Benfica-Sporting: leões dão bicada nas águias e estão na final da Taça de Portugal
Golos de Roc Pujadas, Toni Pérez, Alessandro Verona e Nolito Romero garantiram o bilhete verde e branco para a decisão da prova rainha. Final, marcada para as 16 horas desta quinta-feira, será diante do UD Oliveirense

FINAL DA PARTIDA!! BENFICA 2 SPORTING 4. Se a primeira parte tinha sido espetacular, a segunda não lhe ficou atrás. O dérbi teve de tudo um pouco. Intensidade nos limites, emoção a rodos, golos, reviravolta e incerteza (quase) até final. Roc Pujadas colocou os leões na frente (16'), mas o tento de Diogo Rafael (24') levou tudo empatado para o intervalo. O descanso foi apenas para retemperar forças e os artistas regressaram para a etapa complementar com as baterias recarregadas e dispostos a proporcionar mais 25 minutos de nível mundial. Assim foi. Logo após o reinício, João Rodrigues consumou a reviravolta a favor dos encarnados (26'), mas em menos de um quarto de hora o marcador voltou a... virar: Toni Pérez empatou (35'), Alessandro Verona, de penálti - falta de Diogo Rafael que lhe valeu o cartão vermelho direto -, recolocou a formação verde e branca em vantagem (38'). O conjunto orientado por Edu Castro tentou reagir, mas foi a equipa liderada por Edo Bosch que tornou a marcar: erro de Pau Bargalló e Nolito Romero, depois de fugir em velocidade, sentenciou o dérbi (42'). Até final, o Benfica ainda dispôs de algumas situações de finalização, mas Ângelo Girão foi gigante entre os postes. O Sporting carimbou o apuramento para a final da Taça de Portugal, disputando, esta quinta-feira (16 horas), o troféu diante do UD Oliveirense, também no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão.

48m - Remate de Lucas Ordónez, ligeiramente ao lado do poste direito da baliza leonina.

47m - Mais uma excelente intervenção de Ângelo Girão, desta feita a remate de Zé Miranda.

44m - Sétima falta do Benfica.

44m - Grande defesa de Ângelo Girão a remate de Gonçalo Pinto. Na recarga, o 71 das águias atira por cima da barra.

43m - Sexta falta do Benfica.

43m - Sexta falta do Sporting.

42m - GOLO DO SPORTING!! Mau passe de Pau Bargalló e Nolito Romero a não desperdiçar na cara de Pedro Henriques. 2-4.

41m - Remate de Pau Bargalló para defesa de Ângelo Girão.

Tempo de desconto solicitado por Edo Bosch, treinador do Sporting.

40m - Quinta falta do Sporting.

39m - Quarta falta do Sporting.

38m - GOLO DO SPORTING!! Alessandro Verona, chamado à marcação do penálti, rematou por baixo do corpo de Pedro Henriques e recolocou os leões na frente do marcador. 2-3.

Está tomada a decisão: cartão vermelho direto a Diogo Rafael e penálti para o Sporting!

A equipa de arbitragem foi ver as imagens de um lance entre Diogo Rafael e Toni Pérez. O português do Benfica atingiu o espanhol do Sporting com o stick e pode haver motivos para a marcação de um penálti a favor dos leões. E também pode haver sanção disciplinar para o camisola 4 das águias.

38m - Grande defesa de Pedro Henriques! Remate Toni Pérez, já dentro da área, com o guarda-redes dos encarnados a negar nova vantagem à formação verde e branca.

36m - Remate fortíssimo de Zé Miranda, de longe, com a bola a tirar tinta ao poste direito da baliza defendida por Ângelo Girão.

A equipa de arbitragem ainda foi ver as imagens do lance do golo do Sporting, mas acabou mesmo por validar o tento de Toni Pérez.

35m - GOLO DO SPORTING!! Remate de Facundo Bridge para defesa de Pedro Henriques e, na recarga, Toni Pérez restabelece a igualdade. 2-2.

35m - Quinta falta do Benfica.

