Sporting (convocados): Ângelo Girão (61) C e José Diogo Macedo (91); Rafael Bessa (7), Alessandro Verona (14), Roc Pujadas (29), João Souto (44), Toni Pérez (57), Facundo Bridge (87), Henrique Magalhães (88) e Nolito Romero (99)
Benfica (treinador): Edu Castro
Benfica (convocados): Pedro Henriques (1) C e Bernardo Mendes (12); José Miranda (3), Diogo Rafael (4), Pau Bargalló (8), Lucas Ordónez (9), Nil Roca (24), Roberto Di Benedetto (68), Gonçalo Pinto (71) e João Rodrigues (79)
Equipa de arbitragem nomeada para este Benfica-Sporting: Joaquim Pinto, Carlos Correia, João Silva e Hélder Pereira
Recorde-se que a final da Taça de Portugal será realizada amanhã, às 16 horas, também no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Entretanto, já é conhecido o primeiro finalista da presente edição da Taça de Portugal: o UD Oliveirense. A formação de Oliveira de Azeméis goleou (5-0) a Juventude Pacense, na primeira meia-final desta prova rainha, cuja partida se realizou ao final da tarde desta quarta-feira. Bruno Di Benedetto (3), Nuno Santos e Facundo Navarro foram os autores dos golos da formação orientada por Nuno Resende, que, desta forma, vai estar na disputa pelo troféu e tentar conquistar a quinta Taça de Portugal da sua história - venceu a prova nas épocas 1996/1997, 2010/2011, 2011/2012 e 2018/2019.
Fazendo uma retrospetiva da presente temporada, o Benfica está por cima do Sporting no que concerne aos duelos entre ambos. As águias golearam (6-1) os leões nas meias-finais da Elite Cup, a 12 de outubro de 2024 - troféu que acabariam por conquistar, batendo (3-2) o UD Oliveirense na final, no dia seguinte -, vencendo (3-1) também a partida relativa à 2.ª jornada do campeonato, na Luz, a 22 de janeiro de 2025. Já mais recentemente, a 23 de fevereiro, o dérbi eterno da 15.ª ronda do campeonato, realizado no Pavilhão João Rocha, em Alvalade, terminou empatado (2-2). Contas feitas, na época 2024/2025 os encarnados somam dois triunfos e um empate nos jogos com os verde e brancos.
Na antecâmara deste desafio já houve... polémica. Edo Bosch, treinador do Sporting, proferiu, no final do jogo do fim de semana, diante do FC Porto, declarações que não caíram bem na Luz, com o Benfica a emitir, ontem, um comunicado sobre este caso.
Benfica e Sporting medem forças a partir das 21h30 desta quarta-feira, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão, num dérbi que valerá uma presença na final da Taça de Portugal de hóquei em patins - Juventude Pacense e UD Oliveirense são as outras equipas em prova. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre mais este capítulo do dérbi eterno e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!