34m - Jogada individual de Zé Miranda e remate forte para defesa de Ângelo Girão.

33m - Responde Ângelo Girão! O capitão dos leões negou o golo a Gonçalo Pinto.

32m - Defende Pedro Henriques! Tiro de Nolito Romero e intervenção atenta do capitão das águias.

31m - Quarta falta do Benfica.

31m - Responde Rafael Bessa, com Pedro Henriques a negar o empate ao camisola 7 do Sporting.

30m - Remate forte de Nil Roca, perto do poste direito da baliza à guarda de Ângelo Girão.

Tempo de desconto solicitado por Edo Bosch, treinador do Sporting.

26m - Terceira falta do Benfica.

26m - GOLO DO BENFICA!! João Rodrigues, chamado à conversão do penálti, rematou para defesa de Ângelo Girão, mas, na recarga, o camisola 79 colocou as águias pela primeira vez na frente do marcador. 2-1.

26m - Penálti para o Benfica! Falta de Nolito Romero sobre Pau Bargalló e o árbitro apitou de imediato para a marca de penálti.

Início da segunda parte!

INTERVALO! BENFICA 1 SPORTING 1. Que grande espetáculo de hóquei em patins em Vila Nova de Famalicão. Águias e leões estão a dar tudo por um lugar na final da Taça de Portugal e o melhor que se pode dizer é que o tempo de descanso merecia ter chegado com mais golos de ambos os lados. Mas, nesse capítulo, honra seja feita a Pedro Henriques e Ângelo Girão, dois autênticos monstros das balizas. Roc Pujadas colocou os leões na frente (16'), após assistência de Henrique Magalhães, Diogo Rafael empatou a contenda na sequência de um passe fantástico de Zé Miranda (24'). Está tudo em aberto para os segundos 25 minutos e o dérbi eterno ainda tem muito mais para dar...

24m - GOLO DO BENFICA!! Passe sensacional de Zé Miranda a isolar Diogo Rafael, que, na cara de Ângelo Girão, deixou cair o guarda-redes do Sporting e atirou a contar. 1-1.

Tempo de desconto solicitado por Edu Castro, treinador do Benfica.

23m - Segunda falta do Benfica.

23m - Remate cruzado de Zé Miranda, forte, mas ao lado do poste direito da baliza à guarda de Ângelo Girão.

21m - Primeira falta do Benfica.

21m - Excelente desvio de Ângelo Girão a impedir que o passe de Roberto Di Benedetto chegasse a João Rodrigues.

Tempo de desconto solicitado por Edu Castro, treinador do Benfica.

O Benfica voltou a sofrer um golo dois jogos e (quase) meio depois. Nos dois encontros anteriores, os encarnados haviam goleado Juventude de Viana e Sanjoanense, ambos por 5-0.

16m - GOLO DO SPORTING!! Transição rapidíssima dos leões, passe de Henrique Magalhães e finalização de Roc Pujadas. 0-1.

15m - Remate de longe de Roc Pujadas, ao lado do poste.

Tempo de desconto solicitado por Edo Bosch, treinador do Sporting.

14m - Defende Pedro Henriques! Tentou Nolito Romero, em novo remate cruzado, mas o capitão dos encarnados voltou a responder presente.

O jogo continua bastante intenso, mas nos últimos minutos os guarda-redes têm tido algum descanso...

9m - Remate frontal de Nil Roca para uma interceção importante de Facundo Bridge.

7m - No ferro! Remate cruzado de Nolito Romero ao poste esquerdo da baliza à guarda de Pedro Henriques.

6m - Grande defesa de Ângelo Girão! É uma intervenção inacreditável do capitão dos leões, a negar com grande classe o golo a João Rodrigues.

5m - Responde Ângelo Girão! Tentativa de meia-distância de Pau Bargalló para defesa atenta do guarda-redes do Sporting.

5m - Defende Pedro Henriques! Tiro de Alessandro Verona negado pelo guarda-redes do Benfica.

4m - Stickada de longe de Nil Roca, com a bola a sair ao lado.

3m - Na barra!! Tiro exterior de Alessandro Verona, com a bola a ser devolvida pelo travessão da baliza das águias.

3m - Grande oportunidade para o Benfica! Assistência de Nil Roca e remate cruzado de Pau Bargalló, a rasar o poste direito da baliza à guarda de Ângelo Girão.

2m - Primeira falta do Sporting.

1m - O Sporting entra com tudo e nos primeiros segundos já teve duas aproximações à baliza de Pedro Henriques.

Início da partida!

As três equipas já estão na pista. Dentro de instantes será dado o apito inicial no dérbi eterno que apurará o segundo finalista da presente edição da Taça de Portugal - o UD Oliveirense, recorde-se, goleou (5-0) a Juventude Pacense, ao final da tarde desta quarta-feira e espera por adversário para a final desta quinta-feira (16 horas).

O Pavilhão Municipal de Famalicão está muito bem composto e continua a entrar gente no recinto minhoto. Se não estiver casa cheia, pouco faltará...

Sporting (titulares): Ângelo Girão (61); Rafael Bessa (7), Alessandro Verona (14), Toni Pérez (57) e Nolito Romero (99)

Benfica (titulares): Pedro Henriques (1); José Miranda (3), Pau Bargalló (8), Nil Roca (24) e João Rodrigues (79)

Já são conhecidos os cincos iniciais das das equipas:

Sporting (treinador): Edo Bosch

Sporting (convocados): Ângelo Girão (61) C e José Diogo Macedo (91); Rafael Bessa (7), Alessandro Verona (14), Roc Pujadas (29), João Souto (44), Toni Pérez (57), Facundo Bridge (87), Henrique Magalhães (88) e Nolito Romero (99)

Benfica (treinador): Edu Castro

Benfica (convocados): Pedro Henriques (1) C e Bernardo Mendes (12); José Miranda (3), Diogo Rafael (4), Pau Bargalló (8), Lucas Ordónez (9), Nil Roca (24), Roberto Di Benedetto (68), Gonçalo Pinto (71) e João Rodrigues (79)

Equipa de arbitragem nomeada para este Benfica-Sporting: Joaquim Pinto, Carlos Correia, João Silva e Hélder Pereira

Recorde-se que a final da Taça de Portugal será realizada amanhã, às 16 horas, também no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Entretanto, já é conhecido o primeiro finalista da presente edição da Taça de Portugal: o UD Oliveirense. A formação de Oliveira de Azeméis goleou (5-0) a Juventude Pacense, na primeira meia-final desta prova rainha, cuja partida se realizou ao final da tarde desta quarta-feira. Bruno Di Benedetto (3), Nuno Santos e Facundo Navarro foram os autores dos golos da formação orientada por Nuno Resende, que, desta forma, vai estar na disputa pelo troféu e tentar conquistar a quinta Taça de Portugal da sua história - venceu a prova nas épocas 1996/1997, 2010/2011, 2011/2012 e 2018/2019.

Fazendo uma retrospetiva da presente temporada, o Benfica está por cima do Sporting no que concerne aos duelos entre ambos. As águias golearam (6-1) os leões nas meias-finais da Elite Cup, a 12 de outubro de 2024 - troféu que acabariam por conquistar, batendo (3-2) o UD Oliveirense na final, no dia seguinte -, vencendo (3-1) também a partida relativa à 2.ª jornada do campeonato, na Luz, a 22 de janeiro de 2025. Já mais recentemente, a 23 de fevereiro, o dérbi eterno da 15.ª ronda do campeonato, realizado no Pavilhão João Rocha, em Alvalade, terminou empatado (2-2). Contas feitas, na época 2024/2025 os encarnados somam dois triunfos e um empate nos jogos com os verde e brancos.

Benfica e Sporting medem forças a partir das 21h30 desta quarta-feira, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão, num dérbi que valerá uma presença na final da Taça de Portugal de hóquei em patins - Juventude Pacense e UD Oliveirense são as outras equipas em prova. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre mais este capítulo do dérbi eterno e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